carta para conduzir unimog

José Coimbra

Portalista
Portalista
boas.
gostaria de saber se para condusir um unimog é preciso carta de pesados ou basta ser de ligeiros.
alguem sabe onde posso comprar um?
 
Só é preciso carta de pesados se tiver peso bruto superior a 3500Kgs. Com peso bruto inferior a 3500 Kgs basta a carta de ligeiros. Penso que os unimogs vulgares, 404 ou 411 são de peso bruto inferior a 3500 Kgs e portanto basta a carta de ligeiros.
 
Não concordo! Afinal se o Unimog 404 tem menos de 3500kg e apenas lugar para 2 ocupantes poderá ter carta de ligeiros!!??

Já tive esta duvida e só e apenas "cá" em Portugal. Na holanda por exemplo onde trabalho, os Unimogs 411, 404, 406 têm carta de ligeiro (conduzo um 404 com motor original com conversao GPL no dia a dia) !! não percebo pk cá tem carta de pesados.

É possivel mudar de pesado para ligeiro????
 
Mudar Categoria??

Boas, no seguimento de uma discussão noutro tópico, gostaria de colocar esta questão que ninguem me soube ainda responder.

É possivel mudar de pesado para ligeiro, Unimog 404??? afinal TEM menos de 3500kg e apenas leva 2 passageiros! logo Apenas se enquadra na categoria dos ligeiros. Até porque noutros paises, os Unimogs (411, 404, 406 têm categoria de ligeiros) pq cá não é assim?? talvez pq eram carros militares... mas não é possivel mudar?? ou pelo menos por como veiculo agricola e depois mudar :p ???:huh:
 

A. Bila Real

Clássico
O facto de ter apenas 2 lugares e pesar menos de 3500 kg não é motivo para ser ligeiro. Os 3500 kg correspondem ao peso bruto total e não apenas à tara do veículo. Ao 404 é permitido um peso bruto total de 7500kg, por isso é classificado como pesado.
 
A. Bila Real disse:
O facto de ter apenas 2 lugares e pesar menos de 3500 kg não é motivo para ser ligeiro. Os 3500 kg correspondem ao peso bruto total e não apenas à tara do veículo. Ao 404 é permitido um peso bruto total de 7500kg, por isso é classificado como pesado.

CORRECTO. Os 3500 kgs referem-se ao peso bruto do veículo e não à tara. Como no 404 o peso do veículo (tara) mais a carga excedem os 3500kgs de peso bruto, é considerado um veículo pesado. Ter em atenção também a lotação. Se transportar mais de 9 pessoas incluindo o condutor, é considerado pesado, independentemente do peso bruto.
 
O 421 tem peso bruto de 4.250 Kg e por consequência exige carta pesada. Porém na Holanda há dois 'desvios' possíveis. Pode registar como tractor agrícola, mas então eles bloqueiam a caixa alta, pois tractores só podem fazer16 Km/hora. Alternatva é tirar uma lámina da suspensão, de modo que já não aguenta carga nenhuma e fica com peso bruto de 3.490 Kg o que implica carta ligeira.

RHS
 
ora ai esta uma pergunta que não é fácil responder, é como por exemplo nos dias de hoje as carrinhas de caixa aberta, algumas são pesadas e outras são ligeiras, onde o chassis é exactamente o mesmo apenas o índice de carga varia...
suponho que o mesmo se passa com os Unimog
abraços
 
Boas, tambem tenho esta duvida, e tambem estou a trabalhar na Holanda, onde conduzo 404 e 416 com carta de ligeiros.

Estou indeciso entre comprar o 404 ou 416 para levar para Portugal - ao legalizar posso legalizar como ligeiro?
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Topo