Carro sem Matrícula nem Documentos

Nuno Canha

YoungTimer
Boas noites,

Estive a ler as várias mensagens do fórum e penso que não encontrei nenhuma que me pudesse ajudar ou esclarecer.

Eu tenho um Mercedes Bens Rabo de Peixe de 1961 na garagem parado há cerca de 20 anos. O carro chegou até mim porque o meu tio, na altura emigrante na Suiça, trouxe-o para Portugal nos anos oitenta e deu-mo na altura quando era criança. No entanto, ele utilizou a matrícula noutros carros seus e os documentos do carro perderam-se.

Existe alguma hipótese de registar o carro cá?

Ele tem algum valor comercial nesta situação?

Obrigado pela ajuda!
 

César Novais

Clássico
bem-vindo ao portal nuno,faça a sua apresentação formal nos entusiastas.
"ele utilizou a matrícula noutros carros seus" o_O:oo:huh::p
os doc estão todos em falta ??
é claro q o preço é diferente se tiver o documentos ou não,no entanto há sempre procura de peças.
o uso da lei de usucapião bem comprovada pode ser uma solução
 

Jose_paulo

YoungTimer
Bem-vindo ao portal nuno,faça a sua apresentação formal nos entusiastas, essa apresentação, pode e deve ser feita aqui:
Os Entusiastas - Portal dos Clássicos

Pode sempre tentar, arranjar um carro igual, que não esteja em condições de ser reparado, e aproveitar os documentos, para a viatura em causa.

Abraço
José Paulo
 

Paulo jr Silva

Veterano
Essa da matricula noutros carros não estou a perceber ?
Então e os carros que desaparecem em certas oficinas que fecharam ou faliram e os donos perdem o rasto , Como os encontrar com outras matriculas ?
 
É muito simples,no registo automovel da Suiça,os carros estão registados pelo numero de chassis,sendo que a chapa de matricula é pessoal e pode ser usada em varios carros,mas em um de cada vez,uma vez que essa matricula ,como ja disse,é pessoal.Se uma pessoa compra um carro novo,pode parar o anterior e pôr a matricula no carro novo.Se quizer circular com o carro anterior,a mesma matricula serve para os dois podendo no entanto circular apenas com um de cada vez.Nesse caso paga apenas imposto de circulação apenas sobre um deles,o que tiver a cilindrada maior.Outros optam por ter um carro de coleção(mais de 25 anos e em estado de circulação),tendo apenas uma chapa de matricula.Assim,ao fim de semana,descansa o carro de semana e circula o mercedes de 1930.
Nota,na Suiça,através do numero de chassis,mesmo antigo,é sempre possivel pedir e obter uma cópia de livrete .Depois é só passar uma inspeção e o carro muda assim de nome. Nem sequer é exijida prova de compra,se por acaso fosse um carro roubado,técnicamente é possivel matricular em nome de terceiro.No entanto essa responsabilidade é de quem o regista,se tiver sido dado como desaparecido ou roubado essa informação consta nos ficheiros e claro quem o tentar registar vai ter problemas.Nao existe o documento de mudança de proprietário como em Portugal,basta o anterior livrete do carro,no guichet do serviço de registos,que funciona em cada local onde há inspeções técnicas e desde que a inspeção ainda esteja válida,no minimo dois anos,é feito na hora.Em Portugal julgo nem ser preciso escrever como se passa,mas é muita burocracia,muito tempo e muito dinheiro gasto.Nas importações na Suiça é a mesma coisa,uma importação é facilima,mesmo para um clássico.Em Portugal é um percurso de combatente para não falar do assalto ao nosso bolso,via todo o tipo de impostos e dificuldades.Cumprimentos e boas festas.
 
Topo