Carregar AC em clássicos

Valadas Sousa

Clássico
Olá a todos,

Alguém sabe onde se pode carregar gás nos AC mais antigos?

O do meu E30 está a precisar e na oficina onde normalmente vou já não têm o gás "antigo", pelos vistos já foi proibido.

A BMW também respondeu negativamente à possibilidade de converter o sistema para um gás mais moderno...
 
Boas, aproveitando o tópico, podem-me explicar qual é a diferença do gás antigo para o de agora? Nos carros da década de 70, o AC não funciona com gás de agora? Obrigado.
 
Apenas tenho uma duvida, que apresentei relacionada com tópico do assunto, na tentativa de aprender e socializar com o pessoal.
 

Valadas Sousa

Clássico
Obrigado Frederico

Renato, os AC e outros aparelhos com sistemas de refrigeração usavam R12, que tem CFC e por isso foi proibido e substituído por outros gases, que não são compatíveis.

O uso de R12 fez com que agora seja preciso remendar, não os airbags mas sim a camada de ozono ;)
 
Obrigado Frederico

Renato, os AC e outros aparelhos com sistemas de refrigeração usavam R12, que tem CFC e por isso foi proibido e substituído por outros gases, que não são compatíveis.

O uso de R12 fez com que agora seja preciso remendar, não os airbags mas sim a camada de ozono ;)
Ah, então a diferença está nos CFC´s. Mas nesse caso o que me parece que estão a dizer é que com o gás R12 a refrigeração é mais eficiente, mas no entanto, funciona na mesma com o gás substituto?
Obrigado Valadas Sousa.:)
 

Valadas Sousa

Clássico
Não é uma questão de eficiência, é uma questão de compatibilidade, por exemplo com o compressor.
Os sistemas antigos foram desenhados para trabalhar com R12, o oleo dos compressores é diferente, as pressões de funcionamento são diferentes...
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Premium
Portalista
O sistema antigo usa o gás R12, com CFC e altamente prejudicial à camada de uzono, teoricamente ninguém o deve ter e muito menos poder colocar.

O kit de conversão consiste em trocar alguns componentes (filtro desadratador, adaptadores, etc), para se poder utilizar o R134a (que na teoria só poderia ser utilizado em carros novos até final de 2017), no entanto convém abrir todo o sistema e limpar/lavar todo o sistema, não sendo obrigatório ajuda à fiabilidade dos componentes internos.
Aconselho uma oficina multimarca o ideal será um especialista em a/c não há muitos. Na zona onde reside experimente a Mourauto não sei se ainda fazem a conversão mas como é perto não custa tentar e sempre fica com uma ideia.
Atenção o r134a é mais propenso a fugas pois as suas "moléculas" são mais pequenas, a sua capacidade refrigeradora (ou de transferir/retirar calor também é ligeiramente menor) que o R12.

Por talhe de foiceo r134a também aquece o ambiente já foi parcialmente substituído pelo r1234yf que engraçado ou não se auto inflama a 400ºC, isto apenas identifica em como todo o mundo que vivemos é um lobby imenso:(.
Existem várias marcas auto contra o uso deste gás já à uns anos!
O preço do mesmo já baixou mas é obsceno.
 

Samuel

Portalista
Portalista
Gadgets atuais que já são clássicos na realidade... parece-me um excelente tópico. Quem começa?
 

afonsopatrao

Pre-War
Não resisto, o check panel do E30: aviso de nível de liquido limpa vidros, nível de óleo, lâmpadas (frente/traseira) e em alguns mercados aviso do cinto e do airbag.

Não estou a provocar com o assunto dos airbags, mas houve E30 com airbag ;)
Eu ainda não voltei a encontrar nada parecido com o meu primeiro carro.
Autobianchi Y10, 1985. Um utilitário:
image.gif image.gif
Indicação das corretas lâmpadas fundidas; de qual a porta mal fechada; económetro; pressão do óleo; nível da água; nível do óleo; temperatura do óleo; desgaste das pastilhas.
 

Anexos

Samuel

Portalista
Portalista
Eu estava a falar de um NOVO tópico :)

Eu começava mas eu e foruns... e organização deles... não é muito a minha praia.
 
Topo