Caramulo Motorfestival 2011 (2/4 Setembro)

ze miguel silva

Zé Miguel Silva
Nuno, percebo a sua indignação, mas sinceramente se algum dia homologar um carro meu, mantendo-se as "elitisses" como hoje em dia será no Museu do Caramulo, lá sei que o valor da homologação, ou parte dele vai para a manutenção do Museu..;)


Peço desculpa pelo OT..
 

Amelia Silva

ameliasiroco
Amigo Granja, cada um é livre de ter a opinião que quiser e por isso venho também expressar a minha. O Museu do Caramulo é uma instituição muito conceituada não por escrever grandes testamentos, mas por o demonstrar em obras ao longo de muitos anos. Sei que os critérios para certificação dos carros são, felizmente, os mais rigorosos possíveis, não dando lugar a interesses de quem possui carros à venda, inclusivamente na internet, e os quer inflacionar usando as certificações como suporte de apoio.
Possuo um carro certificado por o Museu do Caramulo e faço questão de continuar a dirigir-me a esta instituição sempre que precisar de renovar essa certificação.
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Boa Tarde

Com a devida vénia:

Independentemente das razões que possam assistir às partes intervenientes agradeço que este tópico se restrinja ao tema do Evento.

Acresce que o tema das inspecções e legislação tem forum próprio neste Portal, pelo que qualquer intervenção relacionada deverá ser feita em local próprio.

Quanto ao boicote ao Festival não me parece que seja por aí que se resolva alguma coisa é um evento gratuito e para mim é uma peregrinação anual obrigatória de celebração não do museu mas dos clássicos em si com um ambiente fantástico. Em Portugal não há outro assim.

Francisco
 

Carlos Lobo

YoungTimer
Jose Mendes Silva disse:
Amigo Lobo, o Silva ainda não disse nada, pois nem postou neste tópico, e lá estarei como desde o primeiro ano, de espectador de certeza absoluta.
Quanto a presença, veremos se será este ano...

Amigo Silva


As minhas desculpas , houve engano na minha observação. No entanto, penso que você seria uma mais valia para a Rampa do Caramulo.

Um abraço
 
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
O Portal recebeu este email do Museu do Caramulo e considerando o direito de resposta do mesmo aqui fica esperando que sirva ao encerramento deste assunto:


Face ao post do Sr. Nuno Granja, cabe ao Museu do Caramulo o direito de informar o seguinte:

O Museu do Caramulo, representado pelo nosso colaborador Teófilo Santos, respondeu positivamente ao convite da SIC que deu origem às reportagens emitidas nos dias 3 e 4 de Julho, onde foi evidenciado de uma forma pedagógica os princípios do catalisador. Tentar ligar esta participação à aprovação da legislação da Câmara Municipal de Lisboa é mero alheamento das políticas europeias sobre Zonas de Emissões Reduzidas.

Não compreendemos de que forma é que o Sr. Nuno Granja considera o Museu do Caramulo responsável pela actual lei ou directivas da CM de Lisboa, uma vez que o Museu do Caramulo é totalmente alheio aos processos de legislação. Não compreendemos também como é que um boicote ao Caramulo Motorfestival serviria os interesses do Sr. Nuno Granja, quaisquer que estes sejam.

Cumpre-nos ainda informar que:
Por definição, uma viatura de interesse histórico não é uma viatura para andar no dia a dia… qualquer seguradora exige que o segurado tenha uma segunda viatura para fazer um seguro de clássico ou então limita o seu uso em termos de Kms ou de tipo de percursos.

De acordo com a legislação:
- consideram-se de «interesse histórico» os automóveis que, para além de terem sido construídos e matriculados antes de 1 de Janeiro de 1960, se encontrem em bom estado de conservação e de manutenção, estejam equipados com sistemas, componentes e acessórios de origem e desde que preencham um dos requisitos seguintes:
a) Obedeçam aos requisitos fixados pela Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA);
b) Detenham interesse museológico.
- São equiparados a automóveis de «interesse histórico» todos os que, no domínio da aplicação da regulamentação anterior, designadamente as Portarias n.os 163/94, de 23 de Março, 1101/94, de 10 de Dezembro, e 117-A/96, de 15 de Abril, foram certificados como «automóveis antigos» pelo Clube Português de Automóveis Antigos e pela Fundação Abel Lacerda, proprietária do Museu do Caramulo.
- Por razões estatutárias, históricas e de mérito inerentes à assistência, restauro, conservação e manutenção dos automóveis antigos e, bem assim, de promoção e expansão do desporto motorizado, são reconhecidas como entidades certificadoras de automóveis de «interesse histórico», ao abrigo do disposto na alínea a) do n.o 4 do artigo 5.o do Decreto-Lei n.o 554/99, o Clube Português de Automóveis Antigos, actual representante da FIVA em Portugal, a Fundação Abel Lacerda e o Automóvel Clube de Portugal.

O Museu do Caramulo é uma Instituição prestigiada com 50 anos de existência e cuja autorização para Certificação viatura foi concedida porque “(…) atendendo a que o Museu do Caramulo vem desenvolvendo, de forma competente e internacionalmente reconhecida, actividades de preservação e exposição de veículos com característica museológicas e em prefeito estado de conservação mecânica (…)”.

Nesta conformidade, a Fundação Abel de Lacerda através do Museu do Caramulo está reconhecida oficialmente, através da Portaria 1101/94 para Certificar Viaturas de Interesse Histórico.

De acordo com o Despacho 10298/2001, as viaturas Certificadas com data de fabrico até 31 de Dezembro de 1959, ficam isentas de Inspecção Periódica Obrigatória de acordo com a seguinte tabela:
· Até 1918 - 10 anos
· De 1919 a 1945 – 8 anos
· De 1946 a 1959 – 6 anos

Embora não isentas de Inspecção Periódica Obrigatória podem ser consideradas de interesse histórico as viaturas da seguinte tabela:
· De 1960 – 6 anos
· De 1961 a 1985 - 4 anos
· Futuros Clássicos – 2 anos

O Certificado entregue atesta a qualidade como Viatura Histórica e permite o reconhecimento da mesma como Clássico em caso de conflito, nomeadamente junto das seguradoras.

Marcações
Os pedidos de informação / Certificação poderão ser efectuados via correio para a sede do Museu do Caramulo ou por correio electrónico para [email protected]. Todos os pedidos devem conter as seguintes informações:
· Local pretendido
· Data pretendida
· Marca
· Modelo
· Ano
· Matrícula
· E-mail
· Telefone
· Fotografias com boa qualidade da frente, lado, traseira, tablier, bancos da frente e trás (sem capas), interior da bagageira (vazia) e compartimento do motor;
· Cópia dos documentos do veículo incluindo última Inspecção.


Pontos a verificar nas Certificações:
  • Carroçaria - Não deverá ter alterações. Deverá estar bem cuidada, sem pontos de ferrugem nem amolgadelas. A pintura, os cromados, as borrachas e os vidros deverão estar em bom estado, sem riscos e de cor uniforme.
  • Capota - Nos veículos transformáveis, as capotas deverão estar perfeitamente funcionais e sem apresentar rasgões ou qualquer outro tipo de deterioração.
  • Estofos - Os estofos e interiores forrados, deverão estar em bom estado de conservação, sem rasgões e de materiais de acordo com o modelo.
  • Instrumentos - Os instrumentos deverão ser originais, em bom estado de funcionamento e de conservação (limpeza interior).
  • Limpa Vidros - Todo o sistema deverá estar em perfeito estado de funcionamento e as escovas com capacidade de remoção da água do vidro.
  • Iluminação - Os faróis e farolins deverão ser da época do veículo, de marca adequada, em perfeito estado de funcionamento e iguais entre si quando em pares. No caso dos veículos mais antigos, poderão ser montados “piscas” suplementares, desde que não danificando a estrutura do veiculo.
  • Chassis - O chassis deverá apresentar-se limpo e estar bem conservado.
  • Suspensão - O sistema de suspensão deverá funcionar correctamente e ser original.
  • Rodados - Poderão ser montadas jantes especiais, desde que sejam de época. (Ex. Jantes Minilite). As jantes deverão estar em boas condições, com os respectivos tampões, quando for o caso, os pneus deverão ser de acordo com a medida dos documentos e deverão ser iguais entre si, em termos de medida e marca.
  • Direcção - O volante deverá ser o original ou extra de época e não poderão existir folgas.
  • Travões - Os travões deverão estar em perfeito estado de funcionamento e eficiência.
  • Motor - O motor deverá estar em boas condições, limpo, sem fugas de óleo, sem ruídos excessivos e sem emissões de fumo exageradas.
  • Sistema de Combustível - O sistema de combustível deverá ser o original.
  • Transmissão - A transmissão deverá apresentar-se limpa, lubrificada e bem conservada.
  • Sistema Eléctrico - O sistema eléctrico deverá ser o original.
  • Diversos - Todos os extras inseridos na viatura, como sejam rádios, faróis suplementares, antenas, etc., deverão ser de época.
Em caso de dúvida sobre as condições do Veículo a certificar, poderão ser solicitados elementos adicionais que esclareçam as dúvidas.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento que considere necessário.

Atentamente,

Museu do Caramulo
 
Lá estarei este ano, se Deus quiser, no "velho" Mercedes 450 SLC, caso a inscrição seja aceite pois o carro é de 1973 e penso que há critérios de escolha em função do interesse das viaturas.
Um abraço, amigo Lobo.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
"

Francisco Lemos Ferreira disse:
O Portal recebeu este email do Museu do Caramulo e considerando o direito de resposta do mesmo aqui fica esperando que sirva ao encerramento deste assunto:


Face ao post do Sr. Nuno Granja, cabe ao Museu do Caramulo o direito de informar o seguinte:

O Museu do Caramulo, representado pelo nosso colaborador Teófilo Santos, respondeu positivamente ao convite da SIC que deu origem às reportagens emitidas nos dias 3 e 4 de Julho, onde foi evidenciado ....
"

Agradeço ao MC por e ter dado ao trabalho de vir confirmar com autoridade e detalhe o exposto no meu post.
.

nuno g

PS Por motivos obvios daqui para a frente não posto mais neste tópico sobre esta matéria, só o farei no respectivo topico http://www.portalclassicos.com/legislacao/24224-proibido-circular-em-lisboa-20.html
 
Jose Mendes Silva disse:
Lá estarei este ano, se Deus quiser, no "velho" Mercedes 450 SLC, caso a inscrição seja aceite pois o carro é de 1973 e penso que há critérios de escolha em função do interesse das viaturas.
Um abraço, amigo Lobo.

Concorrência aos nascar? :D :cool: (só no barulho)

Abraço
 
Pedro Bastos é V8, mas GERMANY car, não ofendamos os bichinhos que se acomodam no seu interior. Mais discretos, mas presentes na hora certa.
 
Portal dos Clássicos, representado no Caramulo Motorfestival. Caso sejam aceites as inscrições, José Silva - Mercedes 450 SLC e Diogo Salvador - Fiat 127 Abarth.
Vamos lutar arduamente por um belo jantar no sábado á noite!!!
 
Jose Mendes Silva disse:
Pedro Bastos é V8, mas GERMANY car, não ofendamos os bichinhos que se acomodam no seu interior. Mais discretos, mas presentes na hora certa.

Eu sei amigo Silva...então em Aveiro aquilo foi sempre a queimar borracha e com uma sonoridade de outro mundo...Se no Escort do Miguel já era sempre de lado...então no seu... :p
 
Jose Mendes Silva disse:
Portal dos Clássicos, representado no Caramulo Motorfestival. Caso sejam aceites as inscrições, José Silva - Mercedes 450 SLC e Diogo Salvador - Fiat 127 Abarth.
Vamos lutar arduamente por um belo jantar no sábado á noite!!!

E eu que ando a ver um Caterham para fazer a rampa. Vamos ver,vamos ver. :p
 
Vou estar no Caramulo com minha Alfa Romeo 2000 Berlina.
Uma visita ao Luso também está no programa. Está a organizar-se algum passeio em grupo aqui dos Portalistas?

Cumprimentos,
 
Venha os Autocolantes Francisco e vamos já meter o pessoal do Portal a Caminho do Caramulo, no final da rampa queremos toda a gente na tenda J. Silva, Lda./Portal dos Clássicos, vamos sortear e oferecer um blusão e uma parka originais da Diabolique, guardadas há 20 anos.
 
Jose Mendes Silva disse:
Venha os Autocolantes Francisco e vamos já meter o pessoal do Portal a Caminho do Caramulo, no final da rampa queremos toda a gente na tenda J. Silva, Lda./Portal dos Clássicos, vamos sortear e oferecer um blusão e uma parka originais da Diabolique, guardadas há 20 anos.

Pois...eu não consegui acertar no Facebook,agora vamos lá ver se me calha a sorte no Caramulo!:D
 
Topo