Campeonato de Portugal de Velocidade

Ismael Rodrigo

Veterano
COPV: Vira Campeonato de Portugal de Velocidade este ano


Após a primeira temporada do Open de Portugal de Velocidade by Michelin com organização e promoção da Prime Promotion e do Autódromo Internacional do Algarve, a competição regressa em 2021, mas com novos moldes.

De acordo com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e os promotores da competição, a disciplina de topo da velocidade nacional passa a chamar-se CAMPEONATO DE PORTUGAL DE VELOCIDADE.

Eleva-se, assim, o estatuto da competição tornando-a como o expoente máximo da velocidade em Portugal. Além desta alteração, a competição vai ser organizada em redor do formato já conhecido da temporada passada. Serão mantidos as 12 corridas, sobretudo, para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 e permitir que os pilotos tenham muitas horas de competição, mas condensada em apenas quatro jornadas.

Cada jornada tripla do Campeonato de Portugal de Velocidade terá o seguinte formato. Duas sessões de Treinos Livres com 20 minutos cada; Duas sessões de Treinos Cronometrados com 15 minutos cada; Duas corridas em formato “Sprint” com 20 minutos cada uma e, finalmente, uma corrida com formato “Endurance” com 45 minutos. Contas feitas, serão realizadas oito sessões de treinos livres (2h40m), oito sessões cronometradas (2h) e 12 corridas (8 “Sprint” e 4 “Endurance” num total de 6h de tempo em pista), no total das quatro jornadas marcadas no calendário. Cada equipa pode ser constituída por um ou dois pilotos, sendo que nas equipas com dois pilotos, cada um faz uma corrida “Sprint” e ambos unem-se para a prova “Endurance”.

Serão admitidos no Campeonato de Portugal de Velocidade três categorias de veículos: TCR (caixa DSG ou sequencial), GT4 e GT Cup.
Na primeira, serão admitidos carros produzidos até 2021. Na segunda categoria são autorizados carros até 2019. A terceira categoria admite apenas carros produzidos até 2018.

Os organizadores e promotores do Campeonato de Portugal de Velocidade tiveram como grande preocupação não sobrecarregar os orçamentos das equipas e oferecer palcos internacionais e de grande mediatismo. Nesse sentido, o calendário proposto inclui quatro jornadas disputadas com o Internacional GT Open, WTCR e European Le Mans Series. Existe a possibilidade da competição deslocar-se ao magnífico traçado espanhol de Valência e ser integrada no Campeonato Espanhol de Resistência (CER). Quer isto dizer que no mês de abril vai até ao Autódromo Internacional do Algarve, em junho demanda a “Bila” com a presença no Circuito de Vila Real.

Depois há a possibilidade de ir a Valência em setembro e depois regressar ao Autódromo Internacional do Algarve para o fecho da temporada em outubro. Caso a deslocação a Valência não seja possível, o Campeonato de Portugal de Velocidade cumprirá uma jornada no Autódromo do Estoril no mês de julho. O Campeonato de Portugal de Velocidade, como competição de topo da velocidade nacional, terá várias condições de participação. Entre elas estará uma taxa de inscrição na competição, cuja verba será anunciada posteriormente, valor que incluirá a oferta de um dia completo de testes no Autódromo Internacional do Algarve.

A organização e promoção do Campeonato de Portugal de Velocidade vai apostar forte na comunicação digital e na transmissão das quatro jornadas agendadas para 2021. Nesse sentido, os promotores e organizadores estão em negociações avançadas com um canal de televisão para a transmissão de três das quatro jornadas. A quarta jornada está em negociação. Mas o objetivo da organização e promoção do Campeonato de Portugal de Velocidade é ter transmissão televisiva de toda a competição.

Mais detalhes serão revelados nas próximas semanas, sendo certo que a organização e a promoção do Campeonato de Portugal de Velocidades tudo fará para que o topo da velocidade nacional seja uma competição prestigiante com muita luta em pista e camaradagem fora dela, reforçando os laços da “família” da velocidade nacional.

Calendário Provisório:
25 de Abril: AIA | GT Open
25/27 de Junho: Circuito de Vila Real
10/11 de Julho: Circuito Estoril ou 18/19 de Setembro: CER – Valencia
23/24 de Outubro: AIA |European Le Mans Series

9FDE0365-F39E-45B0-9845-896458B990B2.jpeg

Notícia de: A.I.
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
CPV: José Correia bastante desagradado com o campeonato proposto


José Correia que tem sido nos últimos anos um dos pilotos que com mais entusiasmo participou no Campeonato Open de Portugal de Velocidade reagiu nas redes sociais ao anúncio de ontem sobre os moldes do novo Campeonato de Portugal de Velocidade da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

"Não consigo entender como se faz um Campeonato de Portugal de Velocidade e se exclui diversos tipos de viaturas que existem, caso dos verdadeiros GT3, GT2, e todas as viaturas de Turismo que não sejam TCR", escreveu o piloto de Braga. Ele conduzia um Nissan Nismo GT-R GT3 e assim não poderá mais utilizá-lo na velocidade em pistas.

O Campeão Nacional de Montanha de Portugal referiu ainda nas redes sociais "que não entende como um Campeonato de Portugal de Velocidades não tem provas nos circuitos de Braga e do Estoril e tem duas no Algarve e uma Espanha" e levanta dúvidas sobre os porquês destas escolhas.

No calendário há dúvidas se uma das provas é no Estoril ou em Valência, mas é difícil perceber porquê que o mais antigo e famoso circuito de Portugal não está garantido, quando a outra opção, a prova em Espanha, é uma prova num país que ninguém quer saber dos campeonatos de velocidade de Portugal.

1CEF4AAD-FF31-430E-BB9D-40E021E602CB.jpeg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
CPV: Pelotão para 2021 começa a ganhar forma

Com um calendário que oferece ampla presença em pista com três corridas por cada uma das quatro jornadas aprazadas, o Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport Tv reserva mais uma surpresa para os pilotos inscritos na competição.

O Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport Tv realizará a sua jornada de estreia em 2021 no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) como corrida de suporte do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1!

Quer isto dizer que os pilotos que se inscreverem no Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport Tv, terão como recompensa final títulos que vão ficar na história da velocidade nacional, e esta oportunidade de competir no mesmo fim de semana com as grandes estrelas da Fórmula 1.

Os pilotos inscritos no Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport Tv terão a oportunidade de cumprir duas corridas em modo Sprint e uma em modo Endurance, mais as sessões de treinos, partilhando o complexo do AIA com as poderosas equipas da Fórmula 1. Será, certamente, um fim de semana para recordar para todos os pilotos e equipas da competição.

Por outro lado, o Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport Tv começa a engrossar o plantel, com pilotos seduzidos pela possibilidade de serem campeões de Portugal, competirem com automóveis de categoria e classe superior e, agora, poderem partilhar pista com a Fórmula 1, além do WTCR, no mítico circuito de Vila Real e do European Le Mans Series ao longo da temporada

Assim, já confirmados estão Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro, ao volante de um fantástico Porsche 911 GT3 Cup 4.0 e Francisco Mora que deverá trocar o seu CUPRA TCR por um poderoso Porsche 911 GT3 Cup 4.0.

Jean-Roch Piat trocou o Porsche Cayman GT4 por um Porsche 911 GT3 Cup 3.8 e Nuno Batista vai trazer para a competição o seu interessante Mijet Supertourisme 3.5 V6.

Gonçalo Manahu e Manuel Castro vão dividir um Porsche 911 GT3 Cup, bem como Fábio Mota em viatura semelhante. A jovem promessa Zdenek Chovanec marcará presença com o seu Ferrari 458 Challenge.

Para além dos referidos pilotos, os conceituados Francisco Carvalho, Pedro Salvador e Carlos Vieira manifestaram interesse em disputar o principal campeonato de velocidade em Portugal.

Mas há mais pilotos já confirmados e que podemos anunciar: Fábio Mota estará presente com um Porsche e Pedro e Jorge Silva vão competir na classe TCR com um Audi RS3 LMS TCR, além da dupla Álvaro Ramos e Fred Block, ao volante do Mercedes AMG GT4.

Recordamos que o Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport Tv oferecerá a transmissão das jornadas disputadas como provas de suporte de campeonatos internacionais de relevo como a Fórmula 1, WTCR e o European Le Mans Series.

50634.jpg

Notícia de: A.I.
 
Topo