Campeonato de Portugal de Montanha

Ismael Rodrigo

Veterano
CPM: Já há calendário para 2021

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) publicou o "Calendário Montanha 2021", apresentando as seguintes "Datas":

27 e 28 março - Rampa Porca de Murça

17 e 18 abril - Rampa da Arrábida

8 e 9 maio - Rampa de Boticas – Europeu Montanha

29 e 30 maio - Rampa Serra da Estrela

12 e 13 junho - Rampa da Penha

3 e 4 julho ou 10 e 11 julho * - Rampa de Santa Marta

24 e 25 julho - Rampa do Caramulo

18 e 19 setembro - Rampa de Boticas

9 e 10 outubro - Rampa da Falperra – Masters de Montanha

E384393F-0439-478A-86EB-0C1B567FEB53.jpeg

Notícia de: A.I.
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
CPM: Simplício Taveira gostaria de participar

Simplício Taveira reconhece que não será fácil, mas gostaria de competir no Campeonato de Portugal de Montanha na temporada de 2021.

Sobre a época de 2020, o piloto de Vila Real começou por dizer que “a temporada de 2020 foi relativamente diminuta. Participei meramente em duas provas distintas, a Rampa Porca de Murça 2020 e o Campeonato de Portugal Velocidade Legends, na prova de Portimão, ambas ao volante do Toyota Corolla Gti 1.6 (AE92) da Brivelsport. Da Rampa Porca de Murça 2020, destaco o excelente desempenho do Toyota Corolla. Esta prova foi pautada por alguns contratempos e terminou com um trágico acidente, não havendo lugar a qualquer classificação".

Na sua primeira participação no Campeonato de Portugal Velocidade Legends de 2020, ao volante do Toyota Corolla Gti 1.6 (AE92) da Brivelsport, no autódromo de Portimão, esta foi "uma experiência muito fascinante. O carro em circuito, é empolgante e apresentou um desempenho linear e robusto nos diferentes contextos em que competiu. Após estas duas participações, face à pandemia que assolou o nosso país e o mundo, não foi exequível participar nas restantes provas”.

Quanto a provas para este ano de 2021, o piloto de Vila Real adianta que “ainda não sei nada", mas "gostava muito de fazer o Campeonato de Montanha, e algo nos Legends, mas tenho de procurar apoios e isto não está nada fácil”.

E6627137-5DAF-407F-AEFD-48E9AC53E2AB.jpeg

Notícia de : A.I.
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
CPM: Fernando Salgueiro espera regressar a tempo inteiro

Sendo um dos elementos que faz parte do Caramulo Racing Team, Fernando Salgueiro teve uma época curta em 2020 em termos do Campeonato Portugal de Montanha, tendo apenas participado na Rampa de Murça, mas já pensa em 2021.

Sobre a época passada de 2020, Fernando Salgueiro disse-nos logo “uma época bem estranha, com toda a maldita pandemia, que apenas me deixou correr na Rampa de Murça, que me correu bem, embora este prova tivesse um final triste. Com a pandemia e o confinamento ainda pensei em fazer algumas provas que estavam inicialmente previstas, e que acabaram por ser realizadas apenas três. Só que com o confinamento, acabei por ter uma série de colaboradores em lay off, e no meu ponto de vista empresarial, não sei o que parecia ter colaboradores em casa e eu a correr. Isso, depois das dificuldades que passamos, com uma acentuada quebra de vendas de carnes para abastecer os restaurantes, com muitos deles infelizmente a acabaram por fechar. Por isso tive de fazer esta opção, e não estou nada arrependido da atitude que tomei“.

Quanto a 2021, Fernando Salgueiro do Caramulo Racing Team ambiciona “fazer todas as oito provas do Campeonato Portugal Montanha JC Group, mas estou outra vez a ver isto um bocado complicado, com o novo confinamento. A minha dúvida é se vamos poder mesmo correr em finais de Março na Rampa de Murça. Da minha parte estamos a trabalhar na preparação do Campeonato, tal como já estava delineado, continuo à procura de mais apoios, tarefa essa que de fácil não tem nada, mas vamos continuar com o nosso projecto, esperando que em finais do mês de Março possamos estar na largada da Rampa de Murça”.

28B850A9-7752-413F-8662-B21CF20E4DA8.jpeg

Notícia de: A.I.
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
CPM: Pouca Sorte quer fazer as oito provas previstas

A época de 2020 do Campeonato Portugal de Montanha soube a pouco ao piloto de Resende, José Carlos Pouca Sorte que espera disputar todas as provas da temporada de 2021 com o seu BMW M3.

O piloto fez o balanço da temporada passada dizendo que “com toda esta porcaria da pandemia e o confinamento, foi uma época curta que digamos soube a muito pouco. Participei em todas as provas com o meu BMW M3, que está ainda em evolução, conseguimos atingir alguns dos objetivos pretendidos, mas confesso que queira mais. Sei que com todas as condicionantes, foram três as provas onde marquei presença: Rampas de Murça, Serra da Estrela e Arrábida. Espero em 2021, que se consiga cumprir todo o calendário. Isto é, as oito provas previstas.”

Quanto a 2021, José Carlos Pouca Sorte acrescentou: “espero que as evoluções que introduzimos no BMW M3 comecem a dar os seus frutos, para assim podermos tirar partido das suas potencialidade, esta pandemia passe depressa, e assim possamos correr. Da maneira como estou ver isto, não acredito muito que no último fim de semana de Março possamos todos estar presentes na Rampa de Murça, mas vamos ter esperança. Pode ser que isto venha a ser realidade e Deus queira que sim, para assim poder divertir-me o mais possível, estar com os meus amigos, e poder dar espetáculo para todos aqueles que são fãs das provas de Montanha”, conclui.

954032AF-5497-43AC-AFD5-15EF6817A70D.jpeg

Notícia de: A.I.
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
CPM: Começam os ajustes no calendário

A FPAK procedeu aos primeiros ajustes no calendário do Campeonato de Portugal de Montanha de 2021 por causa das consequências do confinamento que estamos a viver.

O calendário apresentado em Dezembro transpirava optimismo com a primeira prova marcada para Março. Agora essa mesma rampa teve de ser adiada em duas semanas para Abril, ao passo que a Rampa da Arrábida sofreu um adiamento de uma semana.

10 e 11 Abr - Rampa Porca de Murça
24 e 25 Abr - Rampa da Arrábida
08 e 09 Mai - Rampa de Boticas (CEM)
29 e 30 Mai - Rampa Serra da Estrela
12 e 13 Jun - Rampa da Penha
03 e 04 Jul - Rampa de Santa Marta
24 e 25 Jul - Rampa do Caramulo
18 e 19 Set - Rampa de Boticas

50574.jpg

Notícia de: José António Marques
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
CPM: Fórmulas e Kartcross aceites em 2021

Já é conhecido o Regulamento Desportivo do Campeonato de Portugal de Montanha e a principal novidade reside na aceitação em rampas de Fórmulas e Kartcross.

Foi criada uma Taça Portugal KartCross de Montanha e uma Taça Portugal Monolugares de Montanha onde estes monolugares estarão inseridos e que não pontuarão para o campeonato absoluto.

Os kartcross serão aceites numa classe até 600cc ou outra até 1.000cc, ao passo que os formulas serão até 1.600cc, 2.000cc e 3.000cc.

Os Kartcross irão competir em todas as rampas do calendário ao passo que os Fórmulas, por questão relacionadas com as condições de segurança, não marcarão presença em Murça, Penha e Caramulo.

Estas novas categorias já têm interessados, pois já há movimentos de bastidores para aquisição de Fórmulas fora do país e no caso dos Kartcross há interesse até de pilotos madeirenses.

No Grupo Turismo também há alterações nas divisões relativamente a 2020. Passam a existir as divisões 1 (Viaturas 4WD), 2 (Viaturas 2WD acima de 2.000cc) e 3 (Viaturas 2WD até 2.000cc)

O Campeonato de Portugal de Montanha tem o seu arranque marcado para os dias 10 e 11 de Abril com a Rampa de Murça.

50956.jpg

Notícia de: José António Marques
Foto: Tiago Soares da Costa
 
Topo