Bomba injectora w115

brunoflipe

YoungTimer
Boa tarde,
Adquiri um Mercedes-Benz W115 que estava parado há 20 anos. Arrumei uma bateria de 100 Ah e 760 A, limpei o depósito e o filtro de combustível para experimentar o motor. Liguei a bateria, as luzes funcionam e o nível de óleo aparece. Ao tentar ligá-lo, não pega. Desapertei o tubo de combustível que liga aos injetores e não sai combustível. Como posso testar a bomba injetora?
 

Mario_Marques

Veterano
Podes meter uma foto da tua bomba injetora?
Sabes se a tua tem um purgador manual? 4523-M67.9-2.jpg

Um conselho, antes de tentares ligar prepara primeiro um plano de emergência para o caso de o governador estar com problemas ou outra coisa qualquer e depois não consigas desligar o carro ou pior, que ele fique "desalvorado", precisas de algo robusto que não possa ser aspirado pela admissão mas que abafe a admissão completamente para o caso de algo correr mal, de forma a que consigas parar o motor.
 
Última edição:

Mario_Marques

Veterano
Verificaste se quando purgaste o filtro ficou cheio? Alguns carros na flange do filtro de combustível tem um parafuso a meio, para sangrar tens de abri-lo e puxar gasóleo até sair por lá, depois fechar, estando isso feito, o próximo passo é fazer a mesma coisa com os tubos que vão para os injetores, com o acelerador no máximo e os tubos abertos dar á chsve até sair gasóleo, mal sair fechar.
Se não sair gasóleo pode significar que a bomba tem um qualquer problema e nesse caso terás de ver o que se passa, ou que a válvula de corte não está a funcionar bem por algum motivo.
 

Nuno Ferraz

Veterano
Premium
Não tenho a certeza se o w115 tem uma linha de gasóleo semelhante ao W123 mas convém verificar se não há um filtro junto ao depósito que muitos mecânicos se esquecem de substituir.
 

Mario_Marques

Veterano
Esqueci de mencionar, não conheço esses motores Mercedes em particular, mas as bombas injetoras em linha antigas, a válvula de corte de combustível muitas vezes tinham um atuador pneumático, se não houver vácuo elas não abrem(por ex um tubo desligado, mal encaixado, bomba de vácuo danificada), pelo que deves também verificar isso, qual o tipo de sistema de corte de combustível que o teu carro tem, em alguns casos, além de se fazer tudo o que disse, também é necessário meter o governador na posição maxima manualmente para se conseguir sangrar, mas com isso nao te consigo ajudar, teria de ver visualmente como é a construção da tua bomba ou o tipo dela.
O primeiro passo que falei de te certificares que o filtro tem combustível, e está cheio é muito importante, eu as vezes enchia o filtro manualmente até con óleo de motor se não tivesse gasóleo acessível, o óleo queima como diesel normal e por ser mais denso atinge ate pressão maior o que ajuda no processo e protege mais a bomba num primeiro arranque.
Grande parte das válvulas de corte também têm um filtro que muitas vezes fica obstruído, o gasóleo quando fica parado muito tempo fica tipo sólido por causa da parafina, aqui á uns tempos estive a recuperar uma máquina de testar injetores Bosch antiga que tinha estado 10 anos parada e o conteúdo da bomba estava tudo tipo uma pasta sólida, não passava um líquido, o truque que usei foi aquecer até 50graus com uma pistola de calor e depois com muita paciência metendo gasóleo e insistindo aquilo soltou-se tudo.
 
Última edição:
OP
OP
brunoflipe

brunoflipe

YoungTimer
Boas,

Depois de algumas tentativas ainda não tenho gasóleo a chegar aos injetores.
Tenho gasóleo no retorno a azul na foto.
Onde é a valvula de corte?
O que posso fazer mais?
20231231_160002.jpg

20240105_185530.jpg
 

Anexos

  • 20231231_160002.jpg
    20231231_160002.jpg
    691.3 KB · Vistos: 0
Última edição:
OP
OP
brunoflipe

brunoflipe

YoungTimer
Retirei o tubo que vai para a admissão e consigo puxar ar com a boca, poderá ser o diafragma routo?
 
Topo