BMW versus Alfa Romeo - A luta de Titãs do mundo automóvel.

Alfa ou BMW? Qual o melhor?

  • Alfa: Beauty is not enough!

    Votos: 9 6.0%
  • BMW: The Ultimate Driving Machine!

    Votos: 140 94.0%

  • Total de votantes
    149

Pedro Pires

pedrompires
BMW é BMW, por muito lindos e potentes que sejam os Alfas, a BMW ganhou e ganhará sempre em fiabilidade. Aliás, basta comparar qualquer carro alemão com um italiano, seja novo ou antigo.

Para mim Alfa Romeo, suscita beleza e potência. Ninguém fica indeferente ao design italiano. Neste aspecto a Alfa marca claramente a sua posição.

A BMW, é uma marca de prestigio, com um design mais conservador e com motores potentes e fiáveis.

Perdoem-me os alfistas, mas ainda me recordo até aos principios da década de 90 de ver muitos Alfas parados à beira da estrada com problemas de sobre-aquecimento!

Voto BMW, porque é alemão e o que é alemão é bom!



























 

Paulo Marques

75america
Estou uns tempos sem cá vir, e quando cá venho deparo-me com um tópico destes!O que vocês foram para aqui arranjar!!!!!!!!!!!!!

Mas estou à vontade. Tenho 2 de cada. Gosto muito deles todos. Mas votei Alfa Romeo.

E porquê? Porque esta questão é sobre paixão.

Começando pelo titulo: "BMW versus Alfa Romeo - A luta de Titãs do mundo automóvel." - à luz do que é o mercado hoje em dia, o titulo é até lisonjeiro
para a Alfa, se compararmos o numero de carros que se vende de cada uma destas 2 marcas. Mas de facto, em 2010 a Alfa Romeo faz 100 anos. Foram 100 anos em que não se limitou a sobreviver, mas sim a criar marcos, em todas as décadas, do que seriam as tendencias, e os desejos de todos aqueles que amam os automóveis. Já Henry Ford dizia "quando vejo um Alfa Romeo tiro-lhe o meu chapéu".

Depois, amigo Marco:
"A QUESTÃO interminável e que tem despoletado paixões que movem montanhas, acabando por ser realmente o que se apelida de PAIXÃO por uma MARCA, pela sua história, características dos veículos produzidos; inovação e audácia; design; fiabilidade; qualidade de construção; performance e acima de tudo algo que nos dê prazer na condução..."
Ambas são legitimamente, grandes marcas, produtoras de grandes maquinas.

História: Que decadas queres comparar? A Alfa ganha em quase todas.

Caracteristicas: Quantas décadas queres comparar? A alfa ganha em quase todas, já para não dizer em todas, que deixo os anos 80 e 90 de fora, não por dizer que a BMW ganha, mas por dar o beneficio da duvida. E só porque nos anos 90 a Alfa fez uma coisa que me desagradou, que foi abandonar a tracção traseira.

Inovação e audácia. Nem vale a pena discutir. Ao longo de quase 100 anos, a Alfa fez primeiro o que quase todas as outras marcas fizeram a seguir.

Design: Pois, esta nem levanta polemica, 10-0. Mesmo em tempos recentes, desde o 156 mas não só, a Alfa está à frente. Não só na beleza do design, mas tambem nas soluções técnicas apuradas pelo design.

Fiabilidade: De novo que décadas comparamos?

Qualidade de construção: Idem.

Performance: Ao longo de 70 anos, nem se fala. Modelos correntes dos nossos dias: Comparando o que é comparavel, nos modelos desportivos de topo a Bmw leva vantagem. Mas pergunto, quem já guiou um 33 1.3 ou 1.5 ou 1.7? Comparem com cilindradas equivalentes da BMW e têm a resposta à questão da performance. Ou então vejam os preços e comparem o custo de cada cavalo nas 2 marcas.

Prazer de condução: Esta é uma "tricky question". Apesar de ser o lema da BMW, arrisco-me a dizer que pode muito bem ter sido inventado pela Alfa!

Desporto:
F1: A Alfa Romeo ganhou campeonatos de F1 nas decadas de 80, 70, 50, e se formos buscar o equivalente à F1 de antes da guerra, tambem nas decadas de 30 e de 20.
Turismos, Gts corridas de estrada ou equivalentes: É só ir à enciclopedia! Le Mans, Targa Fiorio, Mille Miglia, campeonatos europeus de turismo. A Alfa ganhou de tudo. Mesmo nos nossos dias, quando há $$$, a Alfa entra e ganha. Exemplos ETCC com o 156, DTM com o 155.
O excerto de palmares de BMW's apresentado acima não é nem uma pequena parte do da Alfa Romeo.

Clássicos: Recuando tanto quanto conseguirmos recuar em matéria de clássicos, todos os modelos Alfa são de longe mais cotados que os BMW. Basta dizer que o modelo mais bem cotado da BMW talvez seja o 507, que poderá andar entre os 200 e 300.000 euros. Na Alfa há varios modelos, pré e pós guerra transacionados por milhoes. Depois, mesmo nos clássicos mais recentes, acontece na Alfa um fenómeno estranho: Por qualquer monte de ferrugem, pede-se logo uns milhares de euros. Aconteceu com os Bertone, e está a acontecer agora com os mais recentes (alfasuds e equivalentes): Primeiro não valem nada, vão quase todos para o lixo, e passados uns anos a nostalgia faz com que valham pequenas fortunas. Só assim se justifica que, por exemplo um GTV 2000 valha quase 2 vezes o mesmo que um 2002tii.

Em resumo, em termos de historial, nem podemos comparar.
Depois há outra coisa. Existe a "tribo alfista" e a tribo "BMwista". Eu pertenço às duas. Porquê? Porque sou um apaixonado por automóveis, e ambas as marcas têm belissimos exemplos de maquinas com as quais me identifico. Começou em pequenino, e os carros do meu imaginário foram os bmw 02 e os alfas gtv. Tenho um bmw 2002tii. Não o trocaria por um gtv. E se tivesse um gtv, tambem não o trocaria pelo tii. Ainda hei-de ter os 2. Com prestaçãoes muito iguais, mas muito diferentes. Adoro os 2. O Bmw, muito leal, prestações magnificas, e com uma linha linda, porem fria e sóbria. O tipico lobo com pele de cordeiro. O Gtv, com as prestações e com a linha, por dentro e por fora, quente, lobo mas com pele de lobo. Para mim o tii é um sonho de menino. Assim como o gtv. Lá chegaremos...

Esta discussão vai acabar como todas as outras inerentes a este tema: Sem conclusão nenhuma.

Quanto a mim, a resposta está dada. Gosto dos automoveis das 2 marcas. Tenho um 02, um E30. Tenho um 75 e um alfasud sprint. Não conseguiria vender nenhum deles para comprar um da mesma ou de outra marca qualquer. Mesmo o sprint, que sendo o mais fraquinho de todos e sendo um FWD, seria o "alvo a abater". Mas digo-vos uma coisa ( e aqui o Vitor Reis compreenderá o que vou dizer): quando me sento a conduzi-lo sinto-me um verdadeiro Fangio, ou Ascari, ou nuovulari, ou patrese, ou Nannini, ou giovanardi, ou Sá Nogueira, ou Rufino, ou Peixinho! a posição de condução, a ambiance, a musica do motor e dos carburadores. Paixão paixão paixão quente é Alfa - é a dançarina de cabaret sensual, que nos faz fazer loucuras. Bmw é uma paixão mais racional, a menina de boas familias, sempre comportada e apresentável.

Posto isto, venha o Euromilhoes, e cá para casa é um gtv 2000, um gta, um m3 E30, um 3.0Cs, um 2002 turbo, um 33 stradalle (só este é capaz de custar uns 3 milhoes de euros!), um alfetta gtv6, um giulietta spider, um 507, um 635csi, um M1, um Brera e um 75 Evoluzione (feio como as casas, mas um sonho para qualquer alfista - porque será?). E um E30 325ix para umas brincadeiras, que aquilo é bom demais! Depois me lembrarei de mais modelos de Milao e de Munique para torrar os euros. De outras cidades não quero saber!

Abraços!
Paulo Marques
 
A BMW até pode ser uma boa marca, mas os seus carros não têm nem nunca tiveram o carácter dos Alfas.

Nenhum Alfa com mais de 20 anos, consegue passar despercebido nem ser confundido com outro carro, pois o seu desenho, técnica, etc.., são ímpares. É uma marca que apela (muito) à emoção.
A BMW por outro lado é um pouco enfadonha, os seus carros quase não trazem nada de novo, são previsíveis, é o típico carro para o pai de família.

Quando se fala de BMW apenas quase nos lembramos de 02, M3, 328, os outros modelos passam ao lado, caiem no esquecimento, não têm nenhum factor especial que os distinga.
Quanto aos Alfa, quase todos os modelos vêm à baila, quem nunca sonhou com um Monza, um 8C 2.9, ou os imbatíveis Alfetta, os inovadores Giulietta, os populares Giulia Bertone, os Spider...
 

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
Caríssimo Paulo Marques;

Um bem haja para ti!
Estamos em plena sintonia, em relação ao cerne da questão:

O AMOR aos automóveis clássicos! Independentemente das Marcas e daquela pela qual temos maior admiração...

O Amor e a Paixão ( Como são coisas diferentes!Como dizia a canção da Rita Lee: "Amor e Paixão...Amor com sexo é Paixão, sem sexo é Amizade!":D :D )

Por esta lógica musical, tenho Amor pelo Carocha; Pelo BMW 323i; BMW 320iS...E Tenho uma enorme Amizade ( porque não os tenho na garagem...) pelo BMW 328; BMW 3.0 Csl; BMW E30 M3 Sport Evo; BMW 2002 Tii ; Porsche 356 Cabrio etc etc etc :D

Citando o Paulo Marques:

Esta discussão vai acabar como todas as outras inerentes a este tema: Sem conclusão nenhuma.

ABSOLUTAMENTE de acordo! Aliás, o objectivo nem é chegar, como bem sabes, a qualquer conclusão! ;)

Pois caso exista uma " redutora " conclusão sobre este assunto, perde-se o prazer de a discutir...E Os Alfisti como os Bimmers, perderão, mais não seja, assunto...;)


Diz ainda o Paulo Marques:



"Quanto a mim, a resposta está dada. Gosto dos automoveis das 2 marcas. Tenho um 02, um E30. Tenho um 75 e um alfasud sprint. Não conseguiria vender nenhum deles para comprar um da mesma ou de outra marca qualquer. Mesmo o sprint, que sendo o mais fraquinho de todos e sendo um FWD, seria o "alvo a abater". Mas digo-vos uma coisa ( e aqui o Vitor Reis compreenderá o que vou dizer): quando me sento a conduzi-lo sinto-me um verdadeiro Fangio, ou Ascari, ou nuovulari, ou patrese, ou Nannini, ou giovanardi, ou Sá Nogueira, ou Rufino, ou Peixinho! a posição de condução, a ambiance, a musica do motor e dos carburadores. Paixão paixão paixão quente é Alfa - é a dançarina de cabaret sensual, que nos faz fazer loucuras. Bmw é uma paixão mais racional, a menina de boas familias, sempre comportada e apresentável.


Concordo no geral contigo.

Mas concordarás que até as meninas " bem comportadas " e de boas famílias também dão as suas " voltas " bem dadas!!!:D :D :D :p

As vezes a "descrição" em público não significa que sejam desprovidas, de sal e pimenta q.b.! ;) :D :D :D

The last question: Caso a questão fosse mais a "RAZÃO", em que marca votarias? ;)

Excelente POST do Paulo Marques! Sinceros Parabéns.
 

Luis Silveira

Clássico
Acrescento só as mais de trezentas vitórias da Alfa Romeo. De qualquer maneira tenho um profundo respeito pela Bmw como não poderia deixar de ser,até porque algumas das vitórias só fazem sentido por terem sido perante tão poderoso adversário. ....(conversa que tive com o Jaafa).

Abraços
Luis
 

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
Diz o meu amigo Fábio M. Silva:

"A BMW por outro lado é um pouco enfadonha, os seus carros quase não trazem nada de novo, são previsíveis, é o típico carro para o pai de família."

:D :D

Então acertei na marca!!! :D :p

Vá lá Fábio, também não sejas tão "fundamentalista"! ;)

Até porque eu sei de uma certa casa, recheada de bons exemplares BMW e Alfa Romeo...:D

Abraço e não te esqueças dia 17 Dez.:D
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista
Excelente texto! Identifico-me com todas as ideias aqui deixadas pelo Paulo, conseguiu passar para a escrita toda a paixão, todo o sentir de um alfista!

A BMW é sem dúvida uma grande marca, motivo de admiração a todos os que gostam de automóveis e motos mas ainda não tem a história da Alfa ou mesmo da sua grande concorrente Mercedes-Benz. Talvez daqui a 50 ou 100 anos essa mesma história possa ser outra, mas até agora...

Reforço ainda a questão da paixão. Tanto uma tribo como a outra tem argumentos fortes mas muito diferentes, talvez aqui esteja o cerne da questão: O que é um automóvel? Para que serve? O que representa?
E assim que chego à minha preferência: já era Alfista antes de ter sequer entrado num Alfa! Tem quase tudo a ver comigo: o sentir latino, os caprichos, alguma teimosia e muita garra! Um Alfa tem vida própria, deve ser tratado e sentido não como um objecto mas sim como um(a) companheiro(a) de aventuras (se bem que adoro a bailarina do Paulo :huh: ).
Compreendo perfeitamente quem já teve um Alfa e não gosta, não são carros feitos para todos. Não os aconselho a quem não os sente com paixão e espírito aberto. Nunca os aconselho a quem valoriza a certeza e rigor gêrmanico ou quem não suporta o imprevisto.
 

Miguel Menezes

Sumybraga
Portalista
Embora não queira ser indelicado com os BMW's acho que os Alfas tem mais sal e pimenta muito interessante para quem gosta de automoveis.
E são muito mais giros:huh:
Mas nada como os despotaveis Ingleses dos anos 60:p
Cumprimentos
Miguel
 

Miguel Menezes

Sumybraga
Portalista
Marco Pestana disse:
Eis um exemplo de uma máquina intemporal...

BMW M1
Por acaso até são espectaculares mas no panorama internacional não se sairam grande coisa até criaram a Serie Procar para os pôr a correr. :p
Embora me recorde sempre do roncar em Vila Real e Villa do Conde.;)
 
Marco Pestana disse:
Vá lá Fábio, também não sejas tão "fundamentalista"! ;)
Não sou fundamentalista pela Alfa Romeo, também nunca disse que não gostava da BMW, apenas a acho inferior à Alfa no que respeita a clássicos. Tal como acho a Porsche superior à Alfa Romeo.
 

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
Amigo Fábio...

Não deixas escapar nada...:D :D :D

Dia 17 podemos falar pessoalmente, no passeio do BMW Club Madeira!:wacko:

:D :D :D ;)
 

Hugo Paula

SPRINT
Parabens Marco Pestana, a idéia do fórum foi soberba! Não vai haver aquecimento de ânimos porque somos todos pessoas civilizadas! Penso que o duelo de Titãs aqui em causa, está mais nos nossos corações enquanto apreciadores e aficcionados das marcas, do que nas próprias marcas.
Embora reconheça que em termos de fiabilidade e qualidade de construção a BMW possa ser superior à Alfa, sou o primeiro a admitir, enquanto alfista confesso, que não seria capaz de comprar 1 BMW... teria sempre 1 incómodo sentimento de "traição" :D
O que é certo é que sempre gostei dos Alfas, tenho 1 dos poucos 33 a circular na ilha de São Miguel nos Açores, do qual me orgulho e o qual não vendo. Espero ampliar a garagem pelo menos com 1 Sprint Veloce e 1 Alfasud Ti. Já para não falar em tantos outros... mas isso há-de ser com o tempo.
Para mim o vencedor desta "batalha", tem de ser a Alfa Romeo, porque 1 Alfa, seja ele qual for, clássico, de meia-idade, ou recente, n deixa ninguém indiferente... O que é certo é que 1 verdadeiro alfista não pensa sequer em comprar ou conduzir outra marca, ser alfista é ser diferente, daí que a única hipótese de vitória neste duelo de titãs, seja, a meu ver, do cuore sportivo e daquele quadrifoglio verde que nós alfistas tão bem conhecemos :D

Saudações alfistas
 

Miguel Menezes

Sumybraga
Portalista
Este fim-de-semana foram as 6 horas de Braga e o Alfa Romeu ganhou ficando na frente de um BMW
Cumprimentos
Miguel
 
:cool:
Olá tenho andado afastado mas tenha de responder a este
Por muito respeito que posso ter por um BMW tenho muito mais paixão por um Alfa Romeo.
Como já foi dito Um alfa Romeo reconhece o Alfista e destingue o seu comportamento quando é conduzido por um.
Duvido que um BMWista consegui-se apreciar tal coisa... A sensação de que o carro tem algo a dizer e que o condutor não é o mestre é algo a que quem estiver habituado ao rigor Germanico não vai gostar.
Por outro lado um Alfista vai sempre sentir que ao volante de um BMW tudo é previsivel e que o carro obedece sempre ao Mestre.

Mas de tudo o que foi dito gostei da analogia da Bailarina e da moça de Familia.
Pois se é verdade que na maioria casamos com a moça de familia nunca esquecemos aquela bailarina...:huh:
 
Topo