BMW E36 318is Coupe (1993) - Primeira aventura

Clássicos Modernos

BMW E36 318is Coupe (1993) - Primeira aventura

CarlosSR

Clássico
Bom dia amigos,

Pois é, eu bem que falei na minha apresentação que tenho a mesma "doença" que muitos de vocês. Neste caso materializei a minha num exemplar que saiu da fabrica a 26-06-1993, 30 dias antes estava eu a entrar neste mundo.

O carro não está perfeito, irei mais à frente pormenorizar as suas falhas.

Com apenas 180 000km, com um azul LINDO e um pack M colocado por um ex-dono apresento-vos o meu primeiro filho.

Espero aprender muito com esta experiencia, gostaria de guardar este menino até ao resto da minha vida. Este será um projecto que devido a limitações financeiras e técnicas não tem uma data de conclusão e será na base do Learn by Failing.

Gostaria de realçar que este projecto assenta na ideologia DIY

Fica umas fotos do gajo para aguçar a curiosidade.

WhatsApp Image 2020-12-22 at 11.34.33 (2).jpeg
WhatsApp Image 2020-12-22 at 11.34.33 (3).jpeg
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-12-22 at 11.34.33 (3).jpeg
    WhatsApp Image 2020-12-22 at 11.34.33 (3).jpeg
    419.2 KB · Vistos: 0
Última edição:
Muito bonito, parabéns.
Para completar o kit exterior, faltam os bancos Mtech (já nem digo os Vaders...) e um volante Mtech idém ;)
Esses motores são de guerra, portanto boa sorte :thumbs up:
 
OP
OP
CarlosSR

CarlosSR

Clássico
Muito bonito, parabéns.
Para completar o kit exterior, faltam os bancos Mtech (já nem digo os Vaders...) e um volante Mtech idém ;)
Esses motores são de guerra, portanto boa sorte :thumbs up:

Muito obrigado André,

Isso é algo que tenho em mente, mas obrigado pela sugestão.
Ele parece estar muito sólido de motor, tem ali umas fugas que ainda ter de analisar melhor mas não parece nada grave.

Parabéns!
Está com bom aspecto!
Esse azul é original do modelo, ou foi pintado?
Bons kms!

Muito obrigado Marco,

Ora! Tocaste num ponto interessante que eu iria abordar mais tarde, mas vou aproveitar para falar já.
Este carro saiu da fábrica com preto com cor diamant-schwarz. a certa altura um antigo dono decidiu pintar nesse azul.
Cheirou-me a esturro, verifiquei por todo o carro e efectivamente em todos os lados que procurava o carro está azul, no entanto já vi um local em que a tinta descascou e ele foi efectivamente a certa altura preto.
Levantei ali a peça que cobre a placa com o VIN e não foi soldado ou colado lá nada, portanto se efectivamente houve marosca, foi bem feita e eu vou viver com ela ahah.

Gosto.
E sim, os bancos e volante Mtech são um "must have".
Por outro lado descartava os espelhos.

E... começo a ter a noção de idade...numa ocasião gabei-me de ter um carro da minha idade... era um Alfa Romeo 1750 gtv primeira série.
Muito obrigado Carlos,

Bem... Esses espelhos... existem palavras menos simpaticas para os descrever, mas vou ficar por cagada.
Felizmente no negocio foram incluídos uns espelhos originais com aquecimento e regulação automática. Será a primeira parte deste projecto que irei abordar num próximo momento pois estão com um aspecto horrível e nem sei se parte eléctrica está operacional.
 
Estes E36 continuam a combinar elegância e desportividade com maestria! :wub:

Após os E46 estes coupés perderam essa característica que, para mim, tanto os distinguia e captivava... :wacko:
 
OP
OP
CarlosSR

CarlosSR

Clássico
Muito obrigado Ricardo :)

Eu não sou fã da BMW atual, acho que perderam as linhas agressivas e passaram mais para aquelas grelhas medonhas que sinceramente não me dizem nada.

Ora bem, passando ao CN.

De momento tenho uma lista de pontos composta que irei partilhar com vocês, mas para já vou destacar alguns pontos:

1 - Falta 2 pernos de roda - Ofereceram-me os 2 na sucata, não era nada crítico mas quando se trata de segurança não convém facilitar.
2 - Teto de abrir não funciona - Quando fui ver o carro, o teto funcionava normalmente. Quando comprei o carro a primeira coisa que queria mostrar ao meu irmão era o teto a funcionar e... NADA. Fiz o troubleshooting, liguei uma pilha de 9V e percebi que o circuito botão motor funcionava (fraco pois a fonte de alimentação era improvisada, mas o objectivo era perceber que tanto o botão como o motor estavam aptos). Suspeito do relé de conforto nomeadamente o pino 87, amanhã vou tirar as minhas conclusões, (O relé de conforto era a ultima coisa que suspeitava, foi mesmo uma questão de eliminar opções até chegar ao relé. Não acreditava muito que fosse o relé, pois o mesmo relé está ligado aos vidros automatico e teto de abrir, os vidros funcionam na perfeição, mas o problema pode estar mesmo no pino 87).
3 - Trocar espelhos - Tenho comigo dois espelhos OEM eletricos e aquecidos que já testei e sei que funcionam perfeitamente, no entanto estão num estado estetico lastimável como podem ver pela fotografia. Vou fazer aqui uma bricolage e mostrarei os resultados.
2.jpg
4 - Provavel rolamento gripado e correia de acessorios a pedir reforma - O carro vai fazer 120km até à zona onde vai repousar e levar o seu tratamento, espero não ter nenhum problema de maior até lá. Este é um ponto que me preocupa pois a bomba de agua nestes carros está ligada à corrente de acessórios. Apesar de ser o ponto 4 é o que mais me está a preocupar de momento.


Feliz natal amigos, um abraço
 
OP
OP
CarlosSR

CarlosSR

Clássico
Bom dia e feliz ano para todos!!

Antes de mais, o carro chegou bem à zona de repouso.
Não aqueceu, não teve faltas de potencia, não teve falhas de travagem. No entanto, nem tudo são rosas e é um carro com 27 anos.
Sinto que a embraiagem está no final do seu ciclo de vida. Há um chiar na travagem, o bicho fugiu-me ali 1 ou 2 vezes mas as estradas também tinham gelo de fartura, é uma questão de me habituar a ele, afinal de contas estou habituado a um pequeno Polo de 2009 com todos os "bells and whistles" de ajuda à condução, tracção frontal pneus novos bla bla bla bla boring...

Relativamente ao teto de abrir, segundo os esquemas eletricos, estes carros fabricados em 93 (o meu é de 06/93) utilizam o relé de conforto para controlar vidros E teto de abrir, no entanto o meu sem relé abre os vidros... Fiquei ali uns minutos à nora, até que me apercebi que provavelmente o sistema do meu já deve ser correspondente ao de 94, o relé só funciona para o teto de abrir, voltei a por ao sitio e comecei a suspeitar da bateria...
Fui dar uma volta no carro, depois de uns 3 ou 4 km HABEMUS TETO DE ABRIR!!! Mal estaciono o carro e deixo a chave em ignição, o teto e os vidros começam a trabalhar muito forçadamente, ao contrario do fluido que verifiquei durante a viagem. BATERIA NAS COUVES PORTANTO..................


Como podem ler no inicio, eu disse que o sistema de refrigeração está a funcionar bem. SIM ESTÁ!
No entanto, após a viagem até ao repouso, tirei-lhe as blindagens plásticas para inspecionar e.... radiador PODRE, Anticongelante suspeito que seja de 2003 (altura que o radiador foi reparado na Radiadores Santa Clara) nota-se que já não tem quaisquer propriedades.
Não estava nos meus planos, MAS, já encomendei bomba de agua nova, termostato novo, radiador novo, já tenho agua destilada para lavagem do circuito e anticongelante de acordo com a norma para estes motores.

Fiquem também com estas fotografias do terror que verifiquei, não acho que valha a pena reparar este radiador, apesar de ser original Behr está encardido de ferrugem por dentro. Pode ser que tenha uma nova vida como lata de atum :D


1609755036692.jpg
1609755036709.jpg

1609755036674.jpg
 
OP
OP
CarlosSR

CarlosSR

Clássico
Bom dia pessoal, não tem havido novidades porque juntou-se trabalho novo, com tempo das peças e o carro a 150km de mim durante a semana além de que o meu computador deu KAPUT. Mas tem havido muitos desenvolvimentos que irei partilhar brevemente
 
OP
OP
CarlosSR

CarlosSR

Clássico
Pois bem pessoal,

Já se imaginava um sistema carregado de ferrugem, e foi exactamente o que encontrei.

WhatsApp Image 2021-03-11 at 20.02.15.jpeg

Quase fiz uma estátua em barro com o que saiu do sistema.
Até chegar à bomba de água é tudo Milk and Honey. No entanto, não consigo expor em palavras a dificuldade que foi remover uma bomba de água com 27 anos ferrugenta do bloco, tentei de tudo inclusive o método recomendado no manual Bentley´s com os dois parafusos M6. A solução foi bruta. Uma chave de grifo e muita porradinha.
WhatsApp Image 2021-03-11 at 20.02.12.jpeg
WhatsApp Image 2021-03-11 at 20.02.13.jpeg
A p**a ainda rodava a hélice por esta altura, se calhar ainda aguentava mais 27 anos ahaha


WhatsApp Image 2021-03-11 at 20.02.14.jpeg
WhatsApp Image 2021-03-11 at 20.02.14 (1).jpeg
O termostato e o seu encapsulamento tb estavam lindos, muita corrosão e a junta de papel já era WhatsApp Image 2021-03-11 at 20.02.11.jpeg

Como podem ver na zona do termostato, já falta ali pedaços do diametro.... Estavam no barro.

WhatsApp Image 2021-03-11 at 20.02.11 (1).jpeg
Aqui já se assemelha a algo decente.

Para limpeza levou mangueirada directamente para tirar o lixo e depois 3 circulações com agua destilada e um produto da liqui Molly para limpeza de sistemas de refrigeração.


Tal como suspeitava as helices da bomba eram em plástico, a que coloquei da INA é em Inox, infelizmente não tenho foto para vos mostrar o estado.

Amanhã volto para mais updates, não pode ser tudo de rajada aahah

Abraço
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-03-11 at 20.02.11 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-03-11 at 20.02.11 (1).jpeg
    292 KB · Vistos: 0
Bons trabalhos!
Está aí um caso de estudo. Como é sabido estes motores são eternos (se bem mantidos), mas como qualquer BMW o sistema de refrigeração estraga-se com o tempo.
Se esse aguentou 27 anos, é um unicórnio :lol:
 
OP
OP
CarlosSR

CarlosSR

Clássico
Boa noite amigos

Bem... tenho muita coisa para atualizar.

Proximos dias esperem atualizações

Mas!! Motor veio fora por manutenção, troca de tudo que é juntas. Distribuição e guia touches etc...
 
Topo