As "Desventuras" dos Penduras!!!

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Bom, nem sei bem por onde começar, mas aqui vai. Este portal necessita de mais sangue na guelra em relação a eventos e provas desportivas, não acham? :ph34r:
No fim de semana passado efectuei pela primeira vez uma prova do CNRRH como navegador, ao lado de um piloto com quem nunca tinha andado, num carro que nunca tinha experimentado, e isto combinado tudo em cima do joelho, ora coisas combinadas em cima do joelho não correm grande coisa, mas em Portugal sê Português e desenrasca-te.
Este tópico seve para todos e todos é mesmo TODOS os portalistas ou users do Portal escreverem as suas aventuras e desventuras no banco direito em veículos LHD, quando participam em ralis sejam de que tipo forem.;)

Como sou eu que estou a iniciar o tópico, começo eu.

Veículo: Alfa Romeo Alfasud 1.5 Turismo internazionale de 1982 ou 3 já não me lembro.:cool:
Prova: 5º Rali Santa Joana, integrado no Campeonato Nacional de Ralis Regularidade Histórica.

Introdução:
3 dias
antes de acabar o prazo das inscrições do Santa Joana,
- Ó António, o Paulo disse-me que curtias ir fazer um rali a navegar para voltares ás lides, queres ir comigo?
- Bora!

4 dias para o Rali;
- Ó Luis é melhor ir ter contigo para treinarmos qualquer coisa juntos, nunca andei contigo e na sexta feira não consigo ir mais cedo.
- Quando podes vir aqui ter?
- Só consigo hoje e apenas depois da meia noite.
- Anda.

E assim a 4 dias do rali, foi andar pela primeira vez num Sud ao lado, a dar "brita" e utilizar pela primeira vez um Blunik II (para quem não sabe o que é verificar este tópico Introdução Ralis Regularidade ), curiosamente também era a primeira vez que o piloto estava a utilizar um Blunik II, isto promete.
Completamente roto, mas fizemos 4 troços do Rali Vidreiro, que o piloto conhece de olhos fechados, mas deu para minimamente nos entendermos como iriamos funcionar. Vantagem para o pendura o piloto é muito desenrascado e despreocupado com posições de relevo nas provas.

6ª feira menos de 12 horas para o inicio do Rali
- Ó Luis já cheguei a Valongo do Vouga, onde andas?
- Já ai vou ter, vamos aferir.
- Eu preferia ir jantar primeiro.
- Aferir, que já cá tamos.
- Pronto, Ok

- Epá, isto é no mesmo sitio do ano passado, começas aqui acabas ali, volta para trás aqui volta a medir, para um lado 5995 para o outro 6002. Ok coloco a média?
- Tanto faz, não é para ganhar.
- Fazemos de novo.
- Não, vamos comer.
- Olha reparaste que os sinais estão ao contrário?
- Reparei mas, é no mesmo sitio, as distancias batem bem, bora.

Nós não ligamos mas deu um granel...

...Bem o @Pedro Bastos Tondela arranjou um mega spot para jantar às onze da noite, e fomos forrar o estomago, obrigado amigo.
NIFF2843.JPG

Prova
PECR 1 - Absoluta, fechada ao trânsito com média de 60, um troço já conhecido. Aqui o Je ansioso e com os nervos só dizia, DÁ-LHE, DÁ-LHE, Luis ainda estás atrasado, MAIS, MAIS, sem MEDOS, já está a FUNDO, a FUNDO, BORA, é claro que deu barraca, 1º fizemos um pião e mesmo assim acabamos 8s antes do tempo e porquê, questionam e bem os Portalistas? Porque no Blunik estava a olhar a a velocidade e quanto mais depressa ia o piloto, mais eu achava que estávamos atrasados! o público adorou!
IMG_5936.JPG
PECR 2 - Figura - Borrifei-me para o Bunik e fizemos a prova com o Katya, o entrosamento não foi imediato, mas lá nos entendemos e fizemos 3º.
PECR 3- Absoluta - Começamos a verificar o tempo a piorar, fizemos um 5º posto, e o Sud começou a falahr nas subidas, por enquanto pouco.
PECR 4- Hectométrica - Esqueci-me de iniciar o cronómetro :eek: (eu para navegador sou do melhor), e andamos aos Papeis, curiosamente este Pec tinha uma rotunda e como que "reiniciavam" os mecos noutra estrada,fiz 2 tabelas em casa porque achei estranho o que tinha colocado no quadro de médias e esta 2ª parte andamos muito bem, voltamos a fazer 3º, para já estávamos em 4º e se não fosse o devaneio na PEC1 estávamos a morder os calcanhares aos grandes, na realidade estavamos a morder na mesma. :lol:
PECR 5- Absoluta - Mais de 43 km e começa o ritmo a aumentar para as estradas, a chova a cair cada vez mais e o Alfa a falhar bastante, dos 360 pontos penalizados, pelo menos 270 foram com o Sud a falhar de forma gritante, andando muito tempo em 1ª perto dos 40 a única forma de o aguentar minimamente, uma pena mas faz parte dos ralis. Piloto chateado, mas é a vida.
IMG_5973.JPG IMG_5974.JPG IMG_5975.JPG IMG_5977.JPG IMG_5978.JPG IMG_5979.JPG
PECR 6- Hectométrica - Esqueci-me outra vez de lançar o cronómetro, FOLHASsssssssssssssss, o primeiro minuto foi estranho com a tentativa de não nos enganarmos no tempo (minha) e de ver os mecos (piloto), uma desgraça, melhoramos novamente na fase final, mas a minha estupidez, distração, parvoíce, fez com que não fizéssemos melhor.
PECR 7- Absoluta - Quase 40 km, e que faz um Sud da zona Napolitana, falha quando não deve, raios parta os Alfas, mais o camandro da vontade própria, vou arrancar-lhe uma cabeça, mais 200 pontos para o galheiro porque não quer subir, chegamos a ser ultrapassados pela equipa que nos precedia, e quando começou a descer ganhou animo e voltamos a ultrapassa-los, nesta PEC, fiquei algo indisposto, o tempo piorava e estávamos a ganhar terreno perdido por causa das falhas mecânicas, só dizia, esquerda, direita, aqui, ali, trava que já conseguiste chegar ao tempo. Acho que terminamos a manhã em 7º (sem certezas)
E chegamos ao almoço, em local já conhecido, apenas 6 pessoas por mesa e servidos à mesa, mas demorou muito e o rali atrasou-se 25 minutos.
IMG_5965.JPG IMG_5967.JPG

PECR 8- Absoluta - Bom vamos voltar a partir isto tudo, mais 36 km e começa a chover copiosamente no final, apesar do péssimo tempo o Alfa não falha e faz tudo bem a PEC correu de feição e fazemos 2º apenas a dupla Piero/Sancho nos batem, demos baile aos campeões nacionais, àh granda Luis, na chuva estás um pilotaço,
PECR 9- Figura - Voltamos a utilizar o Katya e o entrosamento melhorou, efectuamos um quarto não fizemos melhor porquê? Voltei a esquecer-me de arrancar o cronómetro, os nervos toldam-me e não olho para o tablet para ver os tempos logo desde o inicio, Toni portanto.
PECR 10- Absoluta - Tempo cada vez pior, chuva cai copiosamente e começamos a achar que a organização deveria ter o cuidado no inicio da prova de baixar as médias, existem estradas praticamente intransitáveis. Além disso no inicio o Sud a subir decide não trabalhar correctamente e nos primeiros 400 metros já tinhamos um atraso jeitoso, depois deu-lhe na mona e ai vamos nós, mesmo assim fizemos 8º, no entanto começo a denotar claramente cansaço mental e de discernimento, aviso muito em cima dos cortes, e estou mais preocupado com a chuva e os montes de água, terra, folhas inacreditáveis que se vem em vez do troço.
PECR 11- Absoluta - Mais de 20 km de terror. Quando se inicia a PEC a chuva tinha diminuído consideravelmente mas a água acumulada era imensa, além disso o nevoeiro que apareceu aqui, ali e acolá, aqui era mesmo como o caraças, PEC para mim com pelo menos um erro com falta de informação. Cansado falho um corte num gancho à direita, pião volta para trás, logo a seguir engano-me numa saida saiu na 2ª direita (pareceu-me 3ª) quando era mesmo na 3ª, andamos ali ás aranhas, não consigo acertar bem o terra trip, estraguei o rali todo, entretanto apanhamos numa zona de empedrado duas equipas fora de estrada uma delas os campeões nacionais, mais à frente ultrapassamos duas equipas, e novo cruzamento nova asneira com o terra trip e blunik com distâncias díspares e ambos mal, informo o Luis para seguir pela esquerda estrada prinicipal, quando era em frente, volta para tras, isto está tudo a correr mal, sinto-me mal, chateado lixei tudo, parvo, mais à frente baralho-me novamente e o piloto para olha para o roadbook comigo e, porra isto naõ tem imagem, vamos pensar que estávamos a seguir bem e seguimos em frente (acertámos), no cruzamento estava o Pedro Tondela, percebi para onde tinha de ir mas não se via um palmo à frente do nariz, condições muito más, e antes do final volto a baralhar-me entre direita e esquerda, foi horrivel a minha prestação, mas não fui o único apenas 5 equipas fizeram melhor, foi a PEC que definiu e decidiu o rali, não saímos de estrada o que foi muito bom!
Na ligação como estavamos imenso tempo atrasado o piloto foi a dar mecha, ora numa direita pela 3ª ou 4ª vez neste rali a traseira voltou a soltar-se mas aqui bem e fizemos 150º na nossa faixa, com carros a passar na outra, curiosamente não me senti em perigo, pois achei que não íamos para o outro lado.
PECR 12 e 13 - Absoluta - Estas últimas duas PEC tem troços fechados, pelo que tem médias de 60, com as condições que estavam e o que já tínhamos passado, já só queríamos acabar o rali, foram pec,s curtas e rápidas com o Sud a falhar aqui e ali mas nada de especial, fizemo 4º em ambas
IMG_5871.JPG IMG_5872.JPG IMG_5872.JPG IMG_5873.JPG IMG_5879.JPG



Considerações
Rali
- Prova bem desenhada, deveriam ter o cuidado de baixar a média por causa das condições climatéricas, prova difícil para o organizador, e com muitas desistências, inscritos 36 veículos, iniciaram a prova 30, apenas terminaram 14. No geral acho que o roadbook não estava errado, mas faltava uma ou outra informação a meu ver. Deveria ter existido mais seguimento no final de cada secção, é importante que siga um reboque no final de cada PEC. Muitos troços fechados sempre com GNR bem presente.
Veículo - O Sud surpreendeu-me, impecável tirando os engasganços. Motor muito disponível com umas médias muito, muito boas, comportamento de excelência, frente fantástica e traseira muito benigna e certinha, quando fugiu foi claramente uma conjugação de factores velocidade excessiva, pneus gastos atrás, condições climatéricas péssimas e da estrada muito más. Bons travões, mas não são os originais. Em comparação com o Rallye Júnior, melhor saida, frente muito boa com uma traseira mais trancada ou menos brincalhona o que é bom para estas provas. Acho que um Golf 1.6 Gti dos primeiros leva um bigode sério deste carro, só com os motores 1.8 o deve seguir, mas posso estar enganado.
Geral - Cansativo mas muito divertido, estive longas horas sem pensar nem me lembrar de trabalho o que é importante, as condições climatéricas não ajudaram, mas divertimo-nos como ó caraças.

5º Geral
3º Anos 80
2º - Classe H8

Mesmo com todas as asneiras, terminamos!
IMG_5922.JPG

Espero que tenham gostado. se sim, aventurem-se participem!

PS: Pronto já andei num Alfa a abrir e ao lado, o @Camacho Cêrcas nunca mais me levava a passear...

Um abraço.

Créditos Fotográficos: Rui Correia, Lemos Ferreira, Luis Borié. Obrigado a todos.
 
Última edição:
É sempre um gosto receber os amigos na minha terra, ainda para mais quando vêm de tão longe e para um rali! O local para jantar foi o possível aquela hora, com calma marcava-se noutro local mais acolhedor.

Vocês estão de parabéns pela prova. As condições estavam difíceis, pouco ou nada se via em alguns sítios; noutros a estrada estava suja suja suja. E vocês a "voarem" por ali fora! Uns heróis! A minha mãe diz que o Alfa Romeo era o carro mais bonito em prova. Porque será? :ph34r: Cá para mim são saudades de andar num.

Achei o percurso da prova interessante, era mais ou menos o que tinha feito 3 ou 4 vezes por completo, sem saber que por ali passava. A parte inicial já foi utilizada em vários ralis, fizeram troços do Rali de Águeda, Rali de Portugal e Rali de Portugal Histórico. Acho que a zona do Caramulo podia ser diferente, tem lá muita estrada que passaram ao lado um bocadinho mais interessante. O Préstimo e arredores já são habitues, parte da tarde eu faria algumas alterações após ribeiradio e a passagem pelo troço do Arestal seria no sentido contrário.
Chegados a Silva Escura até Albergaria mais um troço conhecido de todos. Só peca o mau piso da primeira parte no alto da serra, podiam ir pelos Felgares que a estrada está bem melhor, no final tem uma subida espetacular para os motores e um salto :p

Captura de ecrã 2020-09-23, às 22.49.23.png


Fiquei roído por dentro, acho que o Cinquecento ia levar uma tareia feia na prova...mas cumpriria em quase todos os aspectos. Talvez me vingue no nocturno.

Eu nem estava para ir para a serra do Arestal. Finda a passagem pelo Rio de Maças (vê se bem o Cinquecento) fiz o troço a fundo. No final o GNR "olhe que eles vão para a esquerda" (paragem do autocarro e logo depois viram à direita :p) e eu "vou pela direita, chego ao final mais depressa que eles!"

120010215_3132035326926300_6308232060968827456_o.jpg
O R11 Turbo fez um pião à minha frente, perdeu se numa das notas. Depois fui até Campia e A25 até Sever do Vouga, onde tinha um almoço de família.
Como não ia deixar o meu camarada fotografo sozinho e onde comem 10, comem 11... lá se sentou à mesa para comer algo desde as 07:00 da manhã. Comemos rapidinho e ligo ao Pedro Dias (director de prova), envio mensagem ao António..."um sitio bom para ver as máquinas à tarde". Ambos sugeriram lugares diferentes e eu pensei :excl: "Luís, pega nas máquinas e vamos fazer o troço de teste que faço com o 106".

Saímos de casa, primeira a fundo com os 39 cavalos a serem todos solicitados...chegamos ao troço e lá vai o pobre Cinquecento a fundo pelas Presas acima, onde de 106 passo a 100 km/h a subir ali passo a 50 km/h de Cinquecento :mad:
Feito o troço, viramos à esquerda na N328 em direcção a Decide...penso "não sei se começam ou terminam lá, o melhor é irmos para o Arestal". Cinquecento a fundo, ventilador do habitáculo a funcionar na velocidade máxima; luzes de nevoeiro não existem)...é aqui o corte para a serra, vai que é teu! Não se via um palmo à frente, muito difícil ver a estrada e ler a mesma a velocidades de 40 km/h, imagino a cumprir a média de 52,50 km/h!

Chegamos ao local, arranjo um spot para o Cinquecento e para logo um "maluco dos ralis" e pergunta: " eles vão passar por aqui? já montamos a barraca ali à frente!" lá lhes disse que não vinham dali, para irem mais para a frente que iam estar num local melhor! Passado 5 minutos um VW Golf II a fundo passa por mim, eram eles com o toldo para trocarem de sitio! :p
Entretanto para um 106 XSi vermelho, todo original muito bonito e pergunta " passam aqui?" Sim sim, respondo eu. "Então vamos ali para o tasco que se vê melhor!" Nem eu via o tasco, tal era o nevoeiro! :oops::oops::oops:

Lá estivemos quase 2:30 à espera dos primeiros carros...a acompanhar a prova pela localização gps dos concorrentes e organização, quando a pouca rede móvel disponível funcionava. Fiquei triste por não passarem muitos concorrentes, esta é a tal PEC 11 que o António fala em cima.
Como quando vou numa prova gosto de ser ajudado, lá fiz o favor de ajudar os concorrentes e indicar o caminho certo. Pelos vistos para alguns os comissários de estrada, mesmo identificados com material reflector da prova,não servem para nada. Bem indicava o caminho, dos poucos que passaram só alguns seguiram o caminho certo; outros perderam se e quando regressaram pediram desculpa; outros pararam, expliquei o caminho e foram pelo caminho errado...:oops::xD:

Como não vinham mais carros e estava completamente molhado da chuva, vamos para casa acabar de almoçar...:ph34r:
E assim se passou um dia a acompanhar a prova; 200 km feitos no Cinquecento debaixo de chuva, este italiano pelo menos não deu chatices :p também se os 39 cavalos decidissem fazer greve, mais valia ir a pé! :xD:

120034665_3132037376926095_3077528594378075466_o.jpg
 

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Bom, nem sei bem por onde começar, mas aqui vai. Este portal necessita de mais sangue na guelra em relação a eventos e provas desportivas, não acham? :ph34r:
No fim de semana passado efectuei pela primeira vez uma prova do CNRRH como navegador, ao lado de um piloto com quem nunca tinha andado, num carro que nunca tinha experimentado, e isto combinado tudo em cima do joelho, ora coisas combinadas em cima do joelho não correm grande coisa, mas em Portugal sê Português e desenrasca-te.
Este tópico seve para todos e todos é mesmo TODOS os portalistas ou users do Portal escreverem as suas aventuras e desventuras no banco direito em veículos LHD, quando participam em ralis sejam de que tipo forem.;)

Como sou eu que estou a iniciar o tópico, começo eu.

Veículo: Alfa Romeo Alfasud 1.5 Turismo internazionale de 1982 ou 3 já não me lembro.:cool:
Prova: 5º Rali Santa Joana, integrado no Campeonato Nacional de Ralis Regularidade Histórica.

Introdução:
3 dias
antes de acabar o prazo das inscrições do Santa Joana,
- Ó António, o Paulo disse-me que curtias ir fazer um rali a navegar para voltares ás lides, queres ir comigo?
- Bora!

4 dias para o Rali;
- Ó Luis é melhor ir ter contigo para treinarmos qualquer coisa juntos, nunca andei contigo e na sexta feira não consigo ir mais cedo.
- Quando podes vir aqui ter?
- Só consigo hoje e apenas depois da meia noite.
- Anda.

E assim a 4 dias do rali, foi andar pela primeira vez num Sud ao lado, a dar "brita" e utilizar pela primeira vez um Blunik II (para quem não sabe o que é verificar este tópico Introdução Ralis Regularidade ), curiosamente também era a primeira vez que o piloto estava a utilizar um Blunik II, isto promete.
Completamente roto, mas fizemos 4 troços do Rali Vidreiro, que o piloto conhece de olhos fechados, mas deu para minimamente nos entendermos como iriamos funcionar. Vantagem para o pendura o piloto é muito desenrascado e despreocupado com posições de relevo nas provas.

6ª feira menos de 12 horas para o inicio do Rali
- Ó Luis já cheguei a Valongo do Vouga, onde andas?
- Já ai vou ter, vamos aferir.
- Eu preferia ir jantar primeiro.
- Aferir, que já cá tamos.
- Pronto, Ok

- Epá, isto é no mesmo sitio do ano passado, começas aqui acabas ali, volta para trás aqui volta a medir, para um lado 5995 para o outro 6002. Ok coloco a média?
- Tanto faz, não é para ganhar.
- Fazemos de novo.
- Não, vamos comer.
- Olha reparaste que os sinais estão ao contrário?
- Reparei mas, é no mesmo sitio, as distancias batem bem, bora.

Nós não ligamos mas deu um granel...

...Bem o @Pedro Bastos Tondela arranjou um mega spot para jantar às onze da noite, e fomos forrar o estomago, obrigado amigo.
Ver anexo 1184508

Prova
PECR 1 - Absoluta, fechada ao trânsito com média de 60, um troço já conhecido. Aqui o Je ansioso e com os nervos só dizia, DÁ-LHE, DÁ-LHE, Luis ainda estás atrasado, MAIS, MAIS, sem MEDOS, já está a FUNDO, a FUNDO, BORA, é claro que deu barraca, 1º fizemos um pião e mesmo assim acabamos 8s antes do tempo e porquê, questionam e bem os Portalistas? Porque no Blunik estava a olhar a a velocidade e quanto mais depressa ia o piloto, mais eu achava que estávamos atrasados! o público adorou!
Ver anexo 1184509
PECR 2 - Figura - Borrifei-me para o Bunik e fizemos a prova com o Katya, o entrosamento não foi imediato, mas lá nos entendemos e fizemos 3º.
PECR 3- Absoluta - Começamos a verificar o tempo a piorar, fizemos um 5º posto, e o Sud começou a falahr nas subidas, por enquanto pouco.
PECR 4- Hectométrica - Esqueci-me de iniciar o cronómetro :eek: (eu para navegador sou do melhor), e andamos aos Papeis, curiosamente este Pec tinha uma rotunda e como que "reiniciavam" os mecos noutra estrada,fiz 2 tabelas em casa porque achei estranho o que tinha colocado no quadro de médias e esta 2ª parte andamos muito bem, voltamos a fazer 3º, para já estávamos em 4º e se não fosse o devaneio na PEC1 estávamos a morder os calcanhares aos grandes, na realidade estavamos a morder na mesma. :lol:
PECR 5- Absoluta - Mais de 43 km e começa o ritmo a aumentar para as estradas, a chova a cair cada vez mais e o Alfa a falhar bastante, dos 360 pontos penalizados, pelo menos 270 foram com o Sud a falhar de forma gritante, andando muito tempo em 1ª perto dos 40 a única forma de o aguentar minimamente, uma pena mas faz parte dos ralis. Piloto chateado, mas é a vida.
Ver anexo 1184512 Ver anexo 1184513 Ver anexo 1184514 Ver anexo 1184515 Ver anexo 1184516 Ver anexo 1184517
PECR 6- Hectométrica - Esqueci-me outra vez de lançar o cronómetro, FOLHASsssssssssssssss, o primeiro minuto foi estranho com a tentativa de não nos enganarmos no tempo (minha) e de ver os mecos (piloto), uma desgraça, melhoramos novamente na fase final, mas a minha estupidez, distração, parvoíce, fez com que não fizéssemos melhor.
PECR 7- Absoluta - Quase 40 km, e que faz um Sud da zona Napolitana, falha quando não deve, raios parta os Alfas, mais o camandro da vontade própria, vou arrancar-lhe uma cabeça, mais 200 pontos para o galheiro porque não quer subir, chegamos a ser ultrapassados pela equipa que nos precedia, e quando começou a descer ganhou animo e voltamos a ultrapassa-los, nesta PEC, fiquei algo indisposto, o tempo piorava e estávamos a ganhar terreno perdido por causa das falhas mecânicas, só dizia, esquerda, direita, aqui, ali, trava que já conseguiste chegar ao tempo. Acho que terminamos a manhã em 7º (sem certezas)
E chegamos ao almoço, em local já conhecido, apenas 6 pessoas por mesa e servidos à mesa, mas demorou muito e o rali atrasou-se 25 minutos.
Ver anexo 1184510 Ver anexo 1184511

PECR 8- Absoluta - Bom vamos voltar a partir isto tudo, mais 36 km e começa a chover copiosamente no final, apesar do péssimo tempo o Alfa não falha e faz tudo bem a PEC correu de feição e fazemos 2º apenas a dupla Piero/Sancho nos batem, demos baile aos campeões nacionais, àh granda Luis, na chuva estás um pilotaço,
PECR 9- Figura - Voltamos a utilizar o Katya e o entrosamento melhorou, efectuamos um quarto não fizemos melhor porquê? Voltei a esquecer-me de arrancar o cronómetro, os nervos toldam-me e não olho para o tablet para ver os tempos logo desde o inicio, Toni portanto.
PECR 10- Absoluta - Tempo cada vez pior, chuva cai copiosamente e começamos a achar que a organização deveria ter o cuidado no inicio da prova de baixar as médias, existem estradas praticamente intransitáveis. Além disso no inicio o Sud a subir decide não trabalhar correctamente e nos primeiros 400 metros já tinhamos um atraso jeitoso, depois deu-lhe na mona e ai vamos nós, mesmo assim fizemos 8º, no entanto começo a denotar claramente cansaço mental e de discernimento, aviso muito em cima dos cortes, e estou mais preocupado com a chuva e os montes de água, terra, folhas inacreditáveis que se vem em vez do troço.
PECR 11- Absoluta - Mais de 20 km de terror. Quando se inicia a PEC a chuva tinha diminuído consideravelmente mas a água acumulada era imensa, além disso o nevoeiro que apareceu aqui, ali e acolá, aqui era mesmo como o caraças, PEC para mim com pelo menos um erro com falta de informação. Cansado falho um corte num gancho à direita, pião volta para trás, logo a seguir engano-me numa saida saiu na 2ª direita (pareceu-me 3ª) quando era mesmo na 3ª, andamos ali ás aranhas, não consigo acertar bem o terra trip, estraguei o rali todo, entretanto apanhamos numa zona de empedrado duas equipas fora de estrada uma delas os campeões nacionais, mais à frente ultrapassamos duas equipas, e novo cruzamento nova asneira com o terra trip e blunik com distâncias díspares e ambos mal, informo o Luis para seguir pela esquerda estrada prinicipal, quando era em frente, volta para tras, isto está tudo a correr mal, sinto-me mal, chateado lixei tudo, parvo, mais à frente baralho-me novamente e o piloto para olha para o roadbook comigo e, porra isto naõ tem imagem, vamos pensar que estávamos a seguir bem e seguimos em frente (acertámos), no cruzamento estava o Pedro Tondela, percebi para onde tinha de ir mas não se via um palmo à frente do nariz, condições muito más, e antes do final volto a baralhar-me entre direita e esquerda, foi horrivel a minha prestação, mas não fui o único apenas 5 equipas fizeram melhor, foi a PEC que definiu e decidiu o rali, não saímos de estrada o que foi muito bom!
Na ligação como estavamos imenso tempo atrasado o piloto foi a dar mecha, ora numa direita pela 3ª ou 4ª vez neste rali a traseira voltou a soltar-se mas aqui bem e fizemos 150º na nossa faixa, com carros a passar na outra, curiosamente não me senti em perigo, pois achei que não íamos para o outro lado.
PECR 12 e 13 - Absoluta - Estas últimas duas PEC tem troços fechados, pelo que tem médias de 60, com as condições que estavam e o que já tínhamos passado, já só queríamos acabar o rali, foram pec,s curtas e rápidas com o Sud a falhar aqui e ali mas nada de especial, fizemo 4º em ambas
Ver anexo 1184503 Ver anexo 1184504 Ver anexo 1184504 Ver anexo 1184505 Ver anexo 1184506



Considerações
Rali
- Prova bem desenhada, deveriam ter o cuidado de baixar a média por causa das condições climatéricas, prova difícil para o organizador, e com muitas desistências, inscritos 36 veículos, iniciaram a prova 30, apenas terminaram 14. No geral acho que o roadbook não estava errado, mas faltava uma ou outra informação a meu ver. Deveria ter existido mais seguimento no final de cada secção, é importante que siga um reboque no final de cada PEC. Muitos troços fechados sempre com GNR bem presente.
Veículo - O Sud surpreendeu-me, impecável tirando os engasganços. Motor muito disponível com umas médias muito, muito boas, comportamento de excelência, frente fantástica e traseira muito benigna e certinha, quando fugiu foi claramente uma conjugação de factores velocidade excessiva, pneus gastos atrás, condições climatéricas péssimas e da estrada muito más. Bons travões, mas não são os originais. Em comparação com o Rallye Júnior, melhor saida, frente muito boa com uma traseira mais trancada ou menos brincalhona o que é bom para estas provas. Acho que um Golf 1.6 Gti dos primeiros leva um bigode sério deste carro, só com os motores 1.8 o deve seguir, mas posso estar enganado.
Geral - Cansativo mas muito divertido, estive longas horas sem pensar nem me lembrar de trabalho o que é importante, as condições climatéricas não ajudaram, mas divertimo-nos como ó caraças.

5º Geral
3º Anos 80
2º - Classe H8

Mesmo com todas as asneiras, terminamos!
Ver anexo 1184507

Espero que tenham gostado. se sim, aventurem-se participem!

PS: Pronto já andei num Alfa a abrir e ao lado, o @Camacho Cêrcas nunca mais me levava a passear...

Um abraço.

Créditos Fotográficos: Rui Correia, Lemos Ferreira, Luis Borié. Obrigado a todos.

Quem te conhece pode até pensar que és um tipo pacato, sem stresses e é verdade, mas quando o cronómetro arranca fica tudo diferente, até a maneira como escreves e nós lemos é diferente, tem ritmo, adrenalina
Mais uma vez invejo-te a memória e o entusiasmo com que relatas estas aventuras
Fantástico

Agora, digamos, o menos positivo...
Fui acompanhando no anube a vossa prova, quando vi os tempos da primeira pec pensei logo, se os gajos continuarem a este ritmo ganham o rali à moda do @Carlos Vaz, são os primeiros a cortar a meta.
Mas depois vi os resultados das pecs seguintes, mais umas fotos e uns vídeos e percebi, o António quer fazer a Road by the book, a traseira do Alfa tende a passar para a frente e o bichinho com quase 40 anos está com catarro por causa da humidade, portanto o too 5 não falham. Assim foi.

Boa António, saúde para mais ralis, se não posso ir pelo menos roo as unhas durante as provas e com os teus relatos é quase como se estivesse lá dentro

(editado)
 
Última edição:

Carlos Vaz

Pre-War
Prova
PECR 1 - Absoluta, fechada ao trânsito com média de 60, um troço já conhecido. Aqui o Je ansioso e com os nervos só dizia, DÁ-LHE, DÁ-LHE, Luis ainda estás atrasado, MAIS, MAIS, sem MEDOS, já está a FUNDO, a FUNDO, BORA, é claro que deu barraca, 1º fizemos um pião e mesmo assim acabamos 8s antes do tempo

Ora bem... se algum dia voltar a fazer algum rali, estás em primeiro lugar dos gajos que irei chatear para se sentar ao meu lado.
Comigo, trocaria esse tal de blunik II por um "divertómetro".

De resto parece-me que é um topico fantástico muito por mérito de quem o abriu.
O ritmo com que está escrito quase nos transporta para o centro da ação.
E... excelente memória.

Tenho uma história gira no unico rali em que participei ao lado... os pormenores é que... porque já lá vão quase 20 anos.

Ainda hoje a virei aqui contar.
 

Tiago Jose Antunes

Tiago Antunes
@António José Costa que óptimo tópico e excelente resumo do rali!
Adorava participar tanto como pendura como piloto, com o Fiat 127, embora não perceba nada de regularidade. Mas com a ajuda dos conhecimentos dos portalistas, poderá ser possível!
Existem alguns documentos, tópicos, links, informações...que possa ir lendo?
Obrigado.
Continuação de bons ralis!
 

João Pedras

Fiat 124 Familiare ❤
Premium
Portalista

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
Já andei com inúmeros pilotos daqueles da ponte Vasco da Gama a outros da F1, sempre em circuitos. Não era eu que ia ao lado como navegador com quem quer que fosse em estradas abertas. :)

Fiz um rally com o Pedro Matos Chaves num Mégane R.S (carro 0) e tive medo de morte, jurei nunca mais.

Admiro a coragem de ir com alguém "desconhecido". :p
Olha quem foste relembrar... Pedro Matos Chaves! Lembro-me bem de ouvir falar dele na altura em que competia! Nunca mais ouvi nada dele (mas também não sigo a competição para ser sincero).
 

Carlos Vaz

Pre-War
Aqui há uns anos fiz 3 ralis no Algarve, sempre com o mesmo organizador mas que não me lembro quem era.
No primeiro ano fui de Giulia e levei como navegador um rapaz de nome Ricardo que gravitava pelo ARCP (apaixonado dos 5 costados que andava de Corsa A, se a memória não me falha e que ficou com o meu 75 TS, mas isso faz parte de outra história ). No ano seguinte, estava sem carro para participar, pois tinha vendido a frota quase toda, sobrando o 1750 Gtv que ainda não estava pronto, pelo que participei com um Gtjunior sul africano de volante á direita emprestado pelo grande amigo "Martini"... sim, eu sei, emprestar-me um clássico logo a mim para participar num rali... só mesmo um grande amigo.
No terceiro ano, já a minha vida tinha descambado e carros clássicos nem vê-los... recebi, no entanto um telefonema do organizador a dizer-me para fazer o saco e rumar ao Algarve pois um dos participantes precisava de um navegador e ele tinha prometido que eu ia desempenhar essa função.
Começa aqui a história.
Assim, na vespera do rali lá arrajei boleia com o Alexandre Berardo, que ia navegar o "dotore" Luis Garcia num VW Carocha que nem sei como aguentou... mas isso, também faz parte de outra história.
Assim, de véspera eu, o Martini, o João Vaz e já nem me lembro de quem mais era andámos no controle de bar (aqui ninguém penalizou) e fomos para o apartamento do Martini por volta das 5 da matina... hora a que ainda fui desmontar o esquentador para ver se dali a pouco podiamos tomar um duche.
Escusado será dizer que não cheguei a dormir... o pouco tempo que tive, usei para olhar para o road book (foi fornecido de véspera) para constatar que o rali tinha mudado o seu figurino.
Aquilo que nos 2 anos anteriores era coisa para fazer nas calmas tinha-se transformado numa "prova" quase sport que exigia outra condução.
Enfim, depois de um bom pequeno almoço lá me dirigi para a zona onde o rali arancava para finalmente conhecer o meu piloto.
Bom... na verdade já o conhecia dos anos anteriores pois ele participava com a filha num maravilhoso Voçvo P1800, carro que seria a nossa montada para o rali.
Instrumentos, os do carro, um cronómetro, um relógio (para a hora de prova) e uma calculadora.
Entro no carro e explico que o rali era muit diferente dos anos anteriores e que aquilo era para andar sempre a fundo. Expliquei que era para nos divertirmos e que a condução seria ao ritmo que ele entendesse, calculando que não quereria forçar muito o andamento em tão belo exemplar...

Na verdade, o condutor até tinha em casa algo mais adequado (um Opel 1904 SR bem preparado) aquele ritmo, apresentava dotes de condução aos quais eu apenas poderia invejar e lá fomos andando.
Á medida que eu ia ficando perdido nas contas (ao ponto de meter o cronómetro no porta luvas e me concentrar só no road book) lá ia dizendo que não sabia bem a quantas andavamos mas que estavamos atrasados ao que ele ia respondendo com os respetivos "inputs" de acelerador.
A partir de certo ponto, já se aplicava a velha máxima dos ralis: "a berma também é estrada", logo seguida e algumas ocasiões pela "a valeta também é berma"... pormenores já não me recordo mas sei que ao final do dia estavamos em 7º lugar...
No dia seguinte seguimos com igual ritmo e terminámos o rali em 4º lugar.

No almoço de Domingo (final do rali) o meu piloto confessou então como tinha vivido o rali.
A partir de um certo ritmo só pensava que eu era louco e que aquele nunca poderia ser o ritmo correcto pois nos 2 ultimos ralis não tinha sido nada assim... mas... como o organizador lhe tinha dito que eu era um tipo muito experiente e um dos melhores navegadores de Portugal, resolveu acatar e... dar calor.
Ao final desse dia, ao ver que estavamos em 7º, lugar a que nunca tinha chegado, na cabeça dele estava confirmado que o navegador era de "catagoria" e só lhe restava fazer o que eu dizia!
O que nos rimos quando lhe disse que era o meu 3º rali (mais uns quantos passeios com road book) e o primeiro como navegador.

Foi a unica vêz que estive no banco do pendura mas ficou uma história engraçada.
 

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
Aqui há uns anos fiz 3 ralis no Algarve, sempre com o mesmo organizador mas que não me lembro quem era.
No primeiro ano fui de Giulia e levei como navegador um rapaz de nome Ricardo que gravitava pelo ARCP (apaixonado dos 5 costados que andava de Corsa A, se a memória não me falha e que ficou com o meu 75 TS, mas isso faz parte de outra história ). No ano seguinte, estava sem carro para participar, pois tinha vendido a frota quase toda, sobrando o 1750 Gtv que ainda não estava pronto, pelo que participei com um Gtjunior sul africano de volante á direita emprestado pelo grande amigo "Martini"... sim, eu sei, emprestar-me um clássico logo a mim para participar num rali... só mesmo um grande amigo.
No terceiro ano, já a minha vida tinha descambado e carros clássicos nem vê-los... recebi, no entanto um telefonema do organizador a dizer-me para fazer o saco e rumar ao Algarve pois um dos participantes precisava de um navegador e ele tinha prometido que eu ia desempenhar essa função.
Começa aqui a história.
Assim, na vespera do rali lá arrajei boleia com o Alexandre Berardo, que ia navegar o "dotore" Luis Garcia num VW Carocha que nem sei como aguentou... mas isso, também faz parte de outra história.
Assim, de véspera eu, o Martini, o João Vaz e já nem me lembro de quem mais era andámos no controle de bar (aqui ninguém penalizou) e fomos para o apartamento do Martini por volta das 5 da matina... hora a que ainda fui desmontar o esquentador para ver se dali a pouco podiamos tomar um duche.
Escusado será dizer que não cheguei a dormir... o pouco tempo que tive, usei para olhar para o road book (foi fornecido de véspera) para constatar que o rali tinha mudado o seu figurino.
Aquilo que nos 2 anos anteriores era coisa para fazer nas calmas tinha-se transformado numa "prova" quase sport que exigia outra condução.
Enfim, depois de um bom pequeno almoço lá me dirigi para a zona onde o rali arancava para finalmente conhecer o meu piloto.
Bom... na verdade já o conhecia dos anos anteriores pois ele participava com a filha num maravilhoso Voçvo P1800, carro que seria a nossa montada para o rali.
Instrumentos, os do carro, um cronómetro, um relógio (para a hora de prova) e uma calculadora.
Entro no carro e explico que o rali era muit diferente dos anos anteriores e que aquilo era para andar sempre a fundo. Expliquei que era para nos divertirmos e que a condução seria ao ritmo que ele entendesse, calculando que não quereria forçar muito o andamento em tão belo exemplar...

Na verdade, o condutor até tinha em casa algo mais adequado (um Opel 1904 SR bem preparado) aquele ritmo, apresentava dotes de condução aos quais eu apenas poderia invejar e lá fomos andando.
Á medida que eu ia ficando perdido nas contas (ao ponto de meter o cronómetro no porta luvas e me concentrar só no road book) lá ia dizendo que não sabia bem a quantas andavamos mas que estavamos atrasados ao que ele ia respondendo com os respetivos "inputs" de acelerador.
A partir de certo ponto, já se aplicava a velha máxima dos ralis: "a berma também é estrada", logo seguida e algumas ocasiões pela "a valeta também é berma"... pormenores já não me recordo mas sei que ao final do dia estavamos em 7º lugar...
No dia seguinte seguimos com igual ritmo e terminámos o rali em 4º lugar.

No almoço de Domingo (final do rali) o meu piloto confessou então como tinha vivido o rali.
A partir de um certo ritmo só pensava que eu era louco e que aquele nunca poderia ser o ritmo correcto pois nos 2 ultimos ralis não tinha sido nada assim... mas... como o organizador lhe tinha dito que eu era um tipo muito experiente e um dos melhores navegadores de Portugal, resolveu acatar e... dar calor.
Ao final desse dia, ao ver que estavamos em 7º, lugar a que nunca tinha chegado, na cabeça dele estava confirmado que o navegador era de "catagoria" e só lhe restava fazer o que eu dizia!
O que nos rimos quando lhe disse que era o meu 3º rali (mais uns quantos passeios com road book) e o primeiro como navegador.

Foi a unica vêz que estive no banco do pendura mas ficou uma história engraçada.

@Rafael Isento da próxima vez vamos fazer igual, sempre a dar calor, o Vaz é que (a) sabe
 
Bom, nem sei bem por onde começar, mas aqui vai. Este portal necessita de mais sangue na guelra em relação a eventos e provas desportivas, não acham? :ph34r:
No fim de semana passado efectuei pela primeira vez uma prova do CNRRH como navegador, ao lado de um piloto com quem nunca tinha andado, num carro que nunca tinha experimentado, e isto combinado tudo em cima do joelho, ora coisas combinadas em cima do joelho não correm grande coisa, mas em Portugal sê Português e desenrasca-te.
Este tópico seve para todos e todos é mesmo TODOS os portalistas ou users do Portal escreverem as suas aventuras e desventuras no banco direito em veículos LHD, quando participam em ralis sejam de que tipo forem.;)

Como sou eu que estou a iniciar o tópico, começo eu.

Veículo: Alfa Romeo Alfasud 1.5 Turismo internazionale de 1982 ou 3 já não me lembro.:cool:
Prova: 5º Rali Santa Joana, integrado no Campeonato Nacional de Ralis Regularidade Histórica.

Introdução:
3 dias
antes de acabar o prazo das inscrições do Santa Joana,
- Ó António, o Paulo disse-me que curtias ir fazer um rali a navegar para voltares ás lides, queres ir comigo?
- Bora!

4 dias para o Rali;
- Ó Luis é melhor ir ter contigo para treinarmos qualquer coisa juntos, nunca andei contigo e na sexta feira não consigo ir mais cedo.
- Quando podes vir aqui ter?
- Só consigo hoje e apenas depois da meia noite.
- Anda.

E assim a 4 dias do rali, foi andar pela primeira vez num Sud ao lado, a dar "brita" e utilizar pela primeira vez um Blunik II (para quem não sabe o que é verificar este tópico Introdução Ralis Regularidade ), curiosamente também era a primeira vez que o piloto estava a utilizar um Blunik II, isto promete.
Completamente roto, mas fizemos 4 troços do Rali Vidreiro, que o piloto conhece de olhos fechados, mas deu para minimamente nos entendermos como iriamos funcionar. Vantagem para o pendura o piloto é muito desenrascado e despreocupado com posições de relevo nas provas.

6ª feira menos de 12 horas para o inicio do Rali
- Ó Luis já cheguei a Valongo do Vouga, onde andas?
- Já ai vou ter, vamos aferir.
- Eu preferia ir jantar primeiro.
- Aferir, que já cá tamos.
- Pronto, Ok

- Epá, isto é no mesmo sitio do ano passado, começas aqui acabas ali, volta para trás aqui volta a medir, para um lado 5995 para o outro 6002. Ok coloco a média?
- Tanto faz, não é para ganhar.
- Fazemos de novo.
- Não, vamos comer.
- Olha reparaste que os sinais estão ao contrário?
- Reparei mas, é no mesmo sitio, as distancias batem bem, bora.

Nós não ligamos mas deu um granel...

...Bem o @Pedro Bastos Tondela arranjou um mega spot para jantar às onze da noite, e fomos forrar o estomago, obrigado amigo.
Ver anexo 1184508

Prova
PECR 1 - Absoluta, fechada ao trânsito com média de 60, um troço já conhecido. Aqui o Je ansioso e com os nervos só dizia, DÁ-LHE, DÁ-LHE, Luis ainda estás atrasado, MAIS, MAIS, sem MEDOS, já está a FUNDO, a FUNDO, BORA, é claro que deu barraca, 1º fizemos um pião e mesmo assim acabamos 8s antes do tempo e porquê, questionam e bem os Portalistas? Porque no Blunik estava a olhar a a velocidade e quanto mais depressa ia o piloto, mais eu achava que estávamos atrasados! o público adorou!
Ver anexo 1184509
PECR 2 - Figura - Borrifei-me para o Bunik e fizemos a prova com o Katya, o entrosamento não foi imediato, mas lá nos entendemos e fizemos 3º.
PECR 3- Absoluta - Começamos a verificar o tempo a piorar, fizemos um 5º posto, e o Sud começou a falahr nas subidas, por enquanto pouco.
PECR 4- Hectométrica - Esqueci-me de iniciar o cronómetro :eek: (eu para navegador sou do melhor), e andamos aos Papeis, curiosamente este Pec tinha uma rotunda e como que "reiniciavam" os mecos noutra estrada,fiz 2 tabelas em casa porque achei estranho o que tinha colocado no quadro de médias e esta 2ª parte andamos muito bem, voltamos a fazer 3º, para já estávamos em 4º e se não fosse o devaneio na PEC1 estávamos a morder os calcanhares aos grandes, na realidade estavamos a morder na mesma. :lol:
PECR 5- Absoluta - Mais de 43 km e começa o ritmo a aumentar para as estradas, a chova a cair cada vez mais e o Alfa a falhar bastante, dos 360 pontos penalizados, pelo menos 270 foram com o Sud a falhar de forma gritante, andando muito tempo em 1ª perto dos 40 a única forma de o aguentar minimamente, uma pena mas faz parte dos ralis. Piloto chateado, mas é a vida.
Ver anexo 1184512 Ver anexo 1184513 Ver anexo 1184514 Ver anexo 1184515 Ver anexo 1184516 Ver anexo 1184517
PECR 6- Hectométrica - Esqueci-me outra vez de lançar o cronómetro, FOLHASsssssssssssssss, o primeiro minuto foi estranho com a tentativa de não nos enganarmos no tempo (minha) e de ver os mecos (piloto), uma desgraça, melhoramos novamente na fase final, mas a minha estupidez, distração, parvoíce, fez com que não fizéssemos melhor.
PECR 7- Absoluta - Quase 40 km, e que faz um Sud da zona Napolitana, falha quando não deve, raios parta os Alfas, mais o camandro da vontade própria, vou arrancar-lhe uma cabeça, mais 200 pontos para o galheiro porque não quer subir, chegamos a ser ultrapassados pela equipa que nos precedia, e quando começou a descer ganhou animo e voltamos a ultrapassa-los, nesta PEC, fiquei algo indisposto, o tempo piorava e estávamos a ganhar terreno perdido por causa das falhas mecânicas, só dizia, esquerda, direita, aqui, ali, trava que já conseguiste chegar ao tempo. Acho que terminamos a manhã em 7º (sem certezas)
E chegamos ao almoço, em local já conhecido, apenas 6 pessoas por mesa e servidos à mesa, mas demorou muito e o rali atrasou-se 25 minutos.
Ver anexo 1184510 Ver anexo 1184511

PECR 8- Absoluta - Bom vamos voltar a partir isto tudo, mais 36 km e começa a chover copiosamente no final, apesar do péssimo tempo o Alfa não falha e faz tudo bem a PEC correu de feição e fazemos 2º apenas a dupla Piero/Sancho nos batem, demos baile aos campeões nacionais, àh granda Luis, na chuva estás um pilotaço,
PECR 9- Figura - Voltamos a utilizar o Katya e o entrosamento melhorou, efectuamos um quarto não fizemos melhor porquê? Voltei a esquecer-me de arrancar o cronómetro, os nervos toldam-me e não olho para o tablet para ver os tempos logo desde o inicio, Toni portanto.
PECR 10- Absoluta - Tempo cada vez pior, chuva cai copiosamente e começamos a achar que a organização deveria ter o cuidado no inicio da prova de baixar as médias, existem estradas praticamente intransitáveis. Além disso no inicio o Sud a subir decide não trabalhar correctamente e nos primeiros 400 metros já tinhamos um atraso jeitoso, depois deu-lhe na mona e ai vamos nós, mesmo assim fizemos 8º, no entanto começo a denotar claramente cansaço mental e de discernimento, aviso muito em cima dos cortes, e estou mais preocupado com a chuva e os montes de água, terra, folhas inacreditáveis que se vem em vez do troço.
PECR 11- Absoluta - Mais de 20 km de terror. Quando se inicia a PEC a chuva tinha diminuído consideravelmente mas a água acumulada era imensa, além disso o nevoeiro que apareceu aqui, ali e acolá, aqui era mesmo como o caraças, PEC para mim com pelo menos um erro com falta de informação. Cansado falho um corte num gancho à direita, pião volta para trás, logo a seguir engano-me numa saida saiu na 2ª direita (pareceu-me 3ª) quando era mesmo na 3ª, andamos ali ás aranhas, não consigo acertar bem o terra trip, estraguei o rali todo, entretanto apanhamos numa zona de empedrado duas equipas fora de estrada uma delas os campeões nacionais, mais à frente ultrapassamos duas equipas, e novo cruzamento nova asneira com o terra trip e blunik com distâncias díspares e ambos mal, informo o Luis para seguir pela esquerda estrada prinicipal, quando era em frente, volta para tras, isto está tudo a correr mal, sinto-me mal, chateado lixei tudo, parvo, mais à frente baralho-me novamente e o piloto para olha para o roadbook comigo e, porra isto naõ tem imagem, vamos pensar que estávamos a seguir bem e seguimos em frente (acertámos), no cruzamento estava o Pedro Tondela, percebi para onde tinha de ir mas não se via um palmo à frente do nariz, condições muito más, e antes do final volto a baralhar-me entre direita e esquerda, foi horrivel a minha prestação, mas não fui o único apenas 5 equipas fizeram melhor, foi a PEC que definiu e decidiu o rali, não saímos de estrada o que foi muito bom!
Na ligação como estavamos imenso tempo atrasado o piloto foi a dar mecha, ora numa direita pela 3ª ou 4ª vez neste rali a traseira voltou a soltar-se mas aqui bem e fizemos 150º na nossa faixa, com carros a passar na outra, curiosamente não me senti em perigo, pois achei que não íamos para o outro lado.
PECR 12 e 13 - Absoluta - Estas últimas duas PEC tem troços fechados, pelo que tem médias de 60, com as condições que estavam e o que já tínhamos passado, já só queríamos acabar o rali, foram pec,s curtas e rápidas com o Sud a falhar aqui e ali mas nada de especial, fizemo 4º em ambas
Ver anexo 1184503 Ver anexo 1184504 Ver anexo 1184504 Ver anexo 1184505 Ver anexo 1184506



Considerações
Rali
- Prova bem desenhada, deveriam ter o cuidado de baixar a média por causa das condições climatéricas, prova difícil para o organizador, e com muitas desistências, inscritos 36 veículos, iniciaram a prova 30, apenas terminaram 14. No geral acho que o roadbook não estava errado, mas faltava uma ou outra informação a meu ver. Deveria ter existido mais seguimento no final de cada secção, é importante que siga um reboque no final de cada PEC. Muitos troços fechados sempre com GNR bem presente.
Veículo - O Sud surpreendeu-me, impecável tirando os engasganços. Motor muito disponível com umas médias muito, muito boas, comportamento de excelência, frente fantástica e traseira muito benigna e certinha, quando fugiu foi claramente uma conjugação de factores velocidade excessiva, pneus gastos atrás, condições climatéricas péssimas e da estrada muito más. Bons travões, mas não são os originais. Em comparação com o Rallye Júnior, melhor saida, frente muito boa com uma traseira mais trancada ou menos brincalhona o que é bom para estas provas. Acho que um Golf 1.6 Gti dos primeiros leva um bigode sério deste carro, só com os motores 1.8 o deve seguir, mas posso estar enganado.
Geral - Cansativo mas muito divertido, estive longas horas sem pensar nem me lembrar de trabalho o que é importante, as condições climatéricas não ajudaram, mas divertimo-nos como ó caraças.

5º Geral
3º Anos 80
2º - Classe H8

Mesmo com todas as asneiras, terminamos!
Ver anexo 1184507

Espero que tenham gostado. se sim, aventurem-se participem!

PS: Pronto já andei num Alfa a abrir e ao lado, o @Camacho Cêrcas nunca mais me levava a passear...

Um abraço.

Créditos Fotográficos: Rui Correia, Lemos Ferreira, Luis Borié. Obrigado a todos.
Relato fabuloso. Parabéns! Uma pessoa a ler estas coisas começa a ficar com ideias! Grandes!!!
 

Luis Sousa

Veterano
Excelente relato! Demorei até comentar algo porque queria ler tudo, e adorei, parece que estava no rali a participar também!
Poderia fazer uma série de considerações sobre o Alfa a engasgar-se e pneus de trás :D....mas só quero dar os parabéns pela participação e pela excelente partilha! Fui acompanhando no FB boas fotos do rali e já te tinha visto por lá, mas de facto as fotos não contam tudo.
 
Vou contar aqui a minha primeira experiência em ralis de regularidade histórica.
Foi em 2009, se a memória não me falha, num Bairrada Histórica com um KE20 azul 4 portas, de um amigo que chegou a andar aqui pelo Portal.
Já se tinha falado na participação em ralis algumas vezes, que era giro e tal...Haviam alguns habitués neste tipo de provas que por aqui passavam também a contar as suas experiências e pronto, lá vamos nós!
Penso que do Portal Clássicos estiveram uns 7 ou 8 carros presentes nesta prova.

Chegamos ao parque de partida, sem experiência nenhuma ficamos em amena cavaqueira! Até que alguém me pergunta: " não vão acertar o relógio?" e eu, um puto com 16 anos digo "são 8:50, acho que está certo!" :xD:

Lá fomos ver o pessoal todo munido de Big Digits, cronómetros e afins...eu a pensar: "isto é tudo doido, é para andar a dar calor e estes andam aqui a acertar relógios!"

Fui para dentro do carro, vejo as horas e vamos para a partida! Saíamos do espaço, viragem à direita e na rotunda terceira saída para voltar atrás...Fomos logo em frente e perdemos logo o rumo. Lá o encontrámos de novo, andámos às voltas chegando mesmo a parar a meio das PEC para fazer contas! :xD:

Chegámos ao almoço, nem sabíamos que havia prova à tarde...tanto que fomos dos últimos a sair do restaurante e fomos atrás de outro concorrente para o final da prova :mad:

bairra10.jpg
 
OP
OP
António José Costa

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Confesso que fiquei surpreendido com a reepção do tópico, nunca pensei. Muito Satisfeito, obrigado meus caros!

Muito fixe António :thumbs up::thumbs up:
Pelo teu relato foi mesmo uma prova de faca nos dentes:oops:

É pena que Sud não tenha decidido colaborar.

Bom tópico e excelente relato.

P.S. - vou te oferecer um avisador sonoro para os cronómetros...

Obrigado, foi numa boa parte do tempo a acelerar, como dizia o Luis, já não ficamos em lugar nenhum de relevo, mas vou daqui com a barriga cheia de tanto acelerar! :lol:
Avisadores sonoros, é melhor não, já me distraio com tanta coisa.:)

É sempre um gosto receber os amigos na minha terra, ainda para mais quando vêm de tão longe e para um rali! O local para jantar foi o possível aquela hora, com calma marcava-se noutro local mais acolhedor.

Vocês estão de parabéns pela prova. As condições estavam difíceis, pouco ou nada se via em alguns sítios; noutros a estrada estava suja suja suja. E vocês a "voarem" por ali fora! Uns heróis! A minha mãe diz que o Alfa Romeo era o carro mais bonito em prova. Porque será? :ph34r: Cá para mim são saudades de andar num.

Achei o percurso da prova interessante, era mais ou menos o que tinha feito 3 ou 4 vezes por completo, sem saber que por ali passava. A parte inicial já foi utilizada em vários ralis, fizeram troços do Rali de Águeda, Rali de Portugal e Rali de Portugal Histórico. Acho que a zona do Caramulo podia ser diferente, tem lá muita estrada que passaram ao lado um bocadinho mais interessante. O Préstimo e arredores já são habitues, parte da tarde eu faria algumas alterações após ribeiradio e a passagem pelo troço do Arestal seria no sentido contrário.
Chegados a Silva Escura até Albergaria mais um troço conhecido de todos. Só peca o mau piso da primeira parte no alto da serra, podiam ir pelos Felgares que a estrada está bem melhor, no final tem uma subida espetacular para os motores e um salto :p

Ver anexo 1184519


Fiquei roído por dentro, acho que o Cinquecento ia levar uma tareia feia na prova...mas cumpriria em quase todos os aspectos. Talvez me vingue no nocturno.

Eu nem estava para ir para a serra do Arestal. Finda a passagem pelo Rio de Maças (vê se bem o Cinquecento) fiz o troço a fundo. No final o GNR "olhe que eles vão para a esquerda" (paragem do autocarro e logo depois viram à direita :p) e eu "vou pela direita, chego ao final mais depressa que eles!"

Ver anexo 1184527
O R11 Turbo fez um pião à minha frente, perdeu se numa das notas. Depois fui até Campia e A25 até Sever do Vouga, onde tinha um almoço de família.
Como não ia deixar o meu camarada fotografo sozinho e onde comem 10, comem 11... lá se sentou à mesa para comer algo desde as 07:00 da manhã. Comemos rapidinho e ligo ao Pedro Dias (director de prova), envio mensagem ao António..."um sitio bom para ver as máquinas à tarde". Ambos sugeriram lugares diferentes e eu pensei :excl: "Luís, pega nas máquinas e vamos fazer o troço de teste que faço com o 106".

Saímos de casa, primeira a fundo com os 39 cavalos a serem todos solicitados...chegamos ao troço e lá vai o pobre Cinquecento a fundo pelas Presas acima, onde de 106 passo a 100 km/h a subir ali passo a 50 km/h de Cinquecento :mad:
Feito o troço, viramos à esquerda na N328 em direcção a Decide...penso "não sei se começam ou terminam lá, o melhor é irmos para o Arestal". Cinquecento a fundo, ventilador do habitáculo a funcionar na velocidade máxima; luzes de nevoeiro não existem)...é aqui o corte para a serra, vai que é teu! Não se via um palmo à frente, muito difícil ver a estrada e ler a mesma a velocidades de 40 km/h, imagino a cumprir a média de 52,50 km/h!

Chegamos ao local, arranjo um spot para o Cinquecento e para logo um "maluco dos ralis" e pergunta: " eles vão passar por aqui? já montamos a barraca ali à frente!" lá lhes disse que não vinham dali, para irem mais para a frente que iam estar num local melhor! Passado 5 minutos um VW Golf II a fundo passa por mim, eram eles com o toldo para trocarem de sitio! :p
Entretanto para um 106 XSi vermelho, todo original muito bonito e pergunta " passam aqui?" Sim sim, respondo eu. "Então vamos ali para o tasco que se vê melhor!" Nem eu via o tasco, tal era o nevoeiro! :oops::oops::oops:

Lá estivemos quase 2:30 à espera dos primeiros carros...a acompanhar a prova pela localização gps dos concorrentes e organização, quando a pouca rede móvel disponível funcionava. Fiquei triste por não passarem muitos concorrentes, esta é a tal PEC 11 que o António fala em cima.
Como quando vou numa prova gosto de ser ajudado, lá fiz o favor de ajudar os concorrentes e indicar o caminho certo. Pelos vistos para alguns os comissários de estrada, mesmo identificados com material reflector da prova,não servem para nada. Bem indicava o caminho, dos poucos que passaram só alguns seguiram o caminho certo; outros perderam se e quando regressaram pediram desculpa; outros pararam, expliquei o caminho e foram pelo caminho errado...:oops::xD:

Como não vinham mais carros e estava completamente molhado da chuva, vamos para casa acabar de almoçar...:ph34r:
E assim se passou um dia a acompanhar a prova; 200 km feitos no Cinquecento debaixo de chuva, este italiano pelo menos não deu chatices :p também se os 39 cavalos decidissem fazer greve, mais valia ir a pé! :xD:

Ver anexo 1184528

Espectacular, obrigado, pela ajuda, pelo apoio e pelo relato.
E o Cinquecento até faz de 4x4 ;).

Quem te conhece pode até pensar que és um tipo pacato, sem stresses e é verdade, mas quando o cronómetro arranca fica tudo diferente, até a maneira como escreves e nós lemos é diferente, tem ritmo, adrenalina
Mais uma vez invejo-te a memória e o entusiasmo com que relatas estas aventuras
Fantástico

Agora, digamos, o menos positivo...
Fui acompanhando no anube a vossa prova, quando vi os tempos da primeira pec pensei logo, se os gajos continuarem a este ritmo ganham o rali à moda do @Carlos Vaz, são os primeiros a cortar a meta.
Mas depois vi os resultados das pecs seguintes, mais umas fotos e uns vídeos e percebi, o António quer fazer a Road by the book, a traseira do Alfa tende a passar para a frente e o bichinho com quase 40 anos está com catarro por causa da humidade, portanto o too 5 não falham. Assim foi.

Boa António, saúde para mais ralis, se não posso ir pelo menos roo as unhas durante as provas e com os teus relatos é quase como se estivesse lá dentro

(editado)

Obrigado meu caro, fico satisfeito e lisongeado. Já tenho seguidores pelo anube e tudo, brutal:cool:.

Excelente Tópico @António José Costa !

Que relato! Espero ver por aqui mais relatos de "penduras", parece que as vossas mulheres também vão ter de se registar no portal... porque deverão ser elas a fazerem os relatos eheheheh.

Muito fixe! E sim, o portal também precisa de mais temas à volta das competições!:(

Obrigado Nelson, as Marias a relatar, humm, não estou a ver a Sónia a fazer isso, mas quem sabe.

@António José Costa obrigado pela partilha, excelente tópico.

Já agora, porque ligas o cronómetro nas hectométricas, em vez de fazeres "ao relógio"? Nós fartámos-nos dessas touradas de não ligarmos o cronómetro ou ligarmos com 1s de desfasamento e passámos a fazer sempre ao relógio.

Abraço

Eu também não faço, aliás já nem utilizamos o big digit, mas o Luis pediu para utilizarmos porque ele olha para o relógio, mesmo ouvindo. Ou seja não fiz as coisas a jeitoo para o piloto, mau navegador, ou inexperiente no mínimo.

Ora bem... se algum dia voltar a fazer algum rali, estás em primeiro lugar dos gajos que irei chatear para se sentar ao meu lado.
Comigo, trocaria esse tal de blunik II por um "divertómetro".

De resto parece-me que é um topico fantástico muito por mérito de quem o abriu.
O ritmo com que está escrito quase nos transporta para o centro da ação.
E... excelente memória.

Tenho uma história gira no unico rali em que participei ao lado... os pormenores é que... porque já lá vão quase 20 anos.

Ainda hoje a virei aqui contar.

O melhor equipamento de medição o "divertómetro". Mas sou capaz de me borrar todo ao lado.:lol:
 
OP
OP
António José Costa

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Bom dia
Que relato espetacular, parece que estamos dentro da ação :thumbs up:.
@António José Costa a Sónia também deve ter umas boas histórias para contar.

Obrigado João! Tem certamente, em algumas iria ficar mal visto.:xD:

@António José Costa que óptimo tópico e excelente resumo do rali!
Adorava participar tanto como pendura como piloto, com o Fiat 127, embora não perceba nada de regularidade. Mas com a ajuda dos conhecimentos dos portalistas, poderá ser possível!
Existem alguns documentos, tópicos, links, informações...que possa ir lendo?
Obrigado.
Continuação de bons ralis!

Obrigado Tiago, o @João Pedras já te colocou ai o link, bom tópico para perceber (mesmo se não o completei :confused:). O Rali Fim de Ano é sempre uma excelente prova para iniciados, não é excessivamente duro, normalmente tem de tudo um pouco e aprende-se muito, fazendo. ;)

Já andei com inúmeros pilotos daqueles da ponte Vasco da Gama a outros da F1, sempre em circuitos. Não era eu que ia ao lado como navegador com quem quer que fosse em estradas abertas. :)

Fiz um rally com o Pedro Matos Chaves num Mégane R.S (carro 0) e tive medo de morte, jurei nunca mais.

Admiro a coragem de ir com alguém "desconhecido". :p

Obrigado João, e percebo-te perfeitamente. Efectivamente não serás o único a não pretender arriscar como eu fiz, aliás a maioria de nós não se sente confortável ao lado, não estamos no controlo, pelo que...
...Só me faz ter cada vez mais consideração pelos homens do lado, que ficam indispotos, sofrem as agruras e mau estares ou perderes dos pilotos e tudo fazem para sairem ambos melhor como equipa.
Não consigo ir ao lado em ritmo de rali, eu regurgito nessas condições, além disso no fio da navalha não me sinto confortável, nada mesmo. Na regularidade por vezes andamos depressa mas as probabilidades de "esticanço" são menores, mas podem sempre acontecer, eu que o diga. Tive sorte o Luis conduz bem, não é demasiado afoito na abordagem às curvas, mesmo gostando de puxar o travão de mão e principalmente não stressou nada com os meus erros e não estava minimamente importado com a classificação final, um espectáculo. PS: Ele já navega noutras modalidades do desporto motorizado desde o início dos anos. 80 ;)

Grande @António José Costa, partilhaste aqui connosco um relato fabuloso!
Muito bom! É um incentivo a que alguns de nós, que se têm retraído, decidam mesmo dar o passo adicional e entrar numa prova de regularidade!
Continua a partilhar! A malta agradece!
:thumbs up:

Obrigado Patrique, um dos objectivos é mesmo esse, mesmo sabendo que o número de utilizadores não é enorme é um passa a palavra importante. A modalidade motorizada em causa é das mais baratas de se efectuar, provavelmente das que tem menos riscos, ou onde os pilotos podem se assim o quiserem refrear os animos sem colocar em causa de forma assustadora os resultados e obriga não só à destreza dos pilotos, como a ter um companheiro de equipa que empatize desportivamente comnosco e que queira apreender para evoluir e se divertir.

Aqui há uns anos fiz 3 ralis no Algarve, sempre com o mesmo organizador mas que não me lembro quem era.
No primeiro ano fui de Giulia e levei como navegador um rapaz de nome Ricardo que gravitava pelo ARCP (apaixonado dos 5 costados que andava de Corsa A, se a memória não me falha e que ficou com o meu 75 TS, mas isso faz parte de outra história ). No ano seguinte, estava sem carro para participar, pois tinha vendido a frota quase toda, sobrando o 1750 Gtv que ainda não estava pronto, pelo que participei com um Gtjunior sul africano de volante á direita emprestado pelo grande amigo "Martini"... sim, eu sei, emprestar-me um clássico logo a mim para participar num rali... só mesmo um grande amigo.
No terceiro ano, já a minha vida tinha descambado e carros clássicos nem vê-los... recebi, no entanto um telefonema do organizador a dizer-me para fazer o saco e rumar ao Algarve pois um dos participantes precisava de um navegador e ele tinha prometido que eu ia desempenhar essa função.
Começa aqui a história.
Assim, na vespera do rali lá arrajei boleia com o Alexandre Berardo, que ia navegar o "dotore" Luis Garcia num VW Carocha que nem sei como aguentou... mas isso, também faz parte de outra história.
Assim, de véspera eu, o Martini, o João Vaz e já nem me lembro de quem mais era andámos no controle de bar (aqui ninguém penalizou) e fomos para o apartamento do Martini por volta das 5 da matina... hora a que ainda fui desmontar o esquentador para ver se dali a pouco podiamos tomar um duche.
Escusado será dizer que não cheguei a dormir... o pouco tempo que tive, usei para olhar para o road book (foi fornecido de véspera) para constatar que o rali tinha mudado o seu figurino.
Aquilo que nos 2 anos anteriores era coisa para fazer nas calmas tinha-se transformado numa "prova" quase sport que exigia outra condução.
Enfim, depois de um bom pequeno almoço lá me dirigi para a zona onde o rali arancava para finalmente conhecer o meu piloto.
Bom... na verdade já o conhecia dos anos anteriores pois ele participava com a filha num maravilhoso Voçvo P1800, carro que seria a nossa montada para o rali.
Instrumentos, os do carro, um cronómetro, um relógio (para a hora de prova) e uma calculadora.
Entro no carro e explico que o rali era muit diferente dos anos anteriores e que aquilo era para andar sempre a fundo. Expliquei que era para nos divertirmos e que a condução seria ao ritmo que ele entendesse, calculando que não quereria forçar muito o andamento em tão belo exemplar...

Na verdade, o condutor até tinha em casa algo mais adequado (um Opel 1904 SR bem preparado) aquele ritmo, apresentava dotes de condução aos quais eu apenas poderia invejar e lá fomos andando.
Á medida que eu ia ficando perdido nas contas (ao ponto de meter o cronómetro no porta luvas e me concentrar só no road book) lá ia dizendo que não sabia bem a quantas andavamos mas que estavamos atrasados ao que ele ia respondendo com os respetivos "inputs" de acelerador.
A partir de certo ponto, já se aplicava a velha máxima dos ralis: "a berma também é estrada", logo seguida e algumas ocasiões pela "a valeta também é berma"... pormenores já não me recordo mas sei que ao final do dia estavamos em 7º lugar...
No dia seguinte seguimos com igual ritmo e terminámos o rali em 4º lugar.

No almoço de Domingo (final do rali) o meu piloto confessou então como tinha vivido o rali.
A partir de um certo ritmo só pensava que eu era louco e que aquele nunca poderia ser o ritmo correcto pois nos 2 ultimos ralis não tinha sido nada assim... mas... como o organizador lhe tinha dito que eu era um tipo muito experiente e um dos melhores navegadores de Portugal, resolveu acatar e... dar calor.
Ao final desse dia, ao ver que estavamos em 7º, lugar a que nunca tinha chegado, na cabeça dele estava confirmado que o navegador era de "catagoria" e só lhe restava fazer o que eu dizia!
O que nos rimos quando lhe disse que era o meu 3º rali (mais uns quantos passeios com road book) e o primeiro como navegador.

Foi a unica vêz que estive no banco do pendura mas ficou uma história engraçada.

Nunca é demais ler, ou ouvir a história. E o meu piloto do passado fim de semana nem teve de se aplicar tanto. :)

Relato fabuloso. Parabéns! Uma pessoa a ler estas coisas começa a ficar com ideias! Grandes!!!

Obrigado, e ora ainda bem.;)

Excelente relato! Demorei até comentar algo porque queria ler tudo, e adorei, parece que estava no rali a participar também!
Poderia fazer uma série de considerações sobre o Alfa a engasgar-se e pneus de trás :D....mas só quero dar os parabéns pela participação e pela excelente partilha! Fui acompanhando no FB boas fotos do rali e já te tinha visto por lá, mas de facto as fotos não contam tudo.

Obrigado meu caro, o Alfa já está a ser tratado do catarro. ;)

Vou contar aqui a minha primeira experiência em ralis de regularidade histórica.
Foi em 2009, se a memória não me falha, num Bairrada Histórica com um KE20 azul 4 portas, de um amigo que chegou a andar aqui pelo Portal.
Já se tinha falado na participação em ralis algumas vezes, que era giro e tal...Haviam alguns habitués neste tipo de provas que por aqui passavam também a contar as suas experiências e pronto, lá vamos nós!
Penso que do Portal Clássicos estiveram uns 7 ou 8 carros presentes nesta prova.

Chegamos ao parque de partida, sem experiência nenhuma ficamos em amena cavaqueira! Até que alguém me pergunta: " não vão acertar o relógio?" e eu, um puto com 16 anos digo "são 8:50, acho que está certo!" :xD:

Lá fomos ver o pessoal todo munido de Big Digits, cronómetros e afins...eu a pensar: "isto é tudo doido, é para andar a dar calor e estes andam aqui a acertar relógios!"

Fui para dentro do carro, vejo as horas e vamos para a partida! Saíamos do espaço, viragem à direita e na rotunda terceira saída para voltar atrás...Fomos logo em frente e perdemos logo o rumo. Lá o encontrámos de novo, andámos às voltas chegando mesmo a parar a meio das PEC para fazer contas! :xD:

Chegámos ao almoço, nem sabíamos que havia prova à tarde...tanto que fomos dos últimos a sair do restaurante e fomos atrás de outro concorrente para o final da prova :mad:

Ver anexo 1184643

Só digo isto 16 anos, impecável!:thumbs up:
 
Topo