Apresentação Tomaz Coelho

Tomaz Coelho

YoungTimer
Caros Amigos,

Gostaria de me apresentar.

Sou um admirador de viaturas classicas em geral e particular apreciador de automoveis nórdicos.

Conheço muito bem a Volvo que sempre foram os carros da familia desde o 240 ao S80.

Tambem a Saab sempre despertou a minha atenção desde que conheci no principio dos anos 80 o 900 3 volumes, vulgo "carro guarda-chuva" devido á sua traseira na diagonal.

Com o passar doas anos vim a saber tambem sobre esse grande piloto de rallye: Erik Carlsson.

Carlsson venceu diversas vezes Monte Carlo, o RAC entre outras provas na 1ª metado da decada de 60 ao volante de um Saab 96.

A mais valia deste piloto foi a sua "invenção" da tecnica de sobreviragem em automoveis de tração dianteira.
Basicamente, á entrada de uma curva e sem levantar muito o pé do acelerador, aplica-se ligeiramente o travao para que as rodas de trás "arrastem" e assim forcem a viatura a sobrevirar.

A melhor performançe dos tração dianteira em mau piso aliada á capacidade de provocar uma sobreviragem por parte do piloto fizeram com que a Saab ganhasse um prestigio consideravel nos rallyes da epoca.

Em 2006 soube de um Saab 96 2-tempos de '64. Como tinha umas economias e o carro estava em muito bom estado decidi encarar como um investimento (risos) e lá o comprei.

Podem visitar o 96 aqui: http://www.rhodeselectrics.com/saab96.htm

No final de 2006 comecei a desmontar o 96. A carroceria encontra-se já "despida" e vou agora dar inicio ao trabalho de decapagem e metalização.

Estou a pensar usar o metodo do jacto de grenalha e aplicar imediatamente a metalização.

Já ouvi falar de inconvenientes desta tecnica, mas apesar de tudo parece-me aquela que pesando o factor custo/qualidade é a que apresenta melhores argumentos.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este processo.

Obrigado por toda a informaçao disponivel neste site!!!!
 
Olá Tomaz , grande apresentaçao entras em grande:D tens um carro muito catita, até que olhar ao pormenor é um carro diferente e engraçado:huh: tens um pouco de trabalho de chapa pela frente, mas vais lá de certeza;) agora o que eu reparei é esse fumo azulado, está a consumir oleo, ou foi por estar muito tempo paradoo_O :huh: bem-vindo:D :D
 

Tomaz Coelho

YoungTimer
A razão do fumo azul é devido á mistura.

Como o motor é a 2-tempos tem que se misturar oleo no deposito de combustivel.

Se o carro tiver parado muito tempo, o oleo acumula no fundo do deposito, assim quando se poe a trabalhar a relação oleo/gasolina fica desiquilibrada e la aparece o fumo azul.

Algum de vos decapou o carro com grenalha?
 
Seja bem-vindo a este grande Portal. A Saab sempre fez grandes máquinas muito evoluídas técnicamente, mas infelizmente pouco divulgadas em Portugal.
No que diz respeito à decapagem com areia, só aconselho essa operação em casos de chapa em péssimo estado, não me parece ser o seu caso.
Hoje existem vários aparelhos (primers) e até conversores de ferrugem que funcionam a 100%.
RS
 
Topo