Alfa Romeo Berlina 1750

Deleted member 1475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Portalista
Alfa Romeo Berlina 1750

Em Junho de 1962, o Autódromo de Monza é o padrinho da primeira família do "Giulia", composta pela Berlina 1600, com a inédita linha "desenhada pelo vento" caracterizada pela traseira curta, pelo 1600 Sprint e pelo 1600 Spider que utilizam as mesmas carroçarias das análogas versões do Giulietta. O novo motor de 4 cilindros retoma o clássico esquema Alfa Romeo com duas árvores de cames à cabeça de comando directo sobre as válvulas e câmera de explosão hemisférica. A cilindrada, de 1600 cm³, coloca a gama Giulia num segmento de mercado de dimensão europeia e é a premissa para iniciar uma política mais incisiva de penetração nos principais mercados internacionais. No ano seguinte nascem o Giulia Ti Super com motor potenciado ( de 92 para 112 CV ) e o Giulia Sprint GT com uma nova carroçaria desenhada por Bertone. Este é o primeiro modelo Alfa Romeo inteiramente constuído na nova e avançadíssima fábrica de Arese. Seguem-se o Giulia GTC Cabriolet, o Giulia Sprint Speciale idêntico em termos de linha ao mesmo modelo Giulietta e o Spider Duetto, realizado por Pininfarina, até então em produção com algumas variações estílisticas. Em 1967, junta-se ao Giulia Ti uma nova berlina, maior e mais moderna, dotada de um motor sempre de duas árvores e quatro cilindros, mas de maior cubicagem: 0 1750 que retoma um nome pleno de significado para a história da Alfa Romeo.


A série 105 Berlina ("sedan em italiano") , foi introduzida pela Alfa Romeo em 1967, e terminou a sua produção em 1976. A Berlina foi um pouco alargada e actualizada a versão do Giulia sedan, que tinha sido introduzida em 1962. Por sua vez, a Giulia foi bastante alterada em relação ao Giulietta sedan, que tinha sido produzida em 1956.

A Berlina é um sedan de quatro portas, cinco lugares, tem um 1779 cc ou 1962 Cc quatro - cilindros , duas árvores, motor em alumínio à frente, uma transmissão manual de cinco velocidades ou (em alguns casos), três velocidades de transmissão automática, travões de disco às quatro rodas, suspensão dianteira independente.

O estilo e o regime geral da Berlina foi fortemente baseada na Giulia sedan, embora o corpo tenha sido reestilizado por Marcello Gandini na Bertone . Bertone. Os componentes mecânicos são funcionalmente idênticas e permutáveis, e a estrutura básica é muito semelhante.

Em geral, os principais componentes da Berlina, incluindo o motor, transmissão, travões, suspensão, drivetrain, sistemas eléctricos interruptores e controles, são idênticos com os mesmos componentes do contemporâneo GTV e Spider . No entanto, o corpo, interiores, iluminação, detalhes e acabamentos da Berlina é distinta do GTV e Spider na maioria dos casos.

Alguns itens, relacionados com o chassi longo da Berlina, tais como o sistema de escape, linhas de combustível, cabo do travão de estacionamento, e driveshaft, são idênticos em termos de conceito, mas ligeiramente mais longo e diferente na execução.
 

Anexos

Deleted member 1475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Portalista
O Motor...:cool:
A minha Berlina 1750 tem:

Motor: 4 cilindros em linha longitudinal, cilindrada de 1779 cm3 , potencia 132 CV a 5500 rpm, dupla árvore de cames à cabeça alimentado por 2 carburadores Weber
5 Velocidades
Pneus 165 SR 14

Comprimento :4390 mm;
Largura: 1565 mm;
Peso: 1110 kg.

Velocidade Máxima 180 km/h , consumo 11,6 l/100 km...

:D:cool:
 

Anexos

Deleted member 1475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Portalista
O Exterior...:huh:
 

Anexos

Deleted member 1475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Portalista
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=Y0LGPAIMMUI&mode=related&search="]YouTube - Alfa Romeo 1750 Berlina (1971)[/ame]

:D
 

Deleted member 1475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Portalista
E um restauro corajoso de uma Berlina...;)

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=hTxv00xRf1I"]YouTube - Golan's Alfa Romeo Berlina 2000 - Restoration[/ame]
 
Eu por regra sou sempre algo comedido nos elogios, mas esta merece bem um rasgado elogio devido a ser um clássico raro nos dias que correm e de estar em excelente estado.
Por isso...

PARABÉNS!
 
Topo