Alfa Romeo 75 2.0 T.Spark (1993)

Clássicos Modernos

Alfa Romeo 75 2.0 T.Spark (1993)

OP
OP
Miguel Gomes Dinis
Pois é isto mesmo.

De 85 a 87/88 saíam com estes:

1.jpg

De 87/88 a 89/90 com estes:

2.jpg

De 90 até ao final de série com estes:

3.jpg

Entretanto, encontrei uma foto no arquivo do historial do meu carro que o comprova.

No dia do toque:

received_564583327479233.jpeg

Ainda com o farolim direito original e com os chuventos que entretanto se perderam. O esquerdo, tal como o para choques, ficou danificado.

E como tal para que não ficasse um de cada cor, apareceram os que lá estão e moram até hoje:

received_620118232154005.jpeg

Portanto, e não obstante os meus farolins estarem bons, o esquerdo perfeito, e o direito com uma estaladela de meio cm na dobra interior do farol, que não se vê, estou comprador de um jogo de farolins vermelhos. Se alguém souber agradeço que me indique por favor.

Naturalmente que quantos aos farolins será bastante mais fácil, porque até o difícil se alcança. Lembram-se disto?

IMG_20200509_102218.jpg

Pois isto, depois de um episódio com a Alfândega, acabou efectivamente por chegar, e "isto", nada mais é do que:

IMG_20200509_104507.jpg

IMG_20200509_102243.jpg

IMG_20200509_102228.jpg

Isto...

Vieram com um bonus de mais uma calha que não preciso, porque estão no carro.

IMG_20200509_104600.jpg

Uma saga complicada esta simplesmente porque isto não existe. E das poucas vezes que aparece os valores são obsecenos, muitas vezes não garantindo sequer uma condição de acordo com o preço.

Um companheiro alfista na Noruega condoeu-se da exaustão da minha pesquisa e vendeu-me estes por um valor bastante mais simpático. Não estão novos, mas são totalmentente recuperáveis e cumprem com aquilo que eu determinei como condição fundamental, não estão estalados, quebrados ou partidos, estão completamente íntegros, e têm o logo e referência de fábrica totalmente visíveis sem qualquer tipo de falhas. Estão os dois riscados, um mais do que outro, mas vão ficar iguais a novos depois de lixagem com lubrificante, químicos e lixas de várias (e muito finas) abrasividades, polish e cera finais. Não sei se os montarei no carro ou se simplesmente vou ficar com eles apenas porque era a única coisa que me faltava e que o carro trazia de fábrica.

A coisa só se complicou a meio do processo porque não me lembrei que a Noruega não faz parte da UE, consequentemente do espaço Schengen, e portanto não está ao abrigo dos acordos aduaneiros entre países. Burocracia inesperada para coisa tão simples que envolveu volumosa troca de emails e só desbloqueou com telefonema a amigos, que de facto quem os tem não morre na cadeia... enfim. Coisa perigosa, um par de chuventos usados para um carro de 1993...

E agora, vamos à busca dos farolins. :)
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Eu gosto mais dos farolins que tens, dão um look, na minha opinião, mais moderno mas compreendo claro que a questão da originalidade é muito importante em clássicos, eu próprio começo a ser algo paranóico mas sem loucuras ainda hehe
 
Muitos parabéns pela compra.
Conheço este carro da altura em que era do Eduardo Cabreira. Sempre adorei o vermelho e com essas jantes ...hmmm maravilha!
Que aproveites muito e bem é o que desejo mantendo sempre o carro com esse bom aspecto que o tem caracterizado ao longo dos anos.:thumbs up:
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
É tão bom vir ao Portal e ver um tópico destes!

Excelente @Miguel Gomes Dinis !!!

Adorei o pormenor do rádio, lindo por sinal, o porMAIOR dos chuventos e o facto de haver 3 séries de farolins. Esta ultima série desconhecia. Até poderei ajudar nos farolins, se calhar até devo ter uns destes, mas só o saberei na próxima deslocação ao estaminé onde guardo as peças, coisa que pode ainda demorar um tempo... :(
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Parabéns pela compra @Miguel Gomes Dinis.

Deixo uma opinião: deixa-os ficar montados no carro. É para isso que foram feitos e é lá que ficam bem.

Há uns posts atrás disseste:

"De resto, se tudo isto que vivemos nos diz alguma coisa, é que devemos ser mais arrojados no uso daquilo que damos como certo."

Portanto... toca a ser arrojado e dar uso a uma peça que te deu tanto trabalho a conseguir. O carro está guardado em garagem, não está exposto ao sol e de certeza que lhes deste o tratamento condigno para durarem muito mais anos.

Em relação aos farolins vou também ver o que me aparece pela frente já que são várias as noites passadas nos olx's desta vida a navegar na maionese e a procurar tudo e nada ao mesmo tempo. É como se fosse uma televisão...
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
@Pedro Pereira Marques fazes falta por aqui.

Quanto aos farolins seria óptimo. O paciente italiano cá estará para os receber, demore o que demorar.

Pois, tenho andado um pouco ausente... :( acho que esta coisa do vírus veio influenciar o meu humor negativamente, enfim.

Já estive a ver uns que aqui tenho montados num Twin Spark da segunda série, mas são iguais aos teus. Agora só mesmo esperar que vá a Lisboa ver o resto que para lá anda.
 
OP
OP
Miguel Gomes Dinis
@Miguel Gomes Dinis tenho boas e más notícias:


São destes que estás à procura certo?

Obrigado @Pedro Pereira Marques. Os preços sao são esses. Lei de mercado. São os mais raros dos 3 que foram produzidos. Ando a ver 2 ou 3 pares em Itália, e a avaliar o rácio condição /preço. No spider s4 os valores são muitíssimo mais dramáticos. Tenho vontade de comprar um jogo de réplicas (também inflaccionadas ao infinito - mas pelo menos existem) e guardar os originais para prevenir azares

Entretanto fui buscar as 4 rodas com as Benzoni originais. ( a quinta esta no seu respectivo lugar na mala como pneu suplente).

IMG_20200710_132617.jpg
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Obrigado @Pedro Pereira Marques. Os preços sao são esses. Lei de mercado. São os mais raros dos 3 que foram produzidos. Ando a ver 2 ou 3 pares em Itália, e a avaliar o rácio condição /preço. No spider s4 os valores são muitíssimo mais dramáticos. Tenho vontade de comprar um jogo de réplicas (também inflaccionadas ao infinito - mas pelo mrnod existem) e guardar os originais para prevenir azares

Entretanto fui buscar as 4 rodas com as Benzoni originais. ( a quinta esta no seu respectivo lugar na mala como pneu suplente).

Ver anexo 1177419

Maravilha!!

De qualquer modo também para dizer que já estive a ver e não tenho farolins. :(
 
OP
OP
Miguel Gomes Dinis
Quem procura sempre encontra!
Apenas por curiosidade, foi em Portugal?

Não, foi em Itália onde ainda aparece alguma coisa.

Curiosamente e contrariamente ao normal, farolins da primeira série ainda se apanha alguma coisa mesmo cá no burgo e a bom preço. Da última série não se vê. Ou melhor, até se vê agregados a carros onde não lhes pertence, mas por receio ou inércia do proprietário em encontrar no mercado as peças certas as pessoas não vendem.

Este tipo de pesquisa tem coisas efectivamente curiosas, e uma delas é que o mercado nacional tem peças, que muitos julgam caras, mas que são efectivamente a bom preço (quando existem). Apesar da maior disponibilidade em outros mercados, Itália em particular, os preços são bastante mais altos, o que tem muito que ver com o reconhecimento do modelo lá fora. (séries de homologação já não têm preço, os V6 andam na casa dos 20 altos a 30 mil euros, assim como os turbo potenziata, os turbo/turbo America na casa dos 20 e os 2.0 TS no intervalo dos 12 a 15 mil. Acrescentar só que não gosto da ideia, como já disse várias vezes, da especulação associada ao mercado dos automóveis e clássicos porque tem por objectivo alimentar a cadeia de agiotas e especuladores que nada acrescentam a quem efetivamente gosta disto. Dito isto são os únicos elementos que fornecem dados sobre a forma como determinado modelo é apreciado, aceitado ou desejado. E efectivamente o nosso mercado é demasiadamente inculto automobilisticamebte falando e foge sempre para os modelos cliché ou para os clássicos populares que motorizaram a infância de muitos.

A outra, e que decorre desta primeira, é que não vale a pena esperar pela melhor oportunidade para ir de encontro ao valor que imaginamos por determinada peça. Vale a pena fazer uma análise ponderada do mercado e apurar um valor padrão. Tudo mais serão quimeras, lixo ou efectivamente boas oportunidades de quem não sabe o que vende (isto não existe).

Resumindo, comprar peças hoje para deixar um exemplar mint é o melhor negócio possível. Vai ser tanto pior quanto mais passar o tempo. Quer na disponibilidade das peças, quer por consequência pelo valor a pagar por elas.
 
Última edição:
OP
OP
Miguel Gomes Dinis
Cá estão eles.

IMG_20200829_112535.jpg

IMG_20200829_112527.jpg
IMG_20200829_112515.jpg
Com isto resolvo duas coisas. Reponho os farolins originais e ao substituindo os que lá estão retiro o do lado direito que estava ligeiramente estalado por outro em excelente estado. Estão de facto imaculados ambos.

Ainda me falta instalar o rádio que lhe comprei e não preciso de ohe fazer mais nada. Talvez arranjar um volante original para ficar de repositório. Não que pretenda substituir o Nardi que fica lá muito bem, mas tal como as jantes pretendo apenas conservar todas as peças dele originais.
 
Topo