Alfa Romeo Alfa Romeo 33 1.5 (907A2)

Diários de Bordo

Alfa Romeo Alfa Romeo 33 1.5 (907A2)

Miguel_Almeida

Clássico
Apesar dos seus "quase" 33 anos de existência, a história desta 33 não é muito longa. Confesso que ainda não tive o tempo necessário para averiguar todos os detalhes mas, baseado no que me foi transmitido pelo antigo proprietário: Decorria o ano de 1990 quando foi comprado novo em Portugal. A família que o adquiriu residia na zona de Ovar - onde o fui buscar durante o dia de ontem 27/12/2022. Entretanto, devido a factores externos, a família decidiu dar um novo lar a este belo exemplar. Na fantástica tonalidade Verde Mirto, o seu 1.5, apoiado pelos duplos carburadores dellorto, conta com 68 000 km e em perfeito estado de conservação mecânico - nunca batido. Conta ainda com uma revisão geral onde foi realizada a substituição da distribuição e líquidos no início de Dezembro de 2022. Esteticamente, apresenta alguns pontos que necessitam de tempo e dedicação para ficar perfeito a nível visual mas apenas o olhar mais atento os consegue detectar.

No momento em que escrevo este pequeno texto este exemplar já fez a viagem de Ovar até ao Porto, sem apresentar qualquer queixa ou lamuria e cheio de vontade de lavrar quilómetros. Existe sempre um certo encanto num clássico italiano, seja o ponteiro da gasolina a funcionar como acelerador, o som metálico que ecoa debaixo do capo nas mais altas rotações ou o típico tablier rachado. A única certeza passa por, num modelo que muitas vezes fica esquecido, este não terá o mesmo destino e que por baixo desta chapa com "quase" 32 anos, nota-se uma alma jovem com bastante vontade de embelezar as estradas nacionais.

Por fim, se algum dos caros leitores reconhecer o exemplar não hesite em mandar DM para partilhar a matrícula e juntos acrescentarmos detalhes a esta bela história.

Caramulo_1.jpg
Caramulo_3.jpg

Caramulo_2.jpg
 
OP
OP
Miguel_Almeida

Miguel_Almeida

Clássico
Passado uns dias desde a compra, já foi possível tirar algum tempo para investigar mais sobre este exemplar. Este exemplar foi realmente vendido a 08/05/1990 à Sra Maria Fátima Marques da Silva - uma pessoa com excelente bom gosto, diga-se de passagem. A venda foi realizada pela antiga Auto-Milano, Lda e a primeira correcção a realizar passa pela localização. O exemplar foi para Oliveira de Azeméis e não Ovar, como mencionado no primeiro post.

No que toca a histórico de manutenção:
A primeira, a 29/05/1991, foi efectuada na Auto-Milano Lda cerca de 1 ano após a compra, onde contava apenas com 8601km.
A segunda, também ainda realizada na Auto-Milano Lda, já apresentava cerca de 20000, em 1992.
A terceira, já com 34075km e realizada na Alves Barbosa Automóvies Lda, no ano de 1996. Aqui perde-se o rasto aos registos de manutenção tendo a última sido realizada aos 66000km, em Dez/2022.

Se alguém conhecer o antigo dono ou possuir mais detalhes sobre este exemplar, não hesite em comentar. Abraço e até ao próximo update. LivroRev_1.jpg

LivroRev_2.jpg

LivroRev_3.jpg
 
Que belo 33!

Para saberes mais sobre os proprietários (não percebi se comprou à proprietária dos documentos ou a terceiros), dá sempre para ir à conservatória pedir o "histórico de proprietários de um veículo". Os dados vêm com o nome completo e a morada do antigo proprietário. Custa 7 ou 8 euros, não me recordo agora!
Acho que vou fazer isso para o meu tank
 
OP
OP
Miguel_Almeida

Miguel_Almeida

Clássico
[Update] 16/01/2023

Depois de identificar e substituir a tubagem de combustível, que já apresentava sinais de desgaste devido à idade, especialmente nos "inlets" dos carburadores, decidi fazer uma pequena afinação para equilibrar a rotação ao ralenti.

Depois de alguma (bastante) leitura arrisquei me a dar um toque na afinação para lhe subir as rotações ao ralenti Já sem fugas, apresentava o ralenti nas 800 a frio e tinha muita dificuldade em pegar mesmo com ar puxado e dois toques no acelerador. Acabava por ir às 500 e morrer. Umas voltas nos parafusos certos - ou pelo menos eu penso que foram os certos - e ficou muito mais estável. Liga à primeira sem esforço a frio e a quente seguindo as instruções do manual. Foi uma noite dura mas teve direito ao regozijo de uma voltinha tardia pelas ruas do Porto. Tanto cuidado e no meio da aventura perdi o conta rotações.

A próxima etapa é desmontar o quadrante para verificar as fichas.
Quanto às afinações, o próximo nível é para quem realmente sabe o que está fazer. thumbnail_IMG_4222_jpg.jpg

thumbnail_IMG_4257.jpg
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Portalista
Não gosto nada destes carros... (modo de ironia no máximo!)

Parabéns pela compra do 33. Parece estar em muito bom estado!

Cuidado a desmontar os manómetros. Há ali parafusos que estão meio escondidos e que partindo fica logo a fazer de chocolateira.
 

António_Vidal

Veterano
Premium
Portalista
Já tinha dado os parabéns pela aquisição noutro lugar, mas agora deixo-os no sítio devido.

A condução dum 33 é qualquer coisa de deliciosa, lembra-te apenas que tens de o conduzir como ele quer ser conduzido (tiques e manias) e não como tu habitualmente conduzes o MiTo ;)
 
OP
OP
Miguel_Almeida

Miguel_Almeida

Clássico
[Update] 10/05/2023 - 69704km

No mês do seu aniversário, chegou a hora de gastar algum dinheiro. Depois de pagar o IUC, faltava renovar a verdinha que nós tanto gostamos.

Apesar do estado honesto deste exemplar, a ansiedade no caminho para o centro de inspecções aumenta sempre. Nunca se sabe o que vai acontecer numa bela quarta-feira de sol.

Surpresa a minha quando, infelizmente, foi reprovado devido ao alinhamento da direcção. Alinhamento esse que ainda contava com os valores de fábrica sem nunca ter sido mexido. Descobri que o alinhamento original de fábrica estava aberto demais ao visitar rapidamente a Brás e Filhos, Lda. Segundo entendi, os valores não estavam adequados aos padrões atuais e a própria Alfa reconheceu o problema em uma comunicação posterior. Recebi essa informação de terceiros e ainda não tive tempo de confirmar todos os detalhes dessa história.

No final das contas, aprovado com louvor. Mais um ano a respirar sem pontadas no peito.

8b9de9d1-bd81-43a9-ad0b-f6bd1844cccf.jpg


f55103d0-2a69-471e-bd66-9c358881889b.jpg


becfdd96-0bb8-4d94-9dc2-4ba891e47cb9.jpg
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Surpresa a minha quando, infelizmente, foi reprovado devido ao alinhamento da direcção. Alinhamento esse que ainda contava com os valores de fábrica sem nunca ter sido mexido.
Mesmo sem nunca ter sido mexido, esses valores são facilmente alterados pelo uso, o desgaste da suspensão, encostar num passeio ou cair num buraco, ou até mesmo ligeiras cedências da carroçaria, é perfeitamente normal.
 
OP
OP
Miguel_Almeida

Miguel_Almeida

Clássico
[Update] 10/09/2023 - 71234km

Mais um ano, mais uma visita ao Caramulo Motorfestival. O dia começou cedo, saímos do Porto com o Drivers Cult, um conjunto incrível de entusiastas de automóveis de diferentes backgrounds e diferentes marcas. O nosso primeiro destino foi Campia, nos arredores da Vila do Caramulo, onde um punhado de amigos estava à nossa espera para se juntar à caravana de carros. Chegar ao Caramulo Motorfestival é uma experiência que todos os apaixonados por carros deveriam viver pelo menos uma vez na vida. Mais de 40 carros, desde clássicos a desportivos, com mais ou menos cavalos a ecoar pelas sinuosas estradas nacionais de Viseu, todos em perfeita sintonia.

Sem demoras, somos agraciados com a famosa estrada em paralelo que nos leva à entrada do paraíso (Caramulo Motorfestival). Entrada essa que, reza a lenda, apenas se revela aos verdadeiros aficionados, aqueles que no caminho para lá conseguem atingir o redline do conta-rotações do seu companheiro de viagem e que apresentem uma lata de WD-40 no porta bagagens. Apesar da chuva ter afastado algumas pessoas este ano, a quantidade e a qualidade dos carros presentes eram inigualáveis. Desde um impecável GT40, um Carrera GT e um Jaguar XJ200 até ao novo Maserati MC20 e à nova edição Centenário dos Alfas (infelizmente, não tivemos a honra de receber o novíssimo Alfa 33 Stradale). O melhor dia do ano é em setembro, e este deu-nos a oportunidade de conhecer o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato.

Para tornar tudo ainda mais especial, foi a primeira vez que tive a oportunidade de conduzir o incrível 33 pela rampa do Caramulo e fazê-lo gritar todo o caminho até ao topo, entre outros aficionados. Foi um dia inesquecível e uma experiência que nunca esqueceremos. Mal podemos esperar pelo próximo ano!



image0.jpeg
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Olá @Miguel_Almeida, apesar de já ter lido este DB e acompanhar, inclusivamente vi este 33 ao vivo no Caramulo, nunca aqui tinha comentado.
Desde já parabéns pela escolha e pelo exemplar, qualquer coisa que eu possa ajudar, apita.
Para já deixo apenas uma nota:
O teu exemplar não é um 907B.
Os números dizem respeito à série, sendo o 905 reservado às duas primeiras e o 907 à terceira e derradeira série dos 33.
Já a letra diz respeito ao tipo de carroçaria, A para a berlina e B para a SpotWagon.
A designação correta do teu é 907A2.
3ª série, berlina, motor 1490cm³ carburado de 105cv.
Irmão mais velho do 33 preto do @José de Sá, que por sinal já foi meu :)
 
OP
OP
Miguel_Almeida

Miguel_Almeida

Clássico
Olá @Miguel_Almeida, apesar de já ter lido este DB e acompanhar, inclusivamente vi este 33 ao vivo no Caramulo, nunca aqui tinha comentado.
Desde já parabéns pela escolha e pelo exemplar, qualquer coisa que eu possa ajudar, apita.
Para já deixo apenas uma nota:
O teu exemplar não é um 907B.
Os números dizem respeito à série, sendo o 905 reservado às duas primeiras e o 907 à terceira e derradeira série dos 33.
Já a letra diz respeito ao tipo de carroçaria, A para a berlina e B para a SpotWagon.
A designação correta do teu é 907A2.
3ª série, berlina, motor 1490cm³ carburado de 105cv.
Irmão mais velho do 33 preto do @José de Sá, que por sinal já foi meu :)
Olá Rafael,

Agradeço pelo teu comentário e observação atenta. Tens toda a razão, trata-se de um 907A2. Bem observado!

E, de facto, parece que os 33 estão a marcar presença em força no portal!

Obrigado mais uma vez e cumprimentos!
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Curiosidades...
DataSheet.png
Nr. de quadro ZAR90700005631688
Nr. de motor 0006412
Nr. de manutenção (Ricambi) 05448638
Data de fabrico 06/Abril/1990

Alfa Romeo 33 M3/V1
Mecânica 3 (1.5)
Variante 1 (Médio 4x2)


FabricsCodes.png
Revestimentos interiores
 
Topo