Ajuda Motor crossflow Vs Pinto (1600)

miguelcristovao

Portalista
Portalista
Olá a todos
Para quem não conhece, sou o Pedro e tenho em fase de restauro um Capri 1600 GT XLR de 72, com motor Kent ou crossflow, carburador duplo Webber.

Surgiu a oportunidade de ficar com algumas peças de um Cortina GL de 1981, volante à direita, antes que este fosse para a sucata...ainda por cima o motor do Cortina foi reparado a uns anos atrás e sempre o conheci a andar, visto que é de um vizinho..

Comprei então (HOJE) o motor 1600 que tem carburador duplo mais caixa de velocidades (4)
Talvez fique ainda com radiador mais as jantes

A minha dúvida é a seguinte:
-O pinto dá para comocar no Capri sem problemas?

-Que potencia tem o motor do Cortina?tirei tampa do filtro de ar e só vi um carburador duplo...

Que motor oferece melhores prestações?


Agradeço desde já a vossa ajuda!
Quem quiser acompanhar o restauro, tenho tópico na área dos Restauros.

Obrigado!
 

Carlos Antunes

Fordmaníaco
Portalista
Boas. Há possibilidade de colocar o motor pinto no Capri, pois este também foi montado neste modelo. Porém penso que há diferenças a nível de apoios do motor e provavelvente da furação da cx. de velocidades. O motor pinto tem mais potência o kent (x-flow). Penso que são estas as principais dificuldades e diferenças, mas haverá de certeza aqui no Portal alguém que já passou por essa experiência. Um bom Natal. Cumps.
 

miguelcristovao

Portalista
Portalista
Obrigado pelo comentário Carlos:D

Mas eu tenho a opção de ficar com apoios de motor e tudo do Cortina, queria era saber mesmo as vantagens do motor face ao que o Capri tem...
e specs, potencia, etc...

Cumprimentos
 

Carlos Antunes

Fordmaníaco
Portalista
Sim. Pelo que sei o pinto tem mais potência e é bem mais rápido a desenvolver. Quanto ao resto se tens vontade, tudo se consegue com + ou - trabalho. Eu no meu escort 1100 que estou a "replicar" para RS 1600 vou por um 1600 X-flow que é igual ao do meu Capri.
 

miguelcristovao

Portalista
Portalista
Eu nunca andei nem conduzi Ford com motor crossflow ou pinto 1600..por isso preciso da vossa ajuda!

Já vi que o 1600 pinto pode ter 88 cavalos, é correcto?
Mas os valores tambem aparecem de 70, 73 cavalos...o que são menos 10 que no Crossflow!

A unica coisa que vi no motor do Cortina é que tem o carburador Duplo...existem 1600 pinto com carburador simples ou são todos duplos?

Que faço à minha vida?:(

Cumprimentos..
 
Acho que essa mudança não trás vantagem nenhuma. Os dois motores, de origem, são compareis em termos de performance com a agravante do pinto ser mais pesado.
Não vale o esforço, pois deve ser preciso mudar o carter, apoios, embraiagem, etc., para no fim o carro ficar a andar o mesmo.

Eu mantia o Kent, além de ser o original é uma motor muito mais carismático que o Pinto 1600 que ninguém conhece e só vai tirar valor ao carro.
 
Ola Miguel C. quanto à tua dúvida qualquer pessoa amante de ford te vai dizer para ficares com o crossflow. Pois sera sempre a melhor opção; mais leve mais rotativo, quanto a potências são muito identicas. Sempre podes aumentar de pôtencia ao crossflow, se não me engano podes leva-lo aos 185 cv. haja dinheiro para isso ,por isso não te preocupes com potências de um ou de outro motor, vai à pagina da Burton power e dá uma olhadela. Quanto ao motor em si tb tem muito mais valor em euros que o pinto. Força ai no teu restauro.
 

Bruno Mateus

Veterano
apesar de ser um tópico antigo, digo-lhe o que sei pelo que li na tentativa de me informar sobre o meu capri.
falo entao de um 1600 Gt mkII que possui entao um Pinto 1600 de 88 [email protected], as diferenças relativamente aos pinto 1600 com menores potências (desta série) devem-se ao carburador webber duplo e aos colectores de escape "tipo spaghetti".
se estivesse no seu caso deixaria o crossflow uma vez que se encontra a funcionar e sempre e o original...
 
Topo