Ajuda - Bomba Injectora Seat Ibiza 1.9D 1997

Bruno Raposo

Clássico
Boas a todos os portalistas!

Antes de mais, peço desde já desculpa se estou a abrir este tópico na secção errada. Caso esteja, agradeço que seja movido para o sitio mais correcto ou, caso não se encaixe nos padrões do Portal, procedam à sua eliminação :)

Há algum tempo que tenho um "problema" com o "charuto" da minha esposa, que nos últimos tempos tem vindo a ser o meu daily no percurso casa-trabalho-casa.
Trata-se de um Seat Ibiza 1.9D de 1997 (OK, nunca será um clássico :xD: )

Acontece que a pegar em frio, o carro fica com o relantim bastante baixo (600/700rpm) e somente ao fim de um bocado ( +/-3 minutos) estabiliza nas 900/1000rpm. Esta estabilização acontece quando as velas incandescentes deixam de receber energia (já comprovei isso com o multímetro).

Eis a bomba injectora do mesmo:



Julgo eu, e espero que não esteja a dizer nenhuma asneira, que esta bomba tem um avanço eléctrico para que supostamente quando o carro está frio, fazer com que o mesmo "fique um pouco acelerado":



Esta "válvula" não está a funcionar, ou pelo menos nunca a vi actuar, e é essa a minha dúvida: como funciona este "avanço eléctrico"?
Se afinar o relatim a frio às 900rpm, em quente fica nos 1200rpm ou mais. A minha ideia de funcionamento da dita "válvula" seria que, em frio, fizesse recolher o cabo ("avançando" a bomba) e à medida que fosse aquecendo voltasse ao ponto em que está, é assim? Com uma chave de fendas consigo fazer a patilha (+ ou - aceleração) funcionar.

Este carro sempre teve por vezes uns comportamentos eléctricos meio "estranhos"!
Não sei se estará relacionado com isto ou não, mas é uma situação no mínimo caricata, que vou tentar explicar:
Muitas vezes acontece-me, de manhã e com o carro totalmente frio, ligar a chave e a luz da resistencia não acender.
:eek:

Se der imediatamente ao motor de arranque, o carro pega normalmente. Se desligar a chave e voltar a ligar, a luz da resistencia já acende, apaga "dentro da normalidade" e o carro já pega com "mais dificuldade". Acontece-me também ter o carro parado 4 ou 5h após uma viagem de 15 minutos (e isto em pleno inverno e dias bem frios) e a situação ser semelhante... Julgo que não seja normal!
Também tem queimado velas incandescentes com frequência (OK, nunca levou novas a estrear, pois tenho colocado "stock" de usadas que tinha de outros motores), chegando a ter andado somente a "pegar" com uma vela OK, isto no Verão!

Alguém me consegue dar uma ajuda? :)

E peço desculpa desde já pelo longo texto! :ph34r:

PS.: eis algumas fotos do "carro de guerra":

 
Topo