1º Projecto - Renault 4L 1981

ricardonaoda

YoungTimer
Ora então,

Depois de alguns anos a alimentar a ideia, eis que avancei para a compra de uma Renault 4L. Sempre foi um carro que fez parte do meu imaginário, de alguns com que me fui cruzando e pela ligação à Guarda, de onde sou natural.
Mesmo não tendo grandes conhecimentos de mecânica ou de carros clássicos, o bichinho de aprender alguma coisa deste mundo já vinha de algum tempo e sempre passaria por me iniciar com uma 4L que me permitisse aprender e ao memo tempo desfrutar não só do destino - ter um carro clássico - como da viagem - o processo de restauro.

Tentando manter um orçamento algo contido, e depois de alguma atenção ao mercado, eis que surgiu uma oportunidade e decidi avançar:

Aqui está a menina:
IMG_0093.JPG
Renault 4L 1123, de 1981.

Não cumpre uma das ideias iniciais, de ter sido fabricada na Guarda, mas acabou por me conquistar por algumas características:
- Modelo antigo, com as dobradiças por fora das portas
- Bom estado de conservação, a precisar de pequenas intervenções na chapa mas sem grandes mazelas de maior, mesmo nos fundos e chassis. Os guarda-lamas foram mudados por 2 novos (únicos não originais) e ainda mantém a cor do aparelho, algo a corrigir em breve, assim como a faixa do capot, "para disfarçar a cor dos guarda lamas" :D
- Interiores em excelente estado, originais
- Mecânica aparentemente bem, a circular e com IPO de junho 2017.

Ainda não lhe consegui dedicar muito tempo, e por motivos profissionais não será uma prioridade até Outubro. Vai servir para alguns breves períodos de alivio de stress ao final do dia nesta fase, onde conto ir desbravando algum do percurso :)

Como disse, sou absolutamente iniciado nestas lides, pelo que conto com a ajuda preciosa do Fórum para as (mais que previsíveis) questões que venham por diante.

Deixo-vos algumas fotos, ainda não tenho muitas mais...

IMG_0092.JPG
IMG_0298.jpg
IMG_0154.JPG
 

Anexos

  • IMG_0093.JPG
    IMG_0093.JPG
    292.9 KB · Vistos: 237
  • IMG_0092.JPG
    IMG_0092.JPG
    210.4 KB · Vistos: 240
  • IMG_0154.JPG
    IMG_0154.JPG
    240.1 KB · Vistos: 236
  • IMG_0298.jpg
    IMG_0298.jpg
    188.3 KB · Vistos: 235
Última edição:

Paulo Bombaça

Veterano
Parabéns pela compra é um excelente automóvel para te iniciar nestas lides, mecânica fácil, peças baratas, etc. Tira quando poderes umas fotos ao coração da máquina, e se precisares de ajuda é só apitar.
 

JoaoBaleiras

Clássico
Bela máquina.

Também sempre tive uma certa "pancada" por 4L, até porque em criança andei ainda uns anos à boleia no verão quando o avô de um amigo meu nos levava à piscina.

Força com o "jipe dos pobres", e vai actualizando isto.

Cumprimentos.
 

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Olá Ricardo, seja muito bem-vindo cá ao burgo, uma escolha bastante sensata enquanto primeiro carro... Que saudades que tenho da minha! :D

É um bom modelo para se iniciar neste fantástico mundo dos automóveis clássicos, sobretudo tendo a vantagem de existir muita coisa para 4L seja no plano estético ou mecânico.

Pelas fotografias que aqui colocou e atendendo ao que estou ver, vou lançar o palpite de que isso é uma TLC, ou seja, os últimos modelos das 1123 (motor 845cc) antes da chegada das GTL... Se for esse o caso, penso que ainda foi produzida na Guarda.

Enquanto o caro amigo não nos brinda com mais umas fotos, vou entrar numa fase especulativa, mas à partida parece-me estar tudo no sítio, apenas com a nota do retrovisor (que deveria estar fixo no tablier) e o para-choque dianteiro que está ao contrario...;)

Já agora, o capot tem reforços estruturais no interior...?

Quanto às fotos, se puder arranjar umas do compartimento do motor, ficava(mos) muito agradecido(s)... :p As placas de identificação, código de pintura, etc... Isso já deve chegar para desvendar a identidade do carro. :rolleyes:

Continuação de bons trabalhos...
Abraço
 
OP
OP
ricardonaoda

ricardonaoda

YoungTimer
Obrigado a todos pelos comentários.

@João Pegadas é exactamente uma TLC.
Quanto ao pára-choques da frente, também achei que estaria ao contrário. Hoje numa pequena incursão à garagem já o virei e percebi a razão de estar assim... Os apoios não estão muito famosos, e esta é a maneira dele ficar minimamente orientado, se colocado direito fica a apontar para o céu :mellow:. Mais uma coisa para a to do list...

Entretanto tirei fotos às placas com os códigos e estou algo supreendido, porque são diferentes de tudo o que tenho encontrado. Aqui ficam:

IMG_0365.JPG
IMG_0367.JPG
IMG_0369.JPG

Por exemplo, na primeira placa, com o número de série, por que razão as taras estão todas a zero? :ph34r: Será que foi mudada??
E não deveria ter o ano de fabrico a seguir ao símbolo da última linha?

Outra dúvida foi na placa oval, do 1123, pois não consigo encontrar o significado para o código que aparece depois.
E esta é uma das coisas que procurava, pois queria confirmar o código da pintura original, uma vez que é essa que considero manter.

E já agora, que significam estes códigos?
IMG_0366.JPG

Desde já obrigado pela ajuda.
 

Anexos

  • IMG_0365.JPG
    IMG_0365.JPG
    51.5 KB · Vistos: 181
  • IMG_0366.JPG
    IMG_0366.JPG
    72.9 KB · Vistos: 179
  • IMG_0367.JPG
    IMG_0367.JPG
    107.1 KB · Vistos: 181
  • IMG_0369.JPG
    IMG_0369.JPG
    76.6 KB · Vistos: 180

Paulo Bombaça

Veterano
Acho que a placa é mais ou menos normal estar assim a zero, acho que a minha também está mas só confirmando, na montagem das R4 existia sempre algo estranho :lol:. Na placa oval o número por baixo é o número de fabrico.
O código da última foto é a referência da tinta pela qual te deves orientar.
 
OP
OP
ricardonaoda

ricardonaoda

YoungTimer
Cá estou de volta. Obrigado @Paulo Bombaça pelo feedback, a cor parece-me mesmo ser a 170 :thumbs up:
Como tinha dito no início o tempo não ia ser muito para este projecto, pelo menos até ao final deste mês, mas ontem consegui tirar um bocadinho da tarde. Para já ainda não tenho andado muito com ela, só por a trabalhar na garagem e pouco mais. Estou a tentar perceber o que está ok ou ko, para depois avançar para a recuperação.

Desde o início que notava na garagem onde ela está um cheiro muito intenso, que me parecia gasolina. Tinha também notado uma pequena mancha no chão, junto à traseira. Ontem fui então investigar o problema e tal como suspeitava tenho uma fuga de gasolina na zona do depósito... :unsure:

Não tinha muito tempo, e a minha inexperiência faz com que a mais simples das operações seja algo demorada, mas deu para "abordar" a coisa por baixo. Do que dava para ver, o depósito parecia húmido por dentro da protecção. No olhal de abertura dava para ver que o bouchon do depósito tinha uma gota.
Limpei para avaliar se refazia (pelo menos demora...) e tentei tirar a protecção para ver e limpar o depósito todo:
Unknown-4.jpeg Unknown-3.jpeg Unknown-2.jpeg
A ideia não me pareceu má, mas a execução esbarrou no terceiro parafuso:
Unknown-5.jpeg
É inacessível por baixo, e como o tempo escasseava não consegui ir verificar se se consegue retirar a partir do habitáculo. Terá de ficar para a próxima.. Toda a ajuda/dica é bem-vinda :blush:

Por fim, para ajudar à festa, notei um barulho diferente do habitual mesmo por baixo do banco. A exploração permitiu-me adicionar mais um ponto à to do list:
Unknown.jpeg
A linha de escape também vai precisar de ser revista :D

O ponto positivo foi o facto de ela pegar (à segunda), mesmo após estas semanas parada! Estou algo receoso que a fuga acabe por esgotar a gasolina.. Vou ter que repor sempre antes de sair até ter o assunto resolvido. Poderá ser só o aperto do bouchon? Como é a melhor maneira de tratar o depósito?
 

Anexos

  • Unknown-2.jpeg
    Unknown-2.jpeg
    170.5 KB · Vistos: 39
  • Unknown-3.jpeg
    Unknown-3.jpeg
    182.4 KB · Vistos: 36
  • Unknown-4.jpeg
    Unknown-4.jpeg
    196.7 KB · Vistos: 35
  • Unknown-5.jpeg
    Unknown-5.jpeg
    262.8 KB · Vistos: 41
  • Unknown.jpeg
    Unknown.jpeg
    198.5 KB · Vistos: 30

Paulo Bombaça

Veterano
Bem vindo de volta :)

Em relação ao deposito ainda tens o resguardo? Não é normal eu por exemplo não tenho e acho que a maioria. Para retirares esse parafuso tens acesso pelo interior por vezes consegues alargar a porca por baixo que ele não roda. Como tens resguardo é mais difícil identificar de onde é a fuga possivelmente o tubo de borracha que sai do deposito, são dois. Já me aconteceu é fácil mas trabalhoso. Outra coisa as R4 cheiram sempre a gasolina :xD:. Boa sorte na resolução ;)
 
OP
OP
ricardonaoda

ricardonaoda

YoungTimer
Boa tarde,

As notícias não são muitas, e pouco animadoras... O carro tem estado parado, eu também estive uns meses fora e sem tempo para me dedicar a este projecto.
Como continuava sem conseguir acesso ao depósito acabei por ir ao mecânico. Levantou o carro e tirou o depósito e percebemos que não dá para reparar.. Assim estou pendente de arranjar um depósito, entre novo (que está difícil) ou usado em bom estado (ainda mais difícil...)

Como tudo isto é uma aprendizagem, serve para me inteirar deste mercado!

Um abraço e bom ano a todos. Qualquer ajuda para esta procura é bem-vinda!
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Boa tarde,

As notícias não são muitas, e pouco animadoras... O carro tem estado parado, eu também estive uns meses fora e sem tempo para me dedicar a este projecto.
Como continuava sem conseguir acesso ao depósito acabei por ir ao mecânico. Levantou o carro e tirou o depósito e percebemos que não dá para reparar.. Assim estou pendente de arranjar um depósito, entre novo (que está difícil) ou usado em bom estado (ainda mais difícil...)

Como tudo isto é uma aprendizagem, serve para me inteirar deste mercado!

Um abraço e bom ano a todos. Qualquer ajuda para esta procura é bem-vinda!

Ricardo, olha aqui!

Renault / All

Abraço.
 
Topo