Boas.
Esse aditivo anti-fumo da STP é a melhor maneira de dar cabo de um motor, ou de esconder bielas a bater, etc....no sentido de vender o carro de seguida ( truque utilizado por alguns vendedores de automóveis menos honestos...
)
O dito aditivo parece caramelo liquido e já ví um motor de um VW carocha ter de ser aberto pois entupiu as varetas do óleo....
Passando as respectivas publicidades, eu normalmente faço o seguinte quando adquiro um novo classico e nunca tive qq problema :
1º Antes de trocar o que quer que seja, adiciono ao óleo usado um aditivo de limpeza interna do motor chamado Motor Cleaner da Wynn's. Coloca-se o motor a trabalhar ao ralentí cerca de 15 minutos e deixa-se arrefecer durante cerca de 30minutos.
Este aditivo retira de dentro do motor todo o óleo usado, impurezas, lamas tóxicas e carvão ( já ví sair pedras de carvão de dentro do motor com este aditivo...).
2º Dreno o óleo antigo e troco o filtro de óleo por um novo.
3º Adiciono um aditivo da marca Slick50 ou Wynn's Gold ao motor e completo até ficar a nível com Castrol GTX 20W50 ( era o óleo recomendado por ex. pela Datsun em 1971 ) e por vezes Tb uso o Castrol GTX3.
O Slick50 proporciona protecção adicional ao motor durante 80.000km's e o Wynn's por 40.000Km's. Eu noto bastante a diferença com estes aditivos, após cerca de 1.000km's o aditivo já rodou em todo o motor, e a frio o motor parece estar quente, pois reduzem a fricção em cerca de 40% devido á camada de teflon que fica aderida internamente ás paredes dos cilindros. Fica um pouco mais caro este tipo de revisão ( O Slick50 é cerca de 45Euros ), mas os benefícios para o motor são na minha opinião significativos.
4º A cada 4 a 5.000km's troco o óleo do motor, sempre por um 20w50 ou 15w40, nunca uso nada acima destas específicações, pois os sintéticos não são adequados para veiculos antigos ( isto segundo o que tenho lido em várias revistas clássicas ).
5º Na cx de velocidades e diferencial traseiros tb troco sempre a valvolina e adiciono redutores de atrito da Slick50 ou da Wynn's.
Espero ter sido útil.
Cumps
Jorge
Jorge Joaquim Santos disse:
Saudações!
A minha experiência reporta apenas aos clássicos dos anos 70 e 80. Normalmente, as indicações do fabricante devem ser seguidas, tendo em linha de conta o clima onde o veículo funciona. Moro no Norte e normalmente uso óleo mineral 15W40 de marca insuspeita (Mobil, Shell) e troco-o todos os anos (óleo e filtro) ou cada 4000 Km (o que ocorrer primeiro). Nos climas mais quentes não é de excluir a utilização de 20W40 ou 20W50, que penso que deve ser trocado com maior frequência.
Utilizei uma vez um aditivo antifumo da STP, mas o resultado foi catastrófico. Aumentou de tal forma a pressão de óleo, que o rebentou com o filtro.
Cumps!