Restauro/recuperação - Carrinha VW de 1968

OP
OP
J
Olá a todos.
É impressionante aperceber-me que passou um ano e que pouco ou nada fiz na carrinha.
No entanto, nos últimos meses, por causa destes tempos estranhos que vivemos actualmente, deu para avançar um pouco e ultrapassar algumas etapas que me preocupavam, apenas pela minha falta de experiência. Ainda me falta uma, que é mexer nos travões, mas espero fazer isso em breve.
Para já, resolvi a maior parte da instalação eléctrica. Faltam-me pequenos pormenores, mas o principal está feito. Com a ajuda de um esquema mais correcto do que os que tinha anteriormente e um par de mensagens trocadas com o Rodrigo (OSGA), aquilo que me parecia complicado para um leigo como eu, tornou-se relativamente fácil e até deu para me aventurar em algumas ligeiras alterações. No entanto, não queria deixar a instalação com o aspecto típico de um prato de esparguete, onde se torna impossível meter a mão sem desligar um sem número de fios, ou ter sempre vários fios a saírem do sítio, sempre que for necessário retirar o painel de instrumentos. Não é que esteja a pensar fazer isso com frequência, mas como já passei por isso e já que estou a fazer tudo de raiz, tento montar tudo de forma mais prática e, espero eu, eficaz.

Há vários anos atrás, estava assim:

200623181013_foto_04.jpg


200623181130_foto_05.jpg


200623181356_foto_06.jpg


... uma treta de todo o tamanho.
Já tinha começado a fazer as ligações anteriormente, mas ainda não passavam pela caixa de fusíveis:

(em Junho de 2019)
Por sua vez, a instalação eléctrica já está a ser colocada no sítio. Neste momento, a parte da frente e a ligação aos interruptores está feita, ainda que de forma temporária. Por esta altura, tudo funciona à excepção da buzina e das luzes traseiras. Ainda faltam as ligações ao quadrante de instrumentos, mas serão feitas depois de as luzes de trás estarem ligadas.
O que eu quero realmente evitar, é o típico "esparguete" que se forma, quando se ligam os cabos todos... Quero poder retirar o quadrante e perceber para onde vão os cabos e as suas respectivas ligações, de uma forma simples e eficaz.
Para já, está assim:

IMG_0803.jpg


A caixa de fusíveis está solta, porque o acesso é mais fácil assim.
Em breve, faço mais qualquer coisa.
A luz ao fundo do túnel, está a ficar mais forte.... não sei quantos anos depois.... :mrgreen:
Abraços a todos.
João.

Nunca tinha feito isto. Foi um bom curso de aprendizagem para quem nunca tinha soldado fios, cravado terminais, etc.
Deu para desenvolver técnicas e experimentar soluções que existem no mercado.

IMG_20200713_203717.jpg


Gostei desta solução para unir cabos. Prática e sólida:

IMG_20200713_204001.jpg


... e depois, por cima desta união, um segunda manga termorretráctil:

IMG_20200713_204418.jpg


Agora, a caixa de fusíveis já está no sítio:

IMG_20200721_205224.jpg


... mas à medida que fui fazendo as ligações, a "esparguetada" ía-se instalando, sorrateiramente :mrgreen:

IMG_20200713_202922.jpg


IMG_0875.jpg

Foi por isso que optei por fazer cabos mais longos, o que me permitiu juntá-los por secções e acabar com a confusão:

IMG_20200725_161426.jpg


No fim, depois de usar quase todos os métodos de organização que vim comprando durante este último ano, sem saber se realmente os iria usar, ou quais deles seriam mais práticos ( :roll: ), o aspecto final ficou assim. Não dá para perceber bem a leveza e o espaço livre que ficou, devido à falta de profundidade da imagem, mas está muito melhor assim, penso eu:

IMG_20200726_134314.jpg


IMG_20200726_134357.jpg
 
OP
OP
J
Durante este processo, fui-me habituando a mexer nas ligações e, principalmente, a olhar para toda esta parte de um "restauro", com muito mais clareza e clarividência. A meio lembrei-me que tinha, no "tablier" da Africana, um "botão" que permite ligar os quatro piscas ao mesmo tempo. Como já tinha um buraco a mais, feito há muitos anos e onde estava um interruptor para acender/ apagar uns faróis auxiliares aos médios, algo que o meu pai ligava de vez em quando, porque as ópticas, na altura, estavam bastante degradas e praticamente sem o espelhado, optei então por reabilitar esse interruptor para os quatro piscas e montá-lo na carrinha. Sendo que é algo que ela nunca teve, precisei de andar à procura na net, de esquemas de ligação... e como é fantástica esta ferramenta :mrgreen: .
Depois de algum tempo a fazer novas ligações, ficou a funcionar:

IMG_0871.jpg


IMG_0872.jpg


IMG_0873.jpg


Agora, já tenho 4 piscas! 8)
Entretanto e ainda a meio deste processo, deparei-me com uma nova quebra de um fio de massa (castanho) na alavanca dos piscas/ máximos-médios. Já se tinha partido no ano anterior, quando andei de volta da instalação:

IMG_0870.jpg


É sempre uma treta mexer nesta zona. O sistema que sustenta esta alavanca, é uma bela merda. O aro de plástico, onde o suporte da alavanca prende à coluna, já estava bastante gasto. Por mais que tentasse, já não conseguia que esta zona ficasse minimamente sólida. É um problema que já vem (vinha) de há muito tempo atrás, algo com bastantes décadas.
:twisted:

IMG_0869.jpg


No entanto, com um par de "o-ring's" de borracha, acabei com a precariedade desta fixação, desta vez, de forma definitiva.
8)

Voltar a mexer nesta zona acabou por ser, de facto, óptimo, também porque lembrei-me que já tinha reparado na falta de um passa cabos importante nesta zona.
Como o original estava todo ressequido e quebradiço, tive que ir comprar um novo que não sendo exactamente igual, acho que faz o mesmo efeito. Pelo menos, evita que os cabos rocem directamente na aresta da chapa:

IMG_0868.jpg

Outra coisa que fiz, enquanto mexia nesta área, foi fazer uma ligeira alteração que me parece mais lógica. Neste momento, já tenho as setas dos piscas, a ligarem de forma independente: a seta da esquerda para quando os piscas da esquerda estão ligados e a seta da direita para os piscas da direita. Sendo uma alteração tão simples, não entendo porque é que as duas setas têm de ligar ao mesmo tempo, independentemente do lado para onde se ligue a alavanca. Para alguém pouco habituado a estas andanças, ter isto assim é muito mais simples e prático.
Depois de tudo praticamente montado e ligado, avancei para a bicha do conta-kilómetros. Antes de a colocar no sítio e como fazia anos que não era usada, resolvi dar-lhe uma limpeza por dentro. Também havia a possibilidade de ter areia ou pó muito fino dentro dela e por isso, optei por lubrificá-la novamente e até sair toda a lubrificação velha. Sendo assim, comecei por pendurá-la num portão, para a meter o mais possível na vertical e com a ajuda de um berbequim, fui vertendo massa consistente lá para dentro. Como esta massa é para correntes de motas e não só, acho que serve perfeitamente:

IMG_20200726_151620.jpg


IMG_20200726_151636.jpg


IMG_20200726_151658.jpg


No fim, uma limpeza exterior e ficou quase como nova. O cabo interior gira que é uma maravilha.
8)
Outra coisa que precisava de ser ligada, era a buzina. No entanto, deparei-me com um pequeno problema: faltava-me o contacto que deveria estar aqui...

IMG_20200726_224244.jpg


Aliás, parte dele estava lá. Algures no tempo, deve-se ter partido e, não sei porquê, nunca me lembrei de ir ver se ele estava lá ou não, até porque eu sabia da necessidade da sua existência.
Fui ver na coluna da Africana e como ainda estava lá, retirei o rebite e reaproveitei o contacto.

IMG_20200726_224441.jpg


Escusado será dizer que me vi um bocado à rasca, para poder retirar o resto do que lá estava e voltar a prender o da Africana, sem desmanchar a coluna toda, outra vez. A posição era péssima, mas com muita meditação para manter a pressão arterial em níveis aceitáveis :mrgreen: , lá consegui executar a tarefa.
Como tinha também um interruptor simples ainda da Africana e como quero voltar a usar os faróis de nevoeiro, fiz um novo furo e resolvi montá-lo. Agora, já tenho onde os ligar e com o mesmo aspecto dos restantes. Até parece que sempre esteve ali:

IMG_0874.jpg


Outra coisa que fiz foi, finalmente, meter a carrinha em cima de 4 rodas e no chão. No entanto, este passo ainda é provisório, pois estou em crer que é capaz de estar um tudo nada rebaixada em demasia... :mrgreen:
É um pouco difícil perceber isso pelas imagens mas deixo aqui algumas. Nesta primeira, quase que consigo ver o tejadilho por cima :mrgreen: ....

IMG_20200712_220442.jpg


... e nesta, percebe-se que o degrau está a meia altura, entre o solo e a carrinha. Se quando o comprei tinha lógica, por causa da idade/ altura do meu filho mais velho, agora e assim, já nem para a minha mais nova faz muito sentido :mrgreen: ....

IMG_20200713_202957.jpg


No entanto, ainda me falta decidir por quais amortecedores irei montar e por isso, neste momento, tem nenhuns. Mas ficar agora assim, como está, até é uma treta para trabalhar debaixo dela, porque quase que nem me consigo lá meter.
8)
como uma das outras tarefas que ainda me preocupa é a montagem dos travões e porque tenho que começar por algum lado, resolvi começar pelos servofreios que tenho. A minha ideia é, para já, reutilizar um deles em conjunto com uma nova bomba central. Basicamente, pretendo fazer um upgrade completo aos meus travões originais. Sendo assim, comecei por pedir ao Hugo, para me dar uma ajuda a abrir dois deles:

IMG_20190920_112001.jpg


IMG_20190920_111948.jpg


.... e depois, servofreios às peças:

IMG_20190920_115202.jpg


No entanto, um deles já está partido há muito tempo, logo, não dá para usar. Servirá como cobaia e talvez para aproveitar algumas peças em melhor estado. Basicamente, de dois, fazer um:

IMG_20190920_115211.jpg


Para quem, como eu, nunca viu um servofreio por dentro, ou não faz ideia como funciona, aqui fica a desmontagem, restauro e espero eu, a remontagem de um.... :mrgreen:
 
OP
OP
J
Para começar, fui desmontando o que consegui, sem forçar algo para não partir:

IMG_20200530_171256.jpg


IMG_20200530_171311.jpg


IMG_20200530_171323.jpg


IMG_20200530_171337.jpg

Estes passos para retirar a membrana:

IMG_20200530_171401.jpg


... e sem ela, alguma corrosão:

IMG_20200530_171444.jpg


Do lado oposto:

IMG_20200530_174609.jpg


IMG_20200530_174639.jpg

e continuando....

IMG_20200530_174814.jpg


IMG_20200530_174845.jpg


IMG_20200530_174914.jpg


IMG_20200530_174928.jpg

... e ainda mais um pouco:

IMG_20200530_175336.jpg


IMG_20200530_175353.jpg


Depois de ter desmontado tudo o que podia (há peças que não dão mesmo para descravar, sem estragar), pedi ao Hugo para as limpar com o jacto de areia e depois, comecei o processo de limpeza. Primeiro as peças mais pequenas, que já tinham alguma corrosão. O passo inicial foi limpar toda a gordura (massa e óleos). Estas peças não foram limpas com jacto de areia, por isso, usei outros métodos. Comecei com um banho de soda cáustica, que retira todas as gorduras através de um processo de limpeza químico:

IMG_20200729_130039.jpg


Depois da passagem por esta solução, lavei-as e posteriormente dei-lhes um banho de ácido, a que se pode chamar de "ataque ácido" e que remove ferrugem e facilita a limpeza com o escovilhão, para além de permitir uma melhor deposição das camadas de tratamento posteriores:

IMG_20200729_131944.jpg

Depois de bem limpas, as peças ficam com óptimo aspecto mas sem qualquer proteção:

IMG_20200729_133959.jpg


Mas como ficam totalmente desprotegidas, voltei a usar os meus processos de zincagem. Sendo assim, a passagem seguinte foi a cobreagem:

IMG_20200729_141959.jpg


IMG_20200729_155022.jpg


Em breve, farei o que falta.... :mrgreen:

Para já, voltei a meter a janela safari e já tenho a tampa do motor montada. Já não me falta tudo:

IMG_20200802_141059.jpg


Brevemente, voltarei aqui. Para já, é tudo o que tenho... ou quase :mrgreen: !
Abraços.
 
Última edição:

Nuno Ferraz

Veterano
Premium
Portalista
Como sempre espaçadas mas boas as atualizações, tenho muita pena de não parares mais por cá, sabes "uma coisa ou outra" que enriquece esta casa.
Tens algum tipo de estimativa para voltar à estrada ou é assunto que não te preocupa ao ponto de tirar o sono?
Essas peças ficaram todas com um aspecto excelente, e francamente acho que foi a primeira vez que vi alguem a descrever o que vai do ponto de descravar um servofreio até voltar a ter uma peça funcional.
 
OP
OP
J
(...)
Tens algum tipo de estimativa para voltar à estrada ou é assunto que não te preocupa ao ponto de tirar o sono?
(...)
Obrigado Nuno. As coisas que vou inventando por aqui, são maioritariamente coisas que vou lendo e vendo noutras paragens. Em relação às peças que vou desmontando (o que nem sempre corre bem :p), serve essencialmente para aprender e observar o funcionamento. Claro que pegar num elemento mecânico qualquer, limpar, desmontar, recuperar e voltar a montar, é algo que me dá imenso prazer. Quando corre mal, é que é uma treta. Posso "dizer-te" que um exemplo de uma desmontagem que correu menos bem, foi a desmontagem do motor de arranque que comecei a limpar. Ainda está às peças, porque parti uma ligação eléctrica :xD: (mas nada que não resolva, é só perder um pouco da preguiça e deixar de adiar a tarefa). Agora, sei como funciona? Perfeitamente! Está limpo e pronto a montar? Sim! Funciona? Não! Irá funcionar no futuro? Muito provavelmente! Quando? Não faço ideia! :xD:
Agora, sobre voltar à estrada, isso é algo que não faço mesmo qualquer ideia. Pensei mesmo que, por esta altura, já a teria mais avançada. Vão acontecendo outras coisas que me têm impedido de avançar com maior rapidez. Espero, muito sinceramente, conseguir dar-lhe um grande avanço nestes tempos mais próximos. Quando concluir a fase de montagem dos tubos de travagem, aí sim, sentirei que dei o último grande passo que ainda está ao meu alcance.
 
OP
OP
J
Olá a todos.
Estou de volta, com mais alguns avanços. Aos poucos, vai-se fazendo qualquer coisa.
Bom, em primeiro lugar, ainda não foi desta que fechei os servofreios. A principal razão foi o ter andado a revirar caixas, caixinhas e potes, e não ter encontrado, até certa altura, o resto da peças que compõem as unidades. No entanto, antes de ter andado à procura das peças em falta, até fiz parte do serviço. Para os deixar um pouco mais protegidos por baixo, passei-os pelas soluções que tenho:

IMG_20200829_155844.jpg


IMG_20200829_181253.jpg


Já que as tenho à disposição, porque não? 8)
Entretanto, outra coisa que fiz, foi montar a peça de suporte da porta de correr atrás e que desliza ao longo da carrinha. Já estava em peças há muito tempo, até porque decidi cromar uma das peças, algo que já o era, mas que estava em mau estado.

(já tinha sido em 2014 :shock: :shock: )
Impressionante!

Bom, agora ficou assim:

IMG_20200905_185519.jpg


Outra peça que montei, foi a peça que corre na calha por baixo e que suporta todo o peso da porta. Não admira que estas peças partam. Só eu, tenho duas nesse estado... :roll:
Sendo assim, fui buscar a peça da carrinha amarela e retirei os "rolamentos" para os montar nesta, que até ver, está em bom estado:

IMG_20200906_115126.jpg


Depois de lhes meter alguma massa consistente, fechei-o com uma das tampas de plástico que, nem sei como, ainda existem 8) :

IMG_20200906_115353.jpg
 
OP
OP
J
Outra coisa que me impressiona constantemente, é que sempre que procuro um parafuso na minha caixa de parafusos que mandei zincar há uma década ( :lol: ), encontro sempre o que preciso. Neste caso, precisava de encontrar o parafuso específico que prende a mola da tampa do motor à carrinha 8) :

IMG_20200916_212836.jpg


Este parafuso, prende a mola, assim:

IMG_0904.jpg


.... e para além deste parafuso, também ainda lá estavam estas e os respectivos freios de segurança:

IMG_0905.jpg


Sinceramente, não sei como é que estas peças mais pequenas, não se perderam ao longo do tempo.
 
OP
OP
J
Já que estava a mexer nesta tampa, resolvi montar a luz da matrícula.
Antes, porém, separei o que podia separar e de dois conjuntos que tinha, acabei por fazer um, totalmente funcional. Um deles tinha o plástico transparente partido, num dos buracos dos parafusos e o outro, tinha um pedaço do casquilho também partido. Para as juntar, tive que usar os rebites que já tinha. Na verdade, nem me iria atrever a usar outros, daqueles em que é preciso bater de um lado, que até eram os que lá estavam montados, porque o risco de partir a única parte transparente ainda funcional é bastante elevado. Sendo assim, resolvi não arriscar. Assim, a meio do processo, este era o aspecto:

IMG_20200918_204839.jpg


No fim, a traseira ficou quase pronta:

IMG_20200918_204615.jpg


Uma coisa que me ficou a faltar, na altura, foi montar um passa cabos, na tampa. Na altura não o tinha, pelo que mais tarde, voltei a tirar os cabos. Neste dia, ficou só assim:

IMG_20200918_204933.jpg


Como é óbvio, os cabos não poderiam ficar assim, a roçar constantemente na aresta do buraco. Resolvi mais tarde, mas não fiz uma fotografia. Faço um update a este tema, depois.
:mrgreen:

Já que aqui estava, deixo umas imagens de como ficaram as ligações das minhas ópticas traseiras.
Como sempre tive problemas de falta de massa ou terra, com estas ópticas, vi-me forçado a fazer umas ligeiras alterações, logo quando comecei a andar com ela. Agora, quando as voltei a montar, acabei por ter que criar uma ligação redundante. A cablagem que comprei, tinha uns cabos de massa que não existiam na minha cabalem original e por isso, as ligações agora são, então, redundantes. Problemas deste tipo aqui, não voltarei a ter.

IMG_0916.jpg


IMG_0914.jpg


Nesta imagens, vê-se bem a ligação que as minhas ópticas nunca tiveram e que umas outras que possuo, de 69, têm:

imagem1.jpg


e as minhas....

imagem2.jpg
 
Última edição:
OP
OP
J
Continuando com a montagem da porta de correr, outra peça que limpei e zinquei, foi a peça que aguenta a porta aberta, mesmo em plano inclinado. Originalmente, esta peça estava pintada de preto, mas como já estava em bastatante mau estado, resolvi tratar dela e, por agora, ficou assim:

IMG_0876.jpg


Para além de tratar desta peça, acabei por ter que tratar das restantes peças que compõem os fechos da porta de correr.
No fim, a parte da frente do fecho, ficou assim:

IMG_0877.jpg


Já o tinha mandado zincar, mas não ficou grande coisa. Sendo assim, limpei-o todo e tratei eu dele.
A parte de trás, também levou um tratamento (aqui, a meio do processo):

IMG_0881.jpg


IMG_0880.jpg
 
OP
OP
J
depois, foi altura de aplicar na porta, o suporte traseiro que já tinha, entretanto, montado de novo, numa peça única:

IMG_0878.jpg


Nesta fotografia, não está presente a borracha que envolve esta peça e que impede a entrada de detritos e até alguma água, dentro da bochecha da porta. Nesta carrinha, essa borracha já não estava presente, pelo que foi com enorme alegria, que encontrei outra, posteriormente, na mesma peça que era da carrinha amarela.
Já que estava a mexer na porta de correr, aproveitei para recortar na placa de isolamento que tinha comprado há vários anos, 4 pedaços com a forma exacta das concavidades da porta. Para isso, recorri a uns moldes em cartão e com um x-acto, procedi ao corte das 4 partes que precisava:

IMG_0901.jpg


Depois, foi altura de aplicar os tirantes que unem as duas peças que compõem o fecho das portas.
No fim, com alguns ajustes, até que ficou com bom aspecto. Bom, aspecto esse que nunca será visto, é verdade.

.... e já que estava a mexer nisto, achei que era altura de fazer os painéis que precisava, para cobrir as laterais da carrinha pelo interior.
Sendo assim, como tinha uma placa de contraplacado, há vários anos e que nunca tinha sido usada, resolvi meter mãos à obra.
Recorrendo aos painéis da carrinha amarela, que guardei religiosamente durante estes anos todos e apesar de estarem bastante apodrecidos, e até comidos por bichos da madeira, o essencial do formato ainda estava lá, o que me permitiu fazer os novos, com maior facilidade:

IMG_0906.jpg


IMG_0909.jpg


... e aqui, recorrendo à tampa da mala da azul para acertar os furos para as molas:

IMG_0910.jpg
 
Última edição:
OP
OP
J
Depois de ter tudo pronto na porta de correr, foi altura de a meter na carrinha:

IMG_0924.jpg


No entanto, cheguei rapidamente à conclusão que um dos "rolamentos" da peça que suporta a porta e que corre na calha inferior, estava em mau estado. Quando a montei, limpei bem os rolamentos e voltei a lubrificá-los com massa, mas não deu para perceber que, de alguma forma, um deles estava danificado. Sendo assim, foi necessário voltar a retirar a peça em questão, para trocar o rolamento estragado por um outro.
Aqui, a retirar o rolamento da minha peça original e que usei para substituir o danificado, recorrendo a este tipo de "saca-rolamentos" que tinha, entretanto, comprado:

IMG_0918.jpg


... e já aplicado na peça:

IMG_0922.jpg


Com este outro rolamento, a porta ficou a correr melhor.
 
OP
OP
J
Outra área em que precisei de mexer, novamente, foi na coluna de direção. Quando me preparava para montar o volante, reparei que a coluna não estava a funcionar bem. Na realidade, o rolamento que fica entre a coluna e o veio do volante, não estava bom e, não sei como, nunca tinha reparado nisto, quando a voltei a montar.

Este era o problema:



... e o problema estava no rolamento antigo:

IMG_0883.jpg


Sendo assim, comprei um novo, que serve para substituir o original. De facto, este tem muito mais qualidade:

IMG_0887.jpg


No entanto, para o substituir, reparei que teria aqui um problema. Como se pode ver, algures no tempo, a coluna levou uma pequena pancada no topo. Essa pancada, amolgou ligeiramente o bordo superior.....

IMG_0884.jpg


IMG_0885.jpg


... o que tornou impossível a colocação deste novo rolamento, que entra mesmo à justa:

IMG_0888.jpg


IMG_0889.jpg
 
Última edição:
OP
OP
J
Sendo assim, tive que voltar a fazer algo que não queria fazer: desmontar o veio do volante.
Depois de já ter dado por fechado esta área, voltar a mexer é uma verdadeira seca.
Primeiro, tive que voltar a meter a carrinha em cima de preguiças:

IMG_0890.jpg


Depois, recorrendo ao meu novo "saca rolamentos", retirei a pequena peça que estava presa à caixa de direção. Apesar de não ter apertado muito a porca, a peça já estava presa para além do que eu conseguiria retirar sem ajuda...

IMG_0892.jpg


IMG_0891.jpg


... e já que estava a mexer aqui e como tinha que retirar tudo, outra vez, para poder retirar o veio do volante, aproveitei para recolocar estes parafusos da forma correcta. Nesta foto estão todos virados para o mesmo lado, quando na realidade, deveriam estar 2 para baixo e dois para cima.

IMG_0893.jpg


Depois de ter desmontado tudo, de ter retirado o veio do volante e o rolamento antigo, consegui endireitar o bordo da coluna ....

IMG_0894.jpg


... o que me permitiu colocar o rolamento novo, devidamente lubrificado. Só tenho pena de não ter limpo esta zona da coluna, antes de ter metido o rolamento :twisted: :

IMG_0895.jpg
 
OP
OP
J
Bom, depois de ter montado o rolamento, voltei a montar a alavanca dos piscas e montei o volante que já tinha comprado há um par de anos. Finalmente....

IMG_0897.jpg


Entretanto, também terminei de montar a alavanca do travão de mão. Para tal e para não as ter que desmontar posteriormente, tive que montar também a peça que serve de suporte das prateleiras que comprei, logo no início desta aventura e que dão, de facto, imenso jeito.
Para já, está assim:

IMG_0926.jpg


IMG_0927.jpg


Outra coisa em que também já dei um ligeira avanço, foi nos cabos do travão de mão que ligam, precisamente, a esta alavanca:

IMG_0912.jpg


No entanto, já me deparei com um problema nestes cabos que tinha comprado, faz uns anos e que terei que resolver a seguir.
Mas isso, fica para daqui a umas semanas.
Para já, é tudo e ficou assim, à espera....

IMG_0939.jpg


Espero voltar a mexer nela, em breve. Até lá, abraços.
 
Última edição:
OP
OP
J
Francisco, olá. Vai-se fazendo, mas como não sou profissional da área, vai-se aprendendo à medida que se vai fazendo.
Esta é, realmente, a parte mais divertida mas também tem algumas fases em que é fácil virar as costas, desanimar e, simplesmente, desistir.

Fiat 127, também houve um por aqui. É pena que já não esteja connosco.
Abraços!
 
OP
OP
J
Um outro assunto que nada tem a ver com a carrinha, mas sim com este tópico que criei. Há uns dias atrás, reparei que logo no início, ou seja, há uns valente anos atrás, comecei a fazer "copy-paste" e saltei alguns "post's" com comentários e perguntas, feitos por outros utilizadores, "post's" estes que ficaram, na altura, sem resposta.
Sinto agora que a imagem que transmiti ao fazê-lo, não foi a mais positiva.
Provavelmente os visados nunca irão ver este meu post a retractar-me do sucedido, mas de qualquer forma, aqui fica.
Mais uma vez, abraços.
 
Última edição:

Nuno Ferraz

Veterano
Premium
Portalista
Um outro assunto que nada tem a ver com a carrinha, mas sim com este tópico que criei. Há uns dias atrás, reparei que logo no início, ou seja, há uns valente anos atrás, comecei a fazer "copy-paste" e saltei alguns "post's" com comentários e perguntas, feitos por outros utilizadores, "post's" estes que ficaram, na altura, sem resposta.
Sinto agora que a imagem que transmiti ao fazê-lo, não foi a mais positiva.
Provavelmente os visados nunca iram ver este meu post a retractar-me do sucedido, mas de qualquer forma, aqui fica.
Mais uma vez, abraços.

Para a frente é que é caminho, mas fica bem a atitude.

O único pedido que tenho para fazer é, continua sempre a desenvolver os teus trabalhos e se quiseres tenta tornar isso mais interactivo com relatos à media que vais avançando.
Há por cá quem perceba bastante destas carrinhas, de autocaravanas e de restauros em geral.

Sugestão básica e que talvez possa ajudar em futuras desmontagens, usa massa de cobre abundantemente entre superfícies metálicas que possam agarrar, é a melhor amiga do mecânico amador que revisita alguma coisa que fez há alguns anos.
 
Topo