Mini Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

Diários de Bordo

Mini Aventuras do MINI Speedy Gonzalez - Mini 1000 HLE - 1984

OP
OP
António M. Vieira e Sousa

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
Pela matrícula não se poderá ver se é o mesmo, pena.
Pode sim, Moises , não é o mesmo!

Pela alteração das matrículas em 1937, a do carro do meu tio-avô (N-12946) hoje seria MN-29-46, a do Opel que esteve no encontro (MN-24-60) terá sido inicialmente registado com a matrícula N-12460. Por isto não é o mesmo carro e até será um pouco mais antigo que o do meu tio-avô.

Ver anexo História das matrículas de automóveis em Portugal.pdf
 
OP
OP
António M. Vieira e Sousa

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
António, qual a medida dos espaçadores que estão montados com as jantes de ferro?
Obrigado
Com as jantes de ferro e os tambores de Mini 1000 a medida dos espaçadores é de 1 polegada, entretanto os tambores de Mini 1000 foram substituídos pelos tambores de 1275 GT/Cooper S eliminando os espaçadores, ainda não experimentei mas em princípio as rodas com as jantes de ferro ficarão um pouco mais dentro da carroçaria.
 
OP
OP
António M. Vieira e Sousa

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
OP
OP
António M. Vieira e Sousa

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
OP
OP
António M. Vieira e Sousa

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
Mais uma manhã de domingo na Sra. da Hora e mais uma vez o Speedy fez companhia ao MG Metro branco que hoje consegui apreciar mais em pormenor, está à venda mas é dos tais casos em que a embalagem até é bonitinha só que o conteúdo deixa muito a desejar, é pena, acho que não vale o valor pedido porque para ficar em condições serão precisos ainda muitos € (ainda se fosse o PB-53-21…); o mais importante é que está a ser preservado evitando tornar-se dador para algum Mini, o que é de louvar.

2019.10.27 (01).jpg 2019.10.27 (02).jpg

Um belíssimo encontro pela companhia.
 
OP
OP
António M. Vieira e Sousa

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
Já estava na altura de dar um pouco de atenção ao Speedy, foi hoje a meio da tarde; tinha chegado a hora de trocar a grelha de verão pela de inverno, sendo mais fechada protege melhor do tempo húmido a bobine e o distribuidor.

Verão:
01.jpg

Inverno:
02.jpg


Nas voltas de ontem a certa altura notei uma falha no trabalhar do motor. Entre a troca de uma grelha pela outra, aproveitei para uma mini revisão:

- Rectifiquei o nível do óleo do motor com 250 ml
03.jpg
04.jpg
05.jpg

- Verifiquei que o DOT 4 nos reservatórios das bombas (embraiagem e travões) está nos níveis normais
06.jpg

- Rectifiquei o nível do líquido de refrigeração, estava ligeiramente baixo talvez por ter começado a usar a chauffage
07.jpg

- Limpei o rotor e a tampa do distribuidor
12.jpg

- Verifiquei a queima nas velas (não está nada mal) e ao tirá-las, surpresa das surpresas, o isolamento da vela do cilindro 3 encontrei-o partido, eis o motivo da falha no trabalhar do motor
08.jpg

- Limpei as velas e substituí a do cilindro 3 por uma que em tempos tinha andado em função e que tinha ficado de reserva, também rectifiquei a folga entre os eléctrodos
10.jpg

Como o distribuidor em vez de platinados tem um módulo electrónico (melhor faísca nas velas)
09.jpg
desde esta alteração aumentei um pouco a folga entre os eléctrodos, de 0,635 mm para 0,700 mm; pior não ficou e sendo assim… mantém-se
11.jpg

Tendo ficado pronto para a próxima saída que será domingo dia 17 para me levar a encontrar gente boa no Parque da Devesa, para mais uma manhã de são convívio e boa conversa.
 
OP
OP
António M. Vieira e Sousa

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
Quando ontem cheguei ao Parque da Devesa já o Paulo lá estava com o Datsun laranja:
2019.11.17 (01).jpg

Depois chegou o Alberto, deixou o Austin 1300 GT de castigo por uma das escovas do parabrisas não estar nas melhores condições e estar tempo de chuva e sendo assim mais uma vez levou a Audi A4, ou melhor... S4, aquela onde se consegue ouvir os Pink Floyd:
2019.11.17 (02).jpg
2019.11.17 (03).jpg

O Moisés desta vez levou o Fuscão:
2019.11.17 (04).jpg

O Francisco Emídio mais uma vez levou o carro de trabalho:
2019.11.17 (05).jpg

O último a chegar foi o David com a sua “Bella” montada:
2019.11.17 (06).jpg
2019.11.17 (07).jpg

Desta vez dei atenção aos interessantes “tócolantes” do Fuscão do Moisés:
2019.11.17 (08).jpg
2019.11.17 (09).jpg
2019.11.17 (10).jpg
2019.11.17 (11).jpg
2019.11.17 (12).jpg
2019.11.17 (13).jpg
2019.11.17 (14).jpg


Sem a triste notícia que lá recebi (o recente falecimento de um companheiro destes encontros) teria sido mais um belíssimo encontro.


OFF-TOPIC
Na anterior consulta de rotina após a prostatectomia, foi detectada uma dificiente junção da uretra com a bexiga tendo sido decidido fazerem-se algumas sessões de um tratamento (que é mais uma tortura) cuja 1ª foi efectuada de imediato, na tentativa de se evitar nova cirurgia. A segunda sessão de tortura foi hoje e a odiosa algália voltou, não sei por quanto tempo, o que me limita muito as deslocações e vai fazer com que o Speedy tenha algum descanso forçado. Antes este problema que encontradas metastases em outros paradeiros. Melhores dias virão, mas que a recuperação está a ser um pincel do caraças, isso está!



P.S.:- Descansa em paz Paulo Serra, até um dia!
 
OP
OP
António M. Vieira e Sousa

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
OP
OP
António M. Vieira e Sousa

António M. Vieira e Sousa

Gentleman Driver
Premium
Devido ao meu dói-dói que desde o dia 17 de Novembro o Speedy não saía à rua, saiu ontem, sábado, porque já me sinto muito melhor e queria visitar em Laúndos um amigo que também está dói-dói e que ficou com o Natal e o fim de ano estragados. Levamos companhia, fomos ao Parque da Devesa apanhar o Moisés que deixou lá estacionado o seu Mini vermelhinho.

Como o depósito tinha pouca gasolina e a bomba eléctrica está situada um pouco acima do nível do tubo de pesca:
screenshot.1.jpg
o Speedy custou a acordar tendo ficado com as velas dos cilindros dois e três a falharem por entretanto terem ganho carvão… por isto:

É normal os dois cilindros do meio sujarem mais facilmente as velas do que os cilindros das pontas, isto tem a ver com a ordem de ignição 1-3-4-2 (mais compreensível 2-1-3-4); a partilha e a proximidade das janelas de admissão pelos/aos cilindros, origina que quando as válvulas de admissão dos cilindros das pontas abrem ainda recebam o final da admissão dos cilindros centrais mais próximos, roubando-lhes ar, fazendo com que a mistura dos cilindros 2 e 3 seja mais rica e a dos cilindros 1 e 4 seja mais pobre originando maior depósito de carvão nas velas dos cilindros 2 e 3.
screenshot.2.jpg

A caminho do Parque da Devesa, aos soluços e engasgadelas abaixo das 2500 rpm, uma paragem num posto de abastecimento para 20€ da 98 e logo a bomba eléctrica ficou com melhor trabalhar. De seguida fomos apanhar a Variante Nascente, acima das 2500 rpm e nos 100-110 Km/h deixaram de haver soluços e engasgadelas, alcançamos um Hyundai i10 que se afastou deixando-nos passar mas de imediato se colou à traseira do Speedy, levava o mesmo caminho, curva à direita para deixarmos a Variante Nascente: redução para 3ª, breve mas forte sapatada no pedal do travão ao mesmo tempo de uma guinada seguida de contra-guinada no volante e logo o Speedy atravessado, acelerador a fundo com trabalho de braços, muita chiadeira com borracha queimada e o i10 perdido da vista. Chegados ao ponto de encontro e enquanto o Moisés não chegava (felizmente! Prefiro esperar a fazer esperarem por mim) aproveitei para ver qual ou quais os cilindros com falhas, tirando à vez e voltando a colocar os cachimbos das velas com o motor ao ralenti, eram os segundo e terceiro; a curva à saída da Variante Nascente a alta rotação adiantou pouco ou mesmo nada.

Chegado o Moisés rumamos a Laúndos com uma bela conversa e a muito baixas, para meu gosto, velocidades tendo voltado os soluços e as engasgadelas, o Moisés temeu não chegarmos ao destino e o regresso já de noite foi igual, muitos soluços e engasgadelas.

Encontramos em Laúndos mais dois amigos que tiveram a mesma ideia e que em conjunto passamos uma agradável e divertida tarde apesar dos males do nosso amigo que ficou contente com a nossa presença.

Depois do regresso ao Parque da Devesa para deixarmos o Moisés, fomos apanhar a Variante Nascente que foi alcançada em 2ª até às 6500 rpm, 3ª até às 6000 rpm e 4ª; já o velocímetro nos 170 Km/h e estava na altura de levantar o pé e deixar a Variante Nascente, depois desta puxadela, até casa não houve mais soluços nem engasgadelas o carvão acumulado finalmente saiu pelo escape.

Matei saudades do Speedy e mais uma vez confirmei que ele tem de ser tratado à “home”, nada de mariquices que só o fazem soluçar e engasgar de desgosto.
 
Última edição:
Topo