Peugeot 205 1.1 Color Line (1991) - Diário de Bordo

Diários de Bordo

Peugeot 205 1.1 Color Line (1991) - Diário de Bordo

OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
João, não tenho disso.

A ATM é uma casa de peças bem grande e normalmente com bons preços da Margem Sul.
Se precisares de mais info mp ;)
abraço,

Obrigado António, parece que vou ter mesmo de recorrer à ATM... Não encontro os afinadores em mais lado nenhum, pelo menos a um preço "acessível" e disponível para entrega imediata…
Qualquer coisa, eu apito…
Abraço ;)
 
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Nunca ouvi falar, mas os bate-chapas devem conhecer :xD: :xD: :xD:

Eh Eh… :xD: :xD: Imagino!

Quando fui à oficina dos pneus para saber valores e diferenças de qualidade, o senhor que me atendeu disse-me que em comparação com uns Maxxis, era de melhor qualidade e que tinha melhor comportamento em piso molhado, sendo este último factor algo decisivo na minha escolha.

São fabricados em Taiwan, China, portanto, já se sabe o que a casa gasta… :rolleyes:
 
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Sei que o Portal tem passado por uma grande actualização e que provavelmente algumas coisas poderiam não ficar conforme a versão anterior, mas… É normal as fotos das minhas reportagens não serem visíveis, de todo? :oops:
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Sei que o Portal tem passado por uma grande actualização e que provavelmente algumas coisas poderiam não ficar conforme a versão anterior, mas… É normal as fotos das minhas reportagens não serem visíveis, de todo? :oops:

Não faço ideia.
Agora pneus Hilo que é isso?
Numa medida barata não era melhor comprar uma coisinha melhor João :confused:.
Aqui há uns tempos um amigo poupou uns 200€ em 4 pneus (medida grande na altura) e ficou contente, dois meses depois, gastou quase 3000 € a arranjar o carro quando a mulher bateu no 2º dia de chuva, os pneus não tinham 5000km, deitou-os fora e comprou outros. Desculpa o desabafo.
 
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Ora muito bem, vamos actualizar isto… Mantém-se mais de 1 ano de reportagens em atraso, mas não posso evitar a publicação do que ficou para trás. Tanta coisa aconteceu e que merece ser partilhada convosco, ainda que em atraso...
Espero que no próximo mês consiga dar a volta a isto! ;)

Abril - Maio 2018

Abril


O mês de Abril teve um início algo atribulado, em parte devido a um trabalho de urbanismo algo complexo que tinha em mãos para concluir a disciplina e que me garantia a Licenciatura… Finalmente!
Por isso mesmo, o pobre 205 ficou em 2º lugar da minha lista de prioridades e deixei passar a data limite da IPO por falta de disponibilidade. Sim, eu sei que podia ter pedido a alguém conhecido que mo levasse, mas havia coisas a rever e gosto de o lavar à IPO nas melhores condições possíveis...
E ainda bem que segui com este plano, pois no dia 18, quando finalmente surgiu uma pequena janela de oportunidade para tratar do assunto, levei o Puga à loja de pneus para os devidos alinhamentos (havia uma certa tendência para fugir para a direita, mesmo com a pressão dos pneus correcta).

IMG_1404.JPG

Poucos minutos depois de o meter no aparelho para começar o alinhamento, sai do poço um dos funcionários:

"Oh amigo, olhe aqui…"

O homem estava com a mão completamente cheia de massa consistente! Um dos foles de direcção tinha rebentado, o tal que não se mudou logo na altura em que comprei o carro… Fiquei desfeito!

IMG_1407.JPG

Uma vez que aquilo impossibilitava a conclusão do serviço, dei à sola e entrou o Cactus da mana uma vez mais ao serviço.
Já sabia que até ao fim do mês dificilmente conseguiria ter o carro a andar, pois o Dr. Graça estava ocupadíssimo, não apenas com o trabalho dele, mas também porque nos tempos livres ele dedicava-se exclusivamente ao Renault 5 com o objectivo de irmos a Mértola no fim do mês...
Não fui capaz de o sobrecarregar com mais trabalho.

Pondo as infelicidades de parte, no Domingo dessa semana decorria o Passeio da Primavera, em Olhão, fruto da organização do já conhecido Algarve Classic Cars. Como não tinha coragem de aparecer por lá com um plástico moderno, mesmo que fosse "à paisana", pedi aos meus tios a 4L deles para ir lá dar apenas uma vista de olhos.

Mal sabia eu o que me esperava...

IMG_2903.JPG
IMG_2906.JPG
IMG_2915.JPG
IMG_2935.JPG
IMG_2943.JPG
IMG_2944.JPG
IMG_2947.JPG
IMG_2962.JPG
IMG_2965.JPG

A primeira parte da prova estava em vias de começar, pelo que os participantes estavam a juntar-se perto da linha de partida, mesmo em frente do Hotel. Como não ia participar fiquei a tirar mais umas fotos, estive na conversa com alguns amigos já conhecidos por estas bandas e depois regressaria casa, provavelmente, para dormir mais um pouco… Eh Eh :xD:

IMG_2995.JPG
IMG_2998.JPG
IMG_2986.JPG
IMG_2990.JPG

Com os automóveis a desparecem um a um, achava eu que estaria mais que na altura de me pôr na alheta… Oh, não podia estar mais enganado!
Quando me dirigia para o carro, comecei a ver um certo aparato junto do último carro na linha de partida. Como sabia que o carro era do ilustre Sérgio Costa, dos encontros de Armação de Pêra, fui lá ver o que se passava… Resultado, o Sérgio estava prestes a arrancar para a prova quando de repente se partiu um rolamento traseiro do seu Ford Escort XR3i Cabrio (Quase que posso jurar que ouvi o dito cujo a partir-se!)
Era mais que óbvio que o carro não ia a lado nenhum e enquanto o Sérgio tratava das burocracias com seguros, reboques, etc., fui ficando por ali para o caso de ele precisar de algum coisa. Quando dei por mim, tinha o Sérgio ao pé de mim a perguntar: "Tens carro contigo?" e eu, um bocado apanhado de surpresa: "Errrrr… Sim, tenho. Não é propriamente meu, mas sim!"
Imagino que não precise de vos adiantar mais pormenores… Com o Sérgio e o filho, Rodrigo, a bordo da 4L cheia de ferrugem mal disfarçada, lá nos fizemos à estrada, seguindo cautelosamente o RoadBook facultado pela organização.
Enquanto subíamos o Cerro de S. Miguel - ponto mais elevado do Sotavento Algarvio - aproximávamo-nos da 1ª prova... Fazer um percurso de 900m abaixo dos 50 km/h. Com 3 pessoas dentro de uma 4L e asubir, era garantido que dificilmente chegaríamos a ta velocidade astronómica!

IMG_3062.JPG
IMG_3080.JPG

Pelo caminho lá vou identificando alguns elementos arquitectónicos que me ajudam a perceber onde estou… Pelo viaduto, já sei que estou em Tavira! Eh Eh :p

IMG_3103.JPG

Com um breve passagem por Santa Luzia para ver o mar, lá regressamo à base de operações.

IMG_3286.JPG
IMG_3299.JPG
IMG_3300.JPG
IMG_3305.JPG

Chegados a Olhão, a maioria dos participantes já estava na sala de refeições para começar a desfrutar do banquete, mas como o Sérgio e o Rodrigo precisavam da 4L para a 2ª e última prova do dia, após o almoço, lá tentei delinear um plano com eles de modo a que eu pudesse ir lá almoçar a casa (uma vez que não estava inscrito) e depois voltar para então participarmos na 2ª parte.
O Sérgio rapidamente prontificou-se a falar com a organização para ver se haveria hipóteses de se arranjar um lugar para mim, dadas as circunstâncias… Para minha incrível sorte, um casal havia pago a inscrição mas à última hora não compareceu no evento, pelo que tinha 2 lugares vagos à minha disposição. Que sorte do catano!! Livrei-me de pagar 38 paus! :xD: :xD:
Comi de tudo e mais alguma coisa! Quase que saía de lá a rebolar, ainda que tivesse em conta as minhas limitações gastronómicas…

Terminado o almoço, é hora da 2ª parte da prova... Não fazia ideia do que era, nem onde era. Era o último da lista, por isso tinha tempo para o quer que fosse. Quando começo a ver a PSP a cortar acessos, um grande arco insuflável, colocação de barreira, etc., aí é que me apercebi o que tinha pela frente! Era uma género de prova de regularidade.. Porra!! :eek: Nunca tinha participado em tal coisa, nem tinha experiência num género de condução mais agressiva onde o uso de travão por vezes é necessário… :oops:
Pronto! Fiquei logo num estado de nervosismo que me deixou o coração a bater a 1000 à hora, pelo que tentei acalmar o bicho enquanto tirava umas foto pelo recinto.

IMG_3338.JPG
IMG_3339.JPG
IMG_3341.JPG
IMG_3334.JPG

Aos poucos, os concorrentes lá foram concluindo as suas provas…

IMG_3345.JPG
IMG_3353.JPG
IMG_3375.JPG
IMG_3411.JPG

CONTINUA...
 
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
E no fim já só restavam 2 participantes e uma 4L...
Os nervos eram mais que muitos e, quando entrei no carro parecia que tinha tomado uns 100 cafés, embora nesta foto não pareça… :cool:

IMG_3442.JPG

Chega a nossa vez, Arranque a fundo, pneus a chiar, carroçaria a tremer toda que parece que se vai desintegras, deixo-a "gritar" um bocado antes de meter uma 2ª, contornar a rotunda mas a porra das jantes e pneus são tão largos que já oiço raspar na cava da roda, contorna a 2ª vez e passa o 2º grupo de barreiras, passa o 2º... 3º, contorna o pino (mas sem travão de mão), volta à carga com uma 1ª velocidade a berrar, passa por mais um grupo de barreiras… 2º grupo e META!!!

IMG_3449.JPG
IMG_3451.JPG
IMG_3453.JPG
IMG_3454.JPG
IMG_3458.JPG

Sem dúvida que a menina se portou à altura… Não ficou no pódio, mas também não ficou em último. Ficou em 44º lugar de 47 inscritos da classe, à frente de um Porsche 924, também ele do Sérgio, mas conduzido pelo filho mais velho.
Por desconhecimento da minha parte e, aparentemente do Sérgio, não sabíamos que tínhamos de fazer o mesmo tempo que havíamos obtido na 1ª prova dos 900m no Cerro de S. Miguel e acabei por concluir a dita cuja cedo demais, fui demasiado rápido! Que ironia… :xD:

Felizmente que este ano, a coisa correu melhor com o 205...

Regressado a casa dos meus tios, para lhes devolver o maquinão verde-água, muito se riram eles quando lhes contei como é que o dia se tinha passado… Sem dúvida a recordar! Participei num evento que nem tinha intenções de participar, comi muita bem e à borla, diverti-me imenso e sempre rodeado de excelente companhia… Eh pah, é para repetir! (principalmente para comer à borla) :xD: :p
Quanto ao Sérgio e ao Rodrigo, apesar do azar com o Escort, fico-lhe imensamente agradecido pela companhia e simpatia pelo modo como resolveram a situação do almoço com a organização, sem dúvida que me proporcionaram um dia completamente diferente do que tinha planeado e, por isso mesmo, um grande abraço para eles!

Para quem quiser consultar, aqui fica o álbum de fotos do evento:

Passeio de Primavera 2018

Dias depois, por falta de disponibilidade, o meu primo Graça pediu-me para lhe levar o Renault 5 à Inspecção, partindo do princípio que estavam reunidas as condições mínimas para passar no "teste de resistência anual". Não tendo nada previsto na agenda, foi com muito gosto que o levei…

(1).JPG
(2).JPG

De travões, nada a apontar… Estava impecável!

IMG_1421.JPG
IMG_1425.JPG

E no fim… A tão desejada folha verde. :wub:

IMG_1427.JPG

Vá lá que correu tudo bem, apesar de termos 2 semanas para resolver potenciais problemas caso ele chumbasse, etc., ao menos íamos confiantes para Mértola (pelo menos eu ia, o Graça sabia o que ainda estava em falta) no fim-de-semana seguinte.

E é precisamente para aí que vamos seguir na reportagem, Mértola...
Sábado, dia 28, o objectivo era sair por volta das 9h30/10h para irmos nas calmas e ainda tentar encontrarmo-nos com o resto do pessoal no centro histórico da cidade… Impossível! O Dr. Graça ainda estava nos últimos ajustes com o Renault Five, pelo que a hora de saída de Olhão só se deu já depois das 11h30. Parece que a dificuldade em cumprir com horários é um problema de família até ao 6º grau… Eh Eh ;) :xD:

IMG_1436.JPG

E lá fomos nós pelo percurso habitual… Ou seja, EN125 até Altura e depois desvio pela A22 até ao cruzamento com o IC27 em direcção a Mértola.
Aqui a passarmos por Tavira.

(1).JPG

Já em plena autoestrada, livres de trânsito, o "Five" a mostrar que estava cheio de fome por alcatrão depois de tantos anos parado…

(3).JPG
(4).JPG
(9).JPG
(13).JPG
(14).JPG

Cerca de 1h depois, já se avistava o Castelo de Mértola na paisagem… Curioso como estas viagens a Mértola parecem cada vez mais curtas…

(23).JPG
(27).JPG

Breve paragem para verificar níveis e apanhar um amigo de Leiria, que veio montado naquele que será, para mim, um dos W124 mais bem estimados do país (também não conheço muitos, diga-se de passagem…). :xD:

(30).JPG
(32).JPG

O restante pessoal já tinha seguido para a Praia Fluvial de S. Domingos, por isso apressámo-nos a chegar lá que as nossas tripas já roncavam com a fome que tínhamos…

(33).JPG
(37).JPG

Como podem imaginar, não há fotos do almoço, esganados de fome como estávamos… Mas depois dos estômagos devidamente reconfortados, tentei fazer umas fotos artísticas lá na zona.

(42).JPG
(47).JPG
(51).JPG
(57).JPG

Não ficámos por muito tempo, pois tínhamos de regressar a Mértola até às 16h30 para o próximo ponto do nosso programa informal… Um passeio de barco pelo rio.
Toca a regressar às viaturas e prego a fundo!

(61).JPG
(67).JPG

CONTINUA...
 
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Chegados ao destino, estacionaram-se as viaturas e vamos embora que o barco está à espera!

(71).JPG
(72).JPG

E lá vamos nós...

(80).JPG
(82).JPG
(89).JPG

Estava um briol do caraças, felizmente que na primeira parte da viagem ainda fomos presentados com uns raios solares… Que tão bem soube aproveitar :p

(92).JPG

Breve paragem para uma "mine". Mas não pudemos demorar muito que o tempo começou a piorar de repente…

(97).JPG
(102).JPG

Apanhámos ainda alguma chuva torrencial, o que me obrigou a utilizar um dos corta-vento disponíveis no barco precisamente para estas situações… Foi a minha sorte!

(103).JPG
(106).JPG

Ao desembarcarmos, seguimos directamente para o Hotel para tratar do check-in e daqui já não tenho mais fotos até ao dia seguinte. Fomos jantar a Corvos num restaurante já habitual com uma grande variedade e qualidade e, no fim, colocámos um pouco mais escrita em dia na casa de um dos meus amigos ali para o Monte Alto.

Na manhã seguinte, a vista da nossa varanda era esta… Linda!

(113).JPG
(114).JPG

Fomos tomar o pequeno-almoço à vila, deixando o R5 à porta...

(116).JPG
(120).JPG

e fomos explorar o Castelo de Mértola e respectivo Núcleo Museológico, algo que ainda não tínhamos feito nos anos anteriores… Quero dizer, pelo menos eu e o Graça ainda não tínhamos visitado!

(127).JPG
(129).JPG
(132).JPG
(134).JPG
(141).JPG
(143).JPG

Daqui, seguimos para o Castelo, um pouco mais ao lado...

(146).JPG
(148).JPG

Esta era a vista no topo da muralha do Castelo, absolutamente fabulosa!

(150).JPG
(165).JPG

Especialmente para o @João Luís Soares e @João P Silva … "Onde está o Wally?" ;)

(169).JPG
(172).JPG
(174).JPG

Como a hora de almoço se aproximava, lá fomos nós (escorregando) pelas ruas de calçada irregular abaixo até à nossa voitures. O almoço era na casa do nosso anfitrião no Monte Alto...

(178).JPG

O Graça suspeitava que o vaso de expansão perdia líquido… Mau, mau! :rolleyes:

(179).JPG

Mas logo se investiga o assunto depois de enchermos o pandulho… E estava tão boa!! :p

(181).JPG

CONTINUA...
 
Última edição:
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Terminada a refeição, vamos à bica ali na Aldeia de Fernandes...
À porta do café estava uma 4L que pertencia a um dos clientes habituais. Como 4élistas curiosos que somos, rapidamente metemos conversa com o dono e os planos para o resto do dia foram subitamente alterados (não é que tivéssemos grande coisa programada)… Eh Eh Eh :xD: :xD:
O dono da 4L tinha outros 2 carros, das quais aproveitava peças e, como o canibalismo a 4L's indefesas é coisa que este pessoal adora, o senhor convidou-nos para irmos ver se queríamos alguma coisa… Como poderíamos nós recusar tal convite!

(192).JPG

Não tenho fotos do acto canibalesco, mas ainda trouxemos um alternador e motor de arranque pela módica quantia de 30€. E ainda houve quem tenha levado uma ventoinha...
O Graça a testar o motor de arranque:

(205).JPG

O resto do dia passou-se em torno da mesa, dos petiscos e de excelente conversa que fica por colocar em dia a cada ano que nos reunimos.
Rapidamente caiu a noite e depois de um ou dois copitos de aguardente de medronho de Santa Catarina da Fonte-do-Bispo, ainda com direito a um rótulo feito pelo Graça às 3 da matina, demos o dia por encerrado… Até porque o Ivo ainda tinha de regressar a Leiria nesta mesma noite e uma vez feitas as despedidas, recolheríamos às nossas camas.

(211).JPG
(218).JPG

Mas ainda antes de ir para o Vale dos Lençóis, um chazinho para aquecer a tripa enquanto actualizo as notícias no Portal dos Clássicos… ;)

IMG_1445.JPG

Verdade seja dita, estava bem fresquinho, mas nem isso impediu que sacasse umas fotos da varanda do nosso quarto da belíssima noite que estava… ADORO ISTO!! :wub: :wub:

(221).JPG
(222).JPG

Na manhã seguinte, depois de um bom banho para despertar, tratámos do check-out no Hotel Museu, o qual começou a ser construído quando descobriram ruínas romana no local, o que que implicou uma alteração interessante ao projecto.

IMG_1447.JPG
(226).JPG

E agora, vamos em busca de qualquer coisa para comer… Mas primeiro, umas fotos da zona.
Acabámos por juntarmo-nos ao resto do pessoal num café ali perto e enquanto se petiscava qualquer coisa para fazer tempo até à hora de almoço, vai-se falando mais um pouco...

(229).JPG
(231).JPG

Já carenciados de algo mais substancial nos nossos estômagos, fomos ali a uma churrasqueira conceituada, com um vista fenomenal sobre o Rio Guadiana. O café e respectivos digestivos já foram consumidos na Aldeia de Fernandes, deixando o Five no Monte Alto a apreciar os últimos momentos da bela paisagem alentejana.

(234).JPG
(236).JPG

É então chegada a hora da despedida, com a promessa de irmos a Lisboa em breve (que não se concretizou), mas antes vamos só ali tirar umas fotos para espetar lá no Facebook… Eh Eh ;)

(241).JPG
(243).JPG

E siga de volta para o Algarve… Até breve Mértola!

(245).JPG
(251).JPG
(254).JPG
(257).JPG

Fomos sempre a um ritmo normal, mas numa zona mais plana com uma ligeira inclinação, o João decidiu puxar um pouco mais pelo modesto 1108cc de 45 CV. Foi até aos 150! Mas levei tanto tempo para registar o momento que não consegui apanhar o ponteiro na marca...

(265).JPG
(268).JPG
(271).JPG
(273).JPG

O último registo feito deste fim-de-semana foi numa bomba de gasolina em Tavira, para esticar um bocado as pernas e para se controlar os níveis… O Graça suspeitou e bem que havia perda de líquido. :eek:

(278).JPG

Como é hábito, foi mais um fim-de-semana de qualidade. Muita gente faltou neste ano, mas ainda assim é sempre um gosto conviver com este pessoal, ainda que por tão pouco tempo...
Foi igualmente um enorme prazer conhecer o "Dr. Benzo" @Ivo António Santos, que veio propositadamente de Leiria para esta reunião anual, é sempre bom associar uma cara por trás de um ecrã e reconhecer o gosto por estas máquinas velhas, ainda que ele ande num Mórcedes meio plastificado… Eh Eh :xD: :xD:
A ver se ele avança com o restauro do Renault 6TL para não ser insultado nas redes sociais (pela minha pessoa)… AHAHAHAHAH ;) :xD: :xD:

Vê lá se apareces mais vezes por aqui pah! O restauro do teu R6 dava um tópico de invejar aqui nesta casa.

Quanto ao R5, umas semanas depois veio a comprovar-se que tinha a junta queimada, mas nem isso o impediu de ir no sábado a seguir para o meio da serra andar dentro das ribeiras e do lamaçal, dias depois da sua estreia por terras de Mértola. Máquina do caraças!! :thumbs up:

E no que diz respeito ao mês de Abril, podemos dá-lo por encerrado… Finalmente!! ;)

CONTINUA...
 
Última edição:
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Maio

Maio também teve um início ago atribulado, havia muita coisa prevista na agenda mas o 205 ainda continuava de baixa devido ao fole, sem data prevista para a sua reparação, pelo que ia alternando entre o Cactus da minha irmã e a 4L dos meus tios.

No dia 6, tinha o encontro em Armação de Pêra, o 4º Aniversário, para ser mais concreto.
Havia um senão! Também era Dia da Mãe, um dia sagrado que não me passaria pela cabeça faltar, sobretudo porque já tínhamos almoço de família programado. Felizmente que o meu grande amigo Filipe do Renault 15 TS também queria lá ir, mas também já tinha almoço previsto, pelo que se juntou o útil ao agradável e lá fomos os dois no R15.

@nuno granja vê lá se reconheces o VW aí da foto...

(2).JPG
(11).JPG
(23).JPG
(48).JPG

Bem que suspeitei que conhecia este Spider de algum lado… Longe de mim pensar que era mesmo o do @José de Sá ...

(50).JPG
(68).JPG
(72).JPG
(102).JPG
(116).JPG
(164).JPG

Por volta das 13h pusemo-nos na alheta, pois ainda tenhamos uns km's a fazer para chegar a uma hora decente para almoçar… Prego a fundo!

(204).JPG

Soube a pouco, mas ainda assim foi muito bom! Um ambiente com muita variedade e qualidade, o que tem tornado este encontro uma das principais referencias do Algarve no que toca a automóveis clássicos.

Para quem se quiser deliciar com a reportagem completa, aqui segue o link do álbum:

4º Aniversário dos Clássicos de Armação de Pêra

Fugindo um pouco aos automóveis, porque nem só de carros uma pessoa vive, permitam-se partilhar convosco umas das minhas outras grandes paixões… a náutica!
Sempre gostei de barcos, em particular veleiros antigos… Ao longo dos anos comecei a apreciar cada vez mais todo o tipo de barcos da classe de galeões, fragatas, navios-de-linha até meados do século XIX onde se enquadra o Victory, o Vasa, por aí fora...

No final do ano 2017, foi anunciado algures pelo Facebook que a réplica da Fragata L´Hermione faria uma viagem Atlântico-Mediterrânica, partindo de La Rochele e terminando no Mónaco, sendo que no regresso atracaria em Portimão, entre o 8 e 10 de Maio, antes de retomar novamente a La Rochelle… Como coincidia com os dias de aulas, fiz de tudo para não perder o evento.

wBe2wgRp.jpg

No dia da chegada, depois de seguir a localização do navio via satélite, pensei que se saísse de Olhão na manhã seguinte, tinha margem suficiente para chegar a Portimão e acompanhar o cortejo da entrada do navio na barra do Rio Arade… Parvo!! Devia ter ido para Portimão no dia anterior, pois o Hermione atracou na doca de Portimão por volta das 7h da matina do dia 8 e acabei por perder a espetacular recepção à entrada da Barra com outros veleiros e o disparo dos canhões que assinalam a aproximação ao porto...
Foi mesmo uma parvoíce da minha parte não ter seguido com o plano inicial de ir um dia antes...
Enfim! :rolleyes:

Só para vos dar a conhecer um pouco da história deste magnifico veleiro, trata-se de uma réplica de uma Fragata francesa construída em 1779 (a construção da réplica data de 1997-2014) que o Marquês Lafayette utilizou para chegar à América do Norte, em 1980, prestando auxílio às tropas do General George Washington pela Guerra da Independência dos Estados Unidos face à Grã-Bretanha. Equipa 32 canhões, dispostos ao logo dos 44,2m de comprimento dos 11,2m de boa e ostenta 3 mastros (mezena, principal e traquete) com um total de 15 velas que o tornam numa embarcação leve e bastante ágil de manobrar.

Chegado a Portimão, pouco antes das aulas começarem às 18h, fui lá dar uma vista de olhos para controlar o ambiente…

(1).JPG
(2).JPG
(4).JPG
(11).JPG
(12).JPG

E depois das aulas, já de noite, ainda passei por lá novamente na expectativa de fazer umas fotos interessantes…

(15).JPG
(30).JPG
(34).JPG
(37).JPG

A manhã seguinte já estava reservada para visitar o Hermione como deve ser, pelo que uma boa noite de descanso era necessária.
Às 11h30, depois de um bom pequeno-almoço à maneira, já estava no recinto a comprar o bilhete para entrar na magnifica embarcação. Não vos maço mais, cá vão as fotos…

(39).JPG
(45).JPG
(41).JPG
(50).JPG
(53).JPG
(57).JPG
(60).JPG
(62).JPG

Atenção! Apontar! FOGO…!!!

(64).JPG

CONTINUA...
 
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Estas "jaulas" destinavam-se ao armazenamento de animais de pequeno e médio porte, como porcos, cabras e aves de vários tipos, exclusivamente para confecção das refeições dos oficiais. A restante tripulação tinha de se contentar com legumes, verduras, frutas e peixe.

(66).JPG
(67).JPG
(72).JPG
(74).JPG

Capitão João "Pegadas" ao vosso serviço… :p

(79).JPG
(84).JPG
(85).JPG

E antes do almoço, atravessei o Rio Arade para ver se conseguia tirar uma foto XPTO...
Infelizmente a lente que possuo não tem alcance suficiente para apanhar o navio por completo de forma a ficar completamente enquadrado na foto.
Isto foi o melhor que consegui...

(93).JPG

Tenho muitas mais fotos da visita ao navio, como podem imaginar, algumas de pormenores interessantes que dificilmente consegui visualizar numa determinada perspectiva na internet, mas como esta reportagem já vai longa, decidi resumi um bom bocado.
Nos dias que se seguiram fui andando lá pelo recinto do evento, ainda comprei uma rifa para um belíssimo painel de azulejos do Hermione pintado à mão e uma t-shirt idêntica às dos membros da tripulação para futura recordação.

Vou saltar rapidamente para o dia 11, o dia da partida!
No dia anterior perguntei a um dos membros da tripulação a que horas estava prevista a saída do porto, ao que me disseram por volta das 8h. Pois bem, às 7h30 já estava a caminho do porto de recreio, mas o Hermione lá continuava e tudo indicava que ainda estava para demorar...
Aproveitei e fui dar uma volta pela Praia da Rocha, zona que evito devido à confusão (especialmente à noite), mas como estava à espera que a qualquer momento o navio saísse pela Barra do Arade, fui logo para a ponta do molhe de onde teria uma vista privilegiada da saída do Rio para o mar aberto.
Já em cima 10h finalmente algum movimento!

(101).JPG
(103).JPG

E ao longe, o Hermione já a aproximar-se...
As fotos infelizmente não saíram grande coisa nesta fase, pois estava mesmo a apanhar com o sol directamente na lente.

(108).JPG
(113).JPG
(115).JPG
(117).JPG
(121).JPG

E pronto… C'est tout! Uma vez em alto mar, seguiria para Pasaia, já perto da fronteira franco-espanhola, fazendo a última escala em Bordeaux antes de retomar definitivamente ao porto de La Rochelle e, por ventura, começar a preparar a sua viagem para 2019... ;)

(123).JPG

No fim-de-semana que se seguiu, marquei presença no mensal de Faro com a 4L dos meus tios...
Cada vez mais fraco em termos de adesão, mas sempre um bom pretexto para sair de casa e apanhar algum sol na tola.

(2).JPG
(3).JPG
(7).JPG
(11).JPG
(16).JPG
(17).JPG

Com a necessidade de pegar novamente no 205 e sem ver o dia em que o Dr. João Graça pudesse jogar-lhe as mãos devido à quantidade de trabalho que tinha, ele acabou por falar com um outro colega do seu restrito circulo de amigos mecânicos e pediu-me que lhe levasse o Puga.
Como já conhecia o rapaz, estava perfeitamente à vontade, pois sabia que era muito bom profissional na área...
Quando fui buscar, dias depois de o deixar na oficina, não só tinha mudado o fole, como limpou o motor todo por baixo! Completamente desengordurado, sem um único vestígio de sujidade de óleo! Parecia um motor novo!! :eek: :eek:
Longe de mim pensar que ele ia dar tal tratamento ao carro, mas quando me disse: "Como tem de ir à inspecção, convém que vá o melhor possível…" é neste tipo de atitudes que reconhecemos a qualidade e a ética profissional que a tantos falta, sobretudo no meio dos carros velhos.
Tudo pago, lá peguei no meu fiel leão e fui a fugir para a loja dos pneus para se tratar do que tinha ficado por fazer da última vez que lá estive…

IMG_1499.JPG
IMG_1500.JPG

Para meu incrível azar, quando vou ao poço tirar a foto que se segue, reparo que a Filha da P#%@ da abraçadeira do fole está partida na zona de aperto e literalmente ali a baloiçar… "Bonito!!", pensei eu… "Amanhã é Sábado, queria com o carro à IPO logo de manhã, mas já estou a ver que os gajos vão embirrar com aquilo. Pior ainda! Já passa das 19h e o moço já deve ter fechado a oficina… Raios ma partam!!" :mad: :mad: :mad:
Maldito material da concorrência! :confused:

IMG_1497.JPG

Como não havia mais nada que pudesse fazer, lá concluíram o serviço e, já pronto para entrar no carro, reparo que uma das lâmpadas de stop não está a funcionar… Nem é cedo, nem é tarde!
O Graça está mesmo ali a 200m e mudo logo as lâmpadas todas não vá alguma fundir-se em plena inspecção.

IMG_1503.JPG

CONTINUA...
 
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Na segunda-feira, dia 21, fui logo à oficina de manhã tratar da abraçadeira. Felizmente que o rapaz tinha lá uma daquelas próprias para jipes TT (creio que são reforçadas, ou pelo menos mais grossas) e que me garantiu que dali não saltava… 1 ano depois, comprova-se que a mesma lá continua. :xD:
E siga para o Centro de Inspecção que já estás ilegal há demasiado tempo!

(1).JPG

Era eu a chegar e este belíssimo e raro Subaru a sair, ainda nas mãos do seu 1º e, quiçá, único dono!
Conheço este carro há anos no mesmo sítio, sempre tapado com uma lona, que ainda o vai protegendo da intempérie. Só de o apanhar a andar e cheio de fulgor, até fui com outra disposição para a "prova anual"... @Paulo Jorge Coutinho, topa aí! ;)

(3).JPG
(4).JPG

Com todas as luzes impecáveis, emissões CO2 no ponto e toda a parte técnica com bom aspecto e sem nada a apontar, o resultado era mais que óbvio… Folha Verde limpinha! :wub:

(6).JPG
(7).JPG

E chegamos então ao fim de mais uma reportagem bimensal há muito que prometida...
Até fico parvo como é que, ao fim de mais de 1 ano, ainda me lembro de tudo em detalhe! É bom sinal, pelos vistos… Quer dizer que a massa cinzenta está a trabalhar bem! :p
Nunca pensei que o ano 2018 tivesse sido tão activo no que diz respeito a carros, vejam lá que até tive de escrever primeiro as reportagens num ficheiro Word, só para conseguir organizar tudo isto.
Espero que ao menos a próxima reportagem seja um pouco mais tranquila, até porque a de Agosto - Setembro é também muito puxada em termos de conteúdo. :rolleyes:

Não tendo mais a acrescentar, espero bem que desfrutem e comentem:lol: Que isto deu cá uma trabalheira!
Grande abraço!
 
Última edição:

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
Oh @João "Pegadas" finalmente um report e que report!
Fantástica aventura com a 4L são esses episódios que nunca mais esquecemos!

Obrigado por todas as fotos e pormenores foi uma delicia ver estes relatos.
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Cum Catrano tu não fiques tanto tempo sem escrever, um gajo perde-se com tanta coisa.
Excelente reportagem R5 com junta queimada a rasgar e bem, prova de regularidade com 4L :thumbs up: e muito mais.
Vem cá escrever mais assiduamente sim.
Abraço
 
OP
OP
João "Pegadas"

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
Oh @João "Pegadas" finalmente um report e que report!
Fantástica aventura com a 4L são esses episódios que nunca mais esquecemos!

Obrigado por todas as fotos e pormenores foi uma delicia ver estes relatos.

Obrigado por acompanhares grande Nelson. :)
Eu sei que estou muito atrasado no que toca a reportagens, mas é tanta coisa ao mesmo tempo que as reportagens ficam sempre em último lugar, mas prometo actualizar isto nos próximos meses… ;)
E fica atento que as próximas reportagens também vão valer muito a pena! :thumbs up:
Forte abraço

Cum Catrano tu não fiques tanto tempo sem escrever, um gajo perde-se com tanta coisa.
Excelente reportagem R5 com junta queimada a rasgar e bem, prova de regularidade com 4L :thumbs up: e muito mais.
Vem cá escrever mais assiduamente sim.
Abraço

Eu sei, eu sei… :xD:
Reportagens tão grandes como esta última já necessitam de ser devidamente preparadas em Word, ou noutro ficheiro, porque é com alguma facilidade que perdemos o rumo da coisa...
Aquele R5 é do caraças! Quantos carros actuais poderiam alguma vez fazer o que este fez, mesmo com a junta queimada… Dar 150 à hora sem se queixar, atravessar ribeiras com a água pelos faróis onde muitos diriam que apenas os jipes o fariam… :eek:
Só é mesmo pena que esteja parado há já uns tempos porque tem de mudar a distribuição e o dono está com preguiça! :rolleyes:
Farei os possíveis para actualizar isto. Pelo menos gostava de começar os relatos de 2019 ainda antes de chegar a 2020... :xD: :xD:
Grande abraço e vamos ter de falar ainda esta semana...
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Obrigado por acompanhares grande Nelson. :)
Eu sei que estou muito atrasado no que toca a reportagens, mas é tanta coisa ao mesmo tempo que as reportagens ficam sempre em último lugar, mas prometo actualizar isto nos próximos meses… ;)
E fica atento que as próximas reportagens também vão valer muito a pena! :thumbs up:
Forte abraço



Eu sei, eu sei… :xD:
Reportagens tão grandes como esta última já necessitam de ser devidamente preparadas em Word, ou noutro ficheiro, porque é com alguma facilidade que perdemos o rumo da coisa...
Aquele R5 é do caraças! Quantos carros actuais poderiam alguma vez fazer o que este fez, mesmo com a junta queimada… Dar 150 à hora sem se queixar, atravessar ribeiras com a água pelos faróis onde muitos diriam que apenas os jipes o fariam… :eek:
Só é mesmo pena que esteja parado há já uns tempos porque tem de mudar a distribuição e o dono está com preguiça! :rolleyes:
Farei os possíveis para actualizar isto. Pelo menos gostava de começar os relatos de 2019 ainda antes de chegar a 2020... :xD: :xD:
Grande abraço e vamos ter de falar ainda esta semana...

Tem que ser até quinta que sexta piro-me e só regresso no Domingo ;)
 
Topo