Toyota Diário de bordo - Toyota Land Cruiser BJ40

Diários de Bordo

Toyota Diário de bordo - Toyota Land Cruiser BJ40

E eis que de repente cometi uma das maiores loucuras da minha vida.

O bichinho do BJ40 começou penso eu prai em 2010, andava eu a estudar no Porto e todos os dias passava por um branco estacionado no mesmo sítio, cada vez mais ficava a olhar para ele e cada vez mais gostava dele.
Dou por mim a ver os valores deles na internet, na altura estavam longe dos valores que estão agora, mas ainda assim o valor que eles tinham estava longe daquilo que eu podia pagar.
Tinha eu na altura um mini 1000, que ainda tentei utilizar para retoma mas nunca consegui finalizar algum negócio.
A ideia foi arrumada, mas não esquecida, volta e meia lá ia ver os classificados, reparando que os valores cada vez subiam mais, posto isto, cada vez mais me fui conformando com a ideia que seria um jipe para comprar um dia mais tarde quando já tivesse mais disponibilidade financeira para o fazer.

Paralelamente a isto, um vizinho que vive mesmo aqui em frente, tinha um BJ40 já a muito tempo e que usava como veículo de dia a dia.
Eu parava a olhar aquele jipe, sempre bem cuidado, no verão ele retirava a capota e andava com ele descapotável, era o menino dos olhos dele e eu estava sempre a gabar lhe o jipe.
Eis que um dia ele chega perto de mim e qual é o meu espanto quando ele me diz:

- Queres comprar o meu jipe?

Fiquei de boca aberta, nunca imaginei que algum dia o vendesse, mas ele explica que precisa de algo mais prático para poder andar com os filhos à vontade e que a mulher também possa conduzir quando precisa.

Eu disse que claro que gostava de ficar com ele mas que não tinha disponibilidade financeira para tal coisa.
Ele colocou o jipe a venda, mas o bicho ficou e quando a vontade e o sonho são grandes não há nada que nos tire a ideia da cabeça.
Comecei a pensar que não fazia sentido deixar ir algo que a tanto tempo desejava e que sabia como estava.
Foi então que decidi vender o meu plástico de uso diário para comprar o jipe.
Como as minhas viagens ficaram reduzidas a 8 km diários para as idas e voltas para o trabalho achei que era a altura certa para cometer está loucura.
Vendi então o meu citroen C4 1.6 HDI, com 90 mil km para comprar algo antigo, com consumos altos, muito mais desconfortável mas que já era um sonho a muito tempo.
Muita gente me chamou de louco, me disseram que ia arrepender, mas eu decidi ir em frente e eis que em novembro do ano passado realizei o meu sonho de a tanto tempo

Comprei um BJ40! :D:D

20190119_153944.jpg

É de 1984, dos últimos modelos, nao esta perfeito mas foi sempre bem cuidado, nao tem fibras, tudo é chapa.

No início estranhei, mas depois a coisa agarrou se de tal forma que nos esquecemos de tudo!
Dá um gozo enorme conduzir, a direção pesada, a rigidez da suspensão, a forma como temos de segurar a chave para trás até que a resistência dentro do carro fique incandescente indicando que as velas já estão quentes o suficiente para por o carro a trabalhar, a forma como temos de puxar um botão para desligar o carro, enfim um conjunto de coisas que nos fazem ter mais contacto com o carro, que são mecânica pura, sem ajudas eletrônicas pelo meio.

Faltam me as fotos porque na verdade nem me lembro de as tirar quando ando com ele, mas vou tentar relatar mais as aventuras que passo ao volante dele.

Deixo algumas fotos que estavam na altura no anúncio de quando estava a venda:

FB_IMG_1539172930719.jpg

FB_IMG_1539172928623.jpg

FB_IMG_1539172932890.jpg


FB_IMG_1544135080004.jpg

Espero que gostem.

Um abraço!
 

Anexos

  • 20190119_153944.jpg
    20190119_153944.jpg
    516.3 KB · Vistos: 228
  • FB_IMG_1539172930719.jpg
    FB_IMG_1539172930719.jpg
    52 KB · Vistos: 227
  • FB_IMG_1539172932890.jpg
    FB_IMG_1539172932890.jpg
    33.3 KB · Vistos: 227
  • FB_IMG_1539172928623.jpg
    FB_IMG_1539172928623.jpg
    104.2 KB · Vistos: 5
  • FB_IMG_1544135080004.jpg
    FB_IMG_1544135080004.jpg
    293.4 KB · Vistos: 227

Vitor H. Roque

YoungTimer
Espetacular. O meu pai tem um por restaurar. Atualmente só anda para ir às terras que temos no meio do mato e afins. São máquinas infernais. Nunca param. No dia em que o mundo acabar garantidamente que uma das coisas que sobrevive são os bj40 eheh :)
 

Edgar.Guerra

Pre-War
Premium
Portalista
Muito bom! Admiro a tua paixão que te levou a venderes o moderno para passares a andar de clássico todos os dias. Parabéns, e vai-nos mantendo informados sobre o dia a dia com esse nipónico indestrutível.
 

Marco Vale

Veterano
Premium
Portalista
Parabéns por teres realizado esse sonho!
Acho que fizeste muito bem em avançar.
Só se vive uma vez :D
 

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
Fantástico! Que boa escolha! Há muito que ando a ver os valores deles e a pensar em comprar um... um dia! Esse aparenta estar em óptimo estado e ainda por cima conheces o carro e o seu histórico, por isso melhor ainda! Boa sorte daqui para a frente!
 

César Antunes

Clássico
Isso de vender o carro atual com 4 ou 5 anos apenas para ir buscar um clássico já passou pela cabeça de mais de um no entanto nem todos sao tao atrevidos como foste e só por isso os meus parabens porque se este BJ40 é a tua perdiçao FORÇA e a desfrutar dele. Eu entendo perfeitamente o sentimento, por mim também vendia o Ford que tenho de 2013 e comprava outro carro de finais dos 80, outro Peugeot claro está mas de momento falta-me lançar-me à piscina :)
 
Última edição:
Isto é o que se pode considerar uma loucura saudável. Parabéns por ter seguido o seu sonho.
Em 1999 tb comprei um de 1982 que vendi em 2004. Estou muito arrependido e neste momento estão tão inflacionados que é mesmo um sonho para voltar a comprar outro.
Recomendo que o conserve e mantenha.
Vai a todo o lado e raramente o vai deixar ficar mal.
 
Última edição:

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Muitos Parabéns!
O Sonho comanda a vida e é preciso alimenta-los, vão existir dias menos bons, mas a persecução que esses dias voltem a ser radiosos como no inicio faz parte do processo.
Muitas e boas curvas, rectas, mato, areia, estrada, km com esse Japonês!
 

Jorge M Martins

Clássico
Parabéns, também tenho um, é um carro espectacular, mas é preciso coragem para usar no dia a dia :rolleyes: e o meu tem direcção assistida e travões e disco e mais umas coisitas que agora não me lembro :cool:
O teu parece estar em muito bom estado. E um carro que marca, tem umas características muito próprias...
 

Antonio Valerio

Clássico
Parabéns por a aquisição, um dia gostava de ter um, e por ser o teu carro do dia a dia.

O meu carro do dia-a-dia é de 96, bem mais novo que o teu, mas é comum ouvir opiniões para arranjar um carro em "condições" e de me deixar de idiotices ! Mas o prazer que tenho ao conduzir, e como o @nuno granja diz, quando se olha para trás para observar o nosso carro uma vez mais, é porque fizemos a escolha certa, e que prazer me dá !

A outra questão de ser carros "velhos" e não próprios para o dia-a-dia, mas a verdade é que já foram carros do dia-a-dia, e será que na altura deles o dia-a-dia seria assim tão diferente ? Podem dar mais problemas, podem, principalmente se não mantivermos a manutenção regular em dia, e se não fizermos algumas manutenções preventivas, e a verdade é que problemas podem dar todos. A nível de exemplo o verão passado, naquele dias mais quentes vi alguns carritos recentes encostados, e o meu não se queixou de nada !

Espero que o aproveites muito, e creio que será fácil andar sempre com um sorriso parvo ao volante dessa máquina !
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Rui,

Parabéns pela compra e obrigado pela partilha.
Nem tudo serão rosas mas para quem gosta não há melhor. Tens a vantagem de ser um carro bem projectado e melhor construído, que no seu segmento e época era do melhor que havia.

Com calma e eito um dia um Youngtimer começa a sorrir para tie complementas a frota com algo mais estradista.


Bons kms.

nuno granja

PS. @Antonio Valerio what else!!!
 

Jorge M Martins

Clássico
Eu quando disse que é preciso coragem , para ser carro de dia a dia, não penses que vais ficar apeado, porque não vais, isso trabalha sempre, mesmo se chave mas embaceia os vidros quando chove, e dificílimo estacionar, não trava apenas abranda, bastante duro, etc. Eu adoro o meu, mas andar com ele todos os dias, não é facil.
 
Parabéns pela máquina, sem tiveres dificuldades em arranjar material avisa, tenho um amigo que é especialista nestas máquinas, principalmente material de chapa! ;)
 
Desculpe intrometer-me no seu DA, mas por gostar muito de BJ40's, estou curioso relativamente a evolução, sua experiência diária e se possível mais fotos actuais.
 
Topo