Clássicos eléctricos

Gostam da ideia de clássicos convertidos para eléctricos?

  • Sim

    Votos: 18 32.1%
  • Não

    Votos: 38 67.9%

  • Total de votantes
    56

JP Vasconcelos

Raio de Sol
Premium
Portalista
A minha filha esteve doente... e faltou ao teste de filosofia, para compensar a professora disse-lhe para fazer um trabalho subordinado ao tema:
Falácia

Portantos... eu que já me deixei de filosofias há uns 40 anos, mas tive que voltar à coisa, isto é, a minha filha pediu-me para rever o trabalho, mas não, não vou publicar o trabalho dela aqui.

O problema é que acho que isto dos veículos eléctricos também encerra uma falácia.
Segundo a minha factura de electricidade (ela mesma uma enorme falácia sino-portuguesa) no mês passado a energia eléctrica foi produzida em 14,0% com carvão, 8,6% com gás natural, 14,7% com outras(?), 8,1% com cogeração fóssil, 7,0% hídrica e 47,6% com energia eólica.
Assim, pressupondo que a informação da EDP está certa (o que eu ignoro em absoluto), tenho dúvidas que a conversão dos motores de combustão interna em motores eléctricos é a melhor solução para o ambiente.
E sim, acho mesmo que se não cuidarmos do ambiente, o ambiente irá cuidar de nós, acabar connosco.

Mas prontos, foi apenas a coincidência de passar por aqui depois de ter lido o trabalho de filosofia da minha filha.

Desculpem qualquer coisinha
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Isto faz-me lembrar o resto das conversões a que assistimos nos últimos anos.

Jaguar, mercedes e outras marcas gastadoras de gasolina foram convertidas em finais dos anos 70 para diesel. Tão lindo...

A minha opinião: DEVERIA-SE FECHAR ESTE TÓPICO E BANIR AS PESSOAS QUE VOTARAM SIM!!!

O que votaram não e mesmo assim ficaram menos contentes com o meu comentário deveriam levar tau-tau (não fiques contente @Camacho Cêrcas é mesmo a doer).

Agora a sério e sem brincadeira: estou estupefacto com o resultado da votação!!! Tanta malta que votou sim... para mim, neste sítio, é uma tristeza.

Esta moda dos eléctricos faz-me lembrar os amigos dos animais. Geralmente, atenção quero frisar GERALMENTE, os grandes amigos dos animais só gostam de animais maiores que 10cms e tudo o que seja parasita tipo ténias, lombrigas, carraças, pulgas e chatos é para aniquilar com um produto químico qualquer feito por uma fábrica bem poluidora na China sob supervisão de uma Bayer. Depois esquecem-se que têm um avô ou uma avó num lar e não o(a) vão visitar desde que lá entrou. PQP a esta hipócrisia que esta sociedade moderna vive. Viva os toiros e abaixo o Avô. Pró Car.... alho e cebolas.

Os eléctricos é a mesma treta. Esquecem-se o que se faz com as baterias de lítio após a data limite e que as mesmas foram produzidas na China numa daquelas fábricas que cumpre tudo menos as normas CE. Alterar um clássico para eléctrico é incentivar indústrias poluentes a produzir, incentivar o desperdício de um motor que estava a trabalhar e agora nem para centro de mesa dá (caso do porsche... feio ai Jesus), incentivar novamente a poluição no fim de vida das baterias, incentivar a insegurança nas estradas porque: loud pipes save lives (em inglês tipo roof-top, sunset e outras tretas), incentivar o mau gosto, o desrespeito pela história, a pouca autonomia, as políticas bacocas de quem fala muito mas faz pouco.

Hoje vi uma notícia que referia a presença de uns estrangeiros palermas em Lisboa que vieram de várias partes do mundo para se manifestarem contra o novo aeroporto da margem sul. Segundo esses mesmos estrangeiros, o avião é o meio de transporte mais poluidor do mundo e o novo aeroporto vai mudar o Tejo e a sua fauna. Sabem uma coisa? Vieram todos para aqui de avião. Hipócritas...

A minha máquina de lavar roupa vai ser covertida a gasolina. Já comprei um motor Sachs 125 a dois tempos e vai ser uma poupança, quer no ambiente, quer na factura da EDP.
 
Última edição:

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
tenor.gif
 

Marco Vale

Veterano
É uma discussão que nunca vai levar a algum consenso.

Vamos mas é voltar a circular em carroças que o ambiente agradece:rolleyes:

Às pessoas estão fartas/cansadas do ruído e gases emitidos pelos motores de combustão. Os eléctricos não têm esse problema.
É uma questão de tempo até circularem em grande número, mas já não vou estar cá para ver.
Podem ter os mesmos inconvenientes aquando da produção, mas em circulação não é a mesma coisa.

Isto falando da questão em geral, por parecer uma moda, que discordo.

Em relação às conversão, os '02 já existem :cool:
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Como dizem os economistas: "não há almoços grátis".

Poderá haver ligeiras diferenças em termos de impacto ambiental, mas não é certamente o que apregoam. A diferença principal é a deslocação do local de poluição, que deixa de ser o local de consumo e transita para o local de produção.

O que interessa à industria é que o consumidor não cheire o fumo, para continuar a ir de carro ao café da esquina de consciência tranquila.

O que se está a assistir é a um aproveitamento desta onda para fazer "greenwashing". Uma falácia que quer fazer crer que estes veículos são "Zero Emission", mas se considerarmos a produção, o abate, e a produção da energia consumida, vai quase para o mesmo patamar dos de combustão.

A única energia limpa é a que não se consome.
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Tropecei nisto e lembrei-me que a fogueira deste tópico estava a perder força.

Vou atirar alguma lenha (porque acendalhas é coisa do demo)




 

Edgar.Guerra

Pre-War
Premium
Sacrilégio!! :lol: :lol: :lol:

Enquanto não passar de exercícios académicos e nichos de mercado, não me choca. Se um dia se lembram de tentar passar a obrigatório é que já está o caldo entornado.

Se permitir ver mais clássicos (ou, vá, carros com aspeto exterior de clássico) nos centros urbanos e impedir alguns de ir para a prensa, é avançar...
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Pús like ao post mas não gosto muito da transformação. Se fosse um carro onde já não há peças para reconstruir o motor, ainda acho aceitável e até concordo. Mais vale isso que ficar parado. Neste caso... só penso neste carro com o motor original a berrar :confused:
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Não gosto. Não é clássico nem é moderno. É como uma gaja de 60 anos com silicone e a pele esticada.

Mas... Tecido de xadrez a forrar o cofre do motor igual aos bancos?! Tudo a combinar e tal?! Quem é a dona?

É uma "Lili Caneças": a eterna jovem que cada vez que se ri levanta um braço ou uma perna ao mesmo tempo :lol:
 
Topo