Topico do Desaperto De Parafusos Calcinados

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Bom.... Este topico tem como fim, a divulgaçao, dos metodos usados por nós, para desenroscar aquele parafuso calcinado, aquela porca moida, aquele rolamento soldado...etc...

é que eu, estive ali a fazer uma força sobre-humana, para desenroscar a porca que prende o rolamento, no tambor do 127. e simplemente nao consigo!
Mas como raio é que eu vou tirar aquilo? :wacko:
 
OP
OP
M Bento Amaral

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Re: TTopico do Desaperto De Parafusos Calcinados

Joao, o meu nome do meio é wd 40 bala redex !! :DD:D
 
Re: TTopico do Desaperto De Parafusos Calcinados

e aqueles parafusos do colector de escape, que ja estão num estado lastimoso, como é que se faz?
 

Nuno Andrade

Pre-War
Pois esses so com uma semana antes a dar-lhe todos os dias penetrante, ou vulgo spray lubrificante, apesar que ha alguns especificos para isso mesmo, penetrar nos parafusos...

cumprimentos.
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
HI
Da frente ou rectaguarda.
Penso que a porca tinha um genero de freio que era esmagada com ponteiro para não desenroscar.
Já lá vão trinta anos .....
GB
 

Samuel A Costa

YoungTimer
Viva!
À pouco tempo comentei no tópico do Ricardo Silva Manta A 1.9, em que ele tem um problema semelhante.
Depois de conversar com uns colegas eu obtive algumas soluções para esse tipo de problemas.
Primeiro para quebrar a ligação da calcinação o que se faz é aplicar calor ou frio para o material dilatar ou contrair ai quebrando a ligação da calcinação.
Frio pode ser dado por sprays de gelo, uma solução que um colega de trabalho usa para tirar rolamentos e orings.
Calor pode ser dado por maçarico directamente (mas pode causar danos à peça ou a material próximo, apesar de já existir uma massa que isola a propagação do calor, geralmente é usada em trabalhos de solda e corte).
Outra maneira para dar calor em rolamentos é aquecendo oleo à parte e depois aplicar o oleo quente no rolamento assim dilata o material quebrando a ligação do s materiais.

Seja qual for o método que usas tem cuidado e poe a tua segurança em primeiro lugar.

Boa sorte
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Olá,

Empenar só se for uma peça de metal fino que esteja sujeita a essas condições. Num tambor não há tanto esse risco.

Outro produto com que obtive excelentes resultados chama-se Multikim, e é produzido pela Kimsa, uma empresa de químicos que fornece essencialmente a indústria.

No entanto, para o caso dos parafusos do tambor do 127, aconselho um dos sprays de arrefecimento, umas pancadas adicionais no tambor com um martelo de cabeça de borracha, dados de forma alternada em cima e em baixo, à esquerda e à direita, e o uso de um alicate bem forte que consiga agarrar a cabeça do parafuso com bastante força para não haver o mínimo deslize que moa mais a cabeça dele.

Convém também lembrar que quando for hora de remontar, há algo que não devem esquecer, para evitar a repetição desta cena daqui a uns anos... massa de cobre!

Há anos que tenho sempre disso por perto, e no 127 então essa menina já me poupou muita chatice, comecei a usá-la desde muito cedo, por isso praticamente tudo onde mexi levou, e quando voltar a mexer não dá luta...

Um abraço a todos!
 

Luis Nunes

YoungTimer
Por vezes e quando o WD40 não resulta , de todo, só há uma de duas coisas a fazer, a primeira já foi referenciada numa das respostas que é dar calor com um maçarico oxiacetilénico (oxigénio e acetileno) na porca e antes que arrefeça tentar desapertar. A outra solução é bem mais simples e quase sempre resulta. Consiste em dar umas valentes marteladas numa das faces sextavadas da porca apoiando , na face oposta , com um "tai" de bate chapa ou com outro martelo.
Ainda há outro método muito mais radical e destrutivo... que é dar um furo com uma broca de uns 3 ou 4 mm no topo da prca o mais perto possível da rosca da manga de eixo com o máximo de cuidado para não ferir a dita. Dessa forma enfraquecemos a porca e consequentemente ela acaba por se desapertar.
Um abraço e sempre ásordens!
 
Topo