Porschista

Nuno Neiva

YoungTimer
Olá a todos.

Cumpri à pouco tempo o sonho de comprar um Porsche. É um 924 de 1983, para muitos o pior Porsche de sempre, mas para mim não, é lindo, é meu. Como todos os Porschistas o meu carro de sonho é o 911 (qualquer um), mas tem de se começar por algum lado e de momento o 924 era o unico a que podia chegar.

Agradeço qualquer tipo de informação relativa a este modelo pois ainda não conheço quase nada.

Um abraço a todos os fanaticos.
NN
 

Ricardo Raposo

MiniManiaco
boas

parabens!! tb to curioso, pk dos piorzinhos???? ´Talvez só por ser um dos mais simples?? menos potencia menos luxo, mas nao deixa de ser um porsche.
 

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Bemvindo Nuno:D Pior? Não Concordo! podes ver um igual na minha garagem:D poe fotos na tua sff:cool: Aqui tens o Argumento de defesa:D além de que o prazer de o conduzir é muito e é lindo!:D
924, o Porsche refrigerado a água Mas a VW, ainda atrapalhada com a queda de vendas do Carocha e em dificuldades financeiras, acabou por desistir do novo Audi com o projecto já bem adiantado. Como a Porsche precisava de um substituto para seu 914 de mecânica VW "a ar", acabou por comprar os direitos de produzir o carro que projetara. Seria fabricado nas instalações da Audi em Neckarsulm, mas sob responsabilidade da Porsche. Nascia assim, em 1976, o 924.
Foi o primeiro da marca a abandonar o motor traseiro refrigerado a ar. O 914 tinha o propulsor entre eixos, mas ainda assim posterior e arrefecido a ar. A VW também vinha, a essa época, abandonando esta tradição -- portanto, a Porsche acreditava ser esse seu caminho ao futuro.
Tinha a instrumentação farta e bem posicionada e de pedais quase perfeitos, era um carro estreito, 1,68 m de largura.
O motor transmitia potência ao câmbio na traseira, através de um tubo de torque. A óptima distribuição de peso entre eixos do 924 demorou a ser explorada por motores mais fortes
O motor do 924 é um velho conhecido nosso: um VW 2,0-litros com a arquitetura básica dos onipresentes AP. Sua cilindrada, 1.984 cm3, é igual à do AP-2000, mas a partir de diâmetro dos cilindros e curso dos pistões diferentes -- 86,5 x 84,4 mm, contra 82,5 x 92,8 mm do VW. Contava com injecção mecânica de fluxo contínuo Bosch K-jetronic, moderna para época, e taxa de compressão de 9,3:1 para produzir bons 125 cv a 5.800 rpm. A versão para o mercado americano vinha com taxa reduzida para 8:1, para se adaptar à rígida legislação de emissões, o que resultava em parcos 95 cv.
Mas, para bom observador, já era possível perceber a sólida base sobre da qual a empresa de Zuffenhausen viria a construir mais um de seus clássicos. A sua carroceria era um monobloco de aço, ainda o melhor compromisso entre peso, rigidez, qualidade e custo, apesar do elevado investimento inicial. Tinha linhas limpas e, apesar de seu Cx de 0,34 (apenas razoável), contava com área frontal bem reduzida. A boa aerodinâmica resultante permitia alcançar 200 km/h já nas primeiras versões, apesar da letárgica aceleração.
A família 924/944/968, apesar de até hoje desconsiderada pelos tradicionalistas, por ter inaugurado a era do motor dianteiro refrigerado a água na Porsche, exemplifica claramente os verdadeiros princípios de Zuffenhausen. Origens humildes, entrelaçadas com a VW, mas desenvolvidas pacientemente ao longo dos anos.
O 924 e seus descendentes têm tanto direito de usar o logotipo da Porsche quanto qualquer 911. Puristas aceitando, ou não...
 
Olá

Parabéns pela maquina.
Por causa dessa coisas dos tradicionalistas é que a BM continua a fazer motos com motores de cilindros opostos e só agora e aos poucos, é que estão a conseguir mudar os clientes para motores em linha.
Digamos que é uma quebra na tradição mas não é por isso que deixa de ser um Porsche.
A única coisa que me surpreendeu no carro foi o facto de ter um 2000cc com apenas 125cv, coisa que mesmo para a época me parece um pouco abaixo das possibilidades. Mas enfim tendo em conta o tipo de injecção que tem e as suas limitações... se calhar é por isso que existe um kit para substituir a injecção por Carburadores duplos. ;)


Boa sorte
 
OP
OP
N

Nuno Neiva

YoungTimer
Obrigado a todos pela recepção e em especial ao Francisco L Ferreira pelo historico do modelo que desconhecia com tanto pormenor.

Vou colocar fotos da maquina para que possam dar a vossa opiniao.:feliz:

Um abraço
NN
 
Topo