Chapa matricula autocolante

João Grade

YoungTimer
OI!! OI!!

Eu tenho um mini 1000 de 1980 e queria colocar á frente uma chapa de matricula em autocolante no capô!
Queria saber se alguem sabe onde posso adquirir um autocolante desses e se é legal?
 
boas...

pede para te fazerem isso numa grafica em papel vinyl...legal não e pois segundo a lei a matricula tem k ser reflectora e ter um dispositivo de iluminação para o periodo nocturno...mas se não andares muito durante a noite ninguem te diz nada...
 
Olá,
Já agora aproveito este tópico para colocar uma pergunta relacionada com as matriculas.
Entao e é legal colocar as matriculas antigas em carros restaurados (fundo preto e letras brancas)??? Na inspecção nao vão dizer nada???

Obrigado

David Silva
 

Rui Rego

bmw2002t
Podes usar essas matriculas porque estavam homologadas para o ano em que esse carro foi matriculado, a partir de 92 quando saiu as matriculas novas (?? - ?? - AA) com letras à direita, os carros matriculados após essa data têm que usar essas matriculas (CEE) obrigatóriamente.
 

Daniel Pedrosa

daniel Pedrosa
Re: Chapa matricula

Esta certo é assim, pois caso tenha outra matriculas não passa na inspecção.
Até 1992, pode ter matriculas "das antigas".
Relativamente as autocolante penso que existe até legislaçao que tem de estar a uma determinada altura do solo e visivel que com autocolnate não acontece, para além do material não estar amolgado para o efeito.
 

Rui Rego

bmw2002t
Quanto à forma de montagem no carro não tenho acerteza, como todos sabem é ao centro da viatura, atras tem de estar iluminada, no caso das matriculas que se vê em certos carros montados à esquerda como no Opel Monterey Atras e nos Alfas à frente, a homologação do carro é que prevê a montagem assim devido a sua construção.
Como acontece com os peugeot 206, a luz de nevoeiro é ao centro, e segundo a nossa legislação a luz deve ser à esquerda, ou nos 2 lados, e o nº de chassis deve ser na frente direita do carro, e o 206 tem na bagageira. Como tem na ficha de homologação assim, e foi aceite homologação europeia assim, a nossa legislação nada pode fazer.Os franceses são tramados. Eu tenho um Cd com cerca de 500 paginas com legislação especifica para centros IPO, e quando encontrar estas notas eu ponho cá.
 

Rui Coelho

Clássico
Espero que isto ajude

Artigo 5º
Chapa de matrícula
1 - As chapas de matrícula dos veículos referidos nos artigos anteriores devem obedecer aos modelos constantes dos anexos seguintes, do presente Regulamento, para matrículas atribuídas:
a) Até 31 de Dezembro de 1991 - anexo II;

b) Entre 1 de Janeiro de 1992 e 31 de Dezembro de 1997 - anexo III;
c) Após 1 de Janeiro de 1998 - anexo IV.

2 - As chapas de matrícula dos modelos constantes do anexo II têm fundo de cor preta e letras, algarismos e traços de cor branca, conforme os modelos I a V constantes do referido anexo.
3 - As chapas de matrícula constantes do anexo III devem ser revestidas de material retroreflector, apresentando fundo de cor branca e letras, algarismos, traços e rebordo periférico a preto, conforme os modelos I a IV, constantes do mesmo anexo.
4 - As chapas de matrícula dos modelos I e II do anexo IV, para além das características referidas no número anterior, devem ainda conter, na extremidade direita, a indicação do ano e mês de atribuição da primeira matrícula do veículo.
5 - As chapas de matrícula dos veículos matriculados até 31 de Dezembro de 1991 podem ser substituídas por chapas dos modelos constantes dos anexos III e IV, podendo as chapas de matrícula dos automóveis matriculados entre 1 de Janeiro de 1992 e 31 de Dezembro de 1997 ser substituídas por chapas do modelo constante no anexo IV.

Artigo 7º
Instalação das chapas de matrícula
1 - Os automóveis devem possuir duas chapas de matrícula, uma à frente e outra à retaguarda.
2 - Nos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 50 cm3 e nos reboques, a chapa de matrícula é colocada apenas à retaguarda.
3 - A chapa deve apresentar o seu eixo principal em posição horizontal relativamente ao solo, sendo montada perpendicularmente e centrada relativamente ao plano longitudinal médio do veículo, ou, se tal não for possível, à esquerda deste plano.
4 - O bordo inferior desta chapa não deve distar do solo menos de 200 mm e o bordo superior mais de 1200 mm.
5 - Quando as características construtivas dos veículos não permitam a colocação das chapas de matrícula da forma prevista, pode a Direcção-Geral de Viação autorizar a sua colocação de forma adaptada àquelas características, desde que não prejudique o disposto no número seguinte.
6 - A chapa deve ser fixada ao veículo de forma inamovível, não podendo, em circunstância alguma, ficar total ou parcialmente encoberta por elemento do veículo ou por qualquer carga transportada.
7 - Para efeitos do número anterior, considera-se como inamovível uma chapa de matrícula que não possa ser retirada sem o auxílio de uma ferramenta.



Em sumula não pode usar matricula que não seja a constante nos anexos nem em cima.

Espero ter ajudado qualquer coisa disponham

Um abraço
 

tiago rodrigues

Clássico
João Grade disse:
OI!! OI!!

Eu tenho um mini 1000 de 1980 e queria colocar á frente uma chapa de matricula em autocolante no capô!
Queria saber se alguem sabe onde posso adquirir um autocolante desses e se é legal?

Caro amigo da informação que possuo, só os cooper "s" podem ter essas matriculas de vinyl porque foram importados de origem com elas, agora não sei se poderás aplicar num 1000. Tenho conhecimento de que querim chumbar na inspecção um cooper "s" por ter a matricula colada no capô do carro, o que foi um verddeira ignorância e falta de formção por parte do inspector.


cumprimentos
 
Marco Fernandes Caetano disse:
Será que alguém me sabe dizer onde posso comprar dessas chpas de matricula mais antigas com fundo preto? Já agora, de preferencia na zona centro.

Marco: Sei que há uma casa cá em Coimbra não sei se é no Girassolum ou na baixinha. Depois eu informo.
 
tiago rodrigues disse:
Caro amigo da informação que possuo, só os cooper "s" podem ter essas matriculas de vinyl porque foram importados de origem com elas, agora não sei se poderás aplicar num 1000. Tenho conhecimento de que querim chumbar na inspecção um cooper "s" por ter a matricula colada no capô do carro, o que foi um verddeira ignorância e falta de formção por parte do inspector.


cumprimentos

Pois tenho bastantes duvidas que os cooper S tenham "prioridade".

Pois apenas existem três tipos de matriculas homologadas.

As antigas, pretas com letras em relevo branco.( atè 92)
Brancas com letras pretas em aluminio (a partir de 92)
Brancas com letras pretas em acrilico (a partir de 98)

Qualquer um veiculo de 80 por exemplo pode ter qualquer uma das hipoteses.

O autocolante de certeza que não está homologado, mesmo nos cooper de origem,

Tive um Renault 5 Alpine Turbo, que trazia de origem a inscrição Turbo no vidro traseiro. Sempre foi apontado na inspecção por tapar o vidro, inclusive chegaram a dizer para o retirar, não o fiz por razoes obvias, mas que não é permitido ter autocolantes no vidro, isso não é.

Moreira
Brancas com le
 
Topo