Honda Prelude

Honda Prelude 2.0 16i 4ws - 1989. 3º série - 140.000 Kms - Sem restauro, a não ser pequenas intervenções para melhoramentos. Viatura de Fim-de-semana; Encontro de clássicos e fazer o gosto ao pé.

História e Fotos

História deste veículo
Veiculo comprado a uma empresa em processo de insolvência. Parado há 14 anos. Compra difícil, devido à situação do veiculo.
Introdução

Andava exaustivamente à procura deste modelo. Finalmente após ver alguns modelos à venda e após muitas peripécias ( que mais tarde vos posso contar ) consegui adquirir este automóvel que vos apresento hoje.
Para quem não conhece este modelo, pois foram vendidos poucos exemplares no nosso país, junto coloco uma nota introdutória.

Modelo da 3º geração de Honda Prelude ( 1988 – 1991 ), sendo um coupé com motores de 2000 c.c. de 16 Válvulas da série B . Inicialmente SOHC a carburadores e posteriormente DOHC com sistema de injecção PGM-FI de diferentes potências.

Entre muitas particularidades deste modelo destaca-se as seis colunas que suportam o tejadilho serem muito estreitas, oferecendo assim uma visibilidade aos seus ocupantes muto agradável. Destaca-se também a suspensão , que não sendo do tipo Macpherson, tem uma geometria que na altura era usada na Fórmula 1 e no NASCAR, tendo uma absorção de ressaltos e um conforto extraordinário.
Por fim e não querendo alargar-me muito, o mais excêntrico : 4WS em alguns modelos .( 4 rodas direccionais. Até um certo angulo de viragem as rodas de trás viram no sentido da rodas dianteiras e em ângulos de viragem maiores a rodas de trás viram no sentido oposto às rodas dianteiras ) Tudo isto mecânico.
A Honda levou cerca de 10 anos para conceber este sistema mecânico. Nas gerações anteriores do Prelude, não o tinham e nas gerações posteriores o sistema passou a ser electrónico.
Melhor que palavras deixo-vos aqui alguns vídeos para os mais curiosos e interessados.

Videos comercias da época:
https://www.youtube.com/watch?v=-HmZ8kuWEC8
https://www.youtube.com/watch?v=u8zmVQISixM
Video brochura dos nossos amigos Japoneses:
https://www.youtube.com/watch?v=Qjve6FFRSWI
Video de um modelo restaurado por um fan deste modelo
https://www.youtube.com/watch?v=0DsqmfOua2w

Apresentação da Viatura

Sendo assim vamos agora à Apresentação do meu Modelo.
Viatura de 1989, Nacional ( matricula preta ), sempre do mesmo ex- dono, apesar de ter 3 registos anteriores de propriedade, ( a viatura era registada em nome de empresas que o próprio tinha ). Parado há 14 anos debaixo de um telheiro.

Motor - Felizmente é a versão mais potente lançada na Europa ( motor B20A7 c/ 150cv , DOHC , PGM-FI) .

Exteriores - Carroçaria muito direita p/ o tempo que tem mas apresentação de sinais de oxidação em alguns lugares. Pintura de origem, Cinzento Metalizado, apresentando falta de verniz e desgaste.

Interiores – Banco do condutor com desgaste no forro, devido ao “entrar e sair” e banco traseiro com desgaste no forro devido à forte inclinação do vidro traseiro que deixa o “Sol incidir de chapa sobre o mesmo”. Rádio, leitor de cassetes Pionner de origem.

Restantes componentes mecânicos – Sem inspecções, parecem estar em razoável estado.

Anomalias presentes – Os faróis são escamoteáveis, tendo 2 formas de abrir/fechar. A 1º com um botão que os levanta ou abre, podendo de seguida ligar as luzes com a manete para esse fim. A 2º forma, usando directamente a manete de luzes, que para além de acender as luzes, acciona também os motores de levantar os faróis. O que se passa é que usando o 2º sistema os faróis abrem e fecham, sem parar. Pois este sistema é controlado por uma unidade que não está a enviar um sinal ( 12v ) ao motor dos faróis que é responsável por os parar de abrir ou fechar.

Objectivo

- Viatura para “dar uma volta” ao fim-de-semana, com a família, aos encontros de clássicos e fazer o gosto ao pé.
- Restauro mínimo inicial, parar a sua deterioração , ( restauro dos interiores, parar a oxidação, arranjo e manutenção de componentes mecânicos ).
- Restauro Total, após o estudo de como o fazer. ( Ex: gostava de uma pintura geral, mas acontece que é muito difícil arranjar material para este carro. Ao tirar os vidros do carro, algumas molas de plástico, ressequidas com tempo vão ter tendência para partir e tenho medo de arranjar uma carga de trabalhos.)
Por isso tenho que estudar bem o assunto.
Não possui permissões para ver os detalhes deste veículo. Identifique-se ou crie uma conta.
  • bbs1.jpg
    bbs1.jpg
    3 MB · Vistos: 216
  • bbs7.jpg
    bbs7.jpg
    2.7 MB · Vistos: 213
  • 20150517_212015.jpg
    20150517_212015.jpg
    1.9 MB · Vistos: 229
  • 20150517_212128.jpg
    20150517_212128.jpg
    1.8 MB · Vistos: 230
  • tampa valvulas new.jpg
    tampa valvulas new.jpg
    1.8 MB · Vistos: 229

Detalhes do veículo

Proprieário
Frederico Nina
Vistos
3,397
Watchers
6
Actualizado

Mais em Honda

Mais de Frederico Nina

Partilhe este veículo

Topo