Cuidados na compra

Luis Silveira

Clássico
Boas
Venho mais uma vez aborrecer o pessoal com as minhas dúvidas de iniciado.
O que eu gostaria de saber são quais os cuidados a ter na compra de um clássico para restauro.
Penso que devo verificar nº de chassis e de motor com os documentos ,tal como na compra de qualquer autómovel não classico,mas provavelmente haverá mais procedimentos.
Uma outra dúvida é quando aparecem clássicos .Ex( marca tal 1200 cc mas com motor 1600)
essa mudança de motor não pode trazer problemas na altura da IPO.
Provavelmente haverá outros cuidados a ter que desconheço.
Alguém com disponibilidade para comentar este tópico?

Abraços

Luis
 

Tiago Freire

YoungTimer
Bom dia!

Sim o maior cuidado será em verificar o número de chassis,(tanto na chapa, como na gravação feita mesmo no chassis do carro, atenção porque alguns carros não têm), o número de motor não é muito relevante, pois o motor pode ser outro, sem ser o de origem, mas se esse for o caso o motor terá de ser da mesma cilindrada, senão pode dar buraco no IPO. Mas quanto ao motor é um pouco subjectivo, pois o que lá está pode ser de outra cilindrada e de aspecto ser igual ao original, então ai eles não vão dizer nada.

Outro aspecto a ter em conta é quanto ao exterior e interior do carro, pois o carro pode estar modificado e as alterações para o colocar original serem muito caras.

É sempre bom, caso não perceba de mecânica, levar um mecâncio da sua confiança para verificar o estado da mesma, para ninguém o enganar.

Outro pormenor é, o carro está normalmente sempre pior de chapa do que aparenta.

E o mais importante de todos, veja vários carros primeiro, pois algumas pessoas aproveitam-se a força toda em termos de preço.

Um abraço e espero ter ajudado.
 
Topo