Kadett B Ls

João Capulia

YoungTimer
Boas estou a restaurar o meu kadett, a ultimar os retoques finais e o ponteiro da gasolina não está a funcionar bem. Com as luzes desligadas funciona normalmente, ligando as luzes vai para o máximo.... O depósito tem dois fios um azul, que liga à boia e um vermelho que julgo ser massa, uma vez que está ligado ao depósito. Alguém me pode ajudar, agradecia...
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Bom dia, João

Em primeiro lugar, gostaríamos de te convidar a apresentares-te aos membros do Portal dos Clássicos criando para isso um tópico aqui: Os Entusiastas do Portal

Em segundo lugar, e espero que não me leves a mal escrever isto, o Portal não é apenas um sítio onde vimos buscar ou pedir informações. É um local de partilha, uma comunidade de entusiastas.
Depois de feita a apresentação, vai lendo coisas por aqui, vai-te ambientando e vai participando.

Finalmente, sobre a tua pergunta, vamos a ver se algum dos nossos membros tem a informação que pretende.

Até breve, espero.
 

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
Quem não adora um bom problema eléctrico?
Não faço ideia sequer do aspecto de um Kadett B, mas o indicador de nível do combustível é apenas um amperímetro, não há muito que possa correr mal.
Resumindo, com as luzes ligadas há um curto circuito. Quaisquer luzes? Só máximos, só médios, só mínimos? Ou as luzes dos instrumentos?
Se desligares o fio azul no depósito e ligares as luzes, a agulha salta para o máximo?
 

Mario_Marques

Veterano
Pode não haver necessariamente nenhum curto circuito, mas por ex, o carro ter uma tensão elétrica muito baixa e quando se liga outros consumíveis não há potência para tudo.
 

Pedro Seixas Palma

Pre-War
Premium
Pode não haver necessariamente nenhum curto circuito, mas por ex, o carro ter uma tensão elétrica muito baixa e quando se liga outros consumíveis não há potência para tudo.
Ponteiro no máximo obtém-se ligando o fio que liga à bóia directamente à massa, se não estou enganado. É uma questão de experimentar.
 

Mario_Marques

Veterano
Não sei como é nesse carro Pedro, mas á partida, se houvesse tensão suficiente, as coisas não se mudavam com luzes ligadas ou desligadas, quando isso acontece é um forte indicador de que há problemas relacionados com tensão/massa.
Curto circuito, não sei se entendi bem o que querias dizer com isso, secalhar não, mas geralmente curto circuito acontece, se tiver um fusível de proteção o mesmo queima, se não tiver é muito possível que aconteça coisas pouco recomendáveis, como um incendio.
A boia da gasolina não é mais nada que uma resistência variável(na maioria dos casos), por norma, o que acontece é que queimam/danificam a pista ou contactos, e deixam de marcar pois não chega depois tensão suficiente ao "motor" no quadrante para o fazer mover.
Na maioria dos carros é como dizes, boia em baixo, resistência alta, boia em cima, resistência baixa, logo um curto circuito, se foi nesse sentido que descreveste faz sentido apesar de que acho que curto é demasiado, porém é sempre necessário confirmar, em especial porque é um carro antigo( e as coisas podem não ser iguais) se nesse carro é isso, como tal, isso implicava para começar testar logo a boia, ver se está ok, se tem falhas de leitura no curso, ver se está de facto em curto.
 
OP
OP
J

João Capulia

YoungTimer
Muito obrigado minha boa gente!
Pelo que vejo o problema poderá ser na boia, tenho de a desmontar para ver. O carro esteve parado algum tempo.
Estou mesmo a ultimar o menino, falta-me apenas a torneira da sofagem, as palas e pouco mais... deixo aqui um link para verem o video que fiz.
Um abraço a todos.
 
Topo