Título Portalista

OP
OP
Vitor Dinis Reis

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Tem havido várias pessoas a perguntar coisas relacionadas com esta alteração, por isso, chefe Vitor Dinis Reis, tomei a liberdade de alterar a primeira mensagem do respectivo tópico para a actualizar com os critérios em vigor.
Não me tinha apercebido disso.

Acho que além da primeira mensagem, deveria colocar-se uma atualização no tópico a informar que foram feitas essas alterações. De facto não deveriam ser eles a descobrir que perderam o título.
Boa! Também me passou :confused:
 
Olá Tiago,

Os critérios são:
- mais de 100 posts (desde o registo)
- rácio posts/Likes superior a 0.5
- mínimo de 10 posts nos últimos 30 dias.

Do que vejo só falta cumprir o último.
Segundo o que vi, tens 3 posts nos últimos 30 dias ;)

Isso com um breve resumo da viagem a Portalegre e de qualquer coisa feita no 5, resolve a questão :)
Obrigado, Rafael :thumbs up: Não me lembrava desse último ponto ;)

Abraço
 

Luis Gonçalves

Classic Car Addiction
Um dos grandes problemas que se colocam a qualquer comunidade online é o equilíbrio entre a partilha de informação e a privacidade de cada um. O assunto assume outras proporções num fórum onde usamos nomes próprios e onde disponibilizamos bens, muitas vezes ou quase sempre, valiosos.
Por um lado gostamos de mostrar um património que, embora particular, têm interesse público - o automóvel antigo. Por outro pretendemos manter alguma reserva, até por questões de segurança.

No Portal dos Clássicos assumimos que cabe a cada um dos entusiastas decidir o que pode e quer publicar mas é fácil reconhecer que muitas vezes existem assuntos que não são partilhados precisamente por tudo ser aberto ao público.

Posto isto, vamos propor algo novo: e se for possível cada um optar por um nível de privacidade nos seus tópicos? É simples, basta utilizar o simbolo "+"seguido de um dos níveis existentes: registados, 10posts, 100posts, portalistas ou premium.

+registados - reservado a entusiastas registados no Portal.
+10posts - reservado a entusiastas com um mínimo de 10 mensagens.
+100posts - reservado a entusiastas com um mínimo de 100 mensagens.
+portalistas - reservado a entusiastas com o estatuto "Portalista"
+premium - reservado a entusiastas com o estatuto "Premium"

Exemplo 1: encontrei um "negócio da china": um Alfa Romeo Giulia 1300 TI vai a caminho da sucata e consigo salvá-lo por 100€. Infelizmente nem eu nem ninguém no meu circulo de conhecidos (incluindo o Camacho) temos o cash disponível e amanhã e dono vai ao centro de abate. Porque não partilhar no Portal apenas entre os Portalistas?
Assim, em vez de abrir o tópico com título "Giulia 1300 TI para salvar" escrevo "Giulia 1300 TI para salvar +portalistas"

Exemplo 2:
comprei um clássico! Estou em pulgas para contar aos amigos no Portal mas... a todo o mundo? Não! Abro um tópico e em vez de "Um clássico... novo!" escrevo "Um clássico... novo! +registados" e voilà... apenas entusiastas registados sabem qual é a novidade!

Simples e prático, não? Podem testar em tópicos que criei em Off-Road

Esta opção está dísponivel nos fóruns:
O nosso hobby: Clássicos
Diários de Bordo
Perdidos e Achados
Oficinas Especializadas (todas as marcas)
Clássicos na Net
Off-Road

Este Filtro também se aplica nas garagens?, pesquisei online no google e aparece, mesmo tendo " +10posts " no titulo. !
 

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
OP
OP
Vitor Dinis Reis

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Acrescentar que a esta saudável discussão não cai em saco-roto. Todas as opiniões aqui expressas são consideradas e as decisões de fundo são tomadas a partir do feedback da comunidade e sempre a bem da comunidade. Claro que nada é definitivo e se num momento for formada uma opinião consolidada para alterar as disposições atuais, assim será feito.

Pertencemos a uma comunidade única no nosso panorama. Sem grandes enchentes é certo, mas somos um fórum estabilizado que resiste aos Facebooks desta vida e sem publicidade paga - todas as despesas são suportadas pelos entusiastas. Vai havendo uma renovação dos participantes num ritmo satisfatório e sem grandes perdas de membros ou novos posts.

Estatisticamente, os números mostram que a medida não teve impacto significativo na participação dos entusiastas.

Média de novas mensagens diárias (a amarelo, a data de início da limitação na visualização de posts)
posts_portal.gif

Média de novos tópicos diários (a amarelo, a data de início da limitação na visualização de posts)
tópicos_portal.gif
 
Última edição:
Nos tempos de pandemia que passamos, uns estão fechados em casa, outros fechados no trabalho. Uns com muito tempo para participar online, outros sem tempo nenhum. Esses sem tempo nenhum, porque dão o corpo às balas todos os dias a tentar travar o raio deste vírus. Os sem tempo quando têm uma pequena vaga para ler o fórum, vem-lhe ser barrados certos tópicos porque não escreveu 10 posts nos últimos 30 dias...:(
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Os sem tempo quando têm uma pequena vaga para ler o fórum, vem-lhe ser barrados certos tópicos porque não escreveu 10 posts nos últimos 30 dias...:(


Quantos desses que não escreveram 10 posts nos últimos 30 dias são efetivamente pessoas que não tiveram tempo para o fazer?

Quem tem uma pequena vaga para cá vir, não encontrará 10 tópicos que foram atualizados nos últimos 30 dias e têm conteúdo que merece um comentário em cada? Quanto tempo demora a deixar esses 10 comentários?

Haverá assim tantos tópicos reservados a "Portalistas" que justifiquem uma pessoa sentir-se tão descriminada?
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Para mim basta haver um.;)
Então, é participar. ;)

Quando uma pessoa é apanhada de surpresa, mete 10 mensagens de caca só para conseguir ter acesso. A partir daí não se volta a esquecer que o fórum vive da participação regular dos seus membros, e que se todos viermos cá só uma vez por mês não há nada de jeito para ver.
 

Eduardo Correia

Portalista
Portalista
Compreendo os dois pontos de vista.

Em minha opinião não se trata de esquecer de participar no fórum, sendo certo que - como bem referido - se todos viermos cá apenas esporadicamente não haverá muito para ver ou comentar.

No entanto, admito que possa acontecer a alguns membros - como acontece no meu caso - que em determinados momentos ou alturas do ano, por razões pessoais ou por motivos profissionais, não seja possível dedicar um tempo minimamente suficiente ao portal.

Sou frequentador regular do portal há quase 10 anos e custa-me um bocado que, a título de exemplo, me seja vedado o acesso ao tópico dos "Bons Negócios na Net" apenas porque não publiquei 10 mensagens nos últimos 30 dias. Pessoalmente e por uma questão de princípio, não vou publicar 10 mensagens a "encher chouriço" apenas para contornar a limitação.

Creio que há situações que deveriam merecer outro tipo de tratamento / enquadramento (o título de Premium deveria ser um deles), mas percebo que possa não ser fácil fazer a triagem em todos os casos.
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Sou frequentador regular do portal há quase 10 anos e custa-me um bocado que, a título de exemplo, me seja vedado o acesso ao tópico dos "Bons Negócios na Net" apenas porque não publiquei 10 mensagens nos últimos 30 dias.


Eu também compreendo, mas não há muitas formas de definir uma forma de estimular à participação sem que alguém saia ocasionalmente injustamente prejudicado.

A única forma de isso não acontecer, seria beneficiar permanentemente aqueles que nos mesmos 10 anos nunca tenham contribuído em nada para o portal. (ou aqueles que contribuíram há dez anos e passaram a meros espetadores)
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista

NunoCouto

Pre-War
Premium
Se me é permitido, acho que todos temos de contribuir para o bem-estar do Portal e para o seu bom funcionamento e só assim é que isto funciona. Uns contribuem mais com o que vão colocando nos seus tópicos, e outros contribuem com o mantendo esses tópicos activos com respostas.

E a participação activa e contínua é obviamente um dos interesses de quem gere a casa e como tal "recompensa" quem o faz e acho bem que o faça. Vejamos, é um bocado como deixarmos de pagar a assinatura de televisão apenas porque pagámos direitinho durante 2 anos ou 5 ou 10 anos... não faz sentido.

Curiosamente, dos tópicos que até vejo/comento menos é o dos bons negócios porque sei que só andam por lá tentações e formas diferentes e divertidas de gastar dinheiro. Cenas do "démo"....:ph34r:. E se quem quer ter acesso a esse tópico tem de "investir" 30 minutos também não me parece descabido.

10 posts em 30 dias equivale a acompanhar as novidades dos tópicos que mais gostamos em 30 minutos. Dá uma média de 5 minutos por post. Quem é que não arranja 30 minutos para deixar uma pergunta, uma dúvida técnica ou até um encorajamento? Perdoem-me mas é uma questão de foco. Não estou a recriminar ninguém, longe disso. Considero apenas que há alturas que o nosso foco não está para aqui virado e é legítimo que possa acontecer porque todos temos vidas próprias.

O meu problema normalmente é o contrário... é a quantidade enorme de tópicos que gosto de acompanhar e nem sempre consigo escrever em todos porque também quero "alimentar" os que criei com o que vou fazendo nos meus carros (nem que seja uma ida ao supermercado com um foto de fugida...). E há semanas que quase não ponho cá os pés e nunca perdi o título de Portalista.

Quanto ao colocar o tópicos pessoais com acesso +portalista, apesar de não o fazer, consigo entendê-lo. São membros mais reservados e que procuram que quem vê os seus tópicos seja "da casa". Obviamente que podem-no fazer através de nº de posts mas parece-me ser uma opção como outra qualquer e por conseguinte, aceitável.
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Se me é permitido, acho que todos temos de contribuir para o bem-estar do Portal e para o seu bom funcionamento e só assim é que isto funciona. Uns contribuem mais com o que vão colocando nos seus tópicos, e outros contribuem com o mantendo esses tópicos activos com respostas.

E a participação activa e contínua é obviamente um dos interesses de quem gere a casa e como tal "recompensa" quem o faz e acho bem que o faça. Vejamos, é um bocado como deixarmos de pagar a assinatura de televisão apenas porque pagámos direitinho durante 2 anos ou 5 ou 10 anos... não faz sentido.

Curiosamente, dos tópicos que até vejo/comento menos é o dos bons negócios porque sei que só andam por lá tentações e formas diferentes e divertidas de gastar dinheiro. Cenas do "démo"....:ph34r:. E se quem quer ter acesso a esse tópico tem de "investir" 30 minutos também não me parece descabido.

10 posts em 30 dias equivale a acompanhar as novidades dos tópicos que mais gostamos em 30 minutos. Dá uma média de 5 minutos por post. Quem é que não arranja 30 minutos para deixar uma pergunta, uma dúvida técnica ou até um encorajamento? Perdoem-me mas é uma questão de foco. Não estou a recriminar ninguém, longe disso. Considero apenas que há alturas que o nosso foco não está para aqui virado e é legítimo que possa acontecer porque todos temos vidas próprias.

O meu problema normalmente é o contrário... é a quantidade enorme de tópicos que gosto de acompanhar e nem sempre consigo escrever em todos porque também quero "alimentar" os que criei com o que vou fazendo nos meus carros (nem que seja uma ida ao supermercado com um foto de fugida...). E há semanas que quase não ponho cá os pés e nunca perdi o título de Portalista.

Quanto ao colocar o tópicos pessoais com acesso +portalista, apesar de não o fazer, consigo entendê-lo. São membros mais reservados e que procuram que quem vê os seus tópicos seja "da casa". Obviamente que podem-no fazer através de nº de posts mas parece-me ser uma opção como outra qualquer e por conseguinte, aceitável.
Da próxima vez escreve menos, cheguei ao fim cansado!
 

Luis Gonçalves

Classic Car Addiction
A
Eu ainda não li, mas deve-se aproveitar alguma coisa!

Nuno eu li e concordo. Na verdade ora tenho o título ora não tenho. Efectivamente acompanho alguns tópicos, leio, retenho informação mas não sou ativo. Muitas das vezes nem me sinto a vontade em escrever.. Ou porque não conheço os conteúdos técnicos, mas respeito que haja pessoal que queira por tópicos só para os mais activos.

Aliás ter essa possibilidade até é porreiro.

Acho que é um não assunto.. É como referiste.. Tens direito a todo o conteúdo de pagares.. Aqui o pagar é ser activo..!!
 
Última edição:
Topo