Dicas importantes / manual de bons procedimentos / guia geral

João Pedras

Fiat 124 Familiare ❤
Premium
Portalista
Bom dia
Já agora, só uma ideia para mais uma secção do portal, porque não criar tópicos de dicas importantes / manual de bons procedimentos / guia geral para intervenções mecânicas?
Seriam tópicos do tipo:
- Mudar uma embraiagem
- Sangrar circuitos de travões
- Mudar pastilhas de travão
- etc.
- etc.
Penso que ajudava bastante quem não tem prática na "coisa" e é uma maneira de aproveitar o "know how" de portalistas que sabem e estão dispostos a ensinar.
 

João P Simões

Clássico
Bom dia!
Eu diria até algo mais básico: Linhas gerais de como pensar um restauro.
Ou seja, um tópico fixo com os passos a tomar, como avaliar o que é preciso, casos mais comuns de cada área de intervenção, etc.

Atenção que não estou a falar de coisas técnicas específicas. Estou a falar de uma descrição geral do que implica cada área (chapa, pintura, mecanica, eléctrica, duração dos trabalhos, o que fazer primeiro, etc)

Eu, até por meio de aprender poderia organizar isso em texto com a colaboração que cada membro quisesse dar sobre a área em que se sente mais à vontade.
 
Não sei se já há, mas um sub-topico com boas moradas para reparações especificas qualidade/preço, bons sites internet e moradas para adquirir peças automoveis e derivados como manuais especificos , material, ferramentas etc. Compilar tudo num so sitio, para ser mais facil encontrar sem correr o risco de se repetir ou perder informação valiosa.
 

Dinis Figueira

Honda Enthusiast / 無限
Seria fixe...

Acho que um tópico geral afixado ou mesmo uma secção à parte com as vertentes.
Embora haja os tópicos das marcas (que ficam um bocadinho esquecidas), seria interessante haver um tópico principal e separar categorias - algo por Restauro, Mecânica ou Amador.
Restauro para restauro intensivos, mecânica para coisas gerais aliadas à mecânica mas dicas interessantes e amador para o típico moço que comprou um carro antigo porque gosta de o ver mas não se quer chatear e mudar o óleo e água chegava bem mas quer saber uma coisita ou outra a ter atenção.

Existe vídeos da Hagerty e dos Donut Media até muito fixes que seria interessante ficarem cá assinalados. Mesmo em termos de ciência e rebuilds.
 
Última edição:
OP
OP
João Pedras

João Pedras

Fiat 124 Familiare ❤
Premium
Portalista
Eu gosto da ideia, e haverá certamente já mensagens perdidas em tópicos com muita informação que poderia ser copiada para aqui e ficar organizada.
Excelente ideia. Como um índice, fazendo indicação para os vários posts onde há dicas.
Isso é que era falar!

Para quem entende pouco ou nada de mecânica como é o meu caso era um bom começo ir a esse tópico, ler, entender e tentar fazer.

Estive aqui a pensar com os meus botões e estes tópicos poderiam estar na secção de - Ajuda no Restauro e Manutenção - nos tópicos fixos
ajuda-no-restauro-e-manutenção
 
Excelentes Ideias.


Não sei porquê, mas os fóruns, revistas de clássicos e revistas de automóveis, têm sempre muita falta de esta vertente.
Não existem fundamentos tecnológicos disponíveis para nós que gostamos de pôr a “mão na massa” aprendermos e desenvolvermos os nossos conhecimentos.

Não percebo muito bem porquê. Será que quem sabe não tem confiança suficiente nos seus conhecimentos para os expor ? Ou não está para isso ?
Será que faz parte da nossa cultura, guardar o que sabemos para nós ? Nunca entendi bem o motivo.


Há muitos anos atrás, estagiei na Inglaterra, e fiquei muito admirado com a interajuda que existe entre as pessoas, organizam-se e até criam clubes de várias vertentes, onde partilham os seus conhecimentos e dedicam horas da sua vida às comunidades.

Julgo que nos Estados Unidos, após a grande guerra, surgiu a filosofia do DIY, existindo bastantes produtos em kit e uma ínfima quantidade de revistas técnicas.


Eu sou apologista de comunicar tudo o que sei. Não vou cá ficar e gostaria que alguém pudesse aprender alguma coisa comigo, dá-me a sensação de que vim cá a este mundo fazer algo.
Também nessa perspectiva, aprender para mim é um privilégio.
Apoio 200% que se organize o Portal para que tenha uma vertente técnica mais fácil de aceder.
Pode ser que até com essa organização, faça com que a vertente técnica se desenvolva mais e que o Portal seja uma referência para todos os amadores e apaixonados de automóveis antigos.

Penso que grande maioria das pessoas que gostam de clássicos, estão havidos de aprender e só não fazem mais com as suas mãos por falta de informação.


Todas estas linhas atrás descritas, são minha opinião, o que não as exclui de estarem erradas.

Cumprimentos
Frederico Nina
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Porque não formarmos um grupo de trabalho?
Uns têm jeito para a mecânica, outros para a fotografia e há ainda quem tenha jeito para a escrita.
Cria-se um tema, selecionam-se os portalistas mais aptos para esse tema e cada um na "sua praia" contribui com o que sabe.

A falta de PC em casa, para mim, é uma dificuldade para a escrita (fazer documentos num telemóvel é horrível), mas como em tudo na vida há sempre uma solução.

Nas temáticas que não domino ofereço-me para a escrita.
 
Topo