Peças Curiosas de Antigamente

P Gouveia

Veterano
Premium
Quem é que disse que antigamente não havia alarmes para os carros, que hoje são clássicos, pois é além do velhinho Corta-Corrente que era o que mais havia na altura contra os larápios também havia alarmes, o que aqui vou apresentar é um alarme auto de invenção e patente portuguesa, era vendido nas casas de acessórios para automóveis.

Marca: Ganso
Refª338.001
Pat. 5.942
Como é que funciona? pois bem, este módulo em regra geral era colocado (afixado) no habitáculo do motor, já que ficava próximo da bateria em regra geral, da bateria vinha o fio condutor positivo onde ia ligar a uma junção que esta no alarme, do outro orificio da junção partia o cabo condutor para a buzina do próprio carro.
Este alarme tem um regulador de sensiblidade.
Ora para desligar e ligar colocava-se um interruptor camuflado na grelha do carro ou numa das cavas das rodas da frente, isto porque não se podia por no interior, é que ao ligar o alarme e se fechasse-mos a porta do carro com a vibração provocada por esta o alarme começava a tocar, o defeito era este quanto mais sensiblidade aplicada no alarme mais ele tocava bastaria um rabanada de vento logo o tipo dava sinal, quantas vezes não acordei por causa deste "bicho" bastava uma pessoa encostar-se e zás era logo berro na certa.:D


acabei de comprar um! :)

IMG_7260.jpeg
 
Topo