Título Portalista

José A. Carvalho

Portalista
Portalista
Novidades vão ter sempre algum impacto na realidade dos utilizadores, e como muitos já disseram... tenho a certeza que será feita de forma seja positivo para nós.

Acho que esta selecção devia ser feita automaticamente e não pelo utilizador, tendo como excepção os premium que poderiam ter uma secção só deles para se quisessem partilhar informação de uma forma mais privada.

Num outro forum que frequento, o número de mensagens abre portas para algumas secções... por exemplo só utilizadores com mais de 100 mensagens é que podem ter acesso à secção de vendas do forum. E nada é visível para quem não é registado e faz uma primeira mensagem de apresentação. Só algo desse género iria ajudar bastante.

Continuando...

Relativamente a este assunto, talvez fosse mais simples eliminar os registo antigos sem actividade e/ou registos recentes com poucos posts.
Por exemplo, num espaço de 3 meses, um portalista sem actividade seria automaticamente eliminado.
Nestes 3 meses, seria tempo suficiente para, por exemplo, apresentar-se, realizar um Diário de Bordo, colocar dúvidas e/ou responder, meter umas fotos de alguns avistamentos nos tópicos respectivos, "pescar" um negócio e partilhar nos "Bons negócios", etc..

Esta questão é pertinente não só nas questões de privacidade (Diários de bordo, fotos, avistamentos, etc.), na partilha de conteúdos específicos ou até nas Entrevistas, como já aqui foi referido.

Já fui interpelado várias vezes por Mensagem Privada por portalistas com 2 ou 3 mensagens, com perguntas como "Qual é a empresa que faz reboques baratos?", ou "Onde está esse carro que fotografou? Quero comprá-lo!", ou "Pode aconselhar-me um mecânico para o meu Alfa?", ou a última que foi "Pode comprar-me uma velas Golden Lodge 25HL e enviar-me á cobrança?"... Não conheço estes indivíduos nem tenho qualquer referência que permitam estar com confiança para ajudar seja no que for.

Como tudo na vida, só faz mesmo falta quem está e com contribuição produtiva e de relevo.

Este solução do @Camacho Cêrcas acho que também iria ajudar (tirei a parte do Einstein :lol:).
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Existem apenas duas coisas infinitas - o Universo e a estupidez humana. E não tenho tanta certeza quanto ao Universo.

Albert Einstein


Um tipo que nos últimos 5 anos faz uma média anual aproximada de 8,8 posts, gasta 1/8 dos posts deste ano a escrever este tipo de coisas não terá muito para contribuir.

No entanto esse post demonstra que, ao permitir ver com quem estamos a lidar a custo zero, a liberdade de participação é uma enorme vantagem.


nuno granja
 
Última edição:

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Já li aqui o que se escreveu há uns bons dias atrás e, antes de colocar qualquer coisa, decidi reflectir um pouco sobre o assunto.

De facto, no início, achei muito bem que se fizesse uma selecção de utilizadores e sobre o que podiam ou não ver, mas agora, depois de ler todas as opiniões confesso que estou muito dividido e até acho que não existe solução fácil, apesar de já ter formulado uma "pré-opinião"

Percebo que alguns queiram "esconder" coisas mais particulares de outros, eu estou incluído nesse grupo e também compreendo que outros achem que o Portal vingou livre e livre deverá ficar, porque em equipa e táctica que ganha não se mexe!!!

Estes largos dias serviram basicamente para reflectir melhor sobre o assunto e temo que a minha opinião seja a seguinte (por enquanto):
- Os primeiros, se quiserem partilhar alguma coisa mais particular, entre amigos, coisas mais delicadas, sobre assuntos que não devam ser do conhecimento do público em geral, então devem usar o telefone ou uma esplanada de um café.
- Os segundos, os que acham que o Portal deve ser livre, têm aqui um apoiante que mudou de ideias. Vou dar um exemplo para ser mais franco, para melhor partilhar, já que é esse o espírito: Aqui eu não tenho amigos, mas até parece que tenho. Não é por concordar muitas vezes com muitos utilizadores e interagir com eles, inclusive com MP e tudo, que sou amigo. Na realidade somos apenas conhecidos, ou nem isso, já que o que vemos são apenas alguns caracteres num ecrã de computador e... apenas isso. Também conheço algumas pessoas pessoalmente, mas se calhar não o suficiente para... poder partilhar alguns assuntos aqui no Portal. Outra coisa também é o que se escreve e o que se diz. Quando se escreve, fica escrito. Quando se diz, existem gestos e expressões a acompanhar... é diferente. Com uma pessoa cara-a-cara pode-se dizer muita coisa, revelar outras, porque a linguagem é mais complexa. Aqui é difícil estar a revelar isto ou aquilo sem o apoio do resto. Depois existe a justiça e até foi este ponto que me fez balançar. Porque é que eu hei-de estar a revelar, sei lá... por exemplo uma lista que tenho desde os 18 anos de Alfa Romeo antigos que conheço sequenciados por modelo e matrícula num fórum que só têm acesso alguns... mas e esses "alguns" será que merecem essa revelação? Será que os conheço assim tão bem de modo a partilhar certas coisas importantíssimas? Será justo um trabalho que tive ao longo de 22 anos ser dado de um modo tão fácil? Será que essas mesmas pessoas respeitarão o que lhes dei de mão beijada de igual modo como eu respeito? Será que essa lista me poderá dar jeito no futuro quando tiver dinheiro para comprar este ou aquele carro, mas se for "semi-pública" quando lá for o carro já foi vendido?

Em jeito de conclusão, o que quero dizer é que quando coloco alguma coisa aqui é para ser visto por todos, sem problema algum. Quando existirem restrições, irei na verdade colocar o mesmo que colocaria antes, porque depois de pensar bastante, para mim é igual! Também é verdade que já me arrependi de colocar certas coisas, ou porque me chateiam bastante por MP para isto ou aquilo, ou porque se calhar não entendia muito bem o funcionamento do portal no início, mas... problema meu!

De resto, só me resta agradecer MUITO ao Vítor Dinis Reis, é de facto uma pessoa que deve trabalhar muito para nosso belo prazer. Imagino, juro que imagino mesmo porque nunca tive oportunidade de falar pessoalmente com o Vítor, a trabalheira que tudo isto deve dar e muito provavelmente o que terá que se pagar do próprio bolso!!! A ele devemos todo este espaço e , agora para ti Vítor: desculpa estarmos sempre a chatear-te com exigências e mais-não-sei-o-quê, mas... olha... já sabes ao que vinhas!!! ;)
 

Pedro Pereira Marques

Pre-War
Autor
Depois de ler o que escrevi, decidi PARTILHAR 20 euros convosco e subscrevi o Portal. Com este gesto acho que fui um pouco altruísta (espírito de partilha), um pouco egoísta porque senti-me bem e dei uma pequena ajuda a quem gere o espaço, do qual gosto muito!

Edit: como sugerido pelo Portal, é apenas uma grade de cervejas... sendo assim, à vossa! schhaaacc, tchim, glu... glu....glu ;)
 

JorgeMonteiro

...o do "Boguinhas"
Membro do staff
Premium
Portalista
Pedro. O que concluíste depois da reflexão (e se for possivel extrapolar para a maioria dos utilizadores do fórum), é que há uma enormidade de motivos para se continuar a partilhar apenas uma fracção ínfima da informação que poderia ser útil e interessante. O fórum deveria viver da partilha de conteúdos úteis, porque se quiséssemos conversar bastava usar um chat.

O problema são sempre os receios de segurança.

O que o Vítor tentou criar, foi um sistema que permitisse reduzir os receios de segurança e pudesse estimular as pessoas a sentirem-se mais seguras para partilhar alguns conteúdos.

Eu não vejo mal nenhum no sistema criado. É inócuo para aqueles que querem partilhar livremente e pode ser o estimulo que falta para aqueles com mais receios, ou mais reservados. Se este sistema levar à partilha de uma máquina que esteve até hoje fechada entre as 4 paredes de uma garagem, então o sistema já deu frutos.

Para os que não têm problemas desses, continua tudo igual.
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Caro @Pedro Pereira Marques, concordo com o essencial da reflexão!
Para que serve o Portal se não for uma plataforma aberta?
Eu também defendo que o que é sensível não se deve partilhar na net, há meios próprios para isso.
No Portal defendo que não devem existir limites, contudo é apenas a minha opinião.
Tenho amigos que nem Facebook têm. Quando alguém os confronta com tal a resposta é clara e simples:
"Tens o meu número de telefone, não tens? Então liga!" - depois de também muito reflectir, dou-lhes razão!
São pessoas que não gostam de criar confusão com o que possam partilhar, nem têm interesse em partilhar com quem não conhecem.

No nosso caso, Portalistas/Foristas, assumimos à partida que estamos dispostos à exposição, das nossas ideias, do nosso conhecimento, das nossas experiências. Por isto defendo que o Portal deve ser um livro aberto!
Quem quer limitações, à partida já está a cometer um erro, pois por mais limitações que se criem uma vez na net já está fora do nosso controlo!
 
OP
OP
Vitor Dinis Reis

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista

Rui Moreira Racm

YoungTimer
Esta funcionalidade naturalmente divide opiniões. Por um lado, não há nada a esconder, por outro lado escrever no portal é uma forma rápida e eficaz de trocar informação sem ter que aguardar pelo contacto pessoal.

Concordo que a funcionalidade deve existir e utiliza quem quer.

Já agora, qual o critério de escolha que leva a funcionalidade a estar disponível nuns sub fóruns e noutros não?
Porque não também na ajuda no restauro e manutenção?

Obrigado.
 
OP
OP
Vitor Dinis Reis

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Já agora, qual o critério de escolha que leva a funcionalidade a estar disponível nuns sub fóruns e noutros não?
Porque não também na ajuda no restauro e manutenção?
Na altura não nos pareceu haver informação sensível nesses fóruns. Se acharem necessário disponibilizamos em todos.
No fundo procuramos um ponto de equilíbrio entre uma comunidade totalmente aberta - que seria o ideal - e os direitos que todos têm a alguma liberdade de partilha - discutível num fórum público :ph34r:

Passados estes meses que balanço fazem da solução? Os registos aumentaram ;)
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Não altura não nos pareceu haver informação sensível nesses fóruns. Se acharem necessário disponibilizamos em todos.
No fundo procuramos um ponto de equilíbrio entre uma comunidade totalmente aberta - que seria o ideal - e os direitos que todos têm a alguma liberdade de partilha - discutível num fórum público :ph34r:

Passados estes meses que balanço fazem da solução? Os registos aumentaram ;)

Eu continuo com a mesma opinião.
As restrições não têm mal nenhum e até permitem a partilha de coisas que de outra forma ficariam em segredo.
 

Rui Moreira Racm

YoungTimer
No caso do fórum de ajuda restauro e manutenção, depois de ler os meus posts e tópicos, se tivesse a oportunidade de restringir a visualização a utilizadores registados, assim o faria.

Alguns textos falo de possíveis negócios e peço opiniões de valores, etc, pelo que não seria má ideia ter essa funcionalidade.

Deixo essa decisão para vocês.

Obrigado.
Rui Moreira.
 
Topo