[8 a 10 de Setembro 2023] Caramulo Motorfestival

Em que dia(s) tencionas visitar o Motorfestival?


  • Total de votantes
    5
  • Votação terminada .
[8 a 10 de Setembro 2023] Caramulo Motorfestival
Colocado por Nelson Santos
Sexta-Feira, Setembro 8, 2023 - 09:00 AM
Até: Domingo, Setembro 10, 2023 - 01:00 PM
(Ajustado ao fuso horário: Europe/London)

Próximas datas
Horários ajustados para o fuso horário: Europe/London

Este evento expirou e não existem próximas datas

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Cartaz - Caramulo Motorfestival 2023.jpg

"A 18º edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, regressa à serra do Caramulo nos dias 8, 9 e 10 de Setembro.

A Rampa Histórica Michelin, a prova anualmente realizada durante o Caramulo Motorfestival, e direccionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, terá novamente a sua parte desportiva a cargo da Associação Académica de Coimbra – Secção de Desportos Motorizados. Na categoria de Chronomasters, os automóveis pré-guerra e nos Formula V serão o grande destaque. Já na categoria Speedmasters, a aposta centra-se nos automóveis de Turismo que fizeram história nos circuitos nacionais e internacionais.

Este ano, decorrerá também um tributo ao Team Diabolique, equipa com um enorme palmarés no panorama automobilístico nacional, com a presença do piloto Joaquim Santos, tetracampeão nacional de Ralis, e de uma das suas máquinas de corridas lendárias, o Lancia Stratos.

Porque dos clubes e dos colectivos de entusiastas de automóveis clássicos também se faz o Caramulo Motorfestival, o evento terá passeios do Driver’s Cult, com um parque reservado para todos os automóveis que acompanham este colectivo, do Clube Português de Automóveis Antigos, que trará os seus participantes trajados “à época”, assim como o Dia Alfa, do Alfa Romeo Clube de Portugal, além de passeios monomarca da Aston Martin e ainda a presença do Clube Twingo PT, que celebrará os 30 anos do simpático modelo da Renault, que marcou a década de 90.

Um festival cada mais vez solidário e sustentável

A Race for Good, o movimento criado por André Villas-Boas que utiliza o desporto como veículo de divulgação e promoção do apoio a causas de cariz social e humanitário, irá juntar-se mais uma vez ao Caramulo Motorfestival. O projecto The Good Drive propõe ligar os proprietários de automóveis clássicos com organizações de carácter social, e assim possibilitar uma experiência única de passear numa cápsula do tempo, criando um momento histórico e de sociabilização com quem mais precisa. Para tal organizam passeios com visitas aos melhores eventos de automóveis clássicos de Portugal. Na edição de 2022 do Caramulo Motorfestival, mais de 20 crianças tiveram a oportunidade única de subir a Rampa do Caramulo em desfile, num automóvel clássico.

Em parceria com a Tabaqueira, o Caramulo Motorfestival levará a cabo a campanha “O Caramulo não é um cinzeiro”, uma campanha de sensibilização ambiental, que procura alertar e encorajar os consumidores a depor devidamente os filtros de cigarros em cinzeiros.

Como é apanágio do Motorfestival, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se Jean-Phillipe Imparato, Carlos Tavares, Nuno Caetano, Rita Vieira, Joaquim Santos, José Lameiro, Joaquim Rino, António Araújo Pereira, Hipólito Pires, José Pedro Fontes, Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, entre outros.

O universo das duas rodas em destaque

As duas rodas vão estar também em destaque no maior festival motorizado em Portugal, desde logo na Bikersville, um espaço dedicado exclusivamente ao universo das motos e bicicletas que voltará a receber marcas e clubes, assim como concentrações de motos de competição, antigas, Vespas e Café Racers, entre outras. O espaço continuará a reunir ainda empresas de customização e comercialização de acessórios, e artigos alusivos aos veículos de duas rodas. No universo das motos, destaque ainda para o Encontro das Cinquenta, o Passeio das Motas Antigas e a concentração Vespa Caramulo.

O Caramulo Motorfestival vai contar com o Trial Show, que dá aos visitantes a oportunidade de assistirem a demonstrações em moto e bicicleta realizadas por pilotos profissionais.

Este ano irá realizar-se, pela primeira vez, a “Volta ao Museu do Caramulo de Bicicleta Antiga”, organizada pela Relíquias da Bairrada, onde todos os visitantes do Caramulo Motorfestival poderão trazer a sua bicicleta antiga e fazer parte deste desafio em duas rodas, com vestuário ciclístico apropriado à época das bicicletas participantes.

Museus e Exposições para visitar

O Museu do Caramulo é também uma das atracções do Caramulo Motorfestival, com as suas colecções permanentes de arte, automóveis, motos, bicicletas e brinquedos.

A edição de 2023 será também assinalada pela exposição temporária “Lamborghini: 60 Anos a cortar o vento”, com um alinhamento histórico, composto pelos mais raros e emblemáticos modelos da Lamborghini, cobrindo as suas seis décadas de produção de automóveis desportivos e de alta performance.

Já no Caramulo Experience Center, o novo espaço museológico criado pelo Museu do Caramulo dedicado à paixão motorizada, que celebrou recentemente o seu primeiro aniversário, poderão ser vistos, até ao dia 15 de Setembro, dois monolugares de Fórmula 1, um Jordan 199 e Sauber C18, ambos de 1999, e pertencentes ao período em que os motores V10 dominavam a categoria máxima do desporto automóvel.

Um programa para toda a família

A organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui actividades lúdicas, parques infantis insufláveis, gastronomia, bares e zonas de descanso e descontração, com música durante todo o evento assim como entrada livre.

A Motorlândia Fun Park, um autêntico parque de diversões dentro do Pavilhão Municipal do Caramulo, contará com a Pista Júnior, uma pista de karts eléctricos, um Gaming Center com jogos e simuladores, e uma pista de Slot Cars, com corridas para todas as escalas e idades.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o Air Show, o espectáculo aéreo de aviões clássicos, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores, seja em voo de desmonstração ou acrobático.

A organização lança o repto aos visitantes para participar com o seu veículo clássico, e este ano com um novo desafio: virem “vestidos à época”, com adereços e vestuário que marcaram outras eras, reforçando assim a componente estética desta verdadeira viagem no tempo. Seja um chapéu, um lenço, um par de óculos, ou mesmo uns suspensórios, deixe-se contagiar pelo espírito do Caramulo, e por uma atmosfera única que remete para os dias gloriosos do desporto motorizado. Todos os que se apresentarem vestidos a rigor, estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização do Caramulo Motorfestival, tais como experiências de co-drive em máquinas lendárias conduzidas por pilotos convidados, merchandising e brindes exclusivos, entre outros.

Reforço nos acessos, estacionamento e alimentação

Cientes dos desafios que um festival em crescimento apresenta, a organização do Caramulo Motorfestival, em parceria com a autarquia local e restantes autoridades, tem desenvolvido esforços para melhorar a experiência dos visitantes e reduzir constrangimentos adjacentes. Neste sentido, foi desenvolvido um plano de acessos e de estacionamento, com a criação de quase 1000 novos lugares de estacionamento em locais situados dentro, ou à porta, da vila do Caramulo, assim como a implementação de um serviço de transporte gratuito e contínuo, para transportar os visitantes destes parques até ao centro do evento. Por outro lado, foi criado uma terceira praça de alimentação, com o objectivo de incrementar a oferta e variedade disponíveis, assim como a capacidade de resposta nos momentos de pico."


Fonte: Jornal dos Clássicos
 
Última edição:

António_Vidal

Veterano
Premium
Portalista
Obrigado pela partilha!


A organização lança o repto aos visitantes para participar com o seu veículo clássico, e este ano com um novo desafio: virem “vestidos à época”, com adereços e vestuário que marcaram outras eras, reforçando assim a componente estética desta verdadeira viagem no tempo. Seja um chapéu, um lenço, um par de óculos, ou mesmo uns suspensórios, deixe-se contagiar pelo espírito do Caramulo, e por uma atmosfera única que remete para os dias gloriosos do desporto motorizado. Todos os que se apresentarem vestidos a rigor, estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização do Caramulo Motorfestival, tais como experiências de co-drive em máquinas lendárias conduzidas por pilotos convidados, merchandising e brindes exclusivos, entre outros.
O @Nelson Santos vai pular de alegria ao ler isto :cool:

Neste sentido, foi desenvolvido um plano de acessos e de estacionamento, com a criação de quase 1000 novos lugares de estacionamento em locais situados dentro, ou à porta, da vila do Caramulo
Fico contente pela iniciativa. É um grão de areia no sapato já há muito conhecido e debatido.
 

João "Pegadas"

Portalista
Portalista
A organização lança o repto aos visitantes para participar com o seu veículo clássico, e este ano com um novo desafio: virem “vestidos à época”, com adereços e vestuário que marcaram outras eras, reforçando assim a componente estética desta verdadeira viagem no tempo. Seja um chapéu, um lenço, um par de óculos, ou mesmo uns suspensórios, deixe-se contagiar pelo espírito do Caramulo, e por uma atmosfera única que remete para os dias gloriosos do desporto motorizado. Todos os que se apresentarem vestidos a rigor, estarão habilitados a ganhar prémios oferecidos pela organização do Caramulo Motorfestival, tais como experiências de co-drive em máquinas lendárias conduzidas por pilotos convidados, merchandising e brindes exclusivos, entre outros.

Influências do Festival Goodwood?
 

Francisco Relvas

Clas-sick!
Para além desses pormenores do folclore destes eventos que fazem parte, gostei muito de ler que as condições logísticas vão ser melhoradas.
Estes problemas eram o garrote que não permitia o crescimento do evento.
Tenho a firme intenção de ir ao Caramulo este ano, só ainda não sei de onde e montado em que.
Se fores diz qualquer coisa. Eu talvez vá em comboio com o Driver's Cult...

E digo o mesmo para qualquer outra malta do Portal... era fixe encontrarmo-nos por lá!
 

Nelson Santos

Powered by Taunus
Membro do staff
Premium
Portalista
Não vou conseguir ir, para grande pena minha. Mais um ano sem ir ao Caramulo... :(
 
OP
OP
Tiago Baptista

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Cartaz.jpg

"O Clube Automóvel de Viseu realizará um Encontro de Automóveis Antigos e Clássicos integrado no Caramulo Motorfestival, no dia 10 de Setembro (domingo), destinado aos Sócios do Clube e aberto a todos os que possuem Automóveis Antigos e Clássicos.

O Programa desenrolar-se-á da seguinte forma:

08h15 – 08h30
Encontro no Parque de Campo de Besteiros, em Campo de Besteiros.

08h30
Desfile até ao Caramulo, com estacionamento e exposição no parque da Escola EB 2-3.

09h30
Pequeno almoço no parque da Escola EB 2-3 e tempo livre no Caramulo Motorfestival.

13h00
Almoço no Claustro do Museu do Caramulo;
Tempo livre no Motor Festival;
Possibilidade de subida da rampa em desfile no fim das provas oficiais;
Fim do Encontro e retirada dos automóveis expostos quando pretenderem.

As inscrições são limitadas a 30 automóveis com idade superior a 30 anos e os custos correspondem a:
Automóvel e duas pessoas = 120€;
Automóvel e uma pessoa = 75€.

Para mais informações, por favor consulte os seguintes contactos: www.clubeautomovelviseu.pt, [email protected], 91 40 64 996 (José Ribeiro) e 91 25 77 335 (Carlos Araújo)."

Fonte: Jornal dos Clássicos
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Para além desses pormenores do folclore destes eventos que fazem parte, gostei muito de ler que as condições logísticas vão ser melhoradas.
Estes problemas eram o garrote que não permitia o crescimento do evento.
Tenho a firme intenção de ir ao Caramulo este ano, só ainda não sei de onde e montado em que.
Eu se conseguir ir, vou "mascarado".
 

RubenMariz

Portalista
Portalista
Se tudo correr como planeado, devo lá ir no GTi, sexta-feira dia 8. Infelizmente trabalho sempre ao fim de semana…
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista

SEXTA-FEIRA, 8 DE SETEMBRO​


Rampa Histórica Michelin
11h00 – Warm Up
Museu do Caramulo
10h00 às 18h00
Exposição Lamborghini: 60 anos a cortar o vento
10h00 às 18h00
Exposição “30 anos do Renault Twingo”
10h00 às 20h00
Caramulo Experience Center
10h00 às 18h00
Dia Alfa – Concentração Nacional Alfa Romeo
10h00 às 18h00
Motorlândia Fun Park (Pistas)
10h00 às 19h00
Retro Park
Todo o dia
Feira de Automobilia
12h00 às 19h00
Bares e Restauração
12h00 às 19h00

SÁBADO, 9 DE SETEMBRO​


Rampa Histórica Michelin
09h00 – Treinos
10h50 – Prova
Museu do Caramulo
10h00 às 20h00
Exposição Lamborghini: 60 anos a cortar o vento
10h00 às 20h00
Exposição “30 anos do Renault Twingo”
10h00 às 20h00
Caramulo Experience Center
10h00 às 20h00
Passeio do Clube Volvo Fans de Portugal
10h00 às 18h00
Dia Alfa – Concentração Nacional Alfa Romeo
10h00 às 18h00
Passeio Ducati
10h00 às 20h00
Passeio Vespa
10h00 às 20h00
Passeio Clube Focus RS Portugal
10h00 às 20h00
Encontro Porsche
10h00 às 20h00
Volta ao Museu de Bicicleta Antiga
10h00 às 20h00
Feira de Automobilia
10h00 às 19h00
Motorlândia Fun Park (Pistas)
10h00 às 19h00
Encontro Lotus – 75 Anos
10h00 às 18h00
Encontro Opel Speedster
10h00 às 18h00
Retro Park
Todo o dia
BP Air Show
Drift Show
15h25
16h50
Bares e Restauração
10h00 às 20h00

DOMINGO, 10 DE SETEMBRO​


Rampa Histórica Michelin

08h30 – Treinos
09h50 – Prova
Museu do Caramulo
10h00 às 18h00
Exposição Lamborghini: 60 anos a cortar o vento
10h00 às 18h00
Exposição “30 anos do Renault Twingo”
10h00 às 20h00
Caramulo Experience Center
10h00 às 18h00
Dia Alfa – Concentração Nacional Alfa Romeo
10h00 às 18h00
Volta ao Museu de Bicicleta Antiga
10h00 às 20h00
Encontro Famel
10h00 às 20h00
Encontro Land Rover – 75 Anos
10h00 às 18h00
Encontro Histórico Viseu-Caramulo
10h00 às 18h00
Passeio Maranello Legacy
10h00 às 18h00
Feira de Automobilia
10h00 às 18h00
Motorlândia Fun Park (Pistas)
10h00 às 18h00
Retro Park
Todo o dia
BP Air Show
Sessão de autógrafos de pilotos
Após o fim da Rampa Histórica Michelin
Bares e Restauração
10h00 às 18h00
 
OP
OP
Tiago Baptista

Tiago Baptista

Portalista
Portalista
Em termos desportivos contamos com a presença de...


.. e ainda.


Para além disso temos a estrutura da Sports & You com:

Kris Meeke

Rali Terras d'Aboboreira 2023 - Kris Meeke.png

José Pedro Fontes

Rali Vinho da Madeira 2023 - José Pedro Fontes.jpg

Ricardo Teodósio

Rallye Casinos do Algarve 2023 - Ricardo Teodósio.jpg

+ informações:

 
Última edição:

Nuno Ferraz

Veterano
Premium
Parece que pode estar melhor resolvido o problema do estacionamento.
Se me levarem em autocarro classico de um desses parques mais longínquos dou pontos extra.
Também irei andar por lá, possivelmente no sábado ao fim do dia e durante todo o domingo certamente.
Não se esqueçam do impermeável e do guarda chuva.
 
Topo