Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Zundapp 4 com montagem EFS

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Tierri Santos, 8 Nov 2015.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Tierri Santos, 8 Nov 2015.

  1. Boas Tards a todos,

    Sou novo neste mundo das motos clássicas e foi dada pelo meu avô uma zundapp 4 com montagem efs que estava já parada à uns 4 anos. Depois de muitos empurrões para a por a trabalhar com vela nova e gasolina, a mota lá pegou.
    Já andei bastante com ela fui ao mecânico para limpar o carburador e a bomba de gasolina e mota tá a andar.
    O problema que eu noto é que a mota bebe bastante gasolina não sei do que se possa tratar.
    Alguém pode dar opinião do que pensa que será?

    Antes de mais nada, Obrigado
    Cumprimentos
     
  2. Boas, bem vindo
    Podes sempre por umas fotos da maquina.
    Essas maquinas não costumam consumir muito, mas o que chamas consumir muito?
    O carburador foi bem afinado, ou ficou o parafuso da gasolina muito aberto.
     
    Tierri Santos gostou disto.
  3. boas essa mota é de turbina ou de cabeça igual á de 5 mas de 4 velocidades? deve ter um Bing 17 ou 19 não tem bomba de gasolina!!!!
    a mota pega bem? e responde bem? duvido!! posso estar enganado mas o problema de gastar muito, está relacionado não com o carburador (afinação da agulha entrada de ar/gasolina) mas sim no pistão /cilindro deve ter desgaste/riscos /seguemento partido) e falta-lhe a compressão pega mal e não anda e gasta de facto muita gasolina deve ser esse o problema, contudo não fica excluída a hipótese de ter que afinar e verificar estado de conservação - cuba /agulha do carburador /boia - a agulha tem varias posições e o freio deve estar consoante a entrada de ar/gasolina , a posição do feio( mais para cima mais ar e menos gasolina e vice versa) não custa nada é só desapertar a parte de cima do carburador e retirar embolo/Pistão e tem o acesso a dita agulha depois é só regular por tentativas até notar que a mota fica com bom trabalhar e responda bem
    - se não for disto é mais complicado mas nada de especial a Zundapp tem pistão de 39mm se ainda estiver original com a Letra correspondente A/B/C/D/F que está marcada na parte superior do cilindro é só comprar um pistão novo ( 35 euros)e colocar se o cilindro estiver em condições
    se tiver duvidas diga me
    cump
     
    Tierri Santos e JoaoFonseca gostaram disto.
  4. Respondendo à sua pergunta: Fui dar uma volta com uns colegas cerca de 40/50 km sempre a fundo gastou-me 3l e pouco de gasolina.
     
  5. Boas,

    Respondendo à sua primeira pergunta, a mota é uma zundapp 4 com turbina.
    Em relação ao pegar e trabalhar da mota: a mota não pega de facto muito bem, na maioria das vezes é necessário ser de empurrão mas disserame que era normal por a mota ter tado parada muito tempo e agora precisar de andamento. Em relação ao "responder da mota": se acelerada a fundo responde bem, se só acelerada ligeiramente tem tendência a querer desligar especialmente se fria. Na maioria das vezes depois de andar um pouco, paro e deixo a mota no relantim, a mota aguentasse durante algum tempo mas depois desliga-se subitamente, sem começar primeiro a querer morrer.
     
  6. De certeza que a afinação no carburador esta bem feita?
     
  7. Quem me fez a afinação foi um mecânico, agora como não percebo do assunto, não posso afimar se está bem feita ou não.
     
  8. boas, de facto tem de verificar o estado em que se encontra pistão / cilindro e carburador, isto é crucial para a mota trabalhar em condições isso de gastar muito é subjetivo!!! em circunstancias normais com 3 litros anda mais do dobro, mas não me estranha que tenha consumido essa quantia quando a perde/não chega a gasta-la, por exemplo: -quando o (Motor) não está bem comandado em relação ao avanço ele falha e parte essa gasolina vai-se pelo escape sem ser queimada por exemplo
    qualquer duvida disponha
    Cump
     
    Tierri Santos gostou disto.
  9. Boas,
    A mota já está andar bem melhor já não gasta como gastava e o problema era bastante simples: o freio da agulha do carburador estava gasta e então punha-se na primeira posição a contar da extremidade onde se encontram os encaixes do freio para gastar menos, mas depois o freio saltava e ia para o última fazendo com que a mota gastasse mais. Descobri também que a mota ia abaixo se não enrolado o punho porque a parte de fechar e abrir o ar no carburador estava estragada ou seja só quando enrolado o punho é que a peça se mantia lá em cima e não tapava o ar.

    Queria agora perguntar-vos qual a vela que mais me aconselham para colocar na mota?
    Comprei uma vela à pouco em um mecânico e disse-lhe para que mota era, contudo a vela trabalhou sempre bastante bem mais ou menos umas 3 semanas, depois houve um dia que fui tentar ligar a mota e não me liga, no entanto a vela faz bastante faisca Para por a mota a trabalhar coloquei uma vela velha que tava com alguns problemas mas que agora funciona bem sem explicação aparente.

    A vela que vos falo que é nova (3 semanas de utilização) e que deixou de trabalhar é uma NGK B7HS e avelha que agora trabalha bem é uma NGK B8HS.

    Gostava de saber qual é a melhor marca e modelo para colocar na minha zundapp 4 turbina.

    Obrigada desde já,
    Cumprimentos
     
  10. Boas
    Tens que ir com calma se a mota esteve parada muito tempo, da-lhe uma revisão como deve ser.
    Depois se quiseres enrolas o punho a fundo.
    Se não começas ter problemas atrás de problemas.
    Bom Ano
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página