Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

ZER - Mais "boas" Noticias Para Os Habitantes De Lisboa

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Pedro A. Soares, 27 Mar 2012.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Pedro A. Soares, 27 Mar 2012.

  1. Carros poluentes com restrições mais apertadas em Lisboa

    Os veículos anteriores a 1992 vão ter restrições mais apertadas para circular em Lisboa a partir de domingo, no seguimento da implementação da segunda fase da zona de emissões reduzidas (ZER) criada pela autarquia.

    A Câmara de Lisboa informa hoje em comunicado que a implementação da segunda fase da ZER avança no domingo, ou seja, que a partir desta data os veículos ligeiros e pesados anteriores a 1992 ficam proibidos de circular na zona a sul do eixo criado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, Santo Condestável e Infante D. Henrique e Eixo Norte/Sul.
    A implementação da segunda fase da ZER restringe a circulação também no eixo Avenida da Liberdade/Baixa, onde desde julho os carros sem catalisador (anteriores a 1992) estão impedidos de circular.

    Assim, a partir de domingo, a circulação passa a ser possível apenas a veículos ligeiros posteriores a janeiro de 1992 e pesados construídos depois de outubro do mesmo ano.
    Esta medida vigora nos dias úteis, das 07:00 às 21:00, e são admitidas exceções a veículos de emergência, especiais ou de pessoas com mobilidade reduzida.

    @Lusa
     
  2. É o que eu digo,qualquer dia nem posso andar de classico em caminhos de cabras...
    Isto ainda vai dar uma grande volta!
     
  3. Acho uma óptima ideia!
    E já agora, proibam também os aviões na portela!
    Quando me ponho a pensar na quantidade de gases poluentes que um unico avião emite só para descolar, nem consigo imaginar quantos automóveis clássicos serão precisos para produzir essa mesma quantidade... É mais uma daquelas leis bonitas, que ficam bem e mostram serviço...
    È a minha modesta opinião, pode haver outras.
     
  4. Eu passo a não poder ir para casa com os meus carros clássicos... pelo menos aquelas horas... ridículo, quando autocarros e taxis são os que mais poluem...

    Quais as alternativas que propõem? Nenhumas!
     
  5. Isso é que era bonito, queres ver que tens que chamar o reboque cada vez que quiseres sair de casa!!! Deve haver exceções de certeza... :unsure:
     
  6. Tenho de ir ler os comunicados da CML para saber das exceções. O que eu me ria, se me quisessem multar...
     
  7. Mais uma pérola... nem comento...
     
  8. Irei continuar a passar por lá com o meu.... Quero mais é que eles se fo$#m!
     
    Jose Manuel S Lopes e PEDRO.SANTOS gostaram disto.
  9. Mas á semelhança da outra lei segundo percebi, os clássicos com o "cunho" do ACP podiam circular...

    Alguem confirma? E já agora porque é que só por ser ACP já pode?

    Cumprimentos
     
  10. Isto realmente nao tem logica nenhuma,entao os classicos ao fim de semana poluem menos...
    O melhor seria meterem uma placa á entrada de lisboa a dizer "proibida a circulação de gente pobre"
     
  11. Já agora alguem sugere como conseguimos chegar a porta de uma oficina que fique na zona de exclusão??
    Vamos de véspera e o carro fica na rua, ou temos de nos associar e comprar um reboque?
    Só ideias peregrinas....
     
  12. As oficinas, vão ter de se deslocar :D Ou então têm um policia à porta...:S
     
    Jose Manuel S Lopes gostou disto.
  13. Só idiotas....quero ver é se multam o Dr. João Soares, já que algumas vezes ele desloca-se para S.Bento de carocha... :))) ao menos que tenha a "famosa" placa de viatura histórica..(CPAA, Museu Caramulo ou ACP Clássicos)..... Lá está se formos "comprar" uma dessas chapinhas douradas já podemos andar à vontade, ou seja pagando, já somos amigos do ambiente...haja pachorra para aturar esta corja!!..
    Tenho que desafiar o Miguel Angêlo ir passear para a baixa de Lisboa com a Portaro Campina em dias úteis, e a policia atráz dele...estou a ver o Miguel a mostrar aos tipos o cartão amarelo, quero dizer a chapinha dourada ... :)))) gostavva de ver a cara dos tipos... :)))
     
  14. Zé, imagina que os gajos se lembram de andar a caça(o que não acredito) quando se fazem encontros de clássicos?(Mensal de Lisboa)

    Pessoas, que como eu, moram no centro e poderem ser multados por ter um carro antigo. Outras que não podem comprar um carro posterior a 92... isto é das coisas mais estúpidas que tenho lido, porque é um fato que na europa existem casos idênticos, mas nesses mesmo países antes de tomarem estas medidas, acionam outras para minimizar o impacto(transportes alternativos, passes com valores mais baixos, etc), coisa que em Portugal não existe. Pelo contrário, aumentam-se passes, "retiram-se" os carros "velhos" do centro e com estas políticas camarárias, o centro de Lisboa está como está, deserto, degradado e sem alma.
     
  15. Chamas um reboque e reza para que não te apareça um como o meu, de 1982, senão ficam os dois na mer...... :lol: :lol:
     
    francisco rosa gostou disto.
  16. Deixo o artigo que está no site da CML, a zona é alargada, mas na zona antiga, Baixa, o ano dos carro passa para 1996,eu por mim vou continuar a conduzir os meus carros como até aqui, isto é mera limitação de liberdade e direitos, por mim podem ir abarda................... :ph34r:


    "Após a implementação da 1.ª fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER), a 4 de Julho de 2011, no eixo Av. da Liberdade/Baixa, e honrando os compromissos assumidos pela Câmara Municipal de Lisboa (protocolo assinado com a CCDR-LVT, 2008) e pelo estado português (Programa de Execução do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar, 2009), foi aprovado em Reunião de Câmara do passado dia 29 de fevereiro, a proposta n.º 105/2012, relativa à execução da 2.ª fase da ZER na cidade de Lisboa, o que implica, o alargamento dos seus atuais limites e o agravamento das restrições à circulação no eixo Av. da Liberdade/Baixa, a partir do próximo dia 1 de abril.

    A implementação da 2.ª fase da ZER prevê o agravamento das limitações ambientais no eixo Av. da Liberdade/Baixa (zona 1), pelo que passa a ser restringida a circulação de veículos pesados fabricados antes de Outubro de 1996 e de veículos ligeiros fabricados antes de Janeiro de 1996. Admite-se o atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria e na Rua da Conceição como ligações entre colinas.

    O alargamento desta medida a outras zonas da cidade (zona 2) restringe a circulação de veículos ligeiros e pesados fabricados antes de Julho de 1992. Os limites de aplicação da medida correspondem à zona a sul da Av. de Ceuta, Eixo Norte/Sul, Av. das Forças Armadas, Av. dos Estados Unidos da América, Av. Marechal António de Spínola, Av. Santo Condestável e Av. Infante D. Henrique.

    A medida vigora nos dias úteis, no período das 7h às 21h e são admitidas as seguintes exceções, em função da natureza da atividade ou titularidade dos veículos, nomeadamente:
    - Veículos de emergência, especiais e de pessoas com mobilidade reduzida;
    - Veículos históricos, devidamente certificados pelas entidades oficiais, de acordo com o Despacho nº 10298/2001, de 26 de abril;
    - Veículos pertencentes a residentes na zona 1 - eixo da Av. da Liberdade/Baixa;
    - Veículos pertencentes a residentes na cidade de Lisboa, nos limites que correspondem à zona 2.

    A fiscalização é aleatória e realiza-se mediante operação STOP pelas autoridades competentes em matéria de trânsito na cidade de Lisboa, mediante a verificação da matrícula, documento único automóvel ou título de registo de propriedade do veículo e certificado oficial de “veículo de interesse histórico”.
     
  17. Bem sei eu é onde ficam essas avenidas e ruas e bla bla bla... há algum sinal a dizer que não posso passar?
     
  18. Devem montar, como fizeram no ano passado para a zona da Baixa.
     
  19. tanta m3rd4 que polui... e o 850 não pode passar na estrada que foi feita com o dinheiro dos meus impostos.......
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página