Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

WEBER 40 DCOE - incendeiam

Tópico em 'Mecânica' iniciado por João Manuel Sobral, 6 Jun 2011.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por João Manuel Sobral, 6 Jun 2011.

  1. Carissimos, espero que alguém me possa dar uma dica, pois já ando desesperado.

    Já são 3 vezes que o meu carro se incendeia :(

    o problema só surge quando faço um trackDay e vou mais devagar.
    O fogo começa sempre junto aos carburadores/colectores, e normalmente destrói os fios de velas, placa e tubo de pressão de óleo. (o que indica excesso de gasolina a descer pelo bloco)

    o que noto nos carburadores, é que deitam muita gasolina por trás, junto á parte inferior do CHOQUE, quando faço curvas muito apertadas o problema aumenta (trackday Kartódromo), e como o distribuidor fica por baixo do 1º weber... gasolina e faísca.... já se sabe!!

    já tenho o cuidado de andar sempre a limpar o excesso de gasolina entre provas, mas mesmo assim este fim de semana voltou a acontecer.

    Contudo, no Rallie Verde Pino, não tive qualquer problema, o que me leva a pensar no que referi acima, relativamente a curvas muito apertadas.

    Para que me possam dar umas dicas, aqui ficam algumas caracteristicas:

    motor Ford xflow 1300, Kent cames 234, 2 weber duplos 40 DCOE (novos), bomba eléctrica Facet, Regulador King, ignição electrónica Lumenition.

    Será pressão a mais? já a reduzi mas como não tenho manómetro de pressão!!

    será que posso eliminar as saídas (respirador) do Choque, visto não o utilizar?

    Já alguém teve um problema semelhante?

    aceitam-se sugestões/palpites.

    já pensei em retirar os weber e colocar Delortos, mas qualquer dia tenho uma fortuna em carburadores, pois já tenho dois weber 40DCOE (italianos) que comprei na Net mas um tem problemas, o que me levou a comprar novos.

    estou a dar em doido, pois isto nunca aconteceu em montes de carros preparados pelo meu mecânico, exceptuando o meu e outro que curiosamente têm ambos carburadores novos (espanhóis).

    ele bem diz que não prepara carros para passear a familia!!!
     
  2. parece que já descobri qualquer coisa!

    pelos vistos posso tirar o sistema do CHOKE e substituir por uma TAMPA (choke blanking plate), o que normalmente se utiliza para evitar a entrada de impurezas, quando não é necessária a utilização do choke. Ora, se não entram impurezas, também não sai gasolina!! Veremos se será apenas daí o problema.

    vou experimentar, contudo, fico à espera de opiniões, sugestões, soluções e palpites.
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Rui Fernando Mauricio e Armando Mingote chamados à recessão...:D

    Ó João, eu pouco percebo destes carburadores, mas o problema não pode ser dos "choke", será que as boias não estão mal afinadas e metem muita gasolina ou então a bomba de gasolina não terá pressão a mais e a valvula da cuba nao consegue fechar a entrada de gasolina para as cubas deitando fora por aí???
    Abraço.
     
  4. As curvas é para que lado, para a direita?
     
  5. viva Rafael

    não tenho dúvidas que a maior parte da gasolina sai pela parte inferior dos Choke, onde tem duas redes.
    també sai gasolina pelas cornetas, mas issso é normal, pois por vezes "cospem".

    quanto às curvas, não dá para saber, visto ser um encadeado de "ganchos", drt, esq,drt, esq, drt, isto se for na parte final.
     
  6. Se sai pelos choke será quando curvas à direita obrigando-a a ir para o lado do choke (pela lógica) e se isso acontece pode ser por a cuba ter gasolina a mais, se tem é porque a valvula não fecha que pode ser por má afinação das boias ou por teres pressão a mais...
    Mas atenção, isto são palpites visto que não tenho experiência quase nenhuma com esses carburadores, tens regulador de pressão?
     
  7. Desculpa, já vi que tens regulador, não estará mal regulado?
     
  8. vou tentar arranjar um manómetro de pressão, para ver como está, pois a olho apenas dá para tirar pressão sem se saber onde fica, o que já fizemos.

    Já agora, acabei de lhe fazer uma pergunta no seu RR..., mas que faço aqui de novo:

    utilizou uma placa de rotor do BX, pergunto se serve no distribuidor da FOMOCO, de origem, ou se utilizou outro, qual.

    sei que para o da LUCAS, se pode utilizar a tampa de um FIAT???, mas para o FOMOCO desconheço e é importante pois os fios ficam muito encostados aos carburadores e também contribuem para os Incêndios!!
     
  9. João,

    como o Rafael disse e bem, os carburadores estão claramente com gasolina a mais. Ou as cubas enchem demasiado e a gasolina verte pois não há consumo suficiente do motor(boias mal afinadas) ou então está a ter demasiada pressão de gasolina para dentro dos carburadores.

    Outro aspecto a ter atenção é esse "cuspir" de gasolina. É "normal" uns rateres mas cuspir gasolina não é normal. É apenas um sintoma de que algo não está bem.

    Os carburadores weber novos são feitos em Espanha e têm dado bastantes problemas a diversos níveis. Novo nem sempre é sinónimo de melhor.

    Espero que encontre rapidamente o problema, para a sua segurança e a dos outros.
     
  10. O meu é um bosch electrónico.
     
  11. As minhas cornetas ficam "ligeiramente babadas" de gasolina...o_O
     
  12. Eu acho que é gasolina a mais. A minha sugestão é a de reduzir ao caudal/pressão da gasolina até ao motor se ressentir, sem exageros pois a mistura ficando pobre em gasolina o motor reage mesmo muito mal entre gripar e partir... Depois aumentaria ligeiramente até a um nível de prestação desejado. Verificar sempre a côr das velas depois de um track day animado.
     
  13. Viva Pedro
    Tal como já referi, já reduzimos o caudal de gasolina, e as velas estão sempre boas, quer a andar normalmente, quer depressa. Até indicam, por vezes, pouca gasolina. Assim que tiver tempo e disposição, vou fazer as tais peças para substituir o choque e experimentar.

    na realidade, isto sucede-me sempre na mesma pista, que tem uma curva a 340º para a direita, o que deve contribuir para "entornar" a gasolina pelo Choke.

    Quanto ao "cuspir" gasolina, é uma força de expressão, pois ele baba-se um pouco, principalmente se se andar devagar, no arranca para do trânsito.
    Agora, raramente faz rateres, não faz poço e está perfeitamente equilibrado em todos os aspectos.

    Quanto aos carburadores espanhóis, posso dizer que isto só acontece em dois carros que têm os carburadores rigorosamente iguais e novos!!

    è por isso, que quero ver se um dia destes vou ter com o seu amigo, para tentar reparar os dois weber italianos que aqui tenho.

    Quando vem à Marinha Grande?

    abraço
     
  14. obrigado António

    creio já ter respondido acima.
    mas vou ter em consideração a sua sugestão
    abraço
     
  15. Pois é eu logo vi, quando vi que a tampa original era a laranja e não a preta.

    Só que tenho a ignição Lumenition e creio que para a utilizar terei de comprar a da Lucas, que também pode levar uma placa com saídas laterais, embora também seja muito alta e creio que não cabe.

    Mas esse não é oproblema maior, dado que com a original da Fomoco se resolve a situação e não é por aí que vem o mal ao mundo!!!

    abraço
     
  16. Penso que fazer as tampas e por-las lá não vai adiantar de nada porque ficas com a parte de baixo onde tem as redes aberta na mesma e se não resolveres a causa da gasolina ir para essa zona ficas com o problema na mesma...
     
  17. Pode não ser as boias... mas sim, a agulha ou valvula que fecha a gasolina quando as cubas estão cheias.. olha.. o meu nº é 932103023, liga-me.. já tive alguns stress com carbs.. e talvez possa ajudar-te.. abraço..
     
  18. não, porque as redes saem agarradas ao Choke, como podes verificar na foto acima.

    abraço
     
  19. Olá João.

    O facto de as velas estarem com boa cor não implica que as cubas dos carburadores não encham em demasia e deitem fora e o motor puxa apenas a gasolina que precisa.

    Calculo que já tenham aberto os carburadores e visto se estavam tudo em ordem pois pode estar alguma coisa fora do seu sitio ou no sitio errado.

    Eu não vou aí nos próximos tempos, mas se precisar de qualquer coisa, diga.

    Abraço,
     
  20. Sim, acho que tens razão, mas seja como for acho má ideia e continuo a insistir no mesmo, podes tapar, mas se o problema persistir ficas com o interior do carburador cheio de gasolina e vais ter outras consequências...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página