Vw Porsche 914 - História E Estórias De Um Mal Amado

Francisco Dias

Veterano
Re: Tópico VW Porsche 914

Paulo Roberto disse:
mesmo para 72, é a coisa mais feia que a Porsche já fez... não andava nada, fazia um barulho como um Carocha de escape roto e não se levava nem uma escova de dentes nele...


Trata-se de um cabrio! Queria uma capacidade de "carga" de quanto? Será esse o principal "defeito" do vw porsche? Se fala-se no acesso ao motor, ou o sítio da bateria ... :huh:

Bem quanto ao ser feio, é a a sua opinião e respeito
 

Francisco Dias

Veterano
Re: Tópico VW Porsche 914

+ info
 

Anexos

  • chassis 914.jpg
    chassis 914.jpg
    42.1 KB · Vistos: 20
  • p914-dimensoes.jpg
    p914-dimensoes.jpg
    53.8 KB · Vistos: 25
  • porsche_914.jpg
    porsche_914.jpg
    132 KB · Vistos: 24

Francisco Dias

Veterano
Re: Tópico VW Porsche 914

++ info
 

Anexos

  • detalhe chassis frnte 914.jpg
    detalhe chassis frnte 914.jpg
    76.4 KB · Vistos: 13
  • detalhe chassis tr 914.jpg
    detalhe chassis tr 914.jpg
    58.6 KB · Vistos: 14
OP
OP
David Silva

David Silva

scuderi
Re: Tópico VW Porsche 914

Paulo Roberto disse:
mesmo para 72, é a coisa mais feia que a Porsche já fez... não andava nada, fazia um barulho como um Carocha de escape roto e não se levava nem uma escova de dentes nele...

Gostos não se discutem, mas essa afirmação deixa transparecer um pouco de desconhecimento de causa...

914-anuncio.jpg

Com o tejadilho colocado tem uma capacidade de carga que faz inveja a alguns pequenos familiares...
 

Anexos

  • 914-anuncio.jpg
    914-anuncio.jpg
    21.7 KB · Vistos: 5
  • 914-anuncio.jpg
    914-anuncio.jpg
    21.7 KB · Vistos: 0
  • 914-anuncio.jpg
    914-anuncio.jpg
    21.7 KB · Vistos: 0

Moises Trovisqueira

MTrovisqueiraF
Portalista
Re: Tópico VW Porsche 914

Aos meus olhos, um magnifico modelo da Porsche.
Digam o que quizerem mas na altura a maioria da produção em série existente não construiam nada identico a este desportivo.
Alguem se atreve aqui demonstrar quem é que tinha no mercado contemporaneo a este 914 um targa ou cabrio com 4 rodas com suspenssão independente, duplo circuito de travagem com discos ventilados, motor e caixa de 5v em posição central, 3 motores com injecção electronica e...2 bagageiras mais 3 lugares em opção?!
Ainda por cima uma linha bonita e uma qualodade de construção Porsche como sempre, e se tinha algum material da VW não era pior, visto a qualidade do material até aos dias de hoje.
Quem disser mal deste modelo não o pode conhecer, o unico defeito que se poderà colocar é a falta de potencia de alguns motores comparado a excelencia do chassis, tal qual como hoje no Boxster.
Ja sei, sou fanatico essencialmente por estas duas marcas, VW e Porsche, mas visto bem as coisas é e era do melhor que se fazia.
Epà, estou aqui a dar comigo de repente a refletir que jà devia estar um 914 na minha garagem, afinal fico com as duas marcas num modelo so:D.
Parabéns pelo topico, e aqui deixo algumas fotos de alguns modelos Especiais que participaram no Tour 2006 e 2007.
 

Anexos

  • 914-6 compet.jpg
    914-6 compet.jpg
    138.5 KB · Vistos: 10
  • TOUR2007AUTO 914.6.jpg
    TOUR2007AUTO 914.6.jpg
    122.4 KB · Vistos: 10
  • FRANCE TOUR AUTO 2006 (30).jpg
    FRANCE TOUR AUTO 2006 (30).jpg
    149.2 KB · Vistos: 10
  • 914-6 compet (1).jpg
    914-6 compet (1).jpg
    147.9 KB · Vistos: 10
OP
OP
David Silva

David Silva

scuderi
Re: Tópico VW Porsche 914

As origens do VW Porsche 914

Ferry Porsche e Heinrich Nordoff (patrão da VW entre 1948 e 1968) tinham uma relação que ia além do trabalho. Um dos sobrinhos Porsche casou até com a filha de Nordhoff o que veio a reforçar ainda mais o grau de amizade entre estes dois gurus da industria automóvel. Fruto desta amizade surgiu o interesse mútuo duma parceria entre as duas empresas. Estavamos sensivelmente a meio da década de 60, a VW via o seu simpático Karmann Ghia a ficar obsoleto com repercussões óbvias nas vendas. A Porsche tinha no 912 o seu entry car na gama relativamente aos custos. Acontece que o 912 devido aos custos de produção apenas conseguiu ter um preço 12% inferior ao 911 base, algo que se repercutia também nas vendas. A Porsche precisava assim de um novo "entry car" para ser produzido em grande escala e logo ter um preço mais competitivo. Isso seria possível usando a grande experiencia da VW na produção massiva, experiencia essa conseguida na produção do carocha que em 1972 já atingia a fabulosa marca das 15 milhões de unidades produzidas. A Porsche beneficiaria ainda da rede de concessionários VW.

HeinzNordhoff_250.jpg
Heinrich Nordhoff

ferry_porsche97.jpg
Ferry Porsche

Vivíamos ao mesmo tempo numa era, em que os melhores resultados desportivos eram conseguidos com carros de motor central. Esta caractrística era aproveitada por várias marcas na execução de desportivos, entre eles temos o Lamborghini Miura, Ferrari Dino, Lotus Europa, Matra M530, DeTomaso Mangusta, etc... Todos estes modelos surgiram durante a década de 60. Curioso também é o facto que entre estes modelos se nota a preocupação das marcas em optimizar custos formando parcerias com outras marcas para motorizar os seus desportivos: o Ferrari Dino devorava estradas com um V6 Fiat, O Lotus Europa tinha um coração Renault, o matra desfilava com o V4 do Ford Taunus e o DeTomaso Mangusta rugia com 2 versões V8 da Ford.
Por outro lado a Porsche vivia há vários anos histórias de sucesso com os seu motores centrais de competição: 904,906, 907, 908 e o campeoníssimo 917.
Ficou então evidente que a opção seria a de motor central e a VW esfregou as mãos de contente.

Enquanto estas decisões eram tomadas o gabinete de design Gugelot Design GmbH desenhou um carro para propôr a Ferry Porsche. Este facto fez com que, erradamente, alguns autores atribuíssem o design do 914 à Gugelot. O carro proposto era um motor dianteiro em fibra que tinha muito pouco em comum com o que viria a ser o 914. Toda esta confusão viria a irritar Butzi Porsche, director de Design da Porsche, que chegou mesmo a ter necessidade de vir a público afirmar "... a Gugelot não teve a mínima intervenção neste carro. houve em tempos um carro que que poderia fazer lembrar o 914 mas nada mais que isso. Não há qualquer ligação entre a Gugelot e o 914..."
noflash-de.jpg

Bayer-Kunstoff auto, Gugelot

Sendo assim o desenvolvimento do carro procedeu-se inteiramente nos estúdios de Design da Porsche liderado por Butzi Porsche. Os primeiros esboços foram feitos em 1964. Cinco desses estudos foram escolhidos para uma decisão final em 1966. Foram realizadas maquetes de barro à escala 1:5 dessas cinco propostas e por unanimidade foi escolhida a criação de Heinrich Klie, braço direito de Butzi e criador do primeiro Porsche F1 e do Carrera 6.

klie.jpg

Heinrich Klie - o pai do VW Porsche 914

clay_model_rear.jpg

model_tri_pic.jpg

Maquetes de barro do modelo de Klie

klie914service.jpg

O livrete do 914 de 1974 de Klie

Por mutuo acordo das marcas decidiu-se que a Karmann iria produzir as carroçarias. A Karmann estava fortemente ligada às duas marcas devido às parcerias anteriores, por isso foi uma decisão pacífica e fácil de tomar. Assim ficou acordado que os carros com motorização VW seriam completamente montados em Osnabrük, enquanto as carroçarias dos modelos de 6 cilindros seriam enviadas para Zuffenhausen para que a Porsche realizasse a montagem na mesma linha dos 911.
O desenvolvimento técnico do carro ficaria a cargo de Ferdinand Piëch, sobrinho de Ferry e neto de Ferdinand Porsche.

Ferdinant_Piech_by_Stuart_Mentiply.jpg
Ferdinand Karl Piëch

Como bons amigos, Ferry Porsche e Heinz Nordhoff nunca passaram para papel o "acordo de cavalheiros" que tinham. Nordhoff queria mesmo apressar o lançamento do 914 de forma a que acontecesse antes de 1970, ano previsto pra sua reforma. Para o substituir no comando da VW, Nordhoff chamou para junto de si em 1967 Kurt Lotz que iria acompanha-lo nesses 3 anos afim de se preparar para assumir os comandos da VW a partir de 1970. Mas a tragédia aconteceu a 12 de Abril de 1968, quando Heinrich Nordhoff faleceu de doença súbita.
Além de toda a consternação causada pela morte do seu amigo, Ferry Porsche iria ter que enfrentar grandes complicações visto que a VW era comandada agora por um pouco preparado Kurt Lotz. O acordo de cavalheiros existente entre Ferry e Nordhoff deixou de ser válido e Lotz achava imprescindível a existencia de contratos. Surgiram aí os problemas já que Lotz considerava que a VW tinha direitos exclusivos no design do 914, e queria vender as carroçarias à Porsche com um agravamento no preço devido à necessidade de aumento de produção da Karmann que produzia ainda outros modelos da VW. Caso este contrato fosse assinado o preço dos 914 iria sofrer um aumento muito considerável o que pôs em risco todo o projecto 914. Depois de muita neçociação um acordo foi realizado. A solução passou pela criação da empresa VW-Porsche Vertriebsgesellschaft (VG) GmbH em Abril de 1969 com um capital social de 5 milhões de marcos alemães divididos igualmente entre VW e Porsche e sede em Estugarda passando mais tarde para as instalações definitivas em Ludwigsburg bem perto de Zuffenhausen.
O 914 seria apresentado como VW Porsche na Europa (qualquer que fosse a motorização), já que seria distribuído através da rede de concessionários da VW, mas existiam duas excepções. O mercado britânico e o mercado francês.
O Reino Unido teve que esperar pela decisão de produzir o carro com volante à direita, decisão esta que viria a revelar-se inviável já que o acréscimo de custos para esta alteração tornaria o preço final absurdo. Houve no entanto algumas empresas privadas a realizarem esta alteração principalmente para os mercados britânico e australiano. Só a título de curiosidade, o 914 foi o único carro de produção em série da Porsche que nunca foi produzido na versão de volante à direita.
Já em França, o importador seria a Sonauto, empresa de acessórios, que viria a patrocinar o vencedor da categoria GT nas 24horas de Le Mans de 1970.
Para o mercado americano as coisas mudavam substancialmente. Este mercado era considerado crucial para o sucesso do modelo. Aqui o 914 seria vendido apenas com o nome Porsche, sem qualquer referência à VW independentemente do motor que o equipava. A distribuição seria feita através dos concessionários Audi-Porsche da recem formada empresa de Jonh Reilly baseada em Englewood Cliffs, Nova Jérsia.
Após o teste a vários protótipos e modelos de pré-produção (de que falarei futuramente), a apresentação mundial do 914 ocorreu em Setembro de 1969 no Salão de Frankfurt. A estrela deste evento seria o Mercedes C111 que retirou bastante protagonismo ao lançamento do novo 914. No entanto este encontrava-se exposto em 2 stands, no da VW-Porsche VG e no da Karmann.
 

Anexos

  • HeinzNordhoff_250.jpg
    HeinzNordhoff_250.jpg
    22.3 KB · Vistos: 0
  • HeinzNordhoff_250.jpg
    HeinzNordhoff_250.jpg
    22.3 KB · Vistos: 5
  • ferry_porsche97.jpg
    ferry_porsche97.jpg
    44.9 KB · Vistos: 0
  • ferry_porsche97.jpg
    ferry_porsche97.jpg
    44.9 KB · Vistos: 0
  • ferry_porsche97.jpg
    ferry_porsche97.jpg
    44.9 KB · Vistos: 5
  • HeinzNordhoff_250.jpg
    HeinzNordhoff_250.jpg
    22.3 KB · Vistos: 0
  • Ferdinant_Piech_by_Stuart_Mentiply.jpg
    Ferdinant_Piech_by_Stuart_Mentiply.jpg
    130.8 KB · Vistos: 0
  • Ferdinant_Piech_by_Stuart_Mentiply.jpg
    Ferdinant_Piech_by_Stuart_Mentiply.jpg
    130.8 KB · Vistos: 5
  • Ferdinant_Piech_by_Stuart_Mentiply.jpg
    Ferdinant_Piech_by_Stuart_Mentiply.jpg
    130.8 KB · Vistos: 0
OP
OP
David Silva

David Silva

scuderi
Re: Tópico VW Porsche 914

Francisco Dias disse:
bom tópico David :cool:


a minha contribuição

» o protótipo

Obrigado Francisco!!!

f6_attachment.php


Em relação a este estudo, foi uma maquete desenhada já depois de virem as 1ªs informações e imagens do 914 a público. Foi desejo da Porsche desde 1964 que os faróis fossem escamoteáveis para contornar a regulamentação existente nos EUA relativamente à altura mínima da frente dos veículos. O 914 mantinha uma frente baixa (100mm a menos que o 911) mas uma vez com os faróis levantados respeitava a altura mínima da frente. O mercado americano era essencial para o sucesso do 914.
Senão estou em erro este estudo data de 1968...
 
OP
OP
David Silva

David Silva

scuderi
Re: Tópico VW Porsche 914

Moises Trovisqueira disse:
Aos meus olhos, um magnifico modelo da Porsche.
Digam o que quizerem mas na altura a maioria da produção em série existente não construiam nada identico a este desportivo.
Alguem se atreve aqui demonstrar quem é que tinha no mercado contemporaneo a este 914 um targa ou cabrio com 4 rodas com suspenssão independente, duplo circuito de travagem com discos ventilados, motor e caixa de 5v em posição central, 3 motores com injecção electronica e...2 bagageiras mais 3 lugares em opção?!
Ainda por cima uma linha bonita e uma qualodade de construção Porsche como sempre, e se tinha algum material da VW não era pior, visto a qualidade do material até aos dias de hoje.
Quem disser mal deste modelo não o pode conhecer, o unico defeito que se poderà colocar é a falta de potencia de alguns motores comparado a excelencia do chassis, tal qual como hoje no Boxster.
Ja sei, sou fanatico essencialmente por estas duas marcas, VW e Porsche, mas visto bem as coisas é e era do melhor que se fazia.
Epà, estou aqui a dar comigo de repente a refletir que jà devia estar um 914 na minha garagem, afinal fico com as duas marcas num modelo so:D.
Parabéns pelo topico, e aqui deixo algumas fotos de alguns modelos Especiais que participaram no Tour 2006 e 2007.

Amigo Moisés, não poderia estar mais em sintonia consigo... Em Novembro último tive problemas sérios com a caixa de velocidades do meu 914 e o orçamento para a reparação não era nada animador. Pensei seriamente em aproveitar a oportunidade para lhe dar um coração novo de origem Porsche. Creio que é o único senão relativamente ao carro. Acabei por não ter coragem de estragar a genuinidade do carro e deixa-lo mais uma vez completamente original. Lembro que os tetracilíndricos VW têm uma alimentação através de injecção electrónica. Restaurar uma centralina não é um trabalho nada fácil pelo que rolam nas nossas estradas alguns 914 com motor VW mas com carburadores adaptados uma vez removido o sistema de injecção.
Ainda assim, o modesto 1.7 atinge os 175km/h e tem um coeficiente aerodinâmico 20% mais eficaz que o 911...
Tem uma distribuição de peso de 45% na frente e 55% atrás. Tentem atravessá-lo nas curvas...:DD:D
 

Ricardo Corona

YoungTimer
Re: Tópico VW Porsche 914

Paulo Roberto disse:
mesmo para 72, é a coisa mais feia que a Porsche já fez... não andava nada, fazia um barulho como um Carocha de escape roto e não se levava nem uma escova de dentes nele...

Coisa mais feia? O pior Porche da história é o 944 (o mais vulgar).
 

Moises Trovisqueira

MTrovisqueiraF
Portalista
Re: Tópico VW Porsche 914

Ricardo Corona disse:
Coisa mais feia? O pior Porche da história é o 944 (o mais vulgar).

Esta afirmação so pode vir de quem pouco percebe de Automoveis, sobretudo Porsche, muito menos do 944.
Ricardo, desafio-te a comparar qualquer carro Japonês ou até Europeu a qualquer modelo Porsche!
Apresenta là um Japonês melhor que o 944.
Sem te esquecer que tenho um 944 à 15 anos que conta com 186000km.
Cumprimentos :huh:
 

hugo c vaz

Hugocvaz
Re: Tópico VW Porsche 914

Moises Trovisqueira disse:
Esta afirmação so pode vir de quem pouco percebe de Automoveis, sobretudo Porsche, muito menos do 944.
Ricardo, desafio-te a comparar qualquer carro Japonês ou até Europeu a qualquer modelo Porsche!
Apresenta là um Japonês melhor que o 944.
Sem te esquecer que tenho um 944 à 15 anos que conta com 186000km.
Cumprimentos :huh:

tb sou da mesma opinião que o 944 é o pior erro a nível de design da Porsche. pode ser muito Bom o carro . mas que é feio à brava é .
um melhor que o 944 japonês ? o Datsun 240z é muito bem Esgalhado é lindo
 

Ricardo Corona

YoungTimer
Re: Tópico VW Porsche 914

Apresento-lhe o Toyota 2000gt, mas este não está ao nível de um Porsche, tens que o comparar a um ferrari!
Mas há tantos outros... o 240z, o 240k skyline, o recém chegado Nissan GTR "carro desportivo do ano" que superou o velhinho 911 e o próprio Bugati Vyron.

Mas não é isso que está em causa. O que está em causa é um dono do Argh... Porsche 944 criticar o 914, bem mais bonito.
Cumprimentos.

E de facto tem razão, os nipónicos não primam pela beleza, mas têm os melhores engenheiros do mundo!
 
OP
OP
David Silva

David Silva

scuderi
Re: Tópico VW Porsche 914

Vá meus meninos, não se desviem do tópico por favor... O 944 será de certeza um carro brutal de conduzir, como qualquer Porsche. De facto prefiro as linhas mais simples do 924 principalmente se se tratar das versões mais vitaminadas. Mas é giro reparar que qualquer modelo 9X4 da Porsche continua a gerar controvérsia, excluindo como é lógico o 904 que para mim será na versão de estrada um dos Porsches mais bonitos de sempre...
 

Moises Trovisqueira

MTrovisqueiraF
Portalista
Re: Tópico VW Porsche 914

David, desculpa mas fico so por esta resposta.
Hugo, um Homem como voçê, propriétario de um Land Rover dizer que o 944 é feio?
Se calhar até é, mas se calhar o que não sabe é que o 924 mais o 944 juntos têem o Record Mundial de vendas de Automoveis Coupé, até aos dias de hoje! deve haver muita gente com mau gosto.

Ricardo, o Toyota 2000GT era um automovel de 'vitrine' qualquer construtor sabe fazer isso.
O 240Z? encontre-me um 240 ou 260 ou qualquer outro carro Niponico desta altura que não ganhe buracos como um queijo Suisso, e não compare a tecnologia da Porsche para um Niponico, não existe comparativo! sabe que o 944 tem motor central com a caixa de velocidades em cima do eixo trazeiro? ja conduzui um 240Z e um 944 para poder comparar? eu ja e o dono do 240Z também sabe o que ele penssou? vou trocar imediatamente! e trocou.
David se quiseres apaga que eu não levo a mal.
Cumprimentos.
 

hugo c vaz

Hugocvaz
Re: Tópico VW Porsche 914

Moises Trovisqueira disse:
David, desculpa mas fico so por esta resposta.
Hugo, um Homem como voçê, propriétario de um Land Rover dizer que o 944 é feio?
Se calhar até é, mas se calhar o que não sabe é que o 924 mais o 944 juntos têem o Record Mundial de vendas de Automoveis Coupé, até aos dias de hoje! deve haver muita gente com mau gosto.

Ricardo, o Toyota 2000GT era um automovel de 'vitrine' qualquer construtor sabe fazer isso.
O 240Z? encontre-me um 240 ou 260 ou qualquer outro carro Niponico desta altura que não ganhe buracos como um queijo Suisso, e não compare a tecnologia da Porsche para um Niponico, não existe comparativo! sabe que o 944 tem motor central com a caixa de velocidades em cima do eixo trazeiro? ja conduzui um 240Z e um 944 para poder comparar? eu ja e o dono do 240Z também sabe o que ele penssou? vou trocar imediatamente! e trocou.
David se quiseres apaga que eu não levo a mal.
Cumprimentos.

BOAS
O design do land rover não é para ser bonito ( apesar de o achar ) é para ser funcional ... robusto e fiável ( quando lhe apetece) . Mas o design dele Funciona tão bem ... que o primeiro serie surgiu à 60 anos e ainda hoje o defender mantém as linhas originais ... Que faz com que seja o todo terreno mais vendido no mundo ...
mas isto é um posted sobre o 914 por isso vamos respeitar o david que com tanto gosto fez isso .
e como gostos não se discutem ...
espero que não tenha ficado chateado com a minha critica ao design do 944 é pá mas desde puto nunca atinei com o carro .
 
Topo