Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

VW 1300 de 1967 Original???????

Tópico em 'Volkswagen' iniciado por Vitor Tavares, 10 Ago 2009.

Tópico em 'Volkswagen' iniciado por Vitor Tavares, 10 Ago 2009.

  1. Olá a todos, apresento-me desta forma:feliz:, e aproveito esta apresentação para saber se o meu VW1300 de 1967 tem os farolins e guarda-lamas originais á frente e trás:huh: pois vou começar o restauro em Setembro e gostaria deste original .

    Agradeço a v/ opinião.
    Obrigado,
    Vitor Tavares
     

    Ficheiros Anexados:

  2. apoio no ideia que tem de o manter todo original

    os modificados, tal como os minis ou outros, são "todos diferentes, todos iguais", ou seja, por mais especificações que tenham alterado, menos interesse tem.

    Estes carros encantam pela originalidade!
     
  3. Muita atenção ao seguinte,
    O carro parece ter jantes de 4 parafusos de fixação, logo não será um 1300 de 67, mas um 1500 de 1967 um dos melhores VW Type 1 de sempre.

    Uma foto do motor, a vers e tem o filtro de ar original com duas entradas (uma no 1300) e da jante da frente para vers e tem travões de disco ajudavam.

    Com estas jantes se for um 1300 e tiver travões de cubo, tens ai uma bela salada de peças, pois jantes de 4 furos com travões de cubo à frente só sairam no anos seguinte nos 1300 e 1200 sendo que os Vw Type 1 de 1967 para 1968 sofreram modificações muitos grandes aquase todos os niveis...

    Continuando..

    Assim à primeira vista os farolins traseiros (de um modelo posterior), a manete das velocidades (tunning da epoca) e a manete do elevador do vidro (de um modelo anterior) não parecem de origem.

    Tem ainda umas "coisas" esquisitas nos guarda-lamas de frente no local onde deveriasm estar as grelhas da buzina.

    Fora isso parece estar completo e de origem, tem o capot motor unico desse ano, mas pelo que se vê na zona da grelhas da chaufagem, na foto interior, quando desmontares vais ter surpresas.


    Estás preparado para separar o chassis da carroçaria?

    As peças existem todas mas por vezes é preciso saber escolher a qualidade das refabricações.


    nuno g
     
  4. Olá Nuno,

    Obrigado pelas dicas.

    Vou desmontar o carro todo, pois quero este impecável.

    Qd começar coloco Fotos.

    Até breve.
     
  5. Vitor,


    Vê se o o filtro de ar tem 2 entradas e os travões da frente são de disco, se tal for tens um 1500.

    Se não tens uma mistura de peças, pois um 1300 de 67 não pode ter jantes com 4 furos....



    nuno g
     
  6. João,

    Poderei estar errado mas jantes de 4 furos no 1300, não pareceram só no 1300 de 68?
    no modelo de 1967 só o 1500 as tem...certo?




    nuno g
     
  7. As jantes de 4 furos de furação 4x130 aparecem nos tipos 1 no ano modelo 67 de serie nos 1500 europa (os EUA vão manter os travões de tambores furação 5x205, embora existia para quem queria no mercado americano kits after market de travoes de discos MAICO a manter 0 5x205) a contar de dezembro ou janeiro 68 devido a aparição de travão de discos, assim era possivel obter travoes de discos (4x130) em opção nos 1300 a contar do modelo 67 assim como o 12 voltes.
     
  8. João,

    Desculpa mas até prova em contrário sobre a forma de catalogo de opções da época custa-me muito a acreditar.

    Tens a certeza que se podia encomendar num stand da VW um Vw Typ 1 1300 de 1967 ou mesmo de 1968 ou 1969, com os travões de disco originais VW iguais aos do 1500 do mesmo ano?

    Não sabia nem nunca ouvi falar dessa da opção jantes de 4 furos/travões de disco nos modelos 1300 de 1967 e se nos 1300 de 1968 ou 1969 as jantes já são de 4 furos, nunca vi ou li sobre 1300 com discos de origem, mesmo os posteriores e mais evoluidos 1302 e 1303 com motor 1300cc nunca sairam com travões de disco e até os 1300 brasileiros nunca tiveram de origem travões de disco.

    Em nenhum catalogo da época que eu tenha visto tal é mencionado, nas "tecnical data" dos Type 1 de 1967 apenas os 1500 tem travões de disco à frente.
    Os extras do catalogo oficial de 1967 para o 1300 são coisas tipo radio, parachoques reforçados e janelas traseira tipo pop out.
    Já falei bastante com alguns propriétários de 1300 sobre a necessidade de adaptar os discos dos 1500 nos 1300 para aumentar a segurança, mas nunca ouvi nenhum deles qualquer comentário sobre a existencia de 1300 com travões de disco de origem.

    Poderá ter-me passado ao lado informação sobre esse extra de fabrica, mas se tal opção tiver existido, este carro seria uma ave rara com uma opção de fabrica que eu nunca vi.


    nuno g
     
  9. Bom dia, Luis, para ter mais informações sobre o seu carocha visite o site GaragemVW , onde tem toda a informação de que necessita, eu tenho um VW 1200 de 1970 e foi lá que tirei as minhas duvidas, mas penso que o seu está original, pelo menos a nivel da frente e traseira! um abraço, bom restauro e com fotos!
     

  10. Lidio,

    1 Sobre a originalidade do carro estás profundamente errado...

    1.1. Jantes; Mesmo que um 1300 de 67 pude-se ter jantes de 4 buracos, o que até prova oficial em contrário na forma de catálogo de opções da epoca não é possivel, a este nivel o carro ou não está original ou não é um 1300.
    (Hoje vou levar o Golf ao meu mecanico para ir à inspeção e como ele trabalhou na Guerin vou perguntar-lhe se já viu algum 1300 com travões de disco)

    1.2 "mas penso que o seu está original, pelo menos a nivel da frente e traseira!"
    Os farolins traseiros do carro não são de um modelo de 1967 pois só sairam para o modelo de 1968. Como o modelo de 1968 saiu em Agosto de 1967, ai os farolins já poderiam ser de um carro vendido em 1967 embora já modelo de 1968, mas..... ai todo o resto do carro estava mal pois o modelo de 1300 de 1968 não tem esses parachoques, não tem esses farois da frente, não tem esse interior, etc, etc.

    2 Sobre a Garagem Vw onde participei bastante, é preciso ter algum descernimento e atenção, pois se a grande maioria das pessoas é boa gente, com as melhores intenções e alguns até tem algum conhecimento na matéria nem sempre é fiável a informação que por lá se posta passando incolumes algumas barbaridades.
    Por exemplo;
    2.1
    Quando se fala de alterações de motor aparece logo muita gente a dar conselhos sobre pistões, carburadores e todo o tipo de peças de alta performance que combinadas transformariam a performance de um motor para niveis muito altos, isto embora motores desse tipo em portugal devem ser quase tão raros como um webmuller. Já no básico deixam-se passar falhas grosseiras como por exemplo este restauro de uma Type 2 de um dos membros, a ser efectuado por um suposto profissional, que para além de ter ultrapassado todos os limites em termos de orçamento e prazos tem este resultado...
    Dois dos muitos pormenores escabrosos;
    seixas2.jpg
    seixas1.jpg
    Pintura das partes inferiores da carrinha sem desmontar as borrachas e tubos de travão.???
    Se na parte traseira o batente da suspensão apenas poderá ter como consequência o desfazer-se do batente ao fim de algum uso, na frente o tubo fléxivel dos travões foi pintado poderá ter consequências bem mais graves.
    Para alguem com um minimo de consciência uma situação destas deveria acender todas as luzer vermelhas alem de dar um perspectiva sombria sobre o resultado final, pois alguem que não isola um tubo de travões e lhe deita para cima diluente e tinta (ja nem digo desmontar isso seria pedir muito), muito menos afinará uma porta como deve ser e por ai fora.
    Na Garagem VW esta situações em vez de acenderem alarmes, recebem uma série de comentários elogiosos tipo "está a ficar altamente".
    No entanto se confrontares as pessoas com esta realidade, rapidamente se acendem discussões que são imediatamente censuradas pela administração continuando os profissionais a "prestar um serviço altamente" e os clientes a "pagarem por um serviço altamente".

    2.2 O anúncio de venda de um 1303 1300cc de 1973, apresentado como rigorosamente de origem (com 3 falhas graves em 2 fotos...), raro ( na rua do vendedor...) e que já ganhou concursos de originalidade (devem estar a brincar) pela módica quantia de 12.500euros (aqui entramos no delirio) sem que o vendedor possa ser questionado...

    2.3
    Profissional da área que coloca um post a dizer que soube que uma VW Type 2 restaurada na sua oficina estava no museu da VW na Alemanha, como? Eu já la estive e alguns membros do forum tambem e salta à vista que nunca um vigarista bem conhecido no meio VW do Porto alguma vez restauraria um carro ao nivel do museu e isto partindo do principio que alguem lhe pusesse nas mão um carro elegivel para o museu. Desse "profissional" ainda há dias vi ao vivo uma montra de horrores restaurada por ele para um miudo de Gaia a preço de ouro, que ao fim de um mês já nem pega, não abre o capot da frente e tem várias falhas grosseiras tipo o orificio na frente para saida do tirante das velocidades ter sido pura e simplesmente tapado e isto com um livrete de 1200 de 1965 mas todas as caracteristicas de um 1300 de 1972, etc etc
    O tragico é o que o referido rapaz de gaia, perguntou da GaragemVw por especilistas VW ar na zona do porto e aconselharam-lhe dois, um dos quais o tal que lhe tinha acabado de "restaurar" o carro.

    Entendo que a permitir que passem em branco estas situações não vamos a lado nenhum e como quem não esta bem muda-se, por estes motivos e por outros deixei de participar nesse forum, que repito na garnde maioria é frequentado muito boa gente.

    (peço desculpa a moderação pelo comentários sobre os aspectos menos bons de outro forum, mas só usei factos reais e facilmente compráveis)

    nuno g
     

    Ficheiros Anexados:

  11. João Maria,

    Estive hoje no meu mecanico a entregar o Golf da minha mulher para a mudança anual de óleo e inspecção.
    O meu "mecânico", na realidade são dois primos que trabalharam desde teenagers na Guerin, hoje continuam a trabalhar todos os dias com Vw Ar, para clientes tão exigentes como o JR da Vw Type 2 Samba de 1959 ou o PM do KarmmanGhia ex-Nicha Cabral que na festa comemorativa dos 50 anos do modelo na fabrica da Karmman foi considerado o Kg conhecido mais antigo do mundo (poderá haver outros mas... ). Estes são provavelmente os VW com mais valor em Portugal e fazem a manutenção neste mecanico que é reconhecido no meio aqui do norte como dos melhores mecanicos em VW AR.

    Tem em sua posse inumera informação técnica oficial como manuais de oficina etc.

    Pus-lhe a questão dos 1300 de 67 poderem ter jantes de 4 furos e de este modelo e os posteriores poderem sair de origem com travões de disco. Segundo eles os 1300 de 1967 sempre tiveram jante de 5 furos e nunca sairam com travões de disco. Os 1300 posteriores sairam já com jantes de 4 furos mas nunca tiveram travões de disco à saida do stand.


    nuno g
     
  12. E olha que sim, com havia ja 12 voltes em 67 em opção nos 1300 e 1500 apesar do que muitos anda por ai a cantar -em termo de barbaridade isto aqui não esta muito exento de algumas-, e mesmo antes, como existia ainda tecto de abrir de lona na mesma época nos 1200A :p Em relação aos travoes , ser de opção não quer dizer oficlal, mas era possivel os obter no concesionario, tal é qual as pinturas de dois tons que não exitiam ao catalogos, mas que podia ser executada pela VW.
    E uma pequena corecção em relação as opçoes M 87, M 88 de instalação de travão de disco disponiveis a partir da plataforma No. 119 000 001 nos modelos 113, 114, 117, 118, 151, 152, peças disponiveis ja a partir do mes de dezembro 1967.
     
  13. João,


    (a opão 12 volts, tectos de lona são outros capitulos)

    Falando de travões e jantes de 1300 de 1967..

    A questão aqui é um 1300 de 1967 como o da foto ter ou não jantes de 4 furos e travões de disco de origem. Entende-se como opção de origem, opção indicada nas listas oficiais de opções para esse modelo e ano, com possibilidade de ser montada antes de saida do stand com a aprovação e garantia oficial.

    Já se um propriétario vai a um consessionário compra peças de outros modelos ou mesmo de outras marcas e as monta no seu carro, claro que pode fazer mas de origem não é.

    Nunca li nada sobre essa opção em lado nenhum, onde encontras-te essa informação?

    Se essa opção fosse possivel, a VW permitia a venda do material necessário à aplicação de travões de disco à frente do 1300 com a obrigátória mudança para jante de 4 furos ficando com as jantes e cubos de 5 furos atrás?
    Ou obrigava o dono do carro a comprar o conjunto completo (4 jantes de 4 furos, 2 cubos para trás com 4 furos e mangas de eixo mais travões de disco para a frente) para que as jantes de tràs ficassem iguais às da frente?

    Desculpa mas só me acredito quando vir escrito em documento oficial da época.

    Tres fontes crediveis indicam que estás errado.
    1 Num catálogo para a europa da VW dos 1300/1500 de 1967 (disponivel por exemplo no thesamba.com ), nas especificações técnicas refere apenas que o 1300 tem travões de cubo às quatro rodas e o 1500 cubo atrás e disco à frente, não indicando que os mesmos fossem opcionais nos 1300.


    2 Falei hoje pessoalmente com um conhecido comum, responsável pelas certificações de originalidade levadas a cabo pelo VW Ar Clube de Portugal que confirmou não existirem vw 1300 de 1967 de origem com cubos de 4 furos ou mesmo com travões de disco assim como confirmou nunca ter havido essa opção de origem para nenhum 1300.

    3 Como já referi anteriormente o meu mecânico que tem ampla informação da época sobre a forma de manuais de oficina oficiais e trabalha desde há muitas décadas em VW ar, tendo começado na Guerin, é da mesma opinião.

    Por isso João acho que estás errado pois um 1300 de 1967 não pode ter de origem nem cubos de 4 furos nem travões de disco. Como é obvio mudarei de opinião se vir uma publicação oficial da época com informação nesse sentido.

    Ate lá tenho 99.999% da certeza que o carro em questão neste post e que parece um Vw Type 1 de 1967, ou não é um 1300 mas sim um 1500, ou é um 1300 com running gear do 1500 ou de um 1300 pos 1967.

    nuno g
     
  14. Desde ja agradeço a todos as vossas opiniões.

    O carro é de Março de 1967 e o modelo 1300, pelo menos é o q marca no livrete.
    Penso que estou esclarecido que os guarda lamas da frente e os farois não estão originais, são do modelo inclinado, assim como os farolins atrás são os mais pequenos.
    Quanto aos cubos de 4 ou 5 furos já não sei o q pensar.????????
    O homem daoficina já era para ter começado o restauro mas está com mt trabalho, não sei ao certo qd começa, mas assim q começar vou colocando fotos.

    O meu mt obrigado pelas v/ ajudas.
     
  15. Penso que este bichino preto depois de pronto vai ficar LINDO, vou fazer os possiveis para coloca-lo original, o problema serão os Euros, mas tudo a seu tempo se vai resolver.

    1 Abraço a todos os amantes de VW e restantes classicos.
     
  16. Victor,

    Embora o João ache que não, se esse carro for mesmo um 1300 não saiu da fábrica com esses cubos/jantes de 4 buracos.

    Por favor podes ver se na frente tem travões de cubo ou disco?

    O filtro de ar sobre o carburador tem duas entradas de ar, uma de cada lado (1500)?
    1500.jpg

    ...ou só uma (1300)?
    MOT2.jpg
    Este motor tem um filtro mais recente, serve só para exemplificar genericamente o modelo de uma só entrada de ar.

    Se possivel a referência do carburador...


    nuno g
     

    Ficheiros Anexados:

  17. Olá Nuno,

    Junto umas fotos do motor e travão, onde se verifica que tem apenas uma entrada de ar , e não tem travões de disco.

    obrigado pelas dicas,
     

    Ficheiros Anexados:

  18. Vitor,

    É no minimo estranho, pois o motor parece ser um 1300 (a referência do carburador ajudava), o capor do motor tambem é de 1967, unico ano desse tipo de capot, mais um 1300 de 67 não teve nunca jantes/travões de cubos com 4 furos.

    A polémica sobre o numero dos furos das jantes poderá parecer exagerada, mas é um dos reflexos exteriores das grandes mudanças mecanicas e esteticas que a VW fez no Typ2 entre 1967 e 1968.

    Em 1967 saiu com 5 furos e travões de cubo e o 1500 com 4 e travões de disco à frente, pois embora ambos ainda tivessem as caracteristicas externas dos gerações anteriores (farois curvos à frente e ovais atras, parachoques finos, etc) , o 1500 em termos de mecanica ja incoporava muitas das soluções que apareceriam no modelo de 1968.


    Mesmo noutras marcas por vezes o numero de furos nas jantes define importantes mudanças/diferenças a nivel mecanico e de engenharia.

    Exemplos:
    1-O meu Audi Coupe, no fundo um audi 80 com um motorzão, tem 4 furos mas o "ur quattro" ja tem 5, o que reflete as enormes diferenças a nivel mecanico.
    2 Os Porsches 924 iniciais vinham com jante de 4 furos, mas quando saiu o 924 Turbo e mais tarde o 924S ja vinham com 5. Isso reflete o seguinte, os 924 originais incorporavam muitas peças de origem VW/Audi perfeitamente compativeis com as performances modestas desse modelo (para um Porsche...), mas a partir do 924 Turbo e mais tarde do 924S, com a consequente escalada de potencia, a incoporação de peças de origem Porsche acentuou-se e um dos aspectos exteriores que permite distingir os segundos do primeiro é o numero de furos pois a nivel de carroçaria é mais facil de falsificar.

    3 Pelo mesmo motivo os Vw Porsche 914-4 1700, 1800 e 2000 tem todos 4 furos mas o 914-6, tem carroçaria identica mas jantes de 5 furos...


    nuno g
     
  19. boas,Nuno ja ha mais um para teimar:huh:,pois eu estou como o Morais acho que em 67 ja havia jantes de 4 furos com tampao plano como os tipo 3B).abraco;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página