Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ventoinha Electrica

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Nuno M Pereira, 20 Jul 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Nuno M Pereira, 20 Jul 2009.

  1. Boas.
    Os nossos carros vêm quase todos equipados com a ventoinha ligada á bomba de agua.
    Esse sistema é fiavel uma vez que a ventoinha está sempre ligada e a fazer circular o ar.
    O que pergunto é se algum de vós nos projectos mais radicais substituiu esse sistema por um electrico.
    Notaram algo nos consumos, ruido e performances dos vossos carros?
    Alguém teve má expreencia com a adaptação deste sistema?
     
  2. António Barbosa à recepção, por favor! :D
     
  3. :feliz::D:feliz:
     
  4. Amigo Nuno

    A ventoinha esta ligada a um termostato, não a uma bomba d`água, salvo erro.
    Cumprimentos
     
  5. Epa depende dos casos, mas o mais corrente em veiculos de tracção traseira e motor longitudinal é a ventoinha estar aparafusada á bomba de agua.
    Efectivamente existe um termostato no sistema, mas esse termostato apenas permite ou não a circulação da água ou liquido equivalente, equanto a ventoinha está sempe a girar desde que o motor esteja a trabalhar.
    Nos modelos de tracção dianteira é que existe um termo contactor que faz ligar a ventoinha electrica do radiador.
    Aquilo que eu questiono é se algum de vós fez a transformação de retirar a ventoinha da bomba de agua e montar um circuito com um termo-contactor que activa a uma ventoinha electrica quando a temperatura da agua atinge um determinado valor e quais os resultados.
     
  6. Nuno, sei o queres dizer, por aqui no Portal ( salvo erro) existe um KE20 com o motor do KP60 o Starlet , 1.2 e tem ventoinha de arranque eléctrico, agora as modificações não sei :(-o meu ke tem a ventoinha normal, isto é de correia, sempre a andar :De uma eléctrica , que liga só quando eu quero :pesta ventoinha que está lá, é da Aisin ( fabricante Japonês de componentes eléctricos e não só ) e veio de um W115 que era do meu Pai, ora esta ventoinha era a de nem mais nem menos do ar condicionado e como é super-fina ( motor / pás), encaixei-a lá sem grandes modificações, e o sistema tanto de encaixe e eléctrico foi eu que fiz, á ,:pnão rebentei com fusível algum :D:D
     
  7. Amigo Nuno, por acaso já fiz essa alteração quando adaptei um motor de um Swift num Suzuki Samurai mas foi por uma razão de espaço e tive que adaptar um ventax eléctrico para o lado de fora do radiador, por outro lado e em termos de fiabilidade, a ventoinha directa nunca avaria a não ser que se parta a correia, apesar de "prender" um pouco mais o motor e subir um pouco o consumo (uma coisa minima), apesar que quando se trata de um clássico sou adepto do original, assim é que tem piada... Quanto ao ruido torna-se um pouco mais silencioso até o ventax ligar, o que faz o barulho de um carro do dia a dia.;)
     
  8. ahh...
    tu tens um backup pa nao aquecer....
    já exprimentaste retirar a ventoinha da bomba de água?
     
  9. Como já disse noutros tópicos, não há que chegue á fiabilidade da ventoinha ligada á mecânica (directa).
    Já tive uma má experiência pois um dos fios de uma eléctrica deixou de fazer contacto e queimei uma junta da cabeça com o carro ao ralenti... da forma mais estúpida que pode haver!

    A meu ver o benefício/risco não compensam de forma alguma. Como o nosso amigo Carlos Teixeira também tenho uma auxiliar eléctrica bem escondida que só ligo quando quero ;)

    Abraço a todos.
     
  10. Não quero arriscar, pois esta electrica liga quando quero, e se .............................me esqueçer :huh::D:Dera uma vez:DQuanto á fiabilidade da mesma, não sei, mas acho que a ponho em causa, pois sempre que a ligo , pouco baixa, mesmo pouco, as pás estão na rotação certa e tem caixa de ar , pra criar o efeito " turbilhão" :D
     
  11. Este tipo de adaptação é feito por 2 motivos: falta de confiança no "bote" (backup) e vontade de tornar mais fácil a subida de rotação.
    Por incrível que pareça os atritos entre correias e polias, nos próprios rolamentos fazem-se notar e até nas pás no ar. Um exemplo onde pude constar o efeito, foi num Honda N360 em que a anulação do sistema de ventilação da chaufagem (nem sei se é assim que se escreve) fazia o carro muito mais rápido a ganhar velocidade.
    Hoje em dia há muito quem anule o sistema mecânico por um eléctrico, uns dizem que se nota, outros fazem-no porque é usual nas corridas e não são capazes de estar quietos :D :D :D
    Pela experiência referida, acredito que se ganhe uns cagagésimos sendo estes mais ou menos significativos consoante a potencia do motor.Tal como num AC, num carro potente nota-se menos as quebras do que num fraquito.
    Posto isto não esperam num clássico de 1300/1600/2000 cc um aumento significativo de alguma coisa apenas por passar do sistema mecânico para eléctrico. Mas, tambem não se esqueçam que muitas gramas juntas podem chegar a 1kg :feliz: ;)
    O que se nota mesmo muito é é o motor mais silencioso a subir de rotação, parece que faz menos esforço ;).
    Quanto à fiabilidade :rolleyes os carros novos gora são todos assim ;) e de certeza que uma ventoinha eléctrica em condições é melhor do que as viscosas tão usadas e que acabam por dar muitas dores de cabeça.

    Divirtam-se com o upgrade mas não se esqueçam que o que é mesmo necessário é o sistema de refrigeração a funcionar a 100%, borrachas em bom estado radiadores limpos e bem dimensionados ;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página