Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

velocimetro mini

Tópico em 'Mecânica' iniciado por paulo amadeu, 17 Mar 2009.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por paulo amadeu, 17 Mar 2009.

  1. boas noites
    Eu tenho um motor mg metro 1300 no meu mini e tenho jantes 12 o que acontece é que agora o conta km está a contar menos 20 km hora ,
    o que gostaria de saber é o que tenho que alterar para ficar a contar bem.

    Desde já agradeço a atenção prestada.

    simseros cumprimentos
     
  2. Boas Paulo...eu tambem tenho o mesmo problema...mas ainda é mais...o erro vai dos 25km/h ate aos 35km/h!

    loool

    mas nao sei o k fazer...
     
  3. há alguns velocímetros que têm um parafuso de afinação por trás (dentro da tampa), que é usado para acertar quando são calibrados... Não sei se esses dos mini e o mesmo sistema... Na minha BMW, rodando o parafuso um quarto de volta para a esquerda, ficava a contar cerca de 20Km/k menos...
     
  4. Eu acho que os velocimetros SMITHS que vêem com todos os MINIS não têm afinação, há sempre a possibilidade de encurtar a mola de cabelo do interior mas acho que é brincar com o fogo.
    O melhor mesmo é comprar as rodas dentadas da caixa de velocidades que dão a informação ao velocimetro. Não são caras (cerca de 7£), embora dêem mesmo muito trabalho a substituir (é necessário retirar o radiador).
    No site da MINISPARES estão devidamente identificadas, e é uma questão de escolher as correctas.
     
  5. Pelo que eu estive a ler, para que se consiga ter uma leitura correcta nos velocímetros após alteração de jantes e/ou motor não é assim com três tretas...

    Mas se quiserem fazer as coisas como deve ser, penso que esta é a melhor maneira.

    Primeiro, para compreender o funcionamento do velocímetro, este não está ligado directamente às rodas, mas funciona através de um conjunto de engrenagens sem-fim ligado à caixa de velocidades, como está representado nesta figura (as duas peças com um veio e uma "cremalheira" em cima à esquerda, representadas pelo número 6).

    O sem-fim que está na horizontal, pode ter 3 tamanhos:

    5 Dentes
    6 Dentes
    7 Dentes

    Por outro lado, o sem-fim que está na vertical pode ter 4 tamanhos:

    15 Dentes
    16 Dentes
    17 Dentes
    18 Dentes

    Fazendo umas contas de cabeça, facilmente chega-se à conclusão que existem 12 combinações possíveis destas engrenagens. Então, como saber qual a mais adequada para o nosso conjunto de motor/jantes?

    É simples, vai-se a este site onde se coloca o número do motor, e todas as informações sobre o motor e caixa são dadas, mas a informação mais importante a retirar neste ponto é a relação do diferencial. Por exemplo, pondo o meu número vem-me dada uma relação do diferencial de "3.65:1 Final Drive".

    De seguida é necessário conhecer que tipo de velocímetro têm. Para isso no site anterior, à direita está uma secção "SPEEDO TPM" onde está um texto e bastantes imagens onde podem retirar a informação que necessitam acerca do vosso velocímetro.

    Finalmente, e novamente à direita no mesmo site, escolhem o "RATIO CALC" e preenchem os dados todos excepto o último. Também podem saltar todos os pontos anteriores e virem directamente para este "RATIO CALC", porque até está muito bem descrito em cada parte a preencher o que pertence a que carro.
    Por exemplo, se vocês souberem de que carro é que vem o vosso motor, na parte que é para escolher a relação do diferencial podem-se guiar pelas opções dadas facilmente...

    2.760:1 21/58
    2.950:1 20/59 ( Metro 1.3 HLE '85 on )
    3.105">3.105:1 19/59 ( Metro 1.0 HLE & Some 1.3 HLE's )
    3.211">3.211:1 19/61 ( MG Metro Turbo )
    3.444">3.444:1 18/62 ( Most Mini's & post '84 Metro's )
    3.647">3.647:1 17/62 ( Metro City, L & Van )
    3.765">3.765:1 17/64 ( MKI Mini, 850's and Vans)
    3.939">3.939:1 16/63 ( Option on Cooper "S" MKI/II/III )
    4.133:1 15/62 ( Option on Cooper "S" MKI/II/III )
    4.267:1 15/64 ( Option on Cooper "S" MKI/II/III )
    4.350:1 15/65 ( Option on Cooper "S" MKI/II/III )

    ... sem terem necessidade de estar a ver que tipo de motor é pelo número.

    Ok, preenchendo os 5 primeiros campos, o quadro abaixo fica automaticamente preenchido com as velocidades (em MPH) do carro a uma determinada rotação e com uma determinada mudança engrenada.

    Resta agora preencher a última opção "Select the speedo drive gear combination Worm/Pinion pins". Como podem verificar, existem 12 possibilidades. São as tais 12 combinações possíveis entre os sem-fim do mecanismo do velocímetro.
    Ao preencherem este campo, no quadro onde estão representadas as velocidades aparecem novos dados entre parêntesis. Estes são os valores lidos pelo velocímetro quando determinada combinação de sem-fins é escolhida. Para escolher a melhor relação de sem-fins adequada ao vosso caso, é simples, é correr as 12 possibilidades e verificar qual das 12 combinações apresenta menores diferenças entre a velocidade real (no quadro) e a velocidade lida no velocímetro (entre parêntesis).

    Agora se é uma alteração barata, vai depender um bocado daquilo que vocês querem. Eu pessoalmente, a substituir, substituia apenas o sem fim que está na vertical (o que pode ter 15, 16, 17 ou 18 dentes) e que liga directamente à espia, pois é muito mais simples de substituir e já se consegue reduzir significativamente o erro do velocímetro assim. Mas isso agora, cada um sabe de si. Desculpem lá o testamento...:huh:

    Cumprimentos! ;)
     
  6. Subscrevo o que o Mário tão bem explicou!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página