Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Velas frias e quentes??

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Tiago Filipe Agostinho, 31 Ago 2011.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Tiago Filipe Agostinho, 31 Ago 2011.

  1. Boas, algem me pode explicar a diferença de velas "frias" para velas "quentes"?
    Cumprimentos
     
  2. Estas te a referir a expressão ''aquecer as velas''?
     
  3. Editei a teu topico, pois dizia velas frias e velas frias :D ! Uma vela quente é usada nos paises nórdicos por causa do clima muito mais frio( mais chama e intensidade ), uma vela fria , é usada em paises mais quentes ( a chama tem menos intensidade ) nós usamos a quente cá na Ilha :D
     
  4. O grau térmico descreve a capacidade de uma vela de ignição em dissipar o calor gerado na câmara de combustão. O calor recebido por uma vela depende do tipo de cada motor.

    O grau térmico é importante porque é necessário manter uma temperatura mínima na câmara de combustão para prevenir carbonização (autolimpeza) e conseqüentemente, as falhas de ignição. Por outro lado, é necessário também não exceder uma certa temperatura máxima para a prevenção de auto-ignição.

    Por essas razões, a faixa de temperatura operacional da vela de ignição é definida de acordo com a potência específica de cada motor.

    O grau térmico de cada tipo de vela é indicado por um número e esse número faz parte da designação das velas.

    Assim como no termómetro, números baixos como 4 e 5 representam velas "frias", ou seja, velas com alta capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor (motores de alta potência)
    Números de mais altos, como 7 e 8 representam velas "quentes", ou seja, velas com baixa capacidade de dissipação do calor gerado pelo motor.

    (isto foi retirado do site da Bosch e os núumeros são referentes a velas bosch, nas velas NGK penso que é ao contrário, maior o número mais fria é a vela, mas não estou certo)e penso que explica a questão da velas quentes ou frias) não tem só a ver com o clima...eu no manta tenho de usar velas frias devido á alta compressão e muito calor gerado pelo motor senão desligo o carro e ele continua a trabalhar (auto-combustão)
     
  5. Muito obrigado pela explicação!
    Mas entao qual o tipo de vela que devo usar?
    Fria, quente, ou normal?
    Cumprimentos
     
  6. Como por ex:
    Sei que nas motos, ha que, use uma velas para o verão e outras para o inverno!
     
  7. Se o motor não tiver alterações significativas ao nivel da carburação e da taxa de compressão, mantém as velas originais. No meu Mini, à medida que o fui 'envenenando' fui colocando velas mais frias. As originais eram as comuns NGK BP6ES, e a gora tenho BP8, tenho umas BP7 na gaveta para um inverno mais frio que por aí apareça...
     
  8. As respostas do Hugo e do António são as mais correctas. Só para acrescentar à resposta do Hugo, de facto a escala térmica das NGK é ao contrário das restantes.

    O índice térmico da vela refere-se unicamente à dissipação de calor da vela, que pode ser regulado pelo perfil do isolamento cerâmico em torno do polo central e do metal envolvente. Fazendo uso de um desenho (aqui das referidas NGK, por isso o índice é ao contrário):

    spark_plug2.jpg

    Se a vela perder demasiado calor, torna-se mais lento o seu atingir da temperatura ideal, prolongando a fase de ineficiência do motor ao arrancar a frio. Se for demasiado quente (reter calor a mais), temos auto-ignição.

    Um abraço!
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página