Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Várias dúvidas - Luz avisadora com Led

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Alexandre Vaz, 21 Out 2008.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Alexandre Vaz, 21 Out 2008.

  1. Bem, com a ajuda do sr. Eduardo Relvas consegui por uma ventoinha eletrica a funcionar no meu escort. Mas queria fazer mais uma coisa.

    Gostava de colocar uma luz avisadora no painel, que iria ligar nas mesmas saidas do relé onde liga a ventoinha, para saber se a ventoinha está a trabalhar. Ou seja acende quer ligue o interruptor, quer seja accionada pelo termocontacto. Estava a pensar para isto usar um led vermelho (como este aqui) mas não sei nada sobre LEDs, não sei se estes dão para automoveis (12V), nem se precisam de resistências e quais usar e onde ligar... Será que me podem dar uma ajuda?

    Outra questão, os fios que vão para o interruptor da ventoinha estão a aquecer, estou a pensar colocar um interruptor novo ( 2A/250V ou 10A/250V, qual o melhor???) e mudar os fios todos do circuito. Que diâmetro aconselhaM para os fios eletricos de maneira a não haver risco de aquecimento? Isto é importante porque que já vi em alguns casos o aquecimento fazer arder toda a instalação eletrica...

    São muitas dúvidas e muitas questões, mas se algém tiver conhecimento de algum assunto agradecia ajuda...

    Obrigado!
     
  2. O interruptor de 10A é certamente melhor, e os fios quanto mais grossos melhor, aconcelho-te uns com 2.5mm de secçao, deve ser suficiente e pelo menos ficas descansado.
     
  3. Bom dia,

    Desculpem o atraso mas o meu pc de casa decidiu que o domingo passado era um bom dia para morrer, e agora enquanto não o ressuscito estou condenado ao portátil, que eu detesto... :wacko:

    Bem, é assim:

    - Fios de instalação eléctrica auto, salvo aplicações muito exigentes, podem ser todos ligados com cabos de 1 mm2 de secção. Mesmo a ventoinha consegue perfeitamente trabalhar com um cabo destes. Se os teus aquecem, algo está mal. Ou os cabos são inadequados (muito finos?) ou há algo na instalação que foi mal ligado ou faz mau contacto.

    - Fusíveis têm de ser para automóvel, ou seja, têm de ser para instalações de 12V e não 250 (isso é da rede eléctrica doméstica). Para o motor da ventoinha sozinho, até 8A é um exagero, mas os 2 poderá já ser pouco. Não ponhas fusíveis de capacidades muito elevadas senão não protegem, a ideia é o fusível ser o ponto mais fraco do circuito, para em caso de problemas ser o primeiro a queimar, e não o último. B)

    - Por último, o LED: Um led sozinho pode ser inserido em série com o relé, na linha que faz a ligação dele à massa. A única questão é saber qual a resistência que devemos inserir no circuito para que o LED acenda e não seja fraco demais nem forte demais. Para isso convinha ter a noção de quanto consome o relé, isto é, de qual a diferença de potencial (volts) aos terminais do relé. Isto mede-se com um voltímetro, ou um multímetro. Se não tens um, e queres mexer em sistemas eléctricos, é das primeiras coisas que deves comprar. Consegues encontrar alguns razoáveis a preços baixos nas lojas dos chineses. Depois de saberes qual a queda de corrente aos terminais do relé, podes descobrir qual a resistência a usar fazendo o cálculo nesta página.

    Os dados a preencher são:

    Supply voltage: A corrente nominal do circuito (13,8 V) menos o que o rele consumir;
    Voltage drop across LED: Aqui, para um vermelho, deves considerar 2,2 V
    Desired LED current: Segundo a página que indicaste, são 25 mA

    Ao calcular, vão-te interessar os valores "Nearest higher rated 10% resistor" e "Safe pick is a resistor with power rating of", para te dar a indicação de qual a medida comercial da resistência e da potência para a qual a resistência deve ser graduada.

    Podes depois procurar a resistência correcta em qualquer loja de electrónica, tal como o LED.

    Espero que isto ajude. Um abraço!
     
  4. A primeira pergunta: qual é a potenciá do ventilador? A partir de ai sera mais simples dar valores para a secção dos cabos, interruptor, e fusível.
     
  5. Ok Eduardo, obrigado pelas dicas! Para prevenir vou comprar fio com 2.5mm para fazer toda a instalação, fico mais descansado...

    Quanto aos leds já comprei, e pelas suas indicações vou utilizar resistência de 1/2W e 470 Ohm.

    Obrigado mais uma vez!
     
  6. Não faço ideia, e agora não o tenho aqui para ver. Era uma ventoinha de A/C de um Audi...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página