Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Utilização de atrelados

Tópico em 'Legislação' iniciado por Miguel Centeno, 10 Out 2011.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Miguel Centeno, 10 Out 2011.

  1. Bom dia,

    Tenho um carro parado ha algum tempo. Neste momento não tem seguro nem inspecção.
    O meu pai tem carta B+E, atrelado e jipe.

    Será que pudemos utilizar o nosso reboque para transportar o meu carro?

    Disseram-me que não podia porque o carro tem que estar no mm nome do dono do atrelado. Nós não exercemos qualquer actividade de reboques, só temos um para transportar os carros antigos.

    agradeço ajuda urgente.

    obg.
    miguel
     
  2. Boas,

    Amigo, pode transportar o carro à vontade, independentemente de estar no nome do proprietario do jeep ou não. Afinal para que se quer o reboque?
    Cpts
     
  3. Essa era a minha ideia e aliás faz todo o sentido.

    No entanto soube que se a policia nos interceptar temos que pagar uma multa que pode ir até aos 5.000€. Eu gostava de saber se isto é real?
     
  4. Boas.
    Já tenho lido por aí que a polícia pode embirrar por o transporte poder ser considerado um serviço pago e não estar devidamente autorizado a isso. Não sei a veracidade disso mas é o que se tem ouvido.Como o estado quer ganhar umas coroas com tudo o que se faz não me admira que seja verdade. No entanto o atrelado sendo da familia penso que não há problema. Nada como informar-se junta das autoridades, se souberem responder, claro.
     
  5. Será que é possivel alguém mostrar-me a legislação que proibe que eu nao posso transportar o meu carro no atrelado de outra pessoa?

    obg.
     
  6. Bom amigo Miguel Centeno, as leis são de dificil interpretação para o mais normal dos mortais, onde me inclu-o. Posso ler algo nesse sentido e não perceber patavina. Pode não ser o seu caso, entenda-se. Mas as leis são tantas que dificilmente se encontra o que se quer. O caso que mencionei foi de ouvir alguém que contou por experiência própria. e desconfio que não ía mentir-me.
    Vou contar um caso real, por causa das leis:
    Um agente manda parar um automobilista algures neste país, pede os documentos pessoais e da viatura. Verifica que o condutor é alguém importante e diz que vai ter de o autuar porque não seguiu as regras de transito devidamente. Inflingiu a lei TAL da alinea X.
    O senhor, incrédulo, perguntou onde é que isso estava escrito.
    O agente respondeu que "sendo o senhor deputado na Assembleia da Republica está-me a perguntar isso? Então não sabe o que aprova lá na assembleia?"
    E esta questão dos reboques se a perguntar a dois ou mais agentes da autoridade vai ver que não há uniformidade das respostas. No caso dos pequenos reboques que eu tive feitos de carros cortados, à venda, alguém ligou-me a saber pormenores e se tinha os documentos dos carros que cortei. Respondi que não e ele disse que já foi a tribunal por um caso idêntico. O juiz disse-lhe que podia ser um carro roubado e foi multado. Outras pessoas disseram-me que isso não podia ser, porque teem atrelados desse género à muitos anos e nunca tiveram problemas nenhuns.
    É dificil lidar neste país.
     
  7. A meu ver é muito facil, vai a policia e pergunta!
     
  8. Miguel pela minha expriencia, podes ir a vontade só tens que confirmar a tara rebocavel c/travao no livrete do jipe e fazer as contas do peso do carro e do reboque e ver se tens o seguro em dia do reboque claro de resto nao embirram com nada.
    Eu quando vou buscar carros para abate peço emprestado um atrelado de carros e o dono nem sequer é da minha familia e ja me mandaram parar dezenas de vezes e so me multaram uma vez 60€ :wacko::wacko: por ter dois pneus carecas do atrelado.
    Por isso boa viagen e espero ter ajudado....?
    Comprimentos
    Miguel Coelho
     
  9. Boas,

    Tenho reboque + jipe no meu nome e também carta B+E, mesmo assim não posso transportar carros que não sejam meus pois estou a tirar trabalho aos prontos socorros que têm de ter licenças para fazer esses trabalhos...
    Também já perguntei e é possivel ter um pronto socorro mas temos de ir à nossa Camara Municipal e tirar uma licença que nos permite andar com automóveis mas mais uma vez apenas os nossos...

    Da legislação existente ainda não li nada mas vou procurar pois também é do meu interesse.
     
  10. Que grande confusão para aí vai,
    A actividade de reboque de viaturas requer licenciamento no IMTT.
    O reboque particular só pode ser efectuado com condições para o efeito se,
    o veiculo for do próprio, ou quando se trate de veiculo sem registo (sucata), em qualquer dos casos terá que apresentar comprovativos se forem pedidos pelas autoridades, não pode utilizar veículos modificados
    (pronto socorro) para o transporte de carros porque estes requerem sempre licenciamento do IMTT, pode no entanto utilizar veículos particulares de caixa aberta e ou atrelados para esse fim (ou não)
    desde que cumpra com os requisitos de dimensão e peso averbados
    para o veiculo.
    Em Caso algum deve transportar veículos cuja a propriedade seja de outros.
    No entanto, há sempre casos em que se transporta uma viatura para reconstruir em que podemos alegar que é sucata ou para desmanchar
    no entanto quem faz este trabalho terá que ser colectado no ramo das sucatas ou equivalente, estes veículos não podem ter registo Válido (Matricula).

    A forma legal para isto é comprovar que a viatura é do mesmo proprietário do veiculo tractor, visto que quando se trata de atrelados
    os mesmos podem ser se pessoa diversa (emprestados).
    È a única forma legal.
     
  11. Francisco, o que esta a dizer, que eu como particular não posso comprar um reboque ( não é atrelado, é mesmo tipo pronto socorro) e transportar carros?
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página