Uso quotidiano: Alfa Romeo 75 (ou 90) e o Citroen Cx Pallas

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
(...)
A poluição é uma questão pertinente, mas há variadíssimas indústrias que poluem 100 vezes mais que os carros.

A pior poluição é mesmo a idolatria da aparência, o culto pelo dinheiro, a obsessão pelo status, a cegueira pela carreira, a sofreguidão pelo sucesso.
Essas coisas é que não nos deixam verdadeiramente respirar, roubam-nos o tempo e vendem-nos sonhos... que nunca vamos concretizar porque a m**da do dinheiro não compra o tempo para vivermos.

P.S. Desculpem o testamento, mas isto mexe mesmo comigo.

Não podia concordar mais... é algo que também cada vez mais acredito, e acho que nos consome enquanto sociedade, essa sofreguidão pela aparência e consumo desenfreado. Perdem-se os valores e desperdiça-se a vida a perseguir objectivos ridículos e mesquinhos.

Só para pôr em contraste a questão da poluição que tanto nos apontam, especialmente a nós que somos poluidores honestos e frontais, fazem ideia de quanto é o real impacto da poluição gerada pelo sector dos transportes? E aqui estou a falar de tudo - automóveis, barcos, aviões, comboios... tudo o que se mova.

São cerca de 13%... e se isolarmos apenas os automóveis, serão ainda valores bem mais baixos, cerca dos 2%.

Por outro lado, sabem qual é a maior fonte de poluição mundial, responsável por mais de 50% (números da ONU) das emissões poluentes, contaminação de solos e águas? É a indústria agropecuária... mas desta ninguém fala. Porque será? Será talvez porque eles financiam as agências ecologistas? Porque manipulam tudo e todos com lobbys poderosíssimos?

Andamos nós a pagar (e bem) para poluír menos (supostamente) com lâmpadas XPTO, a ser deslumbrados para nos endividarmos até aos 90 anos para comprar carros fajutos a pilhas e outras tretas que tais, enquanto a maior poluidora mundial continua impávida e serena a destruír os recursos naturais do planeta sem qualquer ponta de vergonha. E ainda choram por subsídios sempre que arranjam a mais pequena desculpa...

Eu já deixei de contribuír para isso... mas receio que muita gente ainda demore a fazê-lo. É uma escolha que deve ser feita todos os dias, e que contribui para a nossa saúde, para um ambiente mais saudável, para uma economia mais equilibrada e justa... e para um mundo mais pacífico.
 

António José Costa

Regularidade=Navegação, condução e cálculo?
Portalista
Estou de acordo com tudo ou quase o que aqui de disse!

Real dificuldade, cultura social!

Numa sociedade em que o parecer é melhor do que o ser, em que o tempo, a falta dele, e, a necessidade de tudo para ontem nos deixam trôpegos, presos , sem estímulos, não podemos esperar por nada temos de ter tudo de imediato.
Numa sociedade em que existem milhares de centros comerciais, os hipermercados estão abertos ao domingo, em que não existe qualquer ideia, conceito ou ideologia de família, em que os Patrões se borrifam para as necessidades familiares, em que os ordenados são miseráveis e se promovem apenas esse mesmos trabalhos precários em detrimento dos grandes lobbies e das PPP (que em Portugal penso não serem os da agro pecuária); em que não se aposta na paternidade e em que muitos dos jovens não tem um filho porque não podem, mas se calhar muitos mais não tem porque preferem "parecer", seja com roupa, telemóveis, carros, etc, e desta forma se aniquila o futuro da sociedade.
Nesta sociedade que cada vez mais com a "Aldeia Global" se torna uma sociedade global, a hipocrisia vence, o dinheiro ganha mais poder, e a capacidade de pensar perde-se pois vamos "comendo" tudo o que nos entra em casa.

Quanto aos veículos eléctricos, não gosto tenho a certeza que poluem muito mais na sua produção e após a sua circulação, tem um ciclo de vida limitado e muito curto, mas, somos governados no mundo inteiro por interesses económicos e não por governantes com interesses na real qualidade de vida dos seus "eleitores".
Para mim maior problema de reciclagem e poluição, actual no mundo automóvel? As baterias! No futuro imaginem.

Já agora, sei que a agro pecuária é sem dúvidas o maior poluidor e "criador" de dióxido de carbono no mundo! Como muito menos carne hoje do que comia quando era adolescente, mas deixa de comer carne é complicado, essa parte a sociedade tratou de me enraizar bem:).

A sociedade teria de mudar e muito, e isso não se faz num curto espaço de tempo, infelizmente parece-me que temos cada vez mais a possibilidade de ficarmos piores em vez de melhores, por várias razões uma delas a falta de tempo de qualidade, e a falta de transmissão de valores :(.
 
Topo