Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Usar Correctamente um Compressor

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Luis C Matos, 21 Jun 2011.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Luis C Matos, 21 Jun 2011.

  1. Boas Pessoal,

    Todos, uma vez por outra, já usaram um compressor. Independente do seu tamanho, modelo, marca, parafuso ou paletas, capacidade de gerar ar e até potência em cavalos e ruído é conveninete que haja a ter em conta o seguinte:

    Antes de ligar o compressor façam a "Purga" do depósito a fim de evitar que a água contida no depósito se misture no ar e na tinta a aplicar.

    Não liguem a pistola de pintura a compressor que possua um depósito de "óleo". Essa peça que contêm óleo não é destinada nem adequada para as pistolas de pintura e sim para máquinas de lixagem e outras destinadas a trabalhos diversos. O óleo e a água do compressor misturados à tinta irão dar um muito mau resultado final.

    Optem sempre pela melhor pressão usando manómetros. Se o compressor possui este engenho é muito bom, caso contrário optem pela aplicação de um mesmo na ligação rápida do corpo da pistola.

    Após usarem o compressor e este não ser mais necessário não o cubram com panos e capas senão após ele ter esfriado totalmente.

    Notem bem - Há que ter cuidado onde se situa o compressor e a área onde se encontram a realizar o trabalho. Pintem em áreas bem arejadas (mesmo usando máscaras e protecção individual). O compressor deve ter uma boa superfície livre em toda a sua volta para que possa trabalhar livre e sem sobreaquecimentos. Se a vossa área de trabalho é escassa optem por colocar o compressor numa parede (através de fortes suportes e bem fixo) e sempre a uma altura onde não haja riscos de oferecer perigo para a cabeça nem para ser atingido pelas vossas viaturas a nível da carroçaria.

    Na posição mural deverão ter em conta que o acesso à válvula de purga do depósito deve ficar ao vosso alcance.
     
  2. Bons conselhos sim sr! Eu tirei um compressor trifásico de 200lts, de uma altura de 6 metros para pintar um mini, sem máscara..... Nariz preto três dias!!!!
     

  3. Amigo Jorge,

    Eu uso máscaras de pó e tinta da 3M. Na altura da lixagem devem e podem ser usadas boas máscaras de papel. Na altura de pintura, cataforeses, aparelhos e verniz há que ter em conta que a máscara deverá ter um ou dois filtros capazes de evitar a entrada de poeiras nos pulmões, caso contrário - tal como sucedeu com um pintor que conheci - aparecerá uma grave doença pulmonar grave mesmo com uso de tintas aquosas.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página