Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

"upgrade" Fiat 124St 1.6

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Pedro Adão, 24 Fev 2014.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Pedro Adão, 24 Fev 2014.

  1. Boas, sou novo por aqui por isso se estiver a falar de alguma coisa no sitio errado, é só dizerem. Bem, estou a pensar adquirir um 124 Special T 1600 e o carro por si já é muito bonito e se puderem confirmar, deve andar muito bem, mas estava a pensar em alterar lhe um pouco a cara. Depois de ver algumas fotos, pensei nuns pneus mais largos juntamente uns "alargadores" de para lamas e a retirada do para choques frontal e colocar uns farois extra, o que vos parece? Mesmo sendo um carro que deve debitar uma velocidade bastante boa, há algumas alterações que possam ser feitas para aumentar a potencia do motor?
     
    Carlos Miguel Matos gostou disto.
  2. Olá Pedro,

    Antes de mais, dou-te o mesmo conselho que dou à maioria das pessoas que aqui chegam e fazem este estilo de perguntas... primeiro experimenta bem o carro, e se o comprares, perde algum tempo de volta dele para garantires que está a 100%. Um carro velho raramente vem em condições, e precisa sempre de alguns cuidados básicos.

    Quando te certificares que está tudo a 100%, duvido que fiques insatisfeito com o andamento, porque o ST é um maquinão, que ainda hoje envergonha muito plástico que por aí anda nas ruas... aquilo grita até aos 190 na maior, e sempre que pisas está lá pronto para a brincadeira!

    O motor twin-cam destes carros é fácil de modificar, mas algo dispendioso, e a variante que vem no ST (o 1592 cc) é pouco dado a isso porque é a variante mais pequena da "família" dos motores da geração 132. A melhor opção passaria por um 1800 de um 132, mas teria de ser depois feito ao pormenor para ser um motor verdadeiramente de alta performance.

    Quanto a jantes e pneus, não convém exagerares, até porque prejudicam o carro em termos de comportamento se usares medidas demasiado grandes. O mais comum é utilizar uns 185/70-13 com jantes de 6 polegadas, mas há quem use os 205/60. Pessoalmente já considero uma medida exagerada, pois a direcção destes carros tende a ser algo pesada com o carro parado, e assim ainda fica bem pior. Além disso, a aderência dos pneus modernos mesmo na medida de origem é elevadíssima, por isso não necessitas de ter uma "pegada" maior. Os 124 são carros por natureza muito estáveis e seguros.

    O resto são questões de gosto pessoal... eu prefiro os carros com o ar original, porque gosto que ninguém faça a mínima ideia que vai ser cilindrado por algo com ar inofensivo e velho, ainda dá mais gozo!cool.png

    Se precisares de dicas pormenorizadas sobre o carro para saberes bem o que vais ver antes de comprar, e se precisares depois de orientações, é só dizeres... o 124 é o meu clássico de eleição, neste momento tenho uns quantos aqui em casa...happy.png

    Um abraço!
     
    Jorge Viegas e Camacho Cêrcas gostaram disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página