Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Um método de pintura económico...

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Eduardo Relvas, 20 Jun 2008.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Eduardo Relvas, 20 Jun 2008.

  1. Olá a todos,

    Recentemente encontrei este link nos meus arquivos e achei que podia interessar a alguém. Basicamente ensina-se como fazer uma pintura por um valor que se pode considerar trocos comparado com uma pintura a sério. O método é completamente artesanal, e pode-se mesmo usar um rolo e trincha tal como numa casa, e a tinta será um esmalte do tipo Hammerite...

    Dá imenso trabalho e não fica como uma a sério, mas se calhar para dar outro ar ao carro é mais do que suficiente... eu estou a considerar experimentar isto no meu 127! Já vi vários carros pintados desta forma e fiquei bastante impressionado...

    Que acham?

    Um abraço a todos!
     
  2. Realmente é trabalhoso e é preciso ter o espaço e algum equipamento (polir) para o fazer.

    Já tinha visto outros links para outros trabalhos de pintura do género, mas nunca vi nenhum ao vivo. Gostava de avaliar o real acabamento.
     
  3. Boas, já tinha ouvido falar nesta técnica e até na existência de kit's especiais para tal. O meu Capri (vai ser revelado um segredo) foi pintado com tinta "HAMMERITE" (Prata) mas pelo método convencional (á pistola). O resultado foi muito bom.
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Ficou engraçado, parece que é de alumínio... :D

    cumprimentos.
     
  5. parece-me bem... :)
     
  6. Alguém já experimentou este método???
    Isto podia vir a ser uma óptima solução para muita gente (eu incluído)
     
  7. O que eu acho é que se der mau resultado obriga a uma grande despesa para depois repor a situaçao inicial.

    Além de que será dificil encontar cores dos carros em tinta hameritte
     
  8. Nem sequer sei onde se pode arranjar tinta hameritte......
    Para dizer a verdade nem sequer sei bem o que é.....
    Elucidem-me por favor!!!
     
  9. Na minha opinião pessoal acho que a tinta hamerite é muito boa para peças interiores do carro, como por exemplo charriot,fundos e partes menos visiveis.
    AGORA PARA PINTURA NÃO SE METAM EM AVENTURAS
     
  10. Eu as partes pretas da minha Casal 2 estou a usar tinta HAmmerite e até me parece uma tinta resistente e fica com um bom aspecto;), mas também eu percebo pouco do assuntoo_O
     
  11. Caros amigos,

    A Hammerite é um esmalte, pode ser aplicado em qualquer coisa (até metal ferrugento), e é extraordinariamente resistente. Eu pessoalmente uso-a para pintar blocos de motor e aguenta muitíssimo bem.

    Se for diluída correctamente, não vejo porque não faria uma boa base de pintura que, após várias demãos, e com um bom polimento, ficasse apresentável.

    Os resultados parecem bastante convincentes, e pode ser uma solução económica para desenrascar alguns amigos mais dados ao bricolage...

    Eu pela minha parte, obviamente não usaria este método num carro que estivesse a restaurar, mas num "daily driver" não sei não...

    Amigo Luís Paulo, a Hammerite é vendida pela Robbialac, mas também está disponível nalgumas superfícies comerciais dedicadas ao bricolage. Existem outros esmaltes semelhantes, mas esta é a de melhor qualidade (pelo menos das que conheço).

    Um abraço a todos!
     



  12. A Hammeritte que eu utilizei cá em casa, foi para pintar a vedação metálica do quintal e como já tinha alguma ferrugem, utilizei a Hammeritte que normalmente é aconselhada para superfícies metálicas que já estejam algo degradadas.
     
  13. Eu pessoalmente ja tenho utilizado tinta de esmalte em alguns trabalhos que ja fiz mas nao no carro.
    Utilizei a tinta de esmalte a rolo de esponja e se for bem dada fica com um acabamento razoavel. Realmente o esmalte é uma tinta bastante resistente leva mais tempo pra secar. O meu utiliza este tipo de tinta para pintar barcos de pesca em madeira e materiais metalicos.
    O que vi no restauro do link é que o acabamento final é aperfeicoado com uma bela polidela e acredito que o carro fique bom... mas fazer o mesmo ao meu não sei se o faria.
     
  14. nada como uma boa pintura pra quem por o carro a brilhar!

    mas para pintar o bloco do motor é muito boa ideia!

    Eduardo, como pintou o seu?
     
  15. Pessoalmente o único carro que pintei com Hammerite foi o meu primeiro Toyota Landcruiser BJ40. O resultado é interessante mas não recomendo num clássico. Deixo as tintas de combate para chassis e peças de mecânica. O actual BJ40 prefiro tê-lo com carroçaria em INOX.
     
  16. Tem um Toyota BJ40?
    e fotos?
    que aconteceu ao que foi pintado com hammerite?
     
  17. Amigo Ricardo,

    Não é preciso nada de especial, basta limpar muito bem o bloco, e depois de isolar todas as zonas que não devem ter tinta (basicamente todas as superfícies maquinadas ou onde se vão aplicar juntas ou vedantes), e de proteger todas as roscas com parafusos velhos, pinta-se com uma trincha e a tinta pouco diluída.

    No meu trabalho de preparação habitual costumo também limpar todas as roscas com machos (daqueles de abrir roscas) para garantir que fica tudo perfeitamente limpo e não calcinam facilmente.

    Aqui fica um dos trabalhos mais recentes, é um bloco 1438 twin-cam do Spider creme, depois de desmontado e roscas limpas:

    block_before.jpg

    E já com o bloco limpo (escovas de arame no berbequim fazem maravilhas!), fiz esta montagem básica pois esta foto foi na altura em que mudei o material de garagem e queria ter a certeza de não perder nada:

    engine_trial.jpg

    Agora já precisa de mais uma passagem com a escova de arame porque esteve uns tempos parados à espera dos pistões do diâmetro correcto, vai para a rectificadora em breve e só depois será pintado, não gosto de os pintar antes de terminar toda a maquinagem.

    Um abraço!
     

    Ficheiros Anexados:


  18. Belo trabalho...sim senhor!! :oo ;)
     

    Ficheiros Anexados:

  19. grande hamerite!!!
     
  20. o resultado, mesmo antes de terminar é um espectaculo.

    muito obrigado mais uma vez eduardo!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página