Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Um citroen Cx para o dia-a-dia

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Francisco da Ponte, 16 Jul 2011.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Francisco da Ponte, 16 Jul 2011.

  1. Boas,

    Tenho um Peugeot 306 de 98, tou a pensar em vende-lo, para comprar um Citroen CX 2500 Pallas de 79.
    E é para ser o meu carro do dia-a-dia, faço todos os dias cerca de 20km para ir trabalhar, a questão que coloco é se acham que estou doido ou até é possivel? Eu não conheço ningem que tenha tido um, para além da pessoa que tem o carro à venda, e gostava que me dessem a vossa sincera opinião se devo ter como carro do dia-a-dia este citroen.
    Sei que são grandes, não sao muito económicos (acredito que gaste mais que o meu peugeout, cerca de 7l/100 mas que não seja muito mais), mas o meu maior medo é a manutenção, e a fiabilidade...já tenho ouvido dizer que ai mãe...meu deus.

    cheers
     
  2. Boa tarde. É assim mesmo! Isso é que é ser amante de classico. Não como muitos que só os tiram para os passeios e concentrações, e se não chover!!

    O meu carro actual é MB W123 de 1979, diesel, carro do dia a dia. E também troquei uma station de 98 para andar com ele. E de vez em quando faz 700 km para ir a Lisboa.
    Agora, tenho muito cuidado na manutenção. Por exemplo anda com óleo sintético da melhor qualidade, não puxo por ele em frio, etc.. Se precisar umas dicas de mecânica para um "velhinho" desses diga. E passo lhe garantir que neste 2400cc com quase 40 anos consigo fazer 7L em cidade... Se puxar por ele, 9L, na pior das hipóteses.

    Antes deste tive um Opel Rekord 1900 de 1970 e andei muito tempo em Lisboa com ele, dia a dia. Por isso vá em frente!

    cumps.
     
  3. Obrigado pelo incentivo! esse mercedes que tas a falar é o 240 não é? se for curiosamente a pessoa que tem o cx tem um desses também, de 83 e tava indeciso entre esses os dois.
    Pois esse mercedes sei que é mesmo um carro de combate, muito fiável, e sei que se adquirisse esse estava descançado, mas aquele citroen...é aquele citroen :huh:
     
  4. Acredito mais no MB...
    Gosto muito do CX, mas...
     
  5. Bem-vindo ao Portal dos Clássicos!
     
  6. Bom, eu tenho um Citroen CX como único carro... Só não lhe chamo "daily driver", porque na verdade não preciso de carro diariamente. Mas anda quando é preciso e vai para onde quero.

    Problemas? Bem, como em todos os clássicos, depende do estado em que se encontra. Se o carro estiver em bom estado e levar manutenção regular (se tudo estiver bem, é basicamente mudar óleo, filtros e siga), nada te impede de fazer 20kms por dia com ele sem problemas. E o motor 2500 a gasóleo, que é bastante económico, pelo que sei, é basicamente indestrutível, e conheço carros com mais de 500.000kms sem problemas (eu tenho um 2000 a gasolina).

    Agora uma coisa te digo: é bom que arranjes um mecânico que saiba trabalhar com ele, porque senão estás tramado. O CX tem soluções técnicas peculiares (direcção, suspensão, travões, etc.) em que o vulgar mecânico de esquina não sabe mexer e pior: se mexer, arrisca-se a estragar.

    Boa sorte com os aviões!
     
  7. Obrigado pelos conselhos, mas vou para um audi 80, o CX é pa um dia mais tarde...para quando puder cuidar bem dele :)
     
  8. Viva,

    Lamento que tenha optado pela Audi, o CX é sem dúvida muito superior, a fiabilidade do motor em causa é absolutamente imbatível e o conforto então nem se fala, requer como já disseram o recurso a um mecânico conhecedor ou então uma manutenção feita "at home", a mecânica é simples e de fácil trato.

    Cumprimentos
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página