Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Tubos De Travões

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Ricardo Neves, 19 Fev 2012.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Ricardo Neves, 19 Fev 2012.

  1. Boas!
    Preciso da ajuda dos entendidos... Tendo em vista o conserto dos travões do meu BMW 1602, estou a ponderar adquirir um "kit" de tubos de travões para substituir alguns que estão danificados.
    A questão que me surge é como consigo "dobrar ou curvar" os tubos para que fiquem com a forma que é necessária sem os vincar ou inutilizar?

    O "kit" é este...

    Ver anexo 264251

    Obrigado pelas dicas
     
  2. Para tubos em "cobre" há uma ferramenta especifica para isso (dobrar os tubos); no entanto como esses são em aluminio (penso eu) com um pouco de cuidado pode ser que dê ...o ideal seria colocar esses tubos sobre pressão (com agua) e depois dobrar com a dita ferramenta.
    Já a parte "terminal" dos tubos (onde apertam esses "cones") é um pouco diferente porque existem vários modelos e cada um tem a sua ferramenta.

    O ideal seria virem ja´"dobrados" pelo fornecedor enviando-lhe o modelo do carro ...
     
  3. Não se se esse kit foi caro mas para o meu carro mandei fazer os tubos todos novos por 30€ e dobrei á mão sem vincos ficou perfeito...tubo novo é muito dificil de vincar e partir...
     
  4. ....ah e os acessórios (terminais) já foram colocados pelo fornecedor, foi só dobrar e apertar....
     
  5. HI
    O problema não é "partir" os tubos mas a possivel "diminuição" do diametro interno na dobra ........
     
  6. Boas Hugo!
    É possivel dizer-me onde foram feitos? Foram entregues "os velhos" para amostra ou apenas foram pedidos para determinado modelo?
    Este kit é bem mais caro, mas traz alguns que eu acho nem precisar, porque os meus ainda se encontram bons.A maior necessidade que tenho é mesmo nos que ligam à maxila!
     
  7. Guilherme, penso que estes tubos sejam igualmente em cobre!Pelo menos foi a ideia com que fiquei ao ver o site do fornevedor.
    É possivel indicar-me qual a ferramenta de que fala para os dorbrar?
    Obrigado
     
  8. Obrigado Guilherme!
    Não conhecia, mas acho que vou reforçar as ferramentas aqui na garagem...
     


  9. pois eu entendo mas o tubo novo que esta empresa usa é muito "flexível"...pode dobrar 90º num espaço apertado sem diminuir o diâmetro nem vincar, mas normalmente as curvas usadas até são bem largas e abertas....este tubo que comprei é em aço.. disseram-me que o cobre tende a "inchar" com a pressão e como era para uso em competição e track days optei pelo tradicional aço zincado como vem de origem nos carros...se enferrujar compra-se novo é barato.... a empresa é a maquitubos no porto...e tem também a hidráulica csl em Gaia..pode ir ao post do meu carro e tem lá a foto dos tubos.. para mandar fazer basta medir o comprimento e ver a medida das roscas e o feitio da ponta...o ideal é mesmo levar os tubos velhos assim não há engano...
     
  10. Obrigado Hugo!

    Eu trabalho na zona da maquitubos, vou passar lá e perguntar.
     
  11. Normalmente tubos novos têm alguma maleabilidade e trabalham-se bem. Eu também comprei um kit desse género (pré-cortados e com os terminais instalados) para o meu Spider, e foi muito fácil de instalar.

    Há uma ferramenta que serve só para curvar os tubos, e que se encontra com facilidade nas lojas de bricolage, é uma coisa assim:

    SEAVS0345.jpg

    A melhor maneira de fazer é tirar o tubo original, pegar no novo e ir fazendo as curvas lado a lado com o velho. Assim tem-se a certeza que fica como deve ser.

    O kit que o amigo Guilherme mostrou serve para fazer o corte, as golas dos tubos e as dobragens. No kit de tubos acima os terminais já estão postos e os tubos cortados à medida, por isso só precisam de ser perfilados como deve ser.

    Muito cuidado ao montar os terminais nas bombas, especialmente se forem de alumínio, porque estas roscas por vezes são ligeiramente cónicas e se não forem bem alinhadas, ao entrar passam-se com facilidade e a ligação fica arruinada. Se possível, a primeira parte da rosca deve ser feita à mão por estes motivos.

    É sempre bom lembrar que estamos a falar de algo que é fundamental na segurança do carro, por isso se não tens a certeza de estar a fazer bem, procura a ajuda de alguém entendido na matéria.

    Um abraço!
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página